CHAMADO DE DEUS





2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


Caríssimos,

A vida do ser humano é permeada por condições e circunstâncias.

Deus, ao criar nosso mundo e sua diversidade ambiental, deu a todos os seres humanos as mesmas regalias e as mesmas dificuldades, conforme o lugar onde habitem.

Deus não fez o sol para alguns e a sombra para outros. Toda criatura tem o mesmo direito de usufruir da criação de Deus.

Ou pelo menos tinha, até que o ser humano fatiou os territórios e impôs direito de propriedade sobre a porção seca e sobre os mares.

Se voltarmos nosso pensamento aos primeiros séculos veremos um mundo sem cercas, sem fronteiras, sem tantas limitações territoriais.

Não devemos nunca culpar nosso Deus pelas mazelas do mundo.

Deus não criou o direito de propriedade territorial, o ser humano foi o criador desse item que causa tantas guerras e desavenças entre os povos.

Deus não estabeleceu o ouro como sendo o metal mais valioso sobre todos os outros, muitas vezes tendo para o homem mais valor que a própria vida.

Deus não inventou as armas nem munição, nem bombas ou armas químicas biológicas.

Deus não ensinou ao homem como partir o núcleo do átomo e obter energia atômica, tão poluidora e destrutiva.

Essas coisas que levam uns poucos ao poder e colocam a grande maioria da população como seus servos eternos foram inventos do homem.

Ou, se nos lembrarmos do livro de Enoque, lá encontraremos a explicação para muitos mistérios que cercam a descoberta de tantas invenções e conhecimentos que causam a ira ao nosso Deus.

Enoque nos esclarece que foram os anjos caídos, hoje diabos, que abriram esses segredos que pertenciam ao reino dos céus aos seres humanos, com o intuito de serem aceitos por eles e com suas filhas se acasalarem.

Isto está bem explicado e detalhado no Livro de Enoque.

Quem foi Enoque? Onde se fala dele na bíblia?

Gênesis 5:22 - E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

Gênesis 5:23 - E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
Gênesis 5:24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Para conhecer mais detalhes, veja o link abaixo:





ABRINDO A MENTE

Se o amado leitor perseverar em ler esta postagem na íntegra, entenderá bem o ponto onde pretendo chegar com o raciocínio desenvolvido.

Na postagem anterior, na qual abordamos uma visão geográfica de nosso mundo, - Terra-Planeta Água -, procuro expandir a visão que se possa ter do que exatamente é o nosso habitat.

Quem teve a curiosidade e a persistência em ler e analisar a postagem supra citada, com certeza ganhou uma amplitude de sua maneira de ver o mundo.

Nosso mundo não é uma aldeia global, como querem nos fazer crer.

Temos cerca de 193 países distribuídos por cinco continentes, conforme dados oficiais, os quais não temos como comprovar serem exatos ou não, mas que tomamos como base para nosso raciocínio.

O que notamos é uma diversidade muito grande entre estes continentes.

Também uma diversidade enorme entre os países.

Se entrarmos nos detalhes da população de cada país, encontraremos, uma diversidade variável para maior ou menor, existente entre o próprio povo que habita cada um destes países.

Então, colocando-nos dentro de cada um destes países, veremos que existe uma diversidade entre os habitantes de suas diversas regiões.

Quando analisamos a condição econômica e social dos moradores de uma cidade, encontraremos diversidade entre pobreza e riqueza, entre instrução e analfabetismo, entre condição de trabalho e desemprego, e muitas outras circunstâncias, que estarão atuando sobre a maneira de viver destes habitantes dependendo mesmo do bairro ou rua onde moram (bairros mais ricos, bairros mais pobres, bairros pacíficos, bairros violentos, favelas, etc).

Concluímos então que não há como dizer que todos são iguais para o mundo, que todos têm a mesma chance de se dar bem ou mal na sua vida, numa visão de mundo, de existência física.

O próprio mundo, pelas suas diferenças geográficas já concede a alguns melhores condições de sobrevivência e a outros maior dificuldade.






Racionalizando,

Quem nasce num país pobre, seja da África ou da América central, ou do Sul, teoricamente tem a mesma expectativa de vida de alguém que nasce num país rico de primeiro mundo na Europa ou América do Norte?

Quem nasce numa favela violenta do Rio de Janeiro, ou São Paulo, no Brasil, tem a mesma expectativa de vida de outro que nasce numa cidade menor no interior do próprio estado do Rio de Janeiro ou São Paulo?

A resposta honesta é não. 

A pessoa que nasce num país miserável ou numa favela violenta não tem a mesma expectativa de vida que a pessoa que nasce num país rico de primeiro mundo ou numa cidade de interior no mesmo estado no mesmo país de referência.

A grande questão para raciocinarmos com exatidão é:

Condição de vida  - Existem lugares onde o ser humano terá mais dificuldade em sobreviver que outros, mas essa condição é igual para todos os que ali nascem.


Exemplo:


Na postagem que já citamos, que nos fornece dados geográficos, consta que existe um país chamado Groenlândia, a maior ilha do mundo – conforme está escrito nos dados oficiais -, cujo clima gelado é o polar ártico. Fiz questão de anexar uma foto onde vemos as casas totalmente rodeadas e cobertas de gelo.
(Resumo sobre a Groenlândia: mais vasta ilha do Planeta (2,2 milhões de km²), região independente da Dinamarca, situada no litoral norte do Canadá ,ao sul ela se limita com o Atlântico. Solo é recoberto por uma camada de gelo em 84%, que delimita a prática econômica do povo.
Habitantes: 57 mil pessoas, colonizada a partir do século X, pelos vikings da Islândia. Foi antes habitada pelos esquimós  (Inuit).


Quase inexistência de plantas. Os verões são brandos e os invernos muito severos.
No norte do país o maior tesouro econômico: minas de chumbo, minério de ferro, carvão, molibdênio, ouro, platina e urânio. A economia: atividade mineral e a pesca. No mais, a Groenlândia, que se resume a uma extensão de 2,2 milhões de km², depende do suporte econômico dos dinamarqueses. Sua moeda oficial é a coroa da Dinamarca.).

Analisando a condição geográfica desta ilha, vamos encontrar diversas condições adversas que vão dificultar ao ser humano sobreviver ali, a começar pelo clima extremamente frio, a falta de vegetação, a impossibilidade da prática normal da agricultura e pecuária, a dificuldade de estradas e uso de veículos automotores, etc.
Entretanto, estas condições adversas são iguais para todos os que ali habitarem. Todos estarão sujeitos às mesmas dificuldades.

Temos, portanto, uma ilha com 2,2 milhões de km² de extensão onde habitam apenas 57.000 pessoas. PIB O,0%.




Para comparação, vamos analisar o Japão.

O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, perfazendo um território total de 377.972 km², A população do Japão é estimada em 127,4 milhões de pessoas, sendo a terceira maior economia do mundo, PIB US$ 4,9 bilhões. Seu clima é  ameno, com estações bem distintas. 

RESUMO DA COMPARAÇÃO:
Japão, tamanho de seu território cerca de 1/5 apenas em relação a Groenlândia. Sua população é 2.235 vezes maior que a da Groenlândia. E sua economia simplesmente fabulosa, sendo a terceira maior economia do mundo.


Classificação das maiores economias do mundo:
Produto Interno Bruto (PIB), em bilhões de US$, 2016
#
País
US$ bilhões
Estados Unidos
   18.569,10
China
   11.218,28
Japão
     4.938,64
Alemanha*
     3.466,64
Reino Unido
     2.629,19
França
     2.463,22
Índia
     2.256,40
Itália
     1.850,74
Brasil
     1.798,62
10º
Canadá
     1.529,22
11º
Coreia do Sul
     1.411,25
12º
Rússia
     1.280,73
13º
Austrália
     1.258,98
14º
Espanha
     1.232,60
15º
México
     1.046,00

  
OBJETIVO DA COMPARAÇÃO

Esta comparação é para abrir nossa mente, acordar quem esteja desatento.

É fato que estamos neste mundo como visitantes, que nosso lar é o reino dos céus, a Nova Jerusalém, mas se Deus nos colocou aqui, e se tantos cristãos antes de nós morreram enfrentando as adversidades que os inimigos de Deus criaram e criam constantemente, não é direito nos omitirmos de viver de forma atuante neste mundo, fechando nossos olhos e não combatendo o mal.

Se Deus nos colocou aqui, é aqui que Ele quer que estejamos atuando. Devemos ser cristãos participativos da vida de nossa comunidade.

2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.


Quais são os valores do mundo? 

A corrupção, o poder a qualquer preço, enriquecer prejudicando o próximo, a competição desenfreada para conquistar bens materiais, a luxúria, a calúnia, a difamação, a impiedade...A idolatria, o ateísmo, o satanismo, a feitiçaria, a vidência... A promiscuidade, a homossexualidade, criar leis que vão contra as leis de Deus...

Esses valores não nos servem, mas se não os combatermos vão entrar em nossa casa, vão entrar no coração de nossos filhos e parentes, vão contaminar  nossas igrejas de Cristo...

Quando Jesus expulsou os vendedores que transformavam o templo de Deus em Jerusalém numa espécie de mercado, estava nos ensinando que devemos ser contra a irreverência para com Deus e com o templo de Deus.

Irreverência é desrespeito, é causar a ira de Deus por ações que Ele julga impróprias ou abomináveis.


Templo de Deus é nossa igreja cristã, mas o templo vivo de Deus é nosso corpo, o qual guarda nossa alma, a qual é o alvo da salvação prometida por Jesus.

Então, para sermos coesos com o que nos ensina Jesus naquela passagem bíblica do evangelho, devemos ser contrários a tudo o que possa causar ira em Deus, ou ser por ele considerado abominação.

Não podemos simplesmente ignorar, fazer de conta que não está acontecendo, fazer de conta que não existe uma tentação acontecendo contra nosso Deus todo poderoso.

Mateus 4:7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Ser cristão é ser reflexo e imitador de Jesus Cristo.

Não devemos imitar homens, mas imitar o próprio Deus, JESUS CRISTO, nosso Redentor e Salvador. O autor e consumador de nossa fé.

Deus, ao criar nosso mundo deu a todos os seres humanos as mesmas possibilidades e as mesmas dificuldades. Todos estão sujeitos às condições geográficas e climáticas do lugar onde nascem ou escolhem para habitar.


Então, voltando ao início, afirmamos que,

A vida do ser humano é permeada por condições e circunstâncias.

As condições, portanto, são inerentes ao lugar onde habitamos, pois existem fatores (como clima, relevo, altitude, forma de governo, leis dos homens, costumes do povo, crises de governo ou de política, paz, guerra, violência, saneamento básico, poluição, etc), que podem nos prejudicar e aos quais temos que nos adaptar, sobreviver e, se possível vencer.

Quanto às circunstâncias, estas muitas vezes o povo chama de sorte ou de azar, ou de destino, ou Karma.

São acontecimentos que pesam sobre a vida de determinada pessoa, mudando sua forma de viver e que normalmente acontecem de improviso, sem maneira de ser detectados com antecedência.

Exemplo: Um filho que nasce com problemas mentais, ou aleijado.

Vai ser uma circunstância muito difícil para a família, uma dificuldade que terá que ser enfrentada pela vida a fora.

Ou,

Uma tempestade destrói a casa da família, ferindo ou matando algum de seus integrantes.

Vai ser uma circunstância inesperada, desastrosa, desagregadora, um trauma inserido nos sobreviventes, que vai marcar suas vidas até o final.

Assim, circunstâncias, boas ou más, são como avalanches que sobre nós desabam inesperadamente.

Um segundo atrás estava tudo bem, de repente uma circunstância adversa se abate sobre alguém, e sua vida será invadida como que por um pesadelo.

Claro que existem também as circunstâncias boas, aquelas que são sonhos realizados. São mais raras.

Circunstâncias ruins acontecem o tempo todo, vitimando almas, destruindo famílias, trazendo desespero e dor, na maioria das vezes.

O ser humano não tem como evitar circunstâncias inesperadas, elas simplesmente acontecem, e acontecem o tempo todo, infelizmente.

“O cidadão estava atravessando a avenida, ia comprar leite para sua filha, quando uma moto inesperada o atropelou e matou, bem na avenida em frente ao supermercado, eram nove da manhã”...

“A epidemia de gripe Suina (mudaram o nome, mas é isso) que assola os estados do sudeste do Brasil neste inverno já matou mais de xxx crianças, vítimas do vírus”...

Triste, mas acontece, o tempo todo essas coisas ocorrem.

Quem pode nos proteger e nos guardar das circunstâncias ruins inesperadas?

A resposta para esta pergunta é: DEUS!

Jesus cristo nos dá o livramento, todo o tempo, nos guardando das circunstâncias adversas que afligem a humanidade.


DEVEMOS ESTAR COM A ESPADA E O ESCUDO PRONTOS

Paulo nos orienta sobre fé, sobre ser fiel a Cristo e ao evangelho,

2 Coríntios 4:1 -  Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
2 Coríntios 4:2  - Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
2 Coríntios 4:3  - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
2 Coríntios 4:4  - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:5  - Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
2 Coríntios 4:6   - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
2 Coríntios 4:7 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.

A humildade necessária ao cristão é citada pelo apóstolo, no verso 7, onde afirma ter o tesouro que é ser um ministro da Palavra de Cristo em vaso de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não nossa.

Que coisas sublime ter a visão espiritual aguçada.

Quem se acha vaso de ouro na obra de Deus é um tolo, é aquele que se acha superior aos irmãos em Cristo, aquele que se acha mais santo, mais abençoado, mais salvo, mais merecedor da indulgência de Cristo. 

É aquele que vai acabar tropeçando na própria soberba e cair presa do inimigo de Deus, pois a soberba é uma brecha por onde o diabo destrói sua vítima de dentro para fora.

Paulo, reconhecidamente um dos destaques na obra de evangelização e escolhido por Jesus Cristo mesmo depois de Ele ter subido aos céus, se coloca como o mais humilde servo do Senhor e dos cristãos.

Devemos ter essa posição de vasos de honra na obra do reino de Deus, mas vaso de barro, pois enquanto vivermos neste plano físico, somos pó, e para o pó voltaremos. 

O vaso de barro é nosso corpo, não se deixem envaidecer, ninguém é melhor que ninguém, somos fracos, falhos e pecadores, e se não fosse a multidão das misericórdias de Deus, há muito teríamos sido consumidos.

Aleluia!

No verso 5 Paulo nos ensina algo muito importante, que está sendo esquecido por muitos dos “homens de Deus” do presente século,

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus”.

Quando somos servos fiéis e agradáveis a Deus, não pregamos a nós mesmos.

Muitos são os que pregam a si mesmos, se achando muito importantes na obra que fazem para Deus, se exaltando, para os outros e para si mesmo.

Devemos pregar CRISTO JESUS, O SENHOR  
  .
Eis o que devemos sempre fazer, colocar o “nome que está sobre todos os nomes” em nosso coração, em nossa alma, em nossos pensamentos, e deixar que esse nome, JESUS CRISTO, contamine nosso ser e todo ambiente ao nosso redor, com a unção do ESPÍRITO SANTO.

E que sejamos como um vírus e causemos uma epidemia no mundo, um vírus abençoado e abençoador, um vírus de santidade e fidelidade para com nosso DEUS VIVO.

Que todo aquele que ver nossa face se lembre que somos portadores do vírus da vida chamado JESUS CRISTO.

Aleluia!

Paulo completa o versículo dizendo,

... “Eu mesmo sou servo de todos vocês, por amor a Jesus Cristo”.

Ser discípulo de Jesus Cristo é ser servo, de Deus e dos homens. Não o contrário. Acima de nós, Deus, ao nosso lado, em paz e harmonia, o próximo.

Assim deve ser, para que sejamos agradáveis a Deus.

Não queira o obreiro de Deus crer que vai viver num mar de rosas, pois nem mesmo Jesus viveu sem tribulação ou provação.

João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Paz verdadeira é aquela que está dentro do cristão, aquela que se manifesta no sorriso tranquilo e na demonstração de mansidão, mesmo nos momentos em que estamos passando por tribulação ou prova.

Não uma paz fingida, mas a paz que muitos chamam de felicidade.

Esta, só encontramos quando nosso coração está transbordando do amor de Cristo, quando vivemos em perdão e conversão ao nosso Deus, no nome de Jesus.

Sejamos, então, perseverantes na obra de Cristo, e na fé inabalável, mesmo que a tormenta se abata sobre nossa vida ou sobre nossa casa,

2 Coríntios 4: 8 -  Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
2 Coríntios 4:9 -  Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
2 Coríntios 4:10 - Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
2 Coríntios 4:11 - E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.

Paulo foi o apóstolo destemido, que sofreu prisões em diversas cidades onde o diabo imperava e não admitia a presença de um pregador das boas novas do reino de Deus.

  Foi açoitado em muitas ocasiões, humilhado, em praça pública diante daqueles a quem pregou a salvação eterna e o evangelho de cristo.

Mas, como ele mesmo afirma, foi atribulado, mas não se deixou consumir ou dominar pela angústia. Chegou muitas vezes a ficar abobado, perplexo diante da crueldade humana, mas nunca desanimou.

Confessa que foi muito perseguido, mas que Jesus nunca o desamparou.

Chegou mesmo a se deixar abater diante de tanta dificuldade em levar o evangelho, mas não se deixou destruir, bem como não o permitiu Jesus, o qual sempre lhe dava o livramento.

Não temeu homens, nem governantes, nem centuriões, nem feiticeiros, nem adivinhos, a todos enfrentou levando o evangelho, sempre com o nome de Cristo à sua frente. 

Esteve diante da morte por muitas vezes, mas não deixou de fazer a obra para qual recebeu o chamado de Jesus Cristo.





CONCLUINDO


O mundo, dominado pelo inimigo de Deus, o qual tem crescido muito em poder nesse nosso século XXI, nos causa, a nós cristãos firmes no evangelho, todo tipo de tribulação, dores, tristezas, desalentos, indignação, perplexidade... Mas não pode ser diferente.

O cristão que acha que está tudo bem, que o mundo é assim mesmo, que devemos fazer de conta que não está acontecendo nada de errado, que basta frequentar nossa igreja aos domingos e de resto tudo o mais não importa... Está equivocado.

Jesus nos ensina que aquele que agrada ao mundo desagrada a Deus.

Temos que acordar para a realidade, temos que ser proativos como obreiros do rei dos reis. Temos que ser mais firmes nas coisas de nosso PAI ETERNO. Não podemos nos deixar abater ou desanimar.

Quem tem um chamado de Jesus Cristo em sua vida, que seja fiel e cumpra com o que o Senhor espera que seja feito.

Eu tenho consciência do meu chamado e tenho sido um divulgador do evangelho de Cristo, independente das tempestades que se abatem sobre minha existência.

Como tem sido seu desempenho diante de seu chamado?


SEJA UM VASO DE HONRA, MAS DE BARRO, NA CASA DO SENHOR.


JESUS BREVE VIRÁ. OLHAI, VIGIAI E ORAI.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2018outubro,04



Para efeito de registro,
Hoje, 4 de outubro de 2018, minha filha mais nova, Ana Carolina, está completando 14 anos de idade. Que Deus continue a abençoá-la, cada dia mais.  Amém.





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?