Forças espirituais do mal








EFÉSIOS 6:12 - “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” 








Irmãos em Cristo Jesus e leitores em geral, paz e virtude de Deus sobre todos os que estão lendo estes ensinamentos maravilhosos que o SENHOR nos legou, para nosso conhecimento e libertação das garras do inimigo invisível aos nossos olhos, mas que tantos males causa à humanidade.
Tem um ditado popular que diz: “Quem não está nas mãos de Deus, está na unha do capeta (diabo).
Eu quero ser bem simplista nesta postagem, pois o assunto é muitas vezes abordado de forma complicada, cheia de palavreado difícil, termos floreados, o que dificulta o entendimento da mensagem que Deus quer nos dar a este respeito.
Quero falar de forma bem coloquial, não como quem escreve, mas como alguém que prega a Palavra de Deus num culto de ensino para pessoas de todas as classes, de todos os níveis de conhecimento, de todas as idades, ou seja, não quero que alguém deixe de entender a mensagem por usar termos formais.
Então, não se espantem, pois vou usar linguagem bem coloquial, no contexto e na forma.
Pois bem,
As potestades estão à solta, agindo sem cessar sobre toda a humanidade.
Em Ef 2. 2 esse termo é usado para designar Satanás, o príncipe do mundo: “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”
Quantas vezes nas famílias nós vemos crianças (irmãos, primos) que são criadas junto, que crescem junto brincando em paz e harmonia e que, quando crescem e adquirem o discernimento das coisas, quando perdem a inocência da infância, viram inimigos ferrenhos?
Já não se suportam, já não se falam, se agridem, desejam até mesmo  o mal um para o outro, dizendo “amigos a gente escolhe, parente não”, não é verdade?
Esta situação também acontece nos lares onde casais outrora apaixonados, cheios de amor, depois de alguns anos de casados, já tendo filhos, se agridem, trocam socos e pancadas, usam de algum instrumento ou arma para ferir ao outro, ou então passam a ignorar e desprezar o cônjuge... Os filhos crescem num ambiente de brigas e troca de acusações, onde não há paz nem harmonia. Acontece a separação ou o abandono de um dos cônjuges, se afastando da família, muitas vezes se perdendo no álcool, nas drogas, na prostituição...
O que antes era um respeitável pai de família se torna um andante, um mendigo, um drogado, um bêbado que fica caído pelas calçadas mesmo sob sol quente...
Aquela que gerou filhos lindos os abandona e se envereda em relações sofridas e doentias, acaba muitas vezes se viciando, se drogando, parte para a prostituição... Se acaba aos poucos.
São situações que vivenciamos quando temos contato com o mundo real.
Aqui quero fazer um breve intervalo e falar sobre “viver no mundo real”.
Quem me conheceu há vinte ou vinte e cinco anos atrás, conheceu um homem bom, caridoso, marido fiel, trabalhador técnico responsável (trabalhava até demais, viajava muito). Eu tinha uma vida confortável, um bom carro (cheguei a ter até três carros na garagem), uma boa casa (tive várias casas em vários lugares), férias planejadas com pelo menos uma semana por ano na praia (Ubatuba, Caraguatatuba, Santos, Gruarujá, etc), plano de saúde, mesa farta e despensa lotada. Dinheiro no banco sempre havia, com reserva. Na época da inflação galopante dos anos 80 guardei muitos dólares para enfrentar a situação, como todos os que podiam tinham que fazer para não perder o controle do poder aquisitivo. Tive imóveis: lotes e terrenos. Um emprego estável a nível de governo federal...
Eu achava que este era o mundo real. Eu sempre senti muito amor por Deus, mas era uma relação confusa já que eu nem bem sabia quem era o meu Deus. Confesso que nunca deixei de acreditar que Deus é Onipotente, Onisciente, Onipresente, imutável, eterno e justo. Mas não conhecia a Palavra de Deus.
Eu lia a bíblia, aliás, já li e reli várias vezes toda a bíblia, tintin por tintin.
Mas ler a bíblia sem a presença do Espírito Santo é como estar lendo um manual técnico ou um guia turístico numa língua desconhecida. A gente lê mas não entende nada, é letra morta.
Eu pensava que estava vivendo o mundo real.
Ao meu redor eu via muita gente precisando de ajuda e tenho a consciência tranquila de ter sido sempre muito caridoso e de ter estendido a mãos para todos quanto precisavam, sem esperar qualquer tipo de agradecimento. Sempre gostei também de dar emprego ou oportunidade de crescimento profissional aos jovens que estavam próximos de mim.
Eu me achava muito paciente e humilde. Me achava um modelo de virtude, não por arrogância, mas por querer ser uma pessoas agradável a Deus.
Meu mundo era muito bonito e vivia maravilhosamente bem com minha esposa e com nossa filhinha, até quando esta completou cinco anos de idade.
De repente meu mundo começou a ficar cinza e uma tempestade colossal destruiu toda a harmonia. Fomos envolvidos (minha esposa e eu) com um certo terreiro de umbanda, onde minha esposa começou a “desenvolver” como médium.
Nossa vida foi desmoronando, desmoronando, até que nos separamos num processo muito sofrido e doloroso, tanto para mim quanto para ela e para nossa filhinha Daniele que viu seu mundinho ruir sem nem saber porquê.
Quero aqui afirmar e confirmar que eu lutei muito para evitar o desastre, mas as forças que agiam em nossas vidas nao eram físicas  nem materiais, eram espirituais. Seres e coisas invisíveis criando situações e conflitos terríveis, de uma maneira que eu não consegui suportar.
Fui enredado numa trama tão terrível que em cerca de cinco anos perdi tudo o que tinha, até mesmo meu emprego “estável”.
Este depoimento, irmãos, é verdadeiro. E só quem já sentiu na carne a ação dos seres espirituais do mal é que sabe avaliar quão extenso é o poder deles. Não tem como escapar com nossas forças de ser humano.
Eu perdi tudo o que tinha em termos de riquezas materiais e de convivência familiar.
Mas,
Foi aí que eu descobri o mundo real.
Eu entendi mais ou menos o que Jó entendeu quando Deus falou com ele.
Entendi depois que eu passei por um tenebroso deserto, depois que eu sofri como joguete sob o poder de entidades espirituais ditas de luz onde eu buscava ajuda e que não me ajudaram em nada, só fizeram aumentar a miséria que me cercou. Entendi depois que minha ex-mulher me chamou para frequentar a igreja evangélica onde ela estava congregando (ela havia sido liberta da influência dos encostos por misericórdia de Jesus, depois de ter perdido tudo, até a casa que eu deixara para ela em nosso divórcio). Entendi mais ainda quando passei a frequentar a igreja evangélica onde frequentava minha ex mulher e Deus fez o primeiro milagre em minha vida, quando me livrou do vício do tabagismo. Eu fumava cerca de três a quatro maços (carteiras) de cigarros por dia e certo dia eu assisti ao culto na igreja, ansioso por fumar. Quando saí da igreja, ao fim do culto, não fumei. E não voltei a fumar até hoje, cerca de quinze anos passados, por misericórdia de Jesus Cristo,  Aleluias!
Quando Deus permitiu que minha vida afundasse como uma canoa furada num rio de correnteza forte  e muito fundo. Quando numa segunda etapa Deus permitiu que minha vida afundasse como se eu estivesse descendo as cataratas do Niágara de corpo nu.
Então, eu me apeguei em Jesus Cristo.
Glórias, Aleluias!
Deus me quebrou e quebrou e tornou a quebrar.  Amassou meu barro e pisou até cansar, mas valeu a pena. Aleluias!
Quando eu fui batizado no Espírito Santo durante um culto de domingo na Igreja Evangélica da Renovação, sob a direção da finada Pastora Georgina (que Deus a tenha), naquele instante e pelo resto de minha vida vou sempre dizer ao meu Deus: “Valeu a pena, Senhor”. Valeu sentir o toque de Deus em minha alma!
Deus abriu meu entendimento e eu descobri um mundo feio, pobre, cheio de sofrimentos e de pessoas que sofrem.  Mas foi neste mesmo mundo que Jesus Cristo viveu quando esteve aqui. Ele não ficou entre os doutores da Lei nem entre os príncipes dos sacerdotes. Ele ficou ali, andando e peregrinando por vilas, povoados e cidades, sempre no meio do povo pobre, feio e doente de sua nação.
Quando eu digo feio, digo feio para o mundo. Nós que somos pessoas comuns somos consideradas feias para o padrão de beleza do mundo. Jesus viveu entre os que eram feios para o padrão de beleza da época.
Agradeço ao meu Deus por ter aberto meus olhos e ouvidos, por ter me mostrado o mundo real onde tantos sofrem e passam fome, tanto material quanto espiritual.
Agradeço ainda mais ao meu Deus por me fazer um despenseiro que serve a quem busca o pão que desceu do céu, quentinho e nutritivo.
Quem comer deste pão que Deus nos dá, o qual se chama Jesus Cristo, nunca mais terá fome nem sede. Nem temor. Mas sim paz e virtude.
Para concluir este aparte, digo
Quem me conhecer hoje, encontrará um homem pobre de valores materiais, mas com uma grande bagagem de sabedoria e de conhecimento de Deus. Uma pessoa mais espiritualizada e menos materialista. Um homem que olha o mundo com os olhos de cristão imitador de Jesus, sempre com amor e perdão.
Que Deus possa ainda mais me lapidar e também me santificar, pela sua misericórdia e pelo seu poder de realizar o impossível. Que eu me torne um vaso de honra em seu reino eterno.
Que eu possa levar comigo uma legião de pecadores convertidos para ir morar no céu! Aleluias!
Sugiro que cada um ser humano, cada um filho de Deus peça com insistência que o Senhor abra seus olhos e lhe mostre o mundo real, não para se espantar, mas para trabalhar em favor da obra de Deus tendo o conhecimento que vem do trono da glória.
Aleluias!

Fecho aqui esta inserção.  

Voltando ao assunto da ação dos seres espirituais do mal sobre a vida das pessoas, acrescento
Que muitas famílias e muitas vidas são destruídas por causa da ignorância que as pessoas têm sobre as coisas de Deus.
As pessoas ficam doentes e deixam de ir na igreja. As pessoas ficam num “estreito”, num “beco sem saída e abandonam a igreja. As pessoas entram em situações que parecem não ter saída e ao invés de buscar uma igreja evangélica cheia da presença do Espírito Santo, o que fazem? Vão buscar ajuda nos centros espíritas, nos terreiros de umbanda ou candombé!
Quanto mais distância a pessoa põe entre ela e Deus, se envolvendo com encostos e demõnios, mais difícil é a cura de seus males.
Quando Jesus nos ensina que nossa luta não é contra a carne, mas contra os seres espirituais do mal, ele está nos dando uma luz maravilhosa. Ele está abrindo a sabedoria de Deus para nós simples mortais.
Quando o próximo me perseguir ou me caluniar eu não devo retrucar nem partir para o confronto, mas orar por ele. Ele está sendo usado pelas forças do mal.
Quando meu filho me enfrenta e se rebela, não devo desprezá-lo, mas orar por ele. Ele está sendo dominado pelas forças Espirituais do mal, que trabalham arduamente para destruir as famílas. Quando um pastor ou obreiro da igreja se perde em pecados de prostituição ou pedofilia, não devo desprezá-lo, mas orar por ele. Os principados, as potestades e os dominadores, atingem os obreiros da seara de Deus fazendo-os causar escândalos com o intuito de enfraquecer a igreja, de levar os cristãos à apostasia.
O diabo trabalha todo o tempo com o objetivo de destruir a igreja de Cristo, causar divisão entre os crentes, causar guerras religiosas, levar o esfriamento espiritual para dentro dos templos, arrancar os jovens de dentro dos cultos...
Não podemos cair nesta cilada.
Temos que entender que nossa luta não  é contra o irmão ou a irmã crente, não é contra o vizinho ou a vizinha católica, não é contra o próximo que frequenta o espiritismo... Nossa luta tem que ser nos joelhos, nas orações, nos jejuns.
Jesus nos ensina: olhai, vigiai e orai!
Vamos ser mais sábios que o inimigo de Deus e vamos lutar contra seu poder não com nossas forças corporais ou com nosso conhecimento secular, mas sim com oração e jejum.
Vamos julgar menos e amar mais ao próximo, vamos amar ainda mais ao nosso Deus e à sua justiça.
Aleluias!


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


Encarte de um estudo bíblico interessante, para ilustração:

Qual a diferença entre: principados, potestades, dominadores e forças espirituais do mal?


Todos são demônios, mas cada um atua num lugar diferente.

"porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6;12

Provavelmente você já ouviu falar destes nomes que nos mostram quem são os verdadeiros inimigos dos cristãos, porém será que você sabe como e onde cada um destes atua, visando a destruição e a aflição do ser humano?

Principados:

Esses demônios ocupam a posição de autoridade política sobre reinos, países, estados e municípios. De modo semelhante aos reis, presidentes, governadores e prefeitos, os principados têm estabelecido sua autoridade maligna sobre diversas nações.

Agem inclusive através dos governantes, como foi o caso de Herodes, que tentou matar o recém-nascido Jesus (Mateus 2,16). Tal ordem havia sido dada no antigo Egito, quando os israelitas haviam se multiplicado.

"porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso." Apocalipse 16,14

Potestades:

Visando o domínio completo, as potestades estabelecem seu reinado no poder religioso. São as potestades que dirigem a orientação espiritual dos povos e controla suas religiões. São responsáveis pela criação e desenvolvimento de todas as religiões da humanidade.

Foi esta classe de demônio que agiu sobre os principais sacerdotes, o Sinédrio e também sobre Caifás, para que viessem prender, julgar e por fim crucificar Jesus (Mateus 26,57-68).

Possuímos grandes exemplos na história humana, sobre a ação dos principados e potestades unidas. Quem não se lembra da Inquisição da Igreja Católica, onde milhares de pessoas que contrariavam a igreja (que possuía o domínio sobre o governo) eram queimadas vivas?

No século passado, os principados e potestades foram os causadores da 2ª guerra mundial, onde o governo nazista (principado) e o governo religioso católico (potestades) perseguiram piamente os judeus, negros, etc.

Atualmente temos o exemplo de países onde o governo, adeptos da religião muçulmana perseguem os cristãos até a morte.

Dominadores:

São espíritos que agem no intelecto humano. Fazem as pessoas viverem escravas da ceticismo, o que é contrário a fé. Por conta da atuação na mente humana, faz com que os seus dominados tenham o anseio frenético por mais conhecimento.

Esse é um dos motivos que muitos descrentes chamam aqueles que possuem fé de alienados.
Adão e Eva foram vítimas do anseio de saber mais e acabaram se afastando do Criador.

Além do corpo físico, o ser humano possuí alma e espírito. Satanás sabe que o espírito está ligado a razão e a alma as emoções, por isso atuam de modo a fazer o espírito se entupir de conhecimento e a alma de emoções produzidas pelas artes.

Forças espirituais do mal:

Estão incluídos nesta classe os espíritos que atuam na saúde causando enfermidades, causadores de depressões, aflições, medos, desejo de morte, desastres, etc. Agem nas pessoas em geral, sem distinção de raça, credo, cor, posição social ou conta bancária.


Nossa luta não é contra os seres humanos em si, mas sim contra os espíritos que estão por detrás deles.
Fonte:
Fé Inteligente (web).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CONCLUSÃO
O Espírito Santo nos exorta, cada obreiro de Deus, a vigiar mais, a orar mais, a perdoar mais, a fazer a obra de Deus com mais paciência e dedicação.
Não importa se a igreja está se esvaziando, se a fé dos crentes está esfriando, o importante é caminhar seguindo os passos de jesus Cristo, sem nunca desanimar e estar sempre cheios do Espírito Santo.
A obra é de Deus, o poder é de Deus. Deus está no controle de todas as coisas.
Crê tu isto?
João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
João 11:26
26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor no coração de cada um de vós. Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus               2016 junho,21

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?