Legal, mas não edificante.



1 Coríntios 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 
1 Coríntios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Povo cristão e leitores em geral,

Aceitar Jesus, se converter a Jesus, renascer das águas como nova criatura, trilhar uma vida cristã diferente de quem ainda está preso à concupiscência do mundo, ser realmente sal da terra e luz do mundo, eis o grande desafio de quem quer alcançar a salvação de sua alma.
Sabemos que os caminhos que levam o pecador até os pés de Jesus são dois: o amor e a dor.
Tem ainda casos em que é necessário haver a dor e o despertar do amor afim de submeter o pecador ao poder de Jesus Cristo.
Sabemos ainda que "muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos"; 
Jesus nos chama a todos, seu convite é amplo e irrestrito, sem acepção de pessoas:
Mateus 11:28  - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 
Ele chama a si não eu ou você, mas TODOS!
Então, muitos são os chamados.
Contudo, abraçar o evangelho e viver em conformidade com as ordenanças de Cristo não é fácil; demanda persistência, humildade, renúncia, humilhação, amor a Deus, amor ao próximo... Saber perdoar, saber rejeitar tudo o que não agrada a Deus.
Temos em Saulo de Tarso um exemplo de quem tinha poder, tinha riqueza, tinha prestígio entre os governantes de Israel, tinha instrução do mais alto nível (foi educado pelo famoso Gamaliel), era temido pelo povo... E quando se converteu a Cristo renunciou a tudo isso, foi humilhado pelos cristãos que não acreditavam em sua conversão, foi perseguido por judeus, gregos e romanos... Foi preso, foi surrado em praça pública e em cárceres privados... 
Mas Saulo se agarrou em Jesus Cristo, fez a obra de Deus obedecendo ao Espírito Santo, fundou igrejas,  evangelizou, discipulou dirigentes, orientou e apascentou as ovelhas, enfrentou poderosos, nos deixou por escrito como se deve agir para agradar a Deus (as Epístolas), viajou por várias nações levando o evangelho de Cristo sem desanimar. E ainda nos ensina "combati o bom combate".
Que glória. Será que poderemos dizer um dia que também combatemos o bom combate em favor da igreja de Cristo?
Todo cristão em momentos de dúvida quanto ao que é correto e o que é incorreto para quem segue a Jesus deve se reportar a Paulo (Saulo de Tarso), pois ele teve muitos momentos de fraqueza e de desorientação enquanto homem, mas sempre foi socorrido e orientado pelo Espírito Santo. E ele registrou estes momentos em suas epístolas, sabendo que tais ensinamentos não eram só para ele, mas serviriam para os seguidores de Cristo, tanto de sua época como para as posteriores.
Assim temos em 1 Coríntios 6:12 um ensinamento valiosíssimo: Nem tudo o que é dentro da lei ou dos costumes em geral serve para o seguidor de Cristo, a saber
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 
 Nem tudo o que é lícito convém ao cristão.
Ainda, mesmo que seja lícito, não me escravizarei a ela, não me deixarei dominar por nada que seja deste mundo.
Assim deve pensar e agir o cristão.
Ideologia anticristã, filosofia do engano.

Tudo o que o mundo acha normal, aceitável e até prazeiroso, como  fumar tabaco, usar certas drogas, ingerir álcool, promiscuidade sexual, falar palavrões e usar expressões de baixo calão, soberba, contendas, ambição desmedida... nada disso serve ao que segue Jesus Cristo, pois são coisas que dominam o ser humano e são contrárias à vontade de Deus.
Todas as coisas que as pessoas usam buscando achar prazer, alegria ou felicidade e realização, nós cristãos temos em nosso coração, trazidas pelo Espírito Santo, que nos ensina que esse sentimento de júbilo nasce de dentro para fora e não de fora para dentro.
Todo o sentimento de prazer e conforto trazido pela presença de Deus em nossa vida é duradouro, já o prazer induzido pelo álcool, droga, etc, esse tem curta duração e ainda causa depressão nos usuários que se abstêm deles.
Por isso Paulo nos diz adiante:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23.
Nem tudo o que é legal, ou lícito, é edificante.
As leis dos homens devem ser seguidas pelo cristão, desde que não contrariem a lei de Deus.
Lembrem-se de Daniel, que foi jogado na cova dos leões por não aceitar uma lei do rei a quem ele servia como homem de confiança.
Lembrem-se dos três companheiros de Daniel, que foram jogados na fornalha de fogo ardente para serem queimados vivos, por não obedecerem ao decreto do rei que ordenava se encurvarem e adorarem a imagem deste.
(E ainda hoje tantos são os que se encurvam diante de imagens católicas, espíritas e demoníacas sem serem ameaçados, mas por crerem que essas coisas são deuses).
Deus nos ensina em sua Palavra:
1 João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 
As imagens, as esculturas, os demônios, as pessoas, os animais, tudo isso são coisas do mundo e, portanto, não devemos adorá-las.
Temos que buscar primeiro as coisas do reino dos céus, temos que estar na  presença de Deus, no nome de JESUS CRISTO, todo o tempo, para não sairmos da estrada estreita, para não sermos enganados por falsas doutrinas ou por falsos profetas.
CONCLUINDO
O cristão não tem que seguir as modas e os modernismos do mundo de forma alguma. Deus é o mesmo hoje, como foi no passado, e como será no futuro. Deus é imutável e eterno.
Também a Palavra de Deus não muda, ela continua a mesma desde que foi revelada ao ser humano no passado.
Existem muitas informações que buscam desorientar e desencaminhar o cristão de sua fé, de seu ministério, de sua igreja. Não se deixem confundir, nosso alvo é JESUS CRISTO e nosso manual de vida é a bíblia sagrada, e, principalmente, o ESPÍRITO SANTO que em nós habita e age.
Servimos a um Deus vivo e atuante, bem presente conosco. Servimos a JESUS CRISTO!
Romanos 9:33  - Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido. 
Assim, não seremos confundidos se ficarmos firmes e agarrados em Jesus Cristo, como fez Saulo de Tarso (PAULO).
O resto, todo o resto, são picuinhas.
HAVERÁ O DIA DO JUÍZO, O DIA DA IRA DO CORDEIRO, E ENTÃO HAVERÁ O JULGAMENTO FINAL.
Quem segue Jesus Cristo não se perde, pois Ele é a luz do mundo, Ele é vida e renovo de vida. Amém.
João 8:12 - Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 
Cabe a Jesus julgar os pecadores, entre os quais eu e você, não nos cabe julgarmos a nós mesmos nem ao próximo. Então, não vamos ficar brigando entre nós cristãos, e assim dando munição ao inimigo de Deus. Vamos viver em paz e harmonia, com respeito e com temperança, com sobriedade.
A igreja de Cristo deve ser edificada, tanto pelo trigo quanto ao joio.
Cabe a Jesus avaliar e julgar, bem como dar a cada um o galardão, conforme a obra que executou.
Amém
Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em vossos corações.

Missionário Virtual Geraldo de Deus         2017outubro,14
Em tempo: Vamos orar e interceder em favor do mundo e de nosso país, de nossa igreja, de nossos irmãos em Cristo e, principalmente, pelos pecadores que ainda não aceitaram o Messias.
Orai, em todo o tempo  orai.





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?