DEUS - Criador Onipotente





Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


Irmãos em Cristo,

Nesta postagem onde estarei compilando mais um texto do livro de Malba Tahan, Lendas do Céu e da Terra, estarei mudando o padrão desta postagem, pois o assunto é glorioso: Deus. Ou, quem é Deus?

Quando eu ainda era adolescente me lembro que meu pai tinha uma coleção de livros escritos por um padre, não me lembro o nome do autor, eram cinco livros grandes de capa preta com uma cruz prateada em alto relevo. Destes livros me recordo apenas que quando eu abria qualquer um deles, na primeira página havia esta pergunta, em letras garrafais grandes. E a resposta vinha logo abaixo. Aquelas palavras me ficaram gravadas na memória. Por muito tempo era para mim a definição de Deus. 
Dizia o texto:
"QUEM É DEUS?
Deus é Onipotente, Onisciente, Onipresente e Eterno".

Não era uma má definição de Deus, convenhamos, mas quando eu cresci e busquei conhecer verdadeiramente a Deus, tendo trilhado por tantos caminhos incertos (catolicismo, umbanda, candomblé, kardecismo, ocultismo...), até que encontrei o protestantismo onde tenho perseverado em mergulhar na Palavra de Deus e estreitar meus laços com o Espírito Santo, aprendi que Deus é bem mais que isto. Deus é AMOR!

Deus é Criador, Espírito, Perfeito, Glorioso, Dominador, Misericordioso, Metódico, Imutável, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Eterno, Justo, Longânime, Perdoador, Galardoador, Bom, Agradável, Atencioso, Amigável, Implacável, Exigente, Surpreendente, Inigualável, Único... Amoroso.

E a cada dia eu descubro mais e mais adjetivos para coroar este substantivo celestial.

Davi, em seu Salmo 19 nos ensina que Deus nos deixou estampado nos céus a marca de sua grandiosidade e glória, para que suas criaturas se curvem diante de sua majestade e perfeição, 




Salmos 19

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.


Observem que nos versículos acima, (1 ao 6) Davi nos mostra como Deus revela ao mundo suas obras, como a perfeição daquilo que criou nos é testificado pelo firmamento, pelos luminares, pelo sol e pela lua... Como o funcionamento inalterável dos mecanismos que regem o funcionamento do movimento do sol e da lua sobre a Terra, constantemente, e também o giro das estrelas em torno da Estrela Polar Norte atestam sua glória e seu perfeccionismo.

Como a obra das mãos de Deus nos enchem de perturbação e assombro pela sua grandiosidade e imutabilidade.

Como é grandioso e impactante nosso Deus, só não entende isto quem é néscio ou cego espiritual.


A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.


Nestes versículos seguintes, (7 ao 10), Davi nos leva à importância do Temor a Deus, que deve preencher o coração de suas criaturas. 
Deus é tão inimaginavelmente grandioso e poderoso que causa temor em quem medita em suas infinitas possibilidades. Mas, quando o conhecemos entendemos que ele possui atributos de grandiosidade sim, mas principalmente de bondade, de perdão, de amor. Deus é justiça, mas é acima de tudo um pai amoroso para com suas criaturas, às quais ama de forma inexplicável.


Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! 
.

Finalmente, nos versículos 11 ao 14, Davi nos ensina a enaltecer e adorar este nosso Deus Pai, digno de toda honra, glória e louvor.
Nos ensina também a clamar ao nosso Salvador que nos proteja e nos livre da soberba, tentação e do pecado. E que Ele nos mostre quando estamos pecando e nem entendemos isto.

Pede, também que Deus o ensine a refrear a língua, para que da boca de um escolhido do Senhor só saiam palavras agradáveis ao Criador.

Vamos meditar neste salmo, vamos agir, como Davi, de forma humilde e agradável ao nosso Deus.

Amém?


Agora, o texto escolhido a obra de Malba Tahan, onde um sábio exorta a um jovem cego espiritualmente, esclarecendo a Ele a definição de Deus,

palavras de um sábio

Tendo Chevril, célebre químico, pronunciado durante uma aula (na universidade onde lecionava), o nome de Deus, foi interpelado no momento por um de seus discípulos.
__Mestre - perguntou o jovem, petulante e audacioso - acreditas em Deus? Já o viste?
O sábio respondeu:
__ Sim, meu caro amigo, já O vi, não em si mesmo, que Ele é puro espírito, mas em Suas obras. Vi sua onipotência na grandeza e no rápido movimento dos astros; vi Sua inteligência e Sua infinita sabedoria na ordem do universo; vi a Sua bondade infinita nos admiráveis benefícios que Ele me dispensou.
E tu, meu jovem, não conseguiste ver nada disso? Não vês o pintor divino no estupendo quadro da criação? Não vês o mecânico celeste nesta bela máquina do mundo? Não vês o artífice em sua obra? 

__ Moço, lamento a tua ignorância: dela unicamente resulta a cegueira em que vives!

Procura aprender, para sempre, a sublime verdade!
Deus é espírito: por isso O não podemos perceber pelos nossos sentidos, porque não tem corpo, nem figura, nem cor, nem algum dos atributos que se reconhecem nas coisas materiais.
Criador de todas as coisas, Deus não foi criado por nenhum outro ser. Não teve, pois, princípio, nem há de ter fim. É eterno, isto é, existiu sempre e sempre há de existir.

Superior a todos os entes criados por Ele, as Suas perfeições são infinitas. é onipotente, isto é, pode tudo; é imutável, isto é, não pode ter mudança nos seus atributos; é criador de todas as coisas, e nenhuma das coisas criadas tem o poder de criar outros entes Seus subordinados; é infinitamente bom; é senhor de tudo, tudo governa no mundo; a Sua misericordiosa providência a tudo acode e a tudo regula segundo as leis de Sua eterna e infinita sabedoria.

Pretender encerrar Deus nos limites de nossa compreensão é o mesmo que pretender encerrar todo o oceano dentro de um pequenino dedal.

Somente Deus - ensinava Santo Agostinho - sacia os nossos desejos, porque Ele é a imensidade. 
Sempre os saciará, porque Ele é a eternidade.

(D).






Eis como Davi nos define nosso Deus, e também como um sábio do século XIX define o Criador.

Deus é maravilhoso.
Como o foi na antiguidade, ainda é e sempre será, pois seu amor é imutável.
Suas misericórdias duram para sempre.


CONCLUINDO

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 Há muito teríamos sido consumidos não fosse a multidão das misericórdias de nosso Deus, o qual amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para morrer na cruz do calvário e desta forma trazer a reconciliação Criador/criaturas.

Eis a graça de Deus sobre nossa existência.

Basta aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, a Ele se converter de alma e coração, e sua alma será beneficiada pela promessa do evangelho: ressurreição e vida eterna.

Quer morar eternamente com Deus, na Jerusalém Celestial?

Aceite já Jesus Cristo como seu único Deus, e não seja apenas mais um escravo de satanás neste vale de ossos secos que é este mundo físico.

Somos criaturas de Deus, mas pela graça de Jesus Cristo, nosso eterno mestre e Salvador, nos tornamos FILHOS DE DEUS, em plenitude e vida eterna.

Amém?

Não hesite, aninhe-se nos braços de Jesus Cristo.

Paz e vida eterna.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                2019outubro, 02



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?