O PODER DE DEUS E A VIRTUDE DE QUEM SEGUE DEUS



1 João 3:1 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 


Amados,

Nosso Deus é o Senhor dos Exércitos.

O Senhor dos exércitos celestiais, aquele que age no sobrenatural e nunca perdeu uma guerra. 

Você que é cristão, não pense que isso é por acaso. Jesus já nos disse que só quem o conhece é porque assim o quis nosso Pai Altíssimo YHWH.

  Lucas 10:22 - Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Só conhece Jesus aquele a quem o Filho o quiser revelar, pois somente Deus o conhece por inteiro. Como tudo foi entregue a Jesus pelo Pai Eterno, então, nosso salvador resolveu se fazer conhecer a você e o chamou para si. 
Isso é motivo de grande alegria, pois ser um dos escolhidos é o início da possibilidade de se alcançar a promessa da salvação eterna, é o início da possibilidade de uma vida sem fim, eterna, junto ao nosso eterno mestre.
Aleluia!
Jesus já fez sua parte, nos estendeu o reino dos céus, abriu o reino de Deus para todos os povos. E nos deixou seu evangelho, o qual é nosso manual de vida e conduta.
Nos ensina o Senhor: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". 
Qual verdade? Com certeza não é a verdade do mundo, pois o Senhor nos ensina que a sabedoria do mundo é loucura para Deus, e que não devemos nos conformar com as coisas deste mundo.
Ensina-nos também,
Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

Lembre-se sempre deste ensinamento, que é algo fundamental à nossa existência ou nossa perdição: Sempre colocar nosso Jesus Cristo diante de cada decisão ou de cada empreendimento que tenhamos que fazer. 
Muitas vezes algo que nos parece uma conquista, num futuro próximo se revela algo trágico, destrutivo, doloroso, traumático, até mortal.

Se nos achamos autossuficientes, capazes de moldar nossa vida e nosso futuro com a força de nosso braço, com o poder e conhecimento de nossa mente limitada, Deus não vai estar presente no negócio, na empreitada. Ele nos dá corda, nos permite avançar, para que venhamos a adquirir o "temor de Deus", que não é senão a certeza de que em tudo somos dependentes de nosso Deus, que somos fracos, falhos, imperfeitos. Mas que nosso Deus é tudo, é perfeito, é ONIPOTENTE.

Por outro lado, pelas sagradas escrituras aprendemos que devemos colocar nossos empreendimentos, nossas dificuldades, nossos medos... Nossos sonhos..., Nas mãos daquele que tudo pode, daquele que é o SENHOR DOS EXÉRCITOS, no nome de JESUS CRISTO.
Salmos 37:5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

Diz mais o Senhor, diz que não devemos entregar nossos fardos a Ele e ficar remoendo ou se preocupando, mas tão somente descansar em nosso Criador, na certeza que Ele tudo realizará.

Salmos 37:7  Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

...Descansa no Senhor. E espera nele!

Se colocou sua causa nas mãos de nosso Deus, então confia nele e espere que tudo se cumpra. Deus cuida de cada um de seus filhos, a ninguém despede de mãos vazias.

2 Reis 6:17 - E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 

Nunca se esqueça, nosso Deus é o Senhor dos Exércitos.

Quantas vezes você se deixa desesperar, hesita na fé, fica cismando que Deus não vai realizar aquilo que prometeu, ou aquilo que você pediu.
Quantas vezes você se acha indigno das promessas de Cristo, sentindo-se um pecador sem cura. Você se sente tão pequeno, tão sem valor, tão sem importância que em sua mente vem o pensamento "Não mereço que Deus olhe para mim, Não mereço que Deus me perdoe novamente, pois só sei pecar e pecar e pecar. Sou desagradável a Deus, sou uma vergonha, sou menos que um verme, talvez o piolho do verme"...

Mas, Jesus Cristo vem nos dizer que Ele tem fé em mim e em você.
Que se Ele nos chamou para si, é porquê vê potencial em cada um de nós e acredita que somos capazes de alcançar a salvação e o reino de Deus.
Quando um dos apóstolos disse para Jesus, achando que não havia como o ser humano alcançar a salvação da própria alma, - "Então, quem poderá se salvar?" - ouviu de Jesus a seguinte resposta: "O que para o homem é impossível, a Deus é possível. Nada é impossível para Deus"!

Creia, NINGUÉM PODE SALVAR-SE POR SI MESMO.

A salvação dos seres humanos é obra do ESPÍRITO SANTO.

Cabe a quem quer alcançar a salvação:
Aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, se batizar nas águas, alcançar o batismo no Espírito Santo, Conhecer e  meditar na PALAVRA DE DEUS, obedecer e ser fiel
às ordenanças de Cristo, viver em comunhão com o Espírito Santo e a este ouvir e obedecer sem questionar. Persistir na renúncia e em trilhar a estrada estreita que leva até o reino dos céus.

A Salvação do cristão se inicia com o chamado de Jesus e tem continuidade com a ação do Espírito Santo sobre a vida de cada um dos convertidos.

Filipenses 1:6 - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; 


Aleluia!


É necessário ao cristão, ainda, se tornar humilde. Não se pode ser soberbo e autossuficiente e se dizer cristão. Estou aqui tocando novamente na tecla da pessoa que se acha autossuficiente porque está intrinsecamente ligado ao caráter daquele que é soberbo se achar o tal, se achar o melhor, ou no mínimo desprezar todo o resto da humanidade. Ele é o tal, o resto é resto.
Jesus não aprova tal forma de comportamento ou pensamento.

Lucas 11:14 - Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. 


Quem se acha "o tal", quem se acha melhor que seus iguais, será por Deus humilhado. E tal humilhação não tem o fito de destruir a pessoa, mas sim engrandecê-la.
Jesus nos ensina que muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos. E saiba, ninguém que se glorie em si mesmo será salvo.

Como pode alguém que se acha o maioral "Amar a Deus sobre todas as coisas, e à sua justiça "... 
Se a soberba ocupar o coração do homem, onde haverá ali lugar para habitar o Espírito Santo? Quem pode se salvar se não for templo vivo de Deus?


O Senhor vem nos falar em Cura.
Jesus Cura, liberta, transforma, capacita, leva para o reino de Deus!
Jesus cura, e agora mesmo Ele quer trazer cura para mim e para você.

Nos lembra de Naamã. Ele era muito considerado pelo seu rei, era temido e obedecido por todos os comandantes do poderoso exército de seu país. Ele foi até Israel e venceu aquele povo, levou cativos, se fez vencedor sobre o povo de Deus.

Vestia uma armadura de guerreiro poderoso. Sua figura e sua presença causavam medo em todos que o viam.

Todos o temiam, todos o obedeciam.

Mas, Deus provou para Naamã que diante de seu poder ele não era mais que um nada, um zero.

Vestido em sua armadura e comandando seus guerreiros, ele era o todo poderoso, entretanto, em sua casa, ao despir aquela vestimenta temível, se revelava um coitado, um homem condenado, um doente de doença incurável para a época: um leproso.

2 Reis 5:1 - E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 

Naamã tinha o poder de vida e morte sobre qualquer pessoa que o cercasse. Bastava uma ordem sua e qualquer vida era ceifada. 
Mas para seu desespero próprio, estava condenado e não tinha como salvar sua própria vida, estava apodrecendo rapidamente, não teria como aproveitar o poder que tinha por muito tempo, nem ser um esposo e pai para sua família.
Era poderoso para o mundo, mas não tinha como salvar-se a si mesmo.

MEDITANDO  E ATENTANDO NA REVELAÇÃO DE  NOSSO SALVADOR

Aqui temos um paralelo que pode ilustrar a situação de todo ser humano. Todos estamos condenados à morte, não temos o poder de salvar-nos a nós mesmos. 
Nos diz nosso Jesus Cristo que somos todos leprosos, de uma forma ou de outra temos em nós alguma lepra, (doença incurável, seja na carne, na mente ou na alma), a qual vai nos destruindo dia após dia, fazendo com que nos sintamos miseráveis e sem esperança.
A lepra leva o doente incurável a desejar a morte, para se livrar o sofrimento que o acomete. Assim muitas vezes acontece com o pecador que não tem em Jesus o seu justificador e Salvador.

Nos diz Jesus que todos nós temos em nós mesmos alguma lepra, ou seja, aquele pecado do qual não conseguimos nos livrar, que vai corroendo nossa fé, vai destruindo nossa comunhão com nosso Deus e pode fazer o pecador desistir de sua fé e preferir manter distância do Salvador. A vergonha, o sentimento de comiseração, o sentimento de impotência, de entender que não se pode vencer aquela fraqueza.
A pessoa sabe que está em pecado, mas por mais que tente se livrar não consegue, fica repetindo e repetindo o ato pecaminoso. E isso lhe causa vergonha de estar na presença de Deus.
Então vai se afastando do Senhor, vai fraquejando na fé e se entrega às forças do inimigo de Deus.
Porquê?

Porque não tem humildade suficiente para se ajoelhar diante de JESUS e confessar seu pecado, sua fraqueza, sua vergonha. E pedir perdão e pedir misericórdia!
Onde está a humildade?
Prefere as trevas, mas conservando sua dura cerviz, sua autossuficiência, sua soberba letal.

A lepra do pecado ainda não tem cura através do conhecimento ou poder humano.

Mas há esperança. Jesus cura.

Naamã teve que ir até Israel, teve que confessar que tinha lepra e se submeter à orientação do homem de Deus, Eliseu.


2 Reis 5:9 - Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
2 Reis 5:10 - Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.



Qual não foi a indignação de Naamã ao não ser recebido pelo profeta de Deus. Sentiu seu orgulho próprio ferido, esbravejou, murmurou, menosprezou o rio jordão... A Palavra não nos diz, mas decerto ele teve pensamentos de morte para com Eliseu, deve ter pensado "quem esse sujeito pensa que é? Será que ele não sabe que eu sou um homem muito importante, que ele deveria até se ajoelhar diante de mim, me reverenciar?...
Ou seja, sua soberba aflorou, já tinha se humilhado muito, não iria aceitar tal desacato, não ser recebido pelo profeta, mas receber dele o desprezo. "Imaginem, ele mandou um dos seus moços até mim, eu Naamã, para me mandar entrar no rio Jordão. Quem ele pensa que eu sou?"...
Ali Deus mostrou que ele ainda não havia deixado sua soberba. Ele tinha que se submeter por inteiro ao poder de Deus, não da forma como queria, mas da forma como Deus ordenava, ele não tinha que determinar como Deus o curaria, mas apenas obedecer, apenas se submeter ao que Deus determinava.

2 Reis 5:11 - Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
2 Reis 5:12 - Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Vejam, Naamã tanto havia se esforçado em sair de seu país, em ir até Israel, em se confessar leproso, em pedir ajuda, em se relacionar com pessoas que ele achava serem indignas de estarem em sua presença, pessoas que ele achava inferiores a ele.
Entretanto, sua soberba ainda estava enchendo seu coração e não se dispôs a se submeter ao que ordenara o homem de Deus nem ao Deus de Israel.
Queria as coisas do seu jeito e não da maneira que Deus ordenava.

Quantos incorrem nesse erro, o de querer que Deus se amolde à sua vontade, que Deus seja submisso aos caprichos do homem...
Temos que entender que Deus está no controle e sua vontade é soberana.

2 Rei 5:13 - Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.


Seus servos fiéis falaram-lhe para que repensasse sua posição, como quem diz: Quer ou não quer ser curado?

Provavelmente houve um tempo de reflexão, onde Naamã teve que engolir seu orgulho próprio, teve que abrir mão de sua soberba e prepotência e se humilhar entrando nas águas do rio Jordão como lhe fora ordenado. O problema não era propriamente o Jordão, mas sim o ter que obedecer. Não foi fácil para Naamã aceitar se submeter às ordens de Deus.
Então, se despiu por completo de sua prerrogativas e, como uma criança obediente, entrou nas águas.
Mas não era só isso, tinha que mrergulhar, uma, duas, três... sete vezes.
Assim o fez. E aconteceu o milagre.

2 Rei 5:14 - Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

Aconteceu o milagre, aconteceu a cura, não só da carne, mas também da alma daquele homem, o qual se tornou um adepto fiel do Deus vivo.

Devemos salientar aqui que em nenhum momento Naamã demonstrou não ter fé em Deus. Ele trazia no coração a certeza de que aquele Deus o poderia curar. O que foi difícil a ele foi se submeter ao Todo Poderoso. 
Teve que reconhecer haver um poder muito acima dele e de todo poder da Terra.
2 Reis 5:15 - Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 

Eliseu não quis recompensa, recusou-a. Seu servo Geazi, entretanto, quis tirar proveito do milagre de Deus, aceitou recompensa e pagou alto preço por isso, pois a lepra que esteve me Naamã se apoderou dele.


CONCLUINDO

2 Reis 5:8 - Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.


Se por um lado Naamã tinha fé em Deus, sabendo que havia esperança de cura para seu mal, por outro lado havia em Israel um profeta poderoso, um homem de Deus, fiel, convicto e de fé inabalável. Ele tinha certeza que Deus poderia e faria o milagre da cura daquela lepra naquele homem estrangeiro, desde que tudo ocorresse conforme ordenasse Deus.

Em nenhum momento Eliseu se colocou a servir ou bajular o estrangeiro tão poderoso. Tratou-o conforme ordenou Deus, profetizou o que Deus mandou profetizar, em emendar, sem alterar, sem inventar.

O verdadeiro profeta de Deus tem que se ater, se limitar, ao que Deus determina, sem aumentar nem diminuir, nem mesmo tentar explicar o que Deus pretende.
Deve ouvir Deus e entregar a mensagem, nada mais.

Houve um milagre? sim.
Eliseu curou Naamã? De forma alguma, foi Deus quem fez o milagre, e não um homem ou um elemento da natureza.
A importância de Naamã entrar nas águas do Jordão e ali mergulhar sete vezes era fazê-lo entender que Deus é maior que qualquer homem ou força da natureza.
Cura limpa, sem rituais nem falácias.
Deus ordena, faça assim.
O leproso obedece e alcança a cura.
Simples assim.

Deus age na simplicidade. Não tem necessidade de homem determinar cura, nem usar de azeite ungido... Basta Deus querer e o milagre acontece.

É necessário que o profeta de Deus seja fiel e obediente ao Senhor. 
E que o pecador tomado da lepra se dispa de suas vestes contaminadas, (a soberba, a prepotência, a autossuficiência, o egoísmo, a idolatria... A concupiscência  do mundo. A sabedoria do mundo.).
É necessário, ainda, que o leproso seja humilde para se submeter ao poder de Deus, no nome de JESUS CRISTO, e que mergulhe na água viva do Espírito Santo.
Aleluia! Glórias a Deus!


Então, entenda a amplitude desta verdade: JESUS CURA!

Mateus 12:15 - Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. 


Quer ser curado? Acompanhe Jesus, ande na presença de Jesus!


Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2017setembro,05



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?