APÓCRIFO - LIVRO DE ENOCH



Amigos do blog, povo cristão,


Quando meditamos na Palavra de Deus temos fome do Pão que desceu do céu, Jesus Cristo, o qual é quem nos sustenta, protege e justifica. Sendo Ele o autor e consumador de nossa fé, não há como nos distanciarmos, pois é a luz do mundo, é a eternidade viva, é nosso Deus do impossível.

Aleluia!


E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.(Gênesis 5:21-24).



Estes versículos dão credibilidade a Enoque.

Este registro no livro de Gênesis, do qual nada se pode denunciar como tendo falsidades ou inverdades, nem mesmo erros de tradução, nos prova que Enoque foi o primeiro profeta de Deus, sendo da sétima geração dos que nasceram do patriarca Adão.

Nos diz ainda que Deus o arrebatou aos céus, o levou para si quando tinha 365 anos de idade, para os padrões da época seria quase que um jovem moço sem muita maturidade, pois seus pais e avós viveram todos mais de oitocentos anos, seus filhos também.
____________________________________________________________


JESUS CRISTO MERECE NOSSO LOUVOR E ADORAÇÃO
ETERNOS

Hino 525 Harpa Cristã
VENCENDO VEM JESUS

Já refulge a glória eterna 
de Jesus o rei dos reis...
______________________________________________________________


Enoque foi o bisavô de Noé.
Enoque foi o homem que teve visões de Deus e do reino dos céus.
Enoque teve a coragem de tentar descrever suas visões no reino dos céus para nós, pelo que muitos desacreditam de sua mensagem, pois as coisas de Deus são muito diferentes das coisas deste mundo físico. São inacreditáveis para quem não tem fé no sobrenatural de Deus.

Enoque foi, ainda, o mensageiro que Deus usou para repreender os anjos caídos, sentinelas, e seus descendentes, os gigantes ensandecidos Nephilis ( Antecessores dos Anaquins).(Números 13:33).

O Livro de Enoque é complexo e vamos estudá-lo a fundo, aos poucos, no entanto, quero hoje salientar apenas alguns parágrafos, ou versículos que ele nos deixou registrados,

26 Eu os trarei para a esplêndida luz daqueles que amam meu santo nome: e Eu colocarei cada um deles em um trono de glória, da glória peculiarmente sua, e eles descansarão durante períodos
inumeráveis. Retos são os julgamentos de Deus;

Consta, no último capítulo do Livro de Enoque, que este escreveu para seu filho
Matusalém alguns ensinamentos, para que seu filho não se desviasse do caminho de Deus, e para que as gerações posteriores também assim agissem, não se apartando da vontade do Criador.
Aos que obedecem, paz e repouso. Aos que desobedece, fogo e tormento.

21 Outro livro, que Enoque escreveu para seu filho Matusalém, e para aqueles que deviam vir depois dele, e preservar sua pureza de conduta nos últimos dias. Tu, que tens trabalhado, esperará naqueles dias, até que os que praticam o mal sejam consumidos, e o poder do culpado seja aniquilado.
Espera, até que passe o pecado; pois seus nomes serão apagados dos livros santos; sua semente seja destruída, e seus espíritos mortos. Eles clamarão e lamentarão na vastidão invisível, e no fogo sem fundo eles queimarão. (145) Ali eu percebi, como se fosse uma nuvem através da qual não se podia ver; pois das profundezas dela eu fui incapaz de olhar para cima. Eu vi também uma chama de fogo ardente brilhante, e como se fossem montanhas brilhantes passando ao redor, e agitadas de lado a lado.
(145) No fogo sem fundo eles queimarão. Literalmente "no fogo eles queimarão, onde ali não é terra" (Laurence, p. 178).

22 Então eu inquiri de um santo anjo que estava comigo e disse: o que é esse esplêndido objeto? Pois não é céu, mas só uma chama de fogo que queima; e nela há o clamor de exclamação, de ai, e de grande sofrimento.

23 Ele disse: Ali, àquele lugar que tu viste, serão confiados os espíritos dos pecadores e blasfemadores; daqueles que praticam o mal, e perverterão tudo o que Deus disse pela boca dos profetas; tudo o que eles deviam fazer. Pois com respeito a estas coisas ali haverá registros e serão impressos no céu, pára que os anjos possam lê-las e saber o que acontecerá aos pecadores e aos
espíritos dos humildes; àqueles que sofreram em seus corpos, mas têm sido recompensados por Deus; os quais têm sido injuriosamente tratados pelos homens iníquos; os quais têm amado a Deus, que não tem acumulado nem ouro nem prata, nem qualquer coisa no mundo, mas deram seus corpos ao tormento;

24 A estes que no período de seu nascimento não tem estado cobiçosos de riquezas terrenas; mas tem se resguardado como um alento que passa.

25 Tal tem sido sua conduta; em muito o YHWH os tem provado; e seus espíritos têm sido encontrados puros, para que eles possam abençoar Seu nome. Todas as suas bênçãos eu tenho relatado num livro; e Ele os tem recompensado; pois eles têm sido encontrados a amar o céu com uma eterna aspiração. Deus tem dito: Enquanto eles têm sido pisados por homens iníquos, eles têm
ouvido deles insultos e blasfêmias; e tem sido ignominiosamente tratados, enquanto eles me abençoam. E agora eu chamarei os espíritos do bem da geração da luz, e mudarei aqueles que nasceram em escuridão; os quais não tem tido seus corpos recompensados em glória, como sua fé possa ter merecido.

26 Eu os trarei para a esplêndida luz daqueles que amam meu santo nome: e Eu colocarei cada um deles em um trono de glória, da glória peculiarmente sua, e eles descansarão durante períodos inumeráveis. Retos são os julgamentos de Deus;


27 Pois ao fiel ele dará fé nas habitações dos justos. Eles verão aqueles que tem nascido na escuridão, para a escuridão serão lançados; enquanto que os justos descansarão. Os pecadores clamarão, vendo-os, enquanto eles existem em esplendor e prosseguem em direção dos dias e períodos a eles prescritos.

Racionalizando, meditando no texto acima,

Amados em Cristo,

Como podemos ler acima e confirmar nos textos sagrados de todos os profetas, e principalmente no evangelho de Cristo, nosso Deus quer que sejamos a Ele obedientes, que estejamos fazendo sua vontade, que estejamos agindo conforme seus mandamentos e sua vontade suprema.
Jesus nos ensina que bem-aventurado é aquele que for perseguido pela justiça, pelo seu nome... Ou por ser cristão e não negar sua fé... Por ser cristão e não se deixar seduzir pela concupiscência do mundo.
Quem não nega a fé em Cristo terá grande galardão no reino de Deus.
Assim também nos diz Enoque, dos tempos iniciais da criação da humanidade.

Quem obedece a Deus tem dele recompensa, galardão, paz, vida eterna...
Quem teima em desobedecer desagrada a Deus e receberá como paga tormento eterno, fogo, sofrimento e dores...

Assim nos diz Enoque, o profeta anti-diluviano. E as escrituras sagradas não mudaram o teor daquilo que nosso Criador nos ordena.

Jesus nos ensina, em Mt 17:4 "Arrependei-vos, pois é chegado o reino de Deus".

Amém?


____________________________________________________


Compilação de um texto bíblico sobre Enoque,


“ENOQUE CONTINUOU ANDANDO COM O VERDADEIRO DEUS”

Enoque nasceu na sétima geração da família de Adão. Na época dele, a humanidade não estava nada bem. É verdade que os humanos estavam bem perto da perfeição física que Adão e Eva perderam; por isso eles viviam tanto tempo. Mas, em sentido moral e espiritual, a situação era péssima. O mundo estava cheio de violência. Essa violência tinha começado na segunda geração, quando Caim matou seu irmão, Abel. Parece que um dos descendentes de Caim até se gabava de ter sido mais violento e vingativo do que o próprio Caim. Na terceira geração, outro mal apareceu no cenário: as pessoas “começaram a invocar o nome de Jeová”. Mas isso não significa que elas adoravam a Jeová da maneira correta. Tudo indica que as pessoas estavam usando o nome santo de Deus de modo blasfemo, ou desrespeitoso. — Gênesis 4:8, 23-26.
É provável que essa forma de religião falsa fosse muito comum nos dias de Enoque. Por isso, à medida que crescia, Enoque teve que tomar uma  decisão importante: será que ia seguir a maioria? Ou ia buscar o Deus verdadeiro, Jeová, o Criador do céu e da Terra? O exemplo de Abel deve ter tido um forte impacto na vida de Enoque. Abel morreu porque estava adorando a Jeová do modo correto. E Enoque também decidiu adorar a Jeová. Gênesis 5:22 diz: “Enoque continuou andando com o verdadeiro Deus.” Enoque é a primeira pessoa que a Bíblia descreve dessa maneira. Ele era um homem de Deus num mundo totalmente contra Deus.
Gênesis 5:22 fala que Enoque continuou andando com Jeová depois de se tornar pai de Metusalém aos 65 anos. Assim, Enoque era pai de família, embora a Bíblia não diga o nome da esposa nem o número “de filhos e de filhas” que ele teve. Um pai que anda com Deus precisa se esforçar para seguir as leis de Deus ao cuidar da sua família. Enoque sabia que Jeová esperava que ele fosse fiel à sua esposa. (Gênesis 2:24) E ele com certeza fez tudo o que pôde para ensinar seus filhos sobre Jeová. Será que valeu a pena?
A Bíblia não revela muito sobre isso, mas é possível chegar a algumas conclusões. Ela não fala nada sobre a fé de Metusalém, que teve a vida mais longa registrada na Bíblia e morreu no ano do Dilúvio. Ele teve um filho chamado Lameque, que conviveu com o avô Enoque por mais de cem anos. Lameque mostrou que tinha uma forte fé. Inspirado por Jeová, ele profetizou sobre seu filho, Noé, e sua profecia se cumpriu depois do Dilúvio. Assim como seu bisavô Enoque, Noé andava com Deus. Ele e Enoque nunca se conheceram, mas com certeza Noé aproveitou bem a herança espiritual de seu bisavô. Ele deve ter aprendido sobre Enoque com seu pai, Lameque, com seu avô Metusalém ou até com Jarede, pai de Enoque. Jarede morreu quando Noé tinha 366 anos. — Gênesis 5:25-29; 6:9; 9:1.

ENOQUE “PROFETIZOU A RESPEITO DELES”
Enoque era um homem de fé vivendo num mundo sem fé e provavelmente se sentia sozinho. Mas será que Jeová prestava atenção nele? Com certeza! Um dia, Jeová se comunicou com esse servo  leal e disse para ele transmitir uma mensagem ao povo. Assim, Enoque se tornou profeta, o primeiro que teve sua mensagem revelada na Bíblia. Muitos séculos depois, Judas, meio-irmão de Jesus, foi inspirado a registrar a profecia de Enoque. 
O que Enoque profetizou? A Bíblia diz: “Vejam! Jeová veio com as suas santas miríades para executar julgamento contra todos, e para condenar todos os ímpios por todas as ações ímpias que fizeram de modo ímpio e por todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra ele.” (Judas 14, 15).
 É interessante que nessa profecia os verbos estão no passado, como se Deus já tivesse feito as coisas anunciadas. Muitos profetas depois de Enoque também fizeram profecias com verbos no passado. A ideia é que a profecia era tão verdadeira que o profeta falou de coisas futuras como se já tivessem acontecido! — Isaías 46:10.

A fé de Enoque nos faz pensar: Será que vemos o mundo de hoje como Deus vê? A mensagem de julgamento que Enoque pregou tem hoje a mesma força que tinha naquela época. Jeová cumpriu a profecia de Enoque quando trouxe o Dilúvio e destruiu aquele mundo mau. O Dilúvio é modelo de uma destruição muito maior que ocorrerá no futuro. (Mateus 24:38, 39; 2 Pedro 2:4-6) Jeová e seus anjos estão a postos, prontos para executar julgamento sobre este mundo mau. Assim, devemos dar atenção ao aviso de Enoque e falar a outras pessoas que em breve Deus vai agir. Nossa família e nossos amigos talvez se afastem de nós. Pode ser que nos sintamos sozinhos de vez em quando. Mas Jeová nunca abandonou Enoque; e ele nunca vai abandonar seus servos fiéis hoje.
Como Enoque se sentia ao transmitir aquela mensagem, talvez em voz alta para que todos ouvissem? A profecia dele era muito forte: ele usou quatro vezes a palavra “ímpio” para descrever aquelas pessoas, suas ações e seu modo de agir. Assim, alertou que o mundo que os humanos tinham construído desde a expulsão do Éden era totalmente corrupto. E Enoque disse que esse mundo teria um fim trágico quando Jeová viesse com um exército de milhões de anjos, ou “santas miríades”, trazer destruição. Enoque foi muito corajoso ao transmitir esse aviso. E ele fez isso sozinho! Talvez o jovem Lameque observasse admirado a coragem de seu avô. E dá para entender por quê.
“TRANSFERIDO PARA NÃO VER A MORTE”
O que aconteceu com Enoque? 
Gênesis simplesmente diz: “Enoque continuou andando com o verdadeiro Deus. Depois, ele não foi mais visto, porque Deus o tomou.” (Gênesis 5:24) 
 O apóstolo Paulo explicou: “Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de ser transferido, ele recebeu o testemunho de que havia agradado a Deus.” (Hebreus 11:5) 

Racionalizando
Enoque foi o primeiro homem de Deus a ser arrebatado em vida para voltar ao Seio do Criador.
Depois de Enoque sabemos que também Elias foi arrebatado pelo Criador com vida, não conhecendo a morte. 
Permanece misteriosa a morte de Moisés, homem temente e fiel a Deus, considerado um dos maiores heróis da fé. Seu corpo não foi achado após ter ele subido ao monte onde Deus ordenou que fosse. Talvez também ele tenha sido levado por Deus com vida, pois foi um dos poucos a ficarem face a face com o Criador.
Eles não foram ressuscitados após a morte, mas foram arrebatados em vida, não permitindo que a morte os tocasse. Estes são os mistérios de Deus.
CONCLUINDO
Jesus foi o primeiro a ser por Deus ressuscitado após a morte.
E, Jesus nos diz,
Vou na frente para vos preparar lugar...
Aleluia!
Jesus está voltando.
Olhai, Vigiai e Orai.

Missionário Virtual Geraldo de Deus        2019outubro,06







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?