Multidões
João 12:17 - Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal.
Caríssimos,
Jesus Cristo e as multidões... Desde quando iniciou seu ministério em Cafarnaum, após ter sido tentado no deserto pelo diabo, desde que começou a pregar, o Messias se viu constantemente cercado pela multidão que o seguia onde quer que fosse.
Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Quando proferia o inigualável sermão da montanha, a multidão o cercava e o ouvia, ávida, pasmada, nunca antes haviam visto tanta sabedoria e autoridade num ser humano. Nenhum profeta fala igual a Jesus Cristo.
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.(Mateus 5:3 -12).
Quem é esse que fala diferente, com autoridade do próprio Todo Poderoso? Quem é esse que fala diferente de todos os profetas anteriores? Quem é esse que fala como sendo Deus?
Essas e muitas outras indagações despertaram o povo escolhido de Deus, que há muito tosquenejavam placidamente nas sombras do vale da morte.
Jesus nunca foi de plagiar ou usar frases de outros profetas, senão, com certeza diria que estava diante de um vale de ossos secos, que aquelas multidões de seguidores eram os ossos secos revividos pela Palavra de Deus! Mas, Ele não era Ezequiel, estava muito acima, era aquele que falara a Ezequiel dizendo, "Podem esses ossos tornarem a viver?"
Ezequiel 37:3 - Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
Ele era aquele que deu a resposta,
Ele era aquele que deu a resposta,
Ezequiel 37:4 - Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Ezequiel 37:5 - Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Ezequiel 37:6 - Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ ".
Porque assim fazia Jesus Cristo diante das multidões, pela sua Palavra restaurava a vida espiritual e mesmo material de quem o ouvia e cria.
Jesus era o verbo que estava com Deus, e quando se fez homem, pelo verbo que é sua Palavra, possibilitou que ossos secos revivessem.
Aleluia!
Esse tempo passou?
Não passou, continua este mundo sendo um vale de ossos secos sem vida, onde as multidões jazem nas trevas espirituais, escravizadas pelo diabo, pelas coisas mundanas. Ossos secos que se acham pessoas modernas capazes de vencer sem ter o temor e a presença de Deus em suas vidas.
Ossos secos que levam uma existência miserável, muitas vezes cercados de bens materiais e de equipamentos de tecnologia avançada, mas que continuam a ser ossos secos, ressequidos, sem vida ou esperança de vida.
O vale de ossos secos só cresce e se estende numa globalização do domínio do inimigo de Deus, num mundo onde é moda ser osso seco sem espírito de vida, o qual só Jesus pode liberar.
Ezequiel 37:7 - E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Ezequiel 37:8 - Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
Ezequiel 37:9 - A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Ezequiel 37:10- Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!
Ezequiel 37:8 - Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
Ezequiel 37:9 - A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Ezequiel 37:10- Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!
Existe, contudo, esperança para o vale de ossos secos, existe o evangelho, a Palavra de nosso eterno mestre Jesus Cristo, a qual é viva e eficaz, e vivificante.
Quando você fala para um pecador sobre a promessa de ressurreição e vida eterna, está profetizando sobre o vale de ossos secos.
Quando você fala que o pecador deve aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, está profetizando "conforme a ordem recebida de nosso eterno mestre", está como que repetindo o que foi ordenado a Ezequiel, "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
E, se o pecador se arrepende de sua condição de osso ressequido sem vida e aceita Jesus Cristo como seu Salvador, então terá acontecido o milagre da vivificação dos ossos secos, é quando o Espírito Santo começa a agir na vida deste convertido, " e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé".
Glórias a Deus!
Só a presença do Espírito Santo pode entrar nos ossos secos e lhes dar nova vida, e os colocar de pé, firmes e fortes sobre a rocha inabalável que é Jesus Cristo!
Aleluia!
As multidões seguiam Jesus, nem todos com o intento de ouvir seus ensinamentos e guardá-los nos seus corações. Na multidão, misturado no meio dos discípulos fiéis, havia,
. Escribas,
. Fariseus,
. Essênios,
. Sacerdotes de sinagogas,
. Centuriões,
. Soldados romanos,
. Leprosos,
. Cegos,
. Aleijados,
. Zelotes,
. Céticos e zombeteiros,
. Famintos,
. Desesperançados,
. Estrangeiros,
. Obsidiados (endemoninhados),
. Discípulos,
. Apóstolos
. Curiosos...
Numa rápida suposição, vamos imaginar a cena, o eterno mestre Jesus Cristo, o Messias de pé, pregando o sermão da montanha, ensinando tanta coisa maravilhosa, tantas verdades antes nunca ditas, e você no meio da multidão de seus seguidores.
Pergunta, "qual tipo de espectador você seria?
Um Escriba?
um Fariseu?
um Essênio?
um Sacerdote?
um Centurião?,
um Soldado?
um Leproso?
um Cego?
um Aleijado?
um Zelote?
um Céticos e zombeteiro?
um Faminto?
um Desesperançado?
um Estrangeiro?
um Sacerdote?
um Centurião?,
um Soldado?
um Leproso?
um Cego?
um Aleijado?
um Zelote?
um Céticos e zombeteiro?
um Faminto?
um Desesperançado?
um Estrangeiro?
um Obsidiado (endemoninhado)?
um Discípulo?
um Apóstolo?
um Discípulo?
um Apóstolo?
um curioso?...
Faça essa pergunta a si mesmo, e obtenha a resposta se você era um osso seco e foi vivificado pela Palavra de Deus, ou se continuará a ser um osso seco quando o sermão terminar.
Aquele que ouvir a Palavra do evangelho, as boas novas do reino dos céus, aquele que ouvir que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus, e crer, será salvo. Quem não crer...
Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
O sermão da montanha e toda Palavra originada em Jesus Cristo está e estará eternamente pairando na atmosfera, como uma nuvem de bálsamo e salvação. Nada nem ninguém jamais a poderá remover do mundo. Basta estar atento e ouvi-la, e nela crer, e através dela deixar o vale de ossos secos para trás, tomando sua cruz e seguindo pela estrada estreita que leva ao reino dos céus e à salvação eterna, este caminho único onde tem uma placa com seu nome: Jesus Cristo.
Glórias a Deus, Aleluia!
Toda Criatura Louve ao Senhor,
Jesus Cristo é o Senhor
A Palavra do evangelho é alimento para nossa alma, é o sustento para a alma cansada e abatida.
Mateus 4:2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
Mateus 4:3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Mateus 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Mateus 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM,
MAS DE TODA A PALAVRA
QUE SAI DA BOCA DE DEUS!
A alma do ser humano tem fome e sede de Deus, nada pode saciar esta fome nem esta sede, senão a presença do Espírito Santo. A eterna guerra espiritual das hostes da maldade cercam o ser humano por todos os lados, tentando conservar o grande vale de ossos secos inalterado.
O diabo faz o mundo crer que o melhor lugar para se estar é neste eterno vale de ossos secos, quando na verdade o Espírito Santo está bem ao lado, pronto para entrar nele e trazer vida, renovo de vida, vida plena em Cristo ressuscitado e glorificado.
Deus está bem ao lado, atento ao osso seco que mesmo num gemido aceitar o eterno mestre como Salvador. Então, este é revivificado e retirado do vale de ossos secos, caminhando na estrada estreita em direção ao reino de Deus. Porém, tem muitos que anseiam voltar, retornar ao vale de ossos secos. E muitos são os que voltam e tornam a jazer ali, inertes, ressequidos, escravos do diabo.
E as multidões?
Elas seguem aquele que se diz profeta, elas buscam sanar suas necessidades imediatas, elas são inconsistentes e levianas, vão para onde o vento sopra.
Não seja mais um na multidão, seja um servo de Jesus, um Filho de Deus, com seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro de Deus. Garanta sua entrada no reino dos céus! Deixe que a multidão vá e volte seguindo o vento, fique firme na presença de Cristo, não fique perdido nem confuso.
João 6:26 - Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
A multidão para a qual Jesus fez a multiplicação dos pães e dos peixes o seguia por todos os lados, mas o Senhor, que sonda corações, lhes disse, "Estão me buscando porque eu matei sua fome, nem ligam para as coisas de meu Pai, nem ligam para minha Palavra".
Esta é a multidão que comparece em massa nas marchas para Jesus, que vai nos congressos, que corre atrás de campanhas de prosperidade. A multidão que muitas vezes dentro das igrejas evangélicas não conseguem guardar a Palavra pregada, nem louvam, nem dão um "glórias a Deus" durante o culto. A multidão daqueles que buscam o Salvador apenas pelo que Ele pode lhes dar e não pelo que Ele é.
Mal conseguem esperar o fim da pregação, só pensam nos seus interesses seculares, querem apenas a oração ou profecia na qual se diz que "Deus vai te dar isso, Deus vai fazer tal coisa para você, Deus vai abrir essa porta fechada"...
A multidão seguia Jesus, até que ele disse,
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
(João 6:50-59)
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
(João 6:50-59)
Então, a multidão o deixou.
João 6:66 - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
A multidão foi diminuindo, e nova multidão se ajuntou, não para o ouvir, mas para mandar que o crucificassem e soltassem Barrabás,
A multidão foi diminuindo, e nova multidão se ajuntou, não para o ouvir, mas para mandar que o crucificassem e soltassem Barrabás,
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.
(João 18:38-40).
Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.
(João 18:38-40).
A multidão falou, em altos brados, seguindo orientação do sinédrio e de seu líder Caifás:
Este Jesus não, este que se diz filho de Deus, não, este que curou cegos e ressuscitou mortos, não, este que multiplicou pães não... Solte Barrabás, solte o salteador, mate Jesus!
Corta, fecha a cortina, e chore.
A crueldade das multidões não tem identificação individual, quem condenou Jesus, foi esse ou aquele, ou aquele outro? Foi a multidão...
Não seja apenas mais um na multidão,
Seja um discípulo fiel cheio do Espírito Santo.
Ele, Jesus, ressuscitou, depois foi arrebatado ao reino dos céus, vive e reina, reinará eternamente à destra do Pai Altíssimo.
E a multidão? Ninguém sabe, era apenas uma multidão.
NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS.
Amém?
Sugestão: Assista ao filme Jesus de Nazareth, neste blog.
Missionário Virtual Geraldo de Deus 2018dezembro,20
Comments
Post a Comment