OUVINDO JOÃO





O apóstolo João nos traz importantes ensinamentos em sua PRIMEIRA EPÍSTOLA UNIVERSAL. 

Ele aborda diversos itens que são cruciais para a vida do cristão que anda conforme a vontade de Deus.

Estes ensinamentos foram destinados à Igreja Primitiva de Cristo, mas se encaixa em nosso presente século como se tivesse sido escrita há apenas alguns minutos atrás.

Vamos ouvir o que nos ensina o apóstolo do amor, e vamos buscar seguir estes  seus  conselhos e orientações a fim de sermos ainda mais unidos com a trindade de Deus, no nome  santo de Jesus Cristo.  


VENCER O MUNDO

1 João 5:1 - Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
1 João 5:2 - Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
1 João 5:3 - Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:4 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
1 João 5:5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

João nos orienta dizendo que quem crê ser Jesus Cristo o Filho Unigênito de Deus, este ama ao Criador, o Pai Eterno, YHWH.

Afirma também que para realmente amar a Deus é necessário ser obediente, é necessário fazer a vontade de Deus, estar priorizando a vontade de Deus e renunciando ao próprio EU. Fala-nos então do valor da renúncia, a qual deve ser um hábito na vida de todo cristão.



A vontade de Deus deve ser soberana. 

Como fazer a vontade de Deus ser prioritária em nossa vida?

Orar. Orar e pedir que Jesus Cristo esteja nos dando a direção em todos nossos empreendimentos, em nosso trabalho para a obra de Deus, em nossas decisões rotineiras.

Deus nos dará livramento de situações adversas e nos dará a direção certa para sermos em tudo vencedores.

Assim, devemos colocar Jesus à nossa frente e seguir suas passadas.

Amém.

Esta é a fórmula para vencer a concupiscência do mundo e a ação destruidora do diabo em nossa existência: Ter fé em Jesus Cristo.

Ser convertido e aceitar Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador de nossa alma.

1 João 5:5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A fé em Jesus Cristo nos faz invulneráveis ao mal, nos capacita a vencer o mundo e alcançar o sobrenatural de Deus. 

Nos leva para os braços do Pai Eterno, nos garante entrada e moradia na Nova Jerusalém.

Aleluia!



ESPÍRITO DE VERDADE

1 João 5:6 - Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

Jesus, ao ser arrebatado ao céu, prometeu enviar lá do reino dos céus o Espírito Consolador, o Espírito da Verdade, o ESPÍRITO SANTO.

Disse que este testificaria dele, ensinaria, consolaria e guiaria a todos os que se convertessem ao nome de Jesus Cristo, que este batizaria todos os que se batizassem nas águas e realmente se convertessem de corpo alma e coração ao Salvador.

Assim realmente tem sido, desde a manifestação do ESPÍRITO SANTO no templo em Jerusalém, no dia de pentecostes, conforme está registrado no livro de Atos dos Apóstolos.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. ( Atos 2:1-4).

Desde então, o Espírito Santo tem sido a presença do Deus vivo nesse mundo.

O Espírito Santo nos convence do pecado e nos exorta a nos concertarmos com nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

Amém.

A pergunta importante é:

Você foi batizado pelo Espírito Santo?

Se ainda não foi, ore mais, jejue mais, e peça que o Espírito Santo tenha misericórdia e toque em sua vida. Peça que Jesus permita que você seja batizado no Espírito Santo.

É indispensável ao cristão obter esse batismo, sem o qual estará impedido de entrar no reino de Deus.

Glórias a Deus!



VIDA ETERNA

1 João 5:7 - Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
1 João 5:9 - Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
1 João 5:10 - Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
1 João 5:11 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
1 João 5:12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Deus é Pai/Filho/Espírito Santo. Três personalidades, um só Deus.

Deus é um. Nós o chamamos de Jesus Cristo, porque Ele veio até este mundo e nasceu como ser humano, gerado no ventre de uma mulher.

E nos ensinou que ninguém alcançará a ressureição e a vida eterna senão através dele, Jesus Cristo.

“Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao PAI senão por mim”.

Nos diz ainda,

“Quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem não crê já está condenado”.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:17-19)

Quem não ama Jesus Cristo estará condenado à segunda morte, a morte da alma. 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Quem se recusa a se converter a Jesus Cristo estará rejeitando essa oportunidade que Deus nos deu. 

Estará virando as costas para Deus, e abraçando as trevas.

Jesus Cristo é o único que tem Palavras de Salvação e vida eterna.

Não existe outro caminho, nem desvio, nem atalho. Só Jesus Cristo.

Amém.

 Já aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador?

Ainda não?

Faça-o agora, daqui a um minuto pode ser tarde demais.


TESTEMUNHO DE JOÃO

1 João 5:13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.

No versículo 13 o apostolo João diz que escreveu estas coisas sobre Jesus, sobre salvação, sobre vida eterna, para que todos saibam delas e tenham a vida eterna, desde que creiam no nome de Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus.

Porquê ele disse isso?

Porque João foi testemunha viva e participante de tudo o que fez Jesus. Ele estava juntinho de nosso eterno mestre e salvador.

Jesus ia para Cafarnaum, João ia junto. Jesus ia ao templo em Jerusalém, João ia junto. Jesus ia para o monte orar, João ia junto. Jesus subia num barco para falar com a multidão, João subia junto.

Jesus foi crucificado, João era o único de seus apóstolos que estava ao pé da cruz até quando o Salvador morreu.

João tem então toda credibilidade para nos testemunhar sobre Jesus. Ele não ouviu falar que Jesus fazia isso e aquilo. 

Ele viu com seus próprios olhos tudo acontecer. Ouviu com seus ouvidos todas as pregações e admoestações do Senhor.

Aleluia!

Este é o João que nos dá o testemunho contido nessa carta a todas as igrejas e a todos os cristãos.

Seu testemunho é certo e real.

Aleluia.


PEDI E RECEBEREIS

1 João 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 João 5:15 - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

Entendemos aqui que João era de uma espiritualidade tão elevada que não imaginava alguém elevar a Deus um pedido que fosse contrário à vontade de Deus sobre a vida daquele que fez a petição. 

Ou seja, sendo um homem com o coração cheio do amor de Cristo, enxergava os cristãos como sendo como ele. 

Claro está que alguém com o coração e a alma cheia da unção do Espírito Santo pedirá coisas que agradam a Deus, e será realmente atendido em tudo.

Mas, o mundo e as pessoas não são assim, existe muita mesquinharia e muita inveja, muita ambição e cobiça.

Posso pedir que Jesus Cristo me dê um carro novo?

Claro que pode. Pode pedir tudo o que quiser.

Porém,

Nem tudo o que se pede se alcança, existe a questão da fé inabalável e também a questão onde sabemos que Jesus não dá ao seu filho algo que vá afastá-lo do caminho estreito da salvação e vida eterna.

Quem pede sem ter fé nunca será atendido.

Quem pede, mesmo com muita fé algo que vai ser motivo de tropeço ou apostasia, também não receberá.

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.(Tiago 4:3,4).

Tiago, o apóstolo e irmão de Jesus Cristo, nos diz ainda que muitos pedem e não recebem porque não sabem pedir.

Pedem coisas que causam a ira em Deus Pai.

Lembremos que ao ser tentado no deserto Jesus diz ao diabo,
“Também está escrito, não tentarás o SENHOR teu Deus”.

Tem pedidos que não agradam ao nosso Deus, então, se pedir algo e não for atendido, não murmure, apenas louve e adore ao nosso Jesus Cristo em Espírito e em Verdade, pois o mais importante é alcançar a salvação de nossa alma.

Aleluia!



PECADOS E INTERCESSÃO


1 João 5:16 - Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
1 João 5:17 - Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
1 João 5:18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.


Temos aqui uma pérola de sabedoria que nos é dada pelo apóstolo do amor, João: Nem todo pecado é igual.

Está enganado quem diz que todo pecado é igual.

Para Deus existem pecados que são para a morte.

Jesus cita que o pecado contra o ESPÍRITO SANTO, este será pecado de morte, pois não será perdoado.

Quais seriam os outros?

Paulo cita alguns que impedem o pecador de entrar no reino dos céus:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
(1 Coríntios 6:9-12).

Não está especificado que estes sejam pecados de morte, mas estes pecados impedem que a alma seja salva, portanto irá para a segunda morte.

Lembrem-se que toda iniquidade é pecado.

Iniquidade: ação ou coisa contrária à moral e à religião.

Devemos aprender que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam”, e que “todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar (ser escravizado, ser dependente) por nenhuma”.

O cristão deve ser vigilante e estar sempre em oração, não dando brecha para o pecado nem para a ação do inimigo.

Estar com olhos postos no alvo que é Jesus Cristo. Viver sendo reflexo de Cristo, sendo luz para o mundo.

Quanto à oração, João nos diz que não devemos orar em favor daquele que pecou pecado de morte.

Isso é correto?

Lembremos que Saul foi rei em Israel, tornou-se abominação para Deus, pecou pecados de morte (desobediência constante a Deus), Samuel que era o sacerdote e juiz da época orava e intercedia em favor de Saul.

Deus, o próprio YHWH, deu bronca em Samuel, ordenando que parasse de orar em favor de alguém que já estava rejeitado por Ele.

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.(1 Samuel 16:1).

Portanto, lembre-se que existem pecados que conduzem aquele que os comete à morte da alma.

Vigie, fuja da iniquidade e  do pecado.

Olhai, vigiai e orai.


O MUNDO JAZ NO MALIGNO

1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

João reafirma aqui o que Jesus já nos ensinou: O mundo jaz no maligno.
Então, por isso é que nos diz as escrituras,

Quem quer agradar ao mundo desagrada a Deus.

Quem vive de acordo com as regras do mundo, fazendo “como todo mundo faz”, se distancia de Deus e se alia ao diabo e suas hostes infernais!

Ser cristão é dizer não ao vício, à intolerância, à discórdia, à ostentação, à soberba, à mesquinhez, à homossexualidade, às leis do homem que contrariam as leis de Deus, à idolatria, à violência, à luxúria...

Ser obediente a Jesus Cristo, imitar seu caráter, seguir suas ordenanças...

Trilhar o caminho estreito, esse é o segredo para alcançar a promessa de ressurreição e vida eterna.

Aleluia!

CONCLUINDO


JESUS BREVE VOLTARÁ

1 João 5:20 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Jesus o disse, e João reafirma que Jesus voltará.

Tenha isso em mente, pode ser agora, ou daqui a um segundo, ou daqui  a um milênio... Mas no tempo de Deus Jesus voltará, e então acontecerá o arrebatamento da igreja lavada e remida no sangue do Cordeiro.

Quando isso acontecer, aquele que for deixado para trás sofrerá a grande tribulação e viverá os horrores do fim dos tempos descritos no livro de Apocalipse,

E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e hás de ser, porque julgaste estas coisas.
Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.
E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.(Apocalipse 16:1-9).

Fique firme com Jesus Cristo, fique envolvido na unção do Espírito Santo e garanta seu lugar ao lado do Salvador ao soar das trombetas do arrebatamento.
Esteja pronto para encontrar com Jesus Cristo, não deixe pendências nem brechas onde sua salvação possa se perder.

Jesus é a verdade e a vida. Jesus é o caminho para o reino dos céus, para a vida eterna.

Amém.



REJEITAR A IDOLATRIA

1 João 5:21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

Como não poderia deixar de ser, João termina sua primeira epístola universal lembrando aos cristãos que não deixem de rejeitar a idolatria. “Guardai-vos dos ídolos”, nos diz ele.

Ídolo é tudo o que o homem coloca entre ele e a adoração a Deus.
Ídolo pode ser uma imagem pintada, uma foto, uma escultura de gesso ou pedra...

Também  pode ser um anjo, um cantor, um ator...

Qualquer criatura que você venere ou adore é um ídolo, é idolatria para Deus, é abominação e

Motivo de maldição sobre a vida de quem comete tal pecado.

Imagine então  quem persiste na idolatria pela vida inteira, quanta maldição atrairá sobre a própria alma.

Então, “Guardai-vos da idolatria”.  “Guardai-vos da iniquidade”.


Provérbios 10:22 - A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.

O que o ser humano consegue conquistar perante as bênçãos de Deus o fará próspero e perdurará.

Porque a bênção de Deus é que verdadeiramente enriquece.

E não traz consigo dores.

Aleluia.

Paz de Cristo.

Missionário Virtual Geraldo de Deus           2018outubro,11




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?