E tenho as chaves da morte e do inferno.








    
 Ezequiel 33 :1 -  E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Amados do Senhor YHWH,

O Senhor vem nos falar sobre a forma como deve agir aquele que Ele escolhe para ser seu atalaia, um profeta no meio da comunidade onde vive.
(Ezequiel, um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC.)
Um poderoso e correto homem de Deus foi Ezequiel.
Deus o levantou como profeta – Atalaia – sobre o povo escolhido, numa época muito difícil para os moradores de Jerusalém, pois devido à desobediência e idolatria de muitos, o SENHOR trouxe a espada e a escravidão sobre os israelitas.
Seu ministério aconteceu quando ele e o seu  povo estavam escravizados na Babilônia sob o jugo de Nabucodonosor II.
É difícil tentar nos colocarmos na situação vivida por Ezequiel.
Sabemos pelas escrituras que foram levados para o cativeiro os hebreus de posses, os sacerdotes, os doutores da Lei, os de família nobre ou tradicional, os príncipes das tribos, os guerreiros valorosos, os cultos, os capacitados. Foram deixados para trás os pobres e desvalidos, os que não tinham uma linhagem bem definida como descendentes dos patriarcas, os doentes, os aleijados, a plebe em geral.
Portanto, Ezequiel, pelo que consta era um membro de uma família de  sacerdotes do templo de Jeová (YHWH), e agora estava sem a possibilidade de um dia ser um dos maiorais do templo, sem as possibilidades das regalias da vida de um sacerdote, sem casa, sem pátria, escravizado por homens estranhos, levado para uma terra distante – Babilônia  - , se sentindo rejeitado pelo Todo Poderoso que permitiu tal derrocada...  
Para nos posicionarmos melhor sobre o profeta e homem de Deus Ezequiel, vou mostrar abaixo um resumo sobre ele,

EZEQUIEL - CONTEXTO HISTÓRICO E BIOGRAFIA

1.Ezequiel foi levado à Babilônia entre os valentes e principais homens na segunda leva, (597 a.C.), (cf. 2 Reis 24:8-16).

2. Ezequiel estava na terra dos caldeus (babilônicos) quando recebeu sua primeira revelação no quinto ano do cativeiro de Joaquim, em 593 a.C. (1:2-3)

   I. O fato de Ezequiel proceder de uma linhagem sacerdotal esclarece o sentido provável da referência ao 30º ano na data inicial do livro (1:1).  Ezequiel cita sua própria idade, dizendo  que começou a profetizar  no seu 30º ano, ou seja, quando tinha 29 anos de idade.

3. Ezequiel nasceu por volta de 622 a.C., durante o período das reformas iniciadas por Josias. Ezequiel teria passado seus primeiros anos num período em que Jerusalém estava livre da idolatria e guiada por um rei que honrava Deus e respeitava a lei do Senhor.

4. Ezequiel teria 17 anos quando Daniel e outros foram deportados por Nabucodonosor II em 605 a.C.

5. Ainda jovem, ele provavelmente ouviu as mensagens de Jeremias e conheceu a ousadia do profeta fiel diante da oposição violenta e opressora.

4. Não se sabe se Ezequiel conheceu pessoalmente o profeta Daniel, mas ele sabia do trabalho e da reputação deste. (14:14,20; 28:3).

5. O livro de Ezequiel nos traz uma mensagem especialmente comovente no fato de um sacerdote  escrever durante seu 30º ano.
    O serviço pleno de um sacerdote levita começava ao atingir a      idade de 30 anos (Números 4:3; 1 Crônicas 23:3).
    Ezequiel teria se preparado a vida toda para servir no templo em      Jerusalém. Agora, chegando à idade de 30 anos, ele estava a centenas de quilômetros daquele lugar santo.
    Até terminar a sua mensagem, o templo seria totalmente destruído.

6. Quem poderia melhor compreender e comunicar a angústia destes exilados do que um sacerdote novo que nunca teria o privilégio de servir no templo em Jerusalém?
   Quem melhor para ter as visões de uma nova Jerusalém para dar esperança ao povo no cativeiro?

7. Como outros grandes servos do Senhor, Ezequiel era um homem     dedicado, com um compromisso sério com Deus
     1. Os primeiros capítulos mostram como a seriedade e a importância da sua missão foram afirmadas por Deus e pelo relato das instruções divinas que o profeta recebeu.

      2. Parece que Ezequiel aceitou a sua tarefa voluntariamente, mesmo sabendo que teria que ser firme e até duro com o povo no seu papel de atalaia.

       3. O trabalho dele exigia grandes sacrifícios e a força para      superar sofrimento pessoal.
           Suas cenas mudas envolviam demonstrações humilhantes. A tristeza de Ezequiel em relação à queda de Jerusalém foi multiplicada quando a esposa dele morreu ao mesmo tempo.
Fonte Bíblia acf.




No capítulo 33 do livro de Ezequiel, Deus lhe explica detalhadamente sobre as obrigações do profeta, do atalaia, conforme segue,
Ezequiel 33
1 -  E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;
3 E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;

4 Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.

6 Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.

O Senhor deixa bem claro que o profeta tem que estar pronto para falar ao povo aquilo que Deus ordena, o que pode ser através de uma visão ou da própria voz do Todo Poderoso.
Ele diz que quando o profeta (ou atalaia) ver ou ouvir que a espada vem sobre a terra, (ou seja, quando a ira de Deus se levantar contra o povo), então deverá o profeta tocar a trombeta e avisar o povo.
Tocar a trombeta, abrir a boca, falar, redarguir, avisar, exortar, censurar, denunciar aquilo que está causando a ira de Deus.
Eis a obrigação do profeta: Ter a coragem de enfrentar o pecador, o blasfemador, o iníquo, seja ele poderoso ou não, seja ele perigoso ou não. Deus exige que seu escolhido como atalaia não tema os homens nem o poder secular.
Deus mandou, abra a boca e fale.
Deus mandou, abra a boca e exorte.
Que a língua do profeta seja o chicote de Deus!
Porque, se Deus ordenar e o profeta se calar, será considerado culpado pelo sangue daquele que ele não avisou e veio a sucumbir no erro.
Mas, se o profeta falar o que Deus mandou, está eximido de culpa, quer o que foi avisado obedeça ou não, tudo o que ocorrer ao transgressor será sobre a cabeça do mesmo. O profeta estará livre de culpa.
Eis como Deus vê o dever daquele a quem escolhe como profeta.
Ser profeta de Deus não é um título de nobreza ou de honraria, é uma função importante para Deus e perigosa para o relapso.
O profeta é aquele que ninguém gosta porque traz em si o chicote do Senhor.
O verdadeiro profeta não é aquele que fica adivinhando coisas sobre a vida dos crentes no culto, isso não é de Deus.
O verdadeiro profeta é aquele que Deus usa no momento extremo, muitas vezes de improviso e sob pressão. No momento inesperado, é quando Deus usa aquele que ele separou para transmitir sua voz aos pecadores.
Este é o verdadeiro profeta de Deus.
Ele tem que ser olhos, ouvidos e voz de Deus sobre seu povo. .

Foi assim com Ezequiel, inesperadamente, num momento de tristeza, dor e desesperança quando Deus lhe disse,
7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
Quantos de nós cristãos já não ouviram de Deus esta palavra?
E quantos são os que fogem do querer de Deus?
Quantos são os cristãos que fazem como Jonas e vão na direção contrária daquela que Deus lhe ordenou seguir?
Mal sabem eles que isto lhes custará muito caro, talvez até sua salvação eterna.
Estão em desobediência, estão rejeitando a vontade de Deus sobre suas vidas.
Estão se omitindo de ser boca de Deus, de levar esperança e correção, bem como possibilidade de redenção e salvação ao pecador.
Deus quer usar seu escolhido como profeta para levar correção sobre a vida de determinado pecador a fim de lhe dar chance de arrependimento e conversão, mas aquele escolhido não ouve a voz de Deus nem obedece ao mandar de nosso Criador.
Uma alma pode se perder e tal sangue recairá sobre a cabeça do profeta omisso.
Misericórdia!

Quantas e quantas almas sucumbem no erro e na perdição por falta de uma palavra de correção da parte de Deus através de um profeta escolhido por Jesus Cristo?
Se Deus o escolheu como profeta, seja fiel e obediente, coloque-se sob o querer de nosso Salvador, sabendo que não devemos temer ao homem, que tem a capacidade de matar nosso corpo, nem ao diabo que quer nos arrastar para as trevas da perdição. 

Nada tema destes, tema sim ao nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, o qual tem o poder sobre a vida e a morte da alma.
 
8 Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
10 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?
11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
Se Deus o escolheu como profeta e quer que você seja portador de seu mandar e de sua correção, obedeça. Ouça a voz de Deus, vá até aquele a quem Deus o enviou e  entregue a ele exatamente o que o SENHOR ordenou, nem mais nem menos. Doa a quem doer.
Nada tema, Deus guarda os seus.
Deus não tem prazer na morte do ímpio.
Deus quer que o ímpio se converta de seus maus caminhos.
E viva.
Que o ímpio se converta ao Senhor, de corpo, alma e coração.
Deus quer que as almas mudem seus caminhos, abandonem o erro e sejam obedientes e fiéis a Ele, no nome de Jesus Cristo.
Aleluia!

Deus completa sua exortação, para que não haja qualquer dúvida da parte do ímpio pecador,
12 Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar.
13 Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá.
14 Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça,
15 Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
16 De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá.
Deus deixa bem claro que não se pode esmorecer no caminhar pelo caminho estreito, não se pode confiar nas obras que já se fez como garantia de salvação.

Trazendo esta Palavra para nossos dias, Nosso Deus deixa bem claro que se o cristão estiver em pecado no momento em que sua alma for requerida por Ele, estará condenado, não sendo levado em conta as boas obras que tenha feito no passado.

Então, o cristão deve estar pronto para o encontro com o Criador todo o tempo.
Agora é o momento presente. Um minuto atrás é passado.

Devemos prezar o agora. Agora devemos estar prontos para partir para os braços de Cristo.

Por isso o próprio Jesus nos alerta,
“Olhai, Vigiai e Orai”.



________________________________________________________________________________________________________________________________



Louvemos ao Senhor





Musica "Rios da Babilônia" de Boney M


Hmm
Ahahahahaahahahahaahahahahahahaha
Junto aos rios da Babilônia
Onde nos sentamos
Sim, sim, nós choramos
quando nos lembramos de Sião

(Bis)


Então os ímpios 
que nos levaram em cativeiro
exigiram de nós uma canção
Agora como vamos cantar a canção do Senhor
em uma terra estranha

(Bis)


Hmm
yeaheaheaheah
que as palavras de nossa boca
e a meditação do nosso coração
seja aceitável diante de ti aqui esta noite

(Bis)


Junto aos rios da Babilônia
Onde nos sentamos
Sim, sim, nós choramos
quando nos lembramos de Sião

(Bis)



Ahahahahahahahahahahahahahahaah
Junto aos rios da Babilônia, você tem lágrimas de Babilônia
lá nos sentamos. tinhamos que cantar uma canção
Sim, sim, nós choramos, cantando uma canção com amor
quando nos lembramos de Zion. yaheaheaheah



Junto aos rios da Babilônia, você leva a Babilônia
lá nos sentamos. ouvimos as pessoas chorarem
Sim, sim, nós choramos, eles precisam do poder
quando nos lembramos de Sião ohh, tem o poder
Junto aos rios da Babilônia, oh yeaheah
lá nos sentamos. yeaheah
Yeaheah nós choramos

____________________________________________________________________________________________________________________________



Ezequiel 33:17 - Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor, mas o próprio caminho deles é que não é justo.
Ezequiel 33:18 - Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela.
Ezequiel 33:19 - E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles.

João Batista veio na frente anunciando a chegada do Messias prometido por YHWH ao povo de Israel.
Ele os exortava dizendo,
“Arrependei-vos! Arrependei-vos dos vossos maus caminhos, pois é chegado o reino de Deus!”

Tal pregação está de acordo com o enunciado em Ezequiel  33:17, onde o Senhor diz que o povo diz não ser reto o caminho de Deus, mas que o caminho do homem é que não é justo.


Diz o Senhor,
Desviando-se o justo da justiça de Deus e persistindo em praticar a iniquidade, morrerá na iniquidade.
Mas,
Convertendo-se o ímpio de sua impiedade, e praticando juízo e justiça, viverá por eles.


Resumindo,

Se o cristão estiver com a sua vida em fidelidade e em conformidade com as ordenanças de Cristo, alcançará a Salvação.

Entretanto, se o cristão agir de maneira omissa ou com desleixo, sem compromisso com as ordenanças de Cristo e com a obra do reino de Deus na Terra, perderá sua salvação, encontrará a segunda morte, a morte da alma.

Por isso, nos ensina João, no livro de Apocalipse,
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz à sua Igreja”.

Temos, afinal, a síntese que Deus usa para encerrar estes ensinamentos, no versículo 20,

Todavia, vós dizeis: Não é justo o caminho do Senhor. Julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.

O homem ímpio diz que não é justo o veredicto de Deus, a justiça de Deus. Mas, onde está a autoridade e o poder?

Qual homem tem o poder de enfrentar o Criador?

Qual homem pode “peitar” o Todo Poderoso?

Quem agarrará e levará diante de um tribunal o Deus Todo Poderoso?

Ninguém pode sequer imaginar uma maneira de executar tal intento.

A autoridade e o poder estão com Deus. Ele tem todo o poder e glória, e sabedoria e eternidade.

Em resposta ao ímpio que retruca e murmura dizendo que Deus não é justo, que o caminho de Deus é incorreto, o Senhor responde apenas,

Julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.”

Julgarei a cada um conforme os caminhos que escolherem trilhar neste mundo enquanto carregam em si o sopro de vida. – Nos diz o Senhor.

Isto significa que independentemente do que a criatura humana ACHA da justiça de Deus, tal justiça estará posta sobre a cabeça de toda criatura.

Não adianta achar isso ou aquilo, não adianta murmurar contra Deus ou contra seus desígnios... Deus é supremo, é onipotente, é o dominador.

E o dia da Ira do Cordeiro chegará!

CONCLUINDO

Apocalipse 1:18 - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Jesus Cristo veio ao mundo não para o condenar, mas para que as almas alcançassem a salvação eterna.

No livro das revelações do fim dos tempos e do juízo final, Jesus diz, “Fui vivo e fui morto, mas eis que estou VIVO”!

Jesus vive, e viverá por toda eternidade .
“Mas eis que aqui estou vivo para todo o sempre”.
Amém!

Então Ele revela,
“E tenho as chaves da morte e do inferno”.

Aleluia!

Jesus nos diz,

Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Tal promessa nos enche de esperança e nos dá alento para continuar no caminho estreito que se chama Jesus Cristo.

O qual nos levará direto para o reino dos céus.
Jesus nos afirma que Ele é o caminho, é a verdade e a vida eterna.

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Assim, firmados na rocha que é Jesus Cristo, vivendo em amor e consagração a Ele, temos a certeza da salvação de nossa alma, não por nossos méritos, mas pela misericórdia e graça de nosso eterno mestre e Salvador.

Amém.

Só não se desvie nem se distancie de Jesus Cristo, esteja unido com o Messias, esteja em comunhão com o Espírito Santo, esteja em obediência ao nosso Pai Eterno.

OU,

Esteja unido com nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

Paz e virtude.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                      2018outubro,19


Bônus -  Ezequiel um homem de Visões




























Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?