CONFIANÇA





Caríssimos,

(Época: Cerca de 1.040 a.Cristo, até 970 a.Cristo).

Num tempo em que o povo escolhido de Deus eram os filhos de Israel, num tempo em que para adorar a Deus havia necessidade de ir ao tabernáculo na presença do sumo sacerdote para que ele intermediasse qualquer petição junto a YHWH,

Num tempo em que para ter os pecados perdoados era necessário todo um ritual de sacrifício e holocausto de animais no altar do templo,

Num tempo em que apenas os profetas tinham alguma comunhão com o Criador Elohym,

Num tempo em que a religiosidade do povo escolhido era dividida e medida pela hipocrisia dos que usavam o nome de Deus em proveito próprio e em dominação das pessoas,

Num tempo em que Deus parecia estar muito distante do homem e da mulher comuns, parecia estar muito acima, com a espada de sua justiça armada para cortar a vida do pecador,

No tempo antes da vinda do Messias, quando Israel era assolado e acossado constantemente pelas nações vizinhas, estando quase todo tempo em intermináveis guerras,

Foi neste tempo tão conturbado e cheio de incertezas que surgiu e se destacou um homem fiel a Deus, não somente temente ao Criador, mas que o amava acima de qualquer coisa.

Um homem que obedecia tanto ao pai terrestre quanto ao Pai Celestial, que também conhecia a fundo as sagradas escrituras e nelas meditava de dia e de noite,

Um homem que durante seu trabalho louvava YHWH Elohym, criando canções de adoração, canções de lamento, canções de clamor - os SALMOS.

(os Salmos atribuídos à David, são: Salmos 3–9 / Salmos 11–41 / Salmos 51–65 / Salmos 68–70 / Salmo 86 / Salmo 101 / Salmo 103 / Salmos 108–110 / Salmo 122 / Salmo 124 / Salmo 131 / Salmo 133 / Salmos 138–145.).

Um homem que colocava Deus como prioridade até em seus pensamentos.

Foi neste contexto e agindo como verdadeiro adorador que se destacou Davi, filho de Jessé, escolhido por YHWH para reinar sobre Israel, substituindo Saul, rejeitado por Deus.

Para Davi não havia qualquer sinal de dúvida quanto ao domínio e poder de YHWH, tanto sobre a natureza quanto sobre animais e homens. 

Davi buscou a plena comunhão com o Criador, adorando-o com suas ações, suas palavras e com suas canções. 

Mesmo sob a Lei de Moisés quebrou toda e qualquer distância que pudesse haver entre ele e seu Deus, ao qual amava acima de qualquer coisa.

Enquanto muitos punham sua confiança nas armas, nos cavalos, nas máquinas de guerra, no treinamento e na quantidade de guerreiros, Davi tinha plena certeza que só lhe era necessário estar amparado na força e poder de YHWH, nada mais necessitava, - era ele e sua fé inabalável em Deus.

Davi foi ungido por Samuel, por ordem de YHWH, quando tinha cerca de dezesseis anos de idade e só começou a reinar em Israel quando completou trinta anos. 

Neste período foi perseguido incansavelmente por Saul e pelo exército de Israel, mas não desistiu da promessa de Deus e teve a sabedoria de esperar que Saul fosse morto em combate para somente então assumir o trono que YHWH já havia lhe dado tantos anos atrás.

Davi recebeu a bênção de Deus para reinar sobre seu povo, mas não se desesperou, aguardou com paciência no Senhor, até que veio o tempo de Deus sobre seu reinado.

2 Samuel 5:3 - Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel.

2 Samuel 5:4 - Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.

Davi, ou David, era um homem perfeito, sem pecados, puro e casto? Não.

Era um homem comum, sujeito às paixões, às fraquezas da carne, à ira e à contenda. Era um grande guerreiro.
Foi um pai amoroso mas fraco em controlar seus filhos. Foi mandante da morte do marido de Bate Seba, a qual fez sua esposa e lhe gerou Salomão.

Mas tanto na alegria quanto na tristeza, tanto estando certo ou estando errado, nunca deixou de estar na presença de Deus, colocando com sinceridade para o Senhor seus erros e descaminhos, e pedindo perdão ao Criador. Jamais virou as costas para Deus. Jamais rejeitou as ordens de Deus sobre sua vida. Jamais foi conivente com o pecado e nem desobediente à Lei de Deus.

YHWH Elohym, o Senhor dos Exércitos diz que Davi é um homem segundo o coração de Deus!

A fé plena, a obediência sem murmúrio, o coração quebrantado, o amor e louvor constante ao Criador, são alguns dos atributos que Davi carregou consigo por toda sua vida; E tais atributos agradaram e agradam a Deus.


__________________________________________________________________________________________________________________________

Jesus, quero te adorar, Senhor,
Rompendo em fé...

___________________________________________________________________________________________________________________________






O que Davi nos ensina no Salmo de número 62?


1 A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.

2 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

3 Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.

4 Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)

5 Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.

6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.

7 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.


o salmista Davi, do verso primeiro ao sétimo fala de si mesmo, fala de sua confiança em Deus, fala de sua fé, fala que o Criador é sua esperança, sua rocha e sua salvação.
Afirma que enquanto Deus estiver com ele nunca será abalado.
Diz ele que Deus é não somente sua salvação, mas sua glória.
Que Deus é a rocha de sua fortaleza, que Deus é seu refúgio.

Vejam que confiança em Deus Davi nos ensina.

Você tem esta confiança e esta firme fé em Deus? Confia em Deus cegamente, sem questionar nem duvidar?

Quem demonstra e vive tal confiança e amor em Deus nunca será confundido nem vencido pelo inimigo. Deus se agradará dele e o protegerá todo o tempo.

Aleluia!

Davi também nos ensina que muitos daqueles homens e mulheres que nos rodeiam, seja parte da família ou parte da igreja, ou mesmo conhecidos do mundo, muitas vezes nos agradam, fingem amizade, fingem respeito, "com a boca bendizem, mas com o coração amaldiçoam, maldizem.
Esta situação vivida por Davi em diversas ocasiões acontece ainda hoje na nossa vida, nos embates do mundo, na competição pela vida, na conquista do amor desejado, nos negócios, no trabalho... 
Por diversas vezes a traição ou o desprezo que nos abala vem de pessoas queridas, próximas de nós.
Então, Davi diz que pessoas maquinam o mal contra ele, mas que pela força e poder, pela proteção de YHWH, ele não se deixa abalar, ele sempre se refugia na fortaleza que é Deus!

Desta forma devemos nós cristão agir.
Em qualquer situação desfavorável, de confusão ou de aflição, devemos nos refugiar em nosso Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, a quem chamamos com todo nosso amor e fé pelo nome de Jesus Cristo.

Aleluia!

A minha e a sua confiança, se somos cristãos, deve ser firmada na rocha que é Jesus Cristo.
Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Jesus que é a salvação eterna. Jesus que é o único intermediador entre Deus e a humanidade.

Aleluia!


8 Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)

No versículo oito, Davi nos exorta, a todos nós que amamos e adoramos o Criador, YHWH, a todos que somos cristãos, a colocar nossa confiança em nosso Deus.
"Confiai nele, ó povo, em todos os tempos".
Portanto, não é uma exortação para as pessoas de sua época, mas para todas as pessoas do mundo, em todos os tempos, até a consumação dos séculos.
Nossa confiança deve ser plena e inquestionável em Deus, no nome de Jesus Cristo, pois quando diante dele derramamos nosso coração, abrimos nosso coração ao nosso Deus com sinceridade e humildade, Deus se agrada de cada um de nós, por mais falho ou pecador que sejamos. A atitude de arrependimento sincero diante de Deus traz sobre nós sua misericórdia, seu perdão e sua proteção.
Jesus Cristo, Ele é nosso refúgio. Não há outra certeza neste mundo. 

Aleluia!

9 Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.

10 Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.

Em sua sabedoria, na sabedoria que se adquire com a longa convivência com Deus e sendo um líder presente no meio de seu povo, Davi nos exorta com algumas observações, as quais servem para nos fazer mais perspicazes, menos inocentes na questão da convivência com outros seres humanos.
Davi, sendo pastor, sendo o menor de sua casa, sendo um adorador de Deus, sendo um guerreiro e também tendo sido grande rei, adquiriu vasto conhecimento do caráter das pessoas.
Jesus já nos disse, "ninguém é bom, somente um é bom, que é Deus"!

Então, devemos ter amor ao próximo, mas não devemos ser tão ingênuos a ponto de nos tornamos vítimas de pessoas mal intencionadas ou cruéis.


Isto é o que diz Davi no salmo 62, versículos 9 e 10. As pessoas de classe baixa são vaidade, muitas vezes soberbos e orgulhosos, nos diz o rei. E os de classe alta são mentirosos, falsos, interesseiros.


Então ele nos diz que nem as pessoas de classe baixa nem as da elite da sociedade são merecedoras de confiança, pois são menos que a vaidade, ou seja, como nos ensina o evangelho, 







"Maldito é o homem que confia em outro homem"...


Mas, bendito o homem que confia em Deus e no Senhor coloca sua confiança!





11 Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.

12 A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
(Salmos 62 )

Devemos ainda nos lembrar que Deus não divide sua glória, que toda a glória pertence a Deus.
A Ele devemos louvar, a Ele devemos adorar em Espírito e em Verdade.
Em Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé deve repousar toda nossa esperança e também em Cristo devemos esperar e nos deleitar.

Pela fé seremos salvos no nome de Jesus Cristo, mas pelas obras que realizarmos ou pelas que nos omitirmos de realizar seremos julgados no dia da Ira do Cordeiro.

Mediante as obras os filhos de Deus, em Cristo, receberão o devido galardão e, se achados dignos, habitarão junto com Deus na Nova Jerusalém.

Amém?

___________________________________________________________

Para efeito de registro histórico,

31 de outubro, dia da proclamação do evangelho.


Evangélicos do mundo inteiro tem no dia 31 de outubro de 1517 a gênese de seu movimento religioso.
A Reforma Protestante mudou a história do mundo ocidental quando o monge católico Martinho Lutero anunciou publicamente suas 95 teses, que visavam um retorno ao conceito bíblico de que “só Jesus salva”.
Como seu nome indica, a tentativa de Lutero num primeiro momento era “reformar” a Igreja Católica, pedindo que fossem abandonadas práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas.
Rejeitadas pelo Vaticano, suas teses marcaram o início do que seria o protestantismo, mais tarde assumindo diferentes nuances. Na América Latina, o termo evangélico é mais comumente usado para referir-se aos adeptos dessa confissão religiosa multifacetada.
A principal doutrina que Lutero levantou contra o sistema ritualístico vigente foi que a salvação da alma era decorrente somente pela graça e pela fé em Jesus Cristo, não pelas obras.
Ele não é o único rosto desse movimento que se espalhava pela Europa havia pelo menos um século.
Entre os feitos de Lutero destaca-se a iniciativa de traduzir a Bíblia para a “língua do povo” que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então sua forma mais conhecida era em latim e ter acesso a ela era privilégio do clero.
Com o passar dos anos e a consolidação das ideias de resgate dos ensinamentos das Escrituras sobre a tradição eclesiástica, foram sendo estabelecidos os “pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.
Os ideais se espalharam pelo mundo e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje. Embora pouco divulgada pelas igrejas no Brasil, o fato é que a Reforma ajudou a mudar a história do mundo para sempre.

Dia da proclamação

No início de 2016, foi sancionada no Brasil uma lei que estabelece 31 de outubro como o “Dia Nacional da Proclamação do Evangelho”. A Lei número 13.246, cujo projeto original era de 2003, foi elaborada pelo ex-deputado Neucimar Fraga, na época filiado ao PFL. Sua argumentação era que “a fidelidade à mensagem de Jesus sobre o Reino e ao seu amor infinito implica um compromisso ativo na transformação de estruturas injustas. A proclamação do evangelho supõe a promoção da paz e da justiça para criar um mundo novo que reflita o Reino de Deus”.
Segundo os dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – de 2010 – havia 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população.
Como a cada ano os católicos perdem, em média, 1% dos fiéis e os evangélicos ganham 0,7% as projeções atuais indicam que já sejam um terço da população.
O próximo Censo oficial ocorrerá apenas em 2020, mas são feitas amostragens de tempos em tempos para estabelecer tendências.

“Possivelmente, em cerca de 10 e 15 anos o Brasil não terá mais maioria católica”, avalia o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE

_________________________________________________________________
CONCLUINDO

Davi nos exorta a colocar toda nossa fé, confiança e esperança em Deus, em YHWH, pois somente dele vem a justiça, o amor, a paz e o perdão.

Jesus Cristo, que disse, "EU E O PAI SOMOS UM", nos garante que todo aquele que nele crê não perece, mas tem direito à vida eterna.

Aleluia!

Efésios 6:6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Nos ensina nosso Salvador que quem perseverar na fé e não negar seu nome diante dos homens, naquele dia do juízo, também Jesus não negará seu nome diante do Pai Eterno.
Confia em Deus, confia em Jesus, pois Ele é o Deus do impossível, Ele é o único Salvador.

Amém?

ORE AGRADECENDO AO SENHOR 

Pai eterno, Jesus Cristo, uma vez mais elevo meus pensamentos a ti, pois te amo e em tudo sou dependente de sua misericórdia e de sua providência. Só o Senhor, Jesus Cristo, é meu refúgio e fortaleza, Deus presente nos momentos de minha angústia, aquele que vem para me dar livramento e cura.
Obrigado, Deus meu, pela tua misericórdia e pelo teu amor. Te amo,  Obrigado por tudo o que tem feito em meu favor.
Venha, senhor, livrar-me da fúria do inimigo e me sustentar em meu momentos de fraqueza.
Amém.


PAZ EM CRISTO RESSUSCITADO.

Missionário Virtual Geraldo de Deus             2019outubro,31

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?