Dizei uma só palavra












Mateus 8:12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.


Povo escolhido por Jesus,


Meditemos na Palavra do Evangelho de Cristo, onde por sua misericórdia nosso eterno mestre fez curas impossíveis aos olhos humanos, as quais estão registradas e mudaram a vida daquelas pessoas que tiveram o maravilhoso encontro com o Salvador. Vamos ainda, ouvir ensinamentos que o apóstolo Tiago nos legou.

Mateus, o apóstolo, nos relata que voltando Jesus do Monte e chegando em Cafarnaum veio-lhe ao encontro um certo centurião romano, portanto, estrangeiro e idólatra, mas conforme está registrado no evangelho de Lucas no cap.7, pessoa conceituada entre os anciãos judeus que afirmaram ter este centurião lhes edificado a sinagoga local, o qual fez a Ele importante petição.

Mateus 8:5 - E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
Mateus 8:6 - E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.

Em Lucas, no cap.7, o relato é um pouco diferente, mas sabendo que Lucas foi como que um narrador que se baseou no que lhe contaram, vamos ficar com a descrição de Mateus, que vivenciou tudo o que aconteceu com Jesus, por ter tido a honra de estar ao lado dele durante seu ministério de três anos e meio. (Sem desmerecer Lucas, que nos legou um registro histórico muito correto, inclusive tendo escrito também o livro dos Atos dos Apóstolos e ter acompanhado Paulo em suas andanças pela Ásia Menor).

O Centurião, mui respeitosamente tratava Jesus como “Senhor” e clamou a Ele em favor de seu servo enfermo, paralítico e “violentamente atormentado”, o que nos leva a crer que devia estar endemoninhado.

Jesus então lhe diz que irá com ele até sua casa onde está o enfermo, mas numa demonstração inigualável de fé, o romano lhe diz que não era digno de recebê-lo em sua casa, que bastaria ao Messias dar ordem aos seus anjos e o milagre aconteceria –(...mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.).

Temos neste trecho uma rara demonstração de humildade, alguém reconhecer não ser digno de receber em sua casa ao Deus vivo.

Mesmo hoje, entre os cristãos, tem muitos que estão atolados no pecado, na prostituição, na idolatria, na concupiscência da carne, e mesmo assim se colocam em oração na qual fazem pedidos, na qual exigem que Jesus lhes responda e realize seus sonhos e desejos.

Muitos são os que estando impuros, estando contaminados pela concupiscência, estando mergulhados no pecado, se apresentam em suas igrejas durante os cultos de santa ceia e comungam com os irmãos, como se fossem dignos de receber o pão vivo.






Saber quando se está em situação irregular com nosso Jesus Cristo, não sendo merecedor de estar em sua presença a não ser que se  arrependa e confesse a Ele aquilo em que se transgride, é demonstração de bom senso e humildade do servo fiel.

Mateus 8:7 - E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
Mateus 8:8 - E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

...”Não sou digno de recebê-lo sob o meu telhado”... – Ou, não sou digno de estar na presença do Espírito Santo.

Por isso é que devemos estar sempre atentos, vigilantes, em oração e conversão ao nosso eterno mestre e Salvador.

Não adianta estar em erro, ignorar, bater no peito e dizer “Eu posso, eu sou mais amado por Deus”, ou “Eu tenho crédito com Jesus, tanto já fiz na obra do reino dos céus”.

Como nos diz a Palavra, para Deus é SIM SIM, NÃO NÃO. Não tem meio termo e a todos o Senhor ama na mesma medida. Não se iluda que é o queridinho de Deus. O castigo vem a cavalo...

Somos salvos pela fé em Jesus, mas a cada um Deus dará o galardão, segundo as obras realizadas ou segundo a omissão que se tenha optado por trilhar.

Existem dois caminhos, o largo da perdição e morte, aquele que “todo mundo faz desse jeito, então eu também vou fazer igual”, o que traga multidões. O caminho que o mundo ensina e recomenda, o caminho da ciência humana, o caminho sem Deus.

O outro é o caminho estreito, aquele que Jesus nos aponta como sendo o que leva até a porta estreita da Salvação, a porta estreita que nos permitirá entrar no reino dos céus.

A opção é individual e significará vida eterna ou morte eterna.

Por outro lado, encontramos no centurião romano a fé de quem sabe que só existe um Deus, somente um que tem o controle de todas as coisas, somente um que manipula as coisas naturais e sobrenaturais com a mesma facilidade.

Mateus 8:9 - Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
Mateus 8:10 - E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

A fé de quem sabe que Jesus Cristo é o caminho e a verdade e a vida, o único que nos pode levar até a presença do Pai Eterno.

O único que foi feito sumo sacerdote eterno, aquele que levou sobre si nossas dores e pecados.

A fé de quem tem a certeza que Jesus Cristo tem em si todo o poder, virtude, e glória, e que Ele e o Pai Eterno são um só Deus.


Diante de tal testemunho de humildade e fé, Jesus Cristo, ali em Cafarnaum, a cidade costeira onde habitava, deu seu parecer, dizendo que nem em Israel ele encontrara fé igual.

Disse mais nosso amado Jesus Cristo, antevendo os séculos vindouros, quando os gentios seriam a esmagadora maioria dos cristãos, que muitos viriam do oriente e do ocidente (estrangeiros), os quais, sob sua égide, alcançariam a ressurreição e a vida eterna no reino dos céus.

Mateus 8:11 - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

Profetizou, ainda, que aqueles que se diziam filhos do reino por serem descendentes de Abraão, mas que não deram ouvidos ao evangelho e ignoraram a Nova Aliança do Sangue do Cordeiro, serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes.

Mateus 8:12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Esta passagem bíblica nos ensina que não é pelo sangue, ou pela nacionalidade, mas pela fé que somos salvos. Pela fé que somos atendidos por Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador.

Jesus ficou impactado pela demonstração de humildade, fé e firmeza de caráter daquele  idólatra romano, ao qual atendeu prontamente,

Mateus 8:13 - Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

O milagre aconteceu, o criado do centurião obteve cura milagrosa, graças à misericórdia de Jesus Cristo.

Quando apresentar suas petições diante de Deus, no nome de Jesus Cristo, seja humilde, seja firme na fé e sincero em seus pensamentos e palavras. Deus sonda os corações. As palavras são importantes, mas se não estiverem em sintonia com o coração de quem fala, se não forem sinceras, cairão por terra, não alcançarão os ouvidos do nosso Salvador.

Quer alcançar o sobrenatural de Deus, tendo suas petições atendidas?
Viva em harmonia, comunhão, fidelidade e obediência sincera ao nosso Jesus Cristo, o eterno mestre e Salvador.

Mateus 7:7 - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Jesus nos garante, peça e lhe será dado. Busque e encontrarás. Bata e lhe será aberto.

Peça e Jesus atenderá, mas tem que haver sinceridade e obediência em quem pede., pois nos diz a Palavra, no livro de Tiago, apóstolo e irmão, também filho de Maria, de Jesus,

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
Tiago 1:23 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Tiago 1:24 - Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Tiago 1:25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Nos exorta Tiago, “sede cumpridores da PALAVRA, e não somente ouvintes”.

É preciso ouvir as palavras do evangelho, é preciso ler a bíblia, mas também é necessário obedecer as ordenanças de Cristo, sendo cumpridor do que Ele nos ordena.

Nos diz Jesus, “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e estas demais coisas vos serão acrescentadas”. Se lemos isto no evangelho e ficamos buscando primeiro as coisas do mundo e não temos tempo para cultuar a Deus, somos ouvintes, mas não cumpridores.  Estamos em falta com nosso Jesus Cristo.

Se Jesus nos diz,
“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim”, e ficamos buscando ideologias ou doutrinas estranhas, estamos fora da promessa de salvação eterna.

Temos que ser ouvintes, guardar a Palavra no coração, e cumprir tudo o que o Senhor nos ordena, principalmente no que se refere a  “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Não é fácil amar a Deus sobre tudo o mais, sobre nossos filhos, nosso cônjuge, nossos bens materiais, nossas riquezas, mas tem que ser assim. Primeiro Deus, depois o resto.

Mais difícil ainda é amar ao próximo como a nós mesmos, pois o ser humano é de difícil convivência, é imprevisível e muitas vezes dissimulado. Fala algo, mas pensa e faz exatamente o contrário do que prometeu fazer.

Contudo, é ordem de nosso Salvador, então nos esforcemos por amar a Deus sobre tudo o mais, e amar ao próximo como a nós mesmos.

Então, para completar a exortação, Tiago diz que o cristão tem que saber refrear sua língua, algo que é de vital importância para o homem ou a mulher de Deus.


Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

Se alguém se acha ser um cristão salvo, mas não refreia sua língua, está enganando seu próprio coração, e sua fé é vã. Fé vazia, sem valor para Deus.

Refrear a língua significa não dar falso testemunho, não ficar falando da vida dos outros, não dizer palavra que muitas vezes ferem mais que um punhal afiado. Ser sábio e comedido no falar. Ouvir mais e falar menos.

As questões que acontecerem entre irmãos na fé, que sejam colocadas aos pés de Jesus para que Este dê a solução. Ou, que se tente o diálogo como pessoas sensatas e não se faça tempestade em copo d’água.

Essa é a exortação que nos deixou Tiago. Que o Espírito Santo possa nos falar mais e melhor, a todo momento, nos orientando e guiando pelas veredas da justiça de nosso Deus.


CONCLUINDO

Tiago 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Então, o apóstolo nos fala algo muito importante, fazer a obra de Deus, ter amor no coração, ter solidariedade e obrar em favor dos menos favorecidos.

Ele nos diz que agrada a Deus que “visitemos os órfãos e as viúvas nas suas tribulações”, ou seja, que sejamos ajudadores de quem está necessitado, de quem não tem a quem recorrer.

Por isso é errado a igreja se fechar em si mesma e não fazer obras de caridade para com as famílias menos favorecidas e para com quem está abandonado pela sociedade, como os alcoólatras e os drogados. Como não dar assistência a mendigos e sem tetos.

Claro que a igreja não pode resolver o problema de todo mundo, mas deve ter algum tipo de trabalho social e evangelização, para que não seja uma organização elitista e seletiva.

Jesus nos ordena: Ide e pregai o evangelho.

Então, aliemos a evangelização e a caridade para com os menos favorecidos, e grande será o galardão que Jesus nos dará no reino dos céus.

...”E guardar-se da corrupção do mundo”.

Eis a recomendação que as pessoas estão deixando de lado. Eis a ordenança que aqueles que se dizem cristãos e se inserem em seitas mundanas ou demoníacas estão esquecendo de obedecer.

Guarde-se da corrupção do mundo. Seja fiel a Cristo, seja fiel e obediente ao evangelho.


Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

Guarde esta recomendação em seu coração, e seja cumpridor.

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2018setembro,11

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?