Família




1 Pedro 3:11 - Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
1 Pedro 3:12 - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.


Irmãos,

Vivemos tempos tão confusos, onde a confusão maior está no coração dos seres humanos.
Perdeu-se o senso do certo e do errado. Tudo é relativo.
As ideologias humanas filosóficas implantadas pela mídia nas últimas décadas e a propaganda anti-religiosa (anticristianismo, bem dizendo) foram transformando os valores de nossa sociedade, além da falsa ideia da globalização mundial. 
Fizeram questão de retirar Deus do centro das decisões dos povos, de retirar o temor de Deus das novas gerações, de valorizar o ser humano como se este fosse o criador, como se cada indivíduo ou cada governo tivesse em si o poder de dar vida, de cuidar e suprir as necessidades da população.
Como se o materialismo pudesse resolver os conflitos da alma humana.
Elegeram a ciência humana e as tecnologias de comunicação como as deusas do mundo, tendo para isso elaborado teorias descabidas, só levadas a sério por tolos ou ignorantes. Impuseram estas teologias a todos nós através do sistema de ensino obrigatório dominado por pessoas sem tino, que aceitam a imposição que vem dos poderosos sem questionar.
Temos uma realidade caótica em 2017, uma realidade global que nada tem de globalizada a não ser a miséria humana e as desigualdades sociais onde poucos são os ricos e inúmeros os desfavorecidos.
No caso do Brasil, o estado aprovou leis que tiraram a tutela das crianças e dos jovens do domínio dos pais e a colocaram sob a tutela dos órgãos governamentais totalmente incompetentes e inoperantes. São leis e mais leis visando levar a criança e o adolescente a se tornarem adultos confusos, desqualificados para a vida, inexperientes para o trabalho. As leis que estão em vigor dão aos nossos filhos menores o poder de não obedecer aos pais nem darem ouvidos a estes quanto à educação e modo de comportamento cristão.
Ainda some-se a isso os celulares ligados na internet, nas redes sociais, onde estes jovens só aprendem aquilo que os pais reprovam, que só incentivam atitudes contrárias à moral e aos bons costumes, que lhes ensina aquilo que os pais não desejariam que seus filhos aprendessem. Que os levam para o caminho das drogas, da sexualidade precoce, do repertório inadequado de palavrões e gírias.
Se tivermos o cuidado de examinar a situação dos jovens e seu desempenho de aprendizado nas escolas, teremos uma grande decepção. Tem crianças de nove a onze anos cursando sexto ano ou sétimo ano nas escolas que não sabem sequer ler. Escrever então, só no celular, naquele linguajar detestável.

Entretanto, se os pais tivessem o cuidado de examinar os livros adotados nas escolas púbicas e analisassem seus conteúdos programáticos, então ficariam estarrecidos. Ensinam tanta cultura inútil, ocupam a mente dos estudantes com tanta baboseira que não é de se estranhar que eles não se interessem em aprender. Tem ainda a indisciplina que domina o interior das salas de aula, onde os alunos indisciplinados não assistem as aulas e não deixam que os professores ministrem aula normalmente, ou seja, ficam bagunçando e ninguém pode fazer nada, pois não há delegação de autoridade aos professores, apenas aos jovens.
Temos tido noticiados na mídia, casos até de alunos que agridem corporalmente professoras e professores, além de perturbarem os alunos que querem aprender.
Como resolver essa questão?

Bom, o governo tem construído mais penitenciárias, pois estimam que mais de trinta por cento dos jovens vão ser condenados por algum crime ou contravenção.
Estamos criando nossos filhos para se tornarem marginais? drogados? criminosos?
Por isso é tão importante o temor de Deus no coração das pessoas, mas como, se proíbem o ensino do cristianismo na maioria das escolas?

Quem tem no coração o temor de Deus rejeita o mal, rejeita o vício, rejeita a contravenção e o crime.

Porque então incentivar que se perca esse bem tão precioso chamado temor de Deus?

Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. 

Pensamos então em levar nossas crianças para a igreja a fim de se tornarem pessoas de bem, tementes a Deus, imitadores de Cristo...
Até aí estamos em perigo.
Não se pode confiar totalmente nos sacerdotes ou nos pastores já que a maioria dos "ministros de Deus" se esquecem de seu papel de transformadores de vida e se preocupam em arrecadar dízimos ou se dar bem financeiramente. 
A maioria dos que se dizem homens de Deus  usam o nome do Senhor para se enriquecerem ou para terem poder sobre sua comunidade. Sem falar que muitos causam escândalos por não se portarem dentro das normas de pudor que deveriam ter e ensinar.

Deveria existir nos líderes de igrejas, nos sacerdotes, nos pastores e obreiros em geral a preocupação primeira em evangelizar as crianças e os jovens, criando para isso uma estrutura na qual jovens atuassem com os jovens, sendo esta a única maneira de quebrar a barreira que existe entre estes e as pessoas mais velhas.  Até a linguajem dos jovens é diferente, seus valores são outros, então somente um jovem cheio do Espírito Santo para arrancar outro jovem do pecado e da ignorância das coisas de Deus. 
Contudo o que temos visto é pais e mães nas igrejas orando para que Deus mude o coração dos filhos, para que estes comecem a frequentar os cultos.
Mas, como fazer que eles se sintam parte de algo que lhes é tão estranho, tão distante? Alguns até que vão na igreja, mas não conseguem se sentir parte da congregação.

Eclesiastes 11:9 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. 

Como resolver tal situação? Como fazer os jovens se engajarem na igreja, crescerem na fé e na adoração de nosso Deus? 

Fica a pergunta, sugestões serão aceitas.

Estive hoje meditando na Palavra de Deus, estive orando e clamando ao nosso eterno mestre que me falasse algo diferente, alguma coisa que eu pudesse estar aprendendo e que pudesse estar passando adiante como ensinamento aos leitores do blog.
Eu costumo fazer uma bela caminhada toda tarde, ao anoitecer, vindo do meu trabalho até minha casa à pé (cerca de 2,5 km de distância, quarenta minutos e caminhada não muito apressada), faz parte da minha rotina. Faz também parte de minha rotina orar quando saio do local de trabalho pedindo que o Pai Eterno permita que Jesus Cristo esteja caminhando e falando comigo. É a parte mais prazerosa do dia, de segunda a sexta-feira. O Senhor sempre me revela algo, sempre me dá alguma ordenança ou alguma revelação de sua Palavra, também muitas vezes me repreende em algo que eu esteja fazendo que não agrada ao nosso Deus.
Hoje o Senhor me falou sobre a opção que a pessoa toma em partir de onde mora, onde tem família, deixando seus entes queridos ali e buscando oportunidade de ganhar mais dinheiro em outras cidades, outros estados...
Sei de profissionais que optaram por trabalhar e viver distante de sua esposa e filhos, suprindo suas necessidades, dando-lhes conforto, mas estando pouco presente na vida destes. Alguns saem do interior e vão para a capital de seu estado, outros saem de sua cidade e vão para outro estado, bem distante...
O que é mais importante, dar à família muito conforto, muita fartura, ou estar presente junto dela, fazendo parte dela, mesmo vivendo com menos recursos?

Provérbios 15:16 - Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. 

O Senhor me disse que quem ama verdadeiramente sua família fica perto dela, participa dela, atua junto a ela, cria seus filhos e filhas estando presente em seu dia a dia. Onde atua com amor um pai e uma mãe não há lugar para inquietação na vida dos filhos.

Glórias a Deus!

O Senhor diz que nada substitui a presença de um pai ou de uma mãe. Que um filho criado sem a presença de seus genitores (assim mesmo, ele falou, genitores)  vai carregar uma carência afetiva muito grande por toda sua existência. Não tem presente ou dinheiro que substitua a companhia de um pai ou de uma mãe junto aos seus filhos.
Aleluia!

MAS,então como fica esse negócio de família moderna onde o pai e a mãe trabalham todo o tempo e não dão atenção aos seus filhos, não acham tempo para conversar, ter convivência, intimidade?

Deus não aprova isso não.

Nada justifica um pai ou uma mãe que não conhece intimamente seu filho ou sua filha. Que mora na mesma casa mas não faz parte da vida deles. Que são vizinhos mas não família! 

Fica para os leitores esta Palavra de Deus.
O pai e a mãe devem conhecer intimamente seus filhos, devem fazer parte da vida deles, devem participar de sua educação, de seus medos, de suas alegrias, de suas tristezas...

Deus é assim conosco.
Deus é um Pai presente, íntimo, participativo, protetor...
Temos que ser assim para com nossos filhos.
Deus quer assim, ou estaremos desagradando-o. Estaremos falhando como pais.

CONCLUINDO


Para nosso Deus existe a obrigação do pai e da mãe em estar presente na vida do filho ou da filha, de atuar como protetor, como orientador, participando ativamente e intimamente na vida deles. Para Deus nada justifica um pai ou uma mãe ausente da rotina de seu filho.
Não para fazer o papel do inimigo, o acusador.
Mas para agir como Deus age conosco, sendo atencioso, longânime, paciente, esforçado e entendendo que são fracos, falhos e dependentes do pai e da mãe.
Assim como Deus é conosco devemos ser com nossos filhos.


...Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.


Façamos como nos ordena nosso Deus, cuidemos de nossa família, pois seremos cobrados quanto a essa obrigação.
Devemos agir tanto no plano sentimental quanto no espiritual, orando e clamando ao Senhor pelos nossos amados, intercedendo em seu favor todo o tempo, e crendo que "eu e minha casa serviremos ao Senhor".
Façamos o bem e sejamos exemplo positivo para nossa família e para nossa comunidade, pois o Senhor nos avisa que Ele é contra os que fazem o mal.

Amém

Missionário Virtual Geraldo de Deus              2017setembro,26




  







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?