A dispensação da graça pela aliança do sangue de Jesus Cristo



Atos 11:17 - Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
Atos 11:18 - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.


Caríssimos,
Vivemos sob a dispensação da graça, pela aliança do sangue do Cordeiro derramado na cruz do Calvário.

DISPENSAÇÃO
Significado de Dispensação:
1)      Da parte de Deus, o plano de salvação da humanidade:
2)       
3)      Efésios 1:10 - De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
E
Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Esse plano de Deus para a salvação da humanidade como um todo, sem acepção de raça ou cor, que consiste numa ALIANÇA baseada na graça de Deus, se realiza em duas etapas:
A antiga dispensação está registrada no AT e pode ser dividida em quatro períodos:
a) a criação e a promessa;
b) a aliança com Noé;
c) a aliança com Abraão;
d) a aliança no Sinai.
Na antiga dispensação o evangelho foi apresentado em forma de sombras e figuras (tabernáculo, Templo, sacrifícios) e a Lei.
 Hebreus 10:1 - PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
A nova dispensação é a cristã.
Jesus Cristo é o divisor da história
João 1:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

e cumpre a Lei e as figuras da antiga dispensação (Hb 9.1-10.18; 12.24).
 Da parte do ser humano, ''dispensação'' é trabalho ou missão que visa à aplicação do plano divino em favor da humanidade.


DEUS TINHA UM PLANO DE SALVAÇÃO PARA TODAS AS SUAS CRIATURAS
Quando lemos Gênesis aprendemos que Deus criou todas as coisas materiais deste plano físico em que vivemos e que chamamos de universo, o qual é formado por incontáveis galáxias, incontáveis estrelas, incontáveis planetas... tudo para nos mostrar que Deus é onipotente e que nós criaturas somos impotentes, ou seja, devemos desenvolver o temor ao nosso criador. A Ele pertence todo o poder e domínio, eternamente. Nada do que Ele fez pode ser modificado sem que haja consequências funestas.
(Se cremos na Palavra de Deus, devemos crer por inteiro, não podemos ficar escolhendo se acreditamos nisso e nisso, mas não acreditamos naquilo. As sagradas escrituras, tanto Antigo quanto Novo Testamento são revelações que Deus nos legou, para que alcancemos o conhecimento sobre as coisas do reino dos céus e nos libertemos da escravidão do mundo e da carne. Quem afirma que em Gênesis Deus faz uma alegoria, está pecando.)
Algo como o que vemos acontecer hoje, quando as temperaturas do mundo estão se elevando descontroladamente, causando o degelo nos polos norte e sul, o que consequentemente causa a elevação do nível de água dos oceanos, submergindo terras baixas pelo globo afora.
Ou a ocorrência de chuva ácida causada pela emissão de poluentes como gás carbônico e nitratos de amônia, além de outros, originados pelas chaminés das fábricas e pelos escapamentos de veículos movidos por combustíveis fósseis (carros, avioes, navios, etc).
Toda a criação de Deus é perfeita e segue uma cadência que não deve ser alterada. Se, por exemplo, a órbita da lua se desviasse apenas alguns graus para mais ou para menos, na terra teríamos inundações, tsunamis, maremotos... Seria um caos total para a crosta líquida da Terra.
Tudo isto nos mostra que nosso Deus, o criador, é perfeito e sua criação é perfeita, cheia de vitalidade que se renova constantemente. Todo ser vivo gera novos seres vivos (reino animal) á sua imagem e semelhança. No reino vegetal ocorre o mesmo, cada planta gera sementes que se propagam e geram mudas que se tornarão semelhantes à matriz.
É interessante que algumas plantas dependem da participação de animais para brotar. É, tem certas árvores que dependem de pássaros nativos comerem suas sementes e depois as defecarem para quebrar a “dormência” inerente a elas. Ou seja, se o homem ou algum fator catastrófico causar a extinção da vida animal nativa em certa floresta, as árvores desta não vão se reproduzir, as sementes que elas gerarem vão apodrecer no solo sem gerar brotos ou mudas.
Deus faz tudo perfeito e não se pode mudar a natureza sem que haja consequências para todo o ecossistema.
Então, em Gênesis temos um relato bem sucinto e breve sobre a criação do universo  material.
Em seguida, Deus cria o homem e depois uma companheira, a mulher.  Adão e Eva
Significado do nome Adão: Terra, solo.
Significado do nome Eva: Vida.
Estes vivem no paraíso, no meio das delícias, na presença de Deus, que os visita constantemente.
Até que num determinado momento cometem o pecado da desobediência à palavra de Deus. Deus ordena que não comam o fruto de uma determinada árvore.
Gênesis 3:1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
O diabo se faz como serpente e seduz Eva ao pecado do desejo da carne, ou seja, a carne a domina, ela não resiste à vontade de comer daquele fruto proibido.
Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Gênesis 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E eva come do fruto proibido dando também a adão para comer, levando Adão a pecar junto com ela.
Os dois, juntos, comem do fruto proibido por Deus.
(Esta tem sido a história da humanidade. As pessoas querem e lutam para obter tudo o que é proibido. Não importa as consequências que advirão, as pessoas teimam em saborear todo fruto proibido, mesmo que ele cause câncer (tabagismo), cirrose (alcoolismo), diabetes (entre outros motivos, consumo exagerado de açúcar ou bebida destilada da cana de açúcar como a pinga), obesidade (glutonaria, gulodice) e morte (esportes radicais perigosos, dirigir bêbado ou em altíssima velocidade, roubo, crimes, etc). O pecado é algo proibido por Deus, pois leva ás trevas exteriores e à morte espiritual, mas as pessoas teimam em virar as costas para Deus e se abraçar ao diabo e ao pecado de um modo em geral. Idolatria é proibido por Deus, mas as pessoas teimam em adorar ídolos, esculturas ou pessoas ou coisas, teimam em colocar algo entre elas e Deus. Falar com espíritos de mortos é proibido por Deus, mas teimam em desenvolver seitas que não só contatam espíritos de mortos mas também contatam o próprio satanás. Este tem sido o caminho que tem levado a humanidade para o inferno.)
E perdem a inocência
Gênesis 3:7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Quando se perde a inocência, a malícia domina a pessoa.
Mas não se esconde nada de Deus e este logo descobre que ambos pecaram desobedecendo sua ordem, e por terem sido desobedientes, lança-os fora do paraíso das delícias,
Gênesis 3:23 - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
Gênesis 3:24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
amaldiçoando-os e a toda sua descendência.
Gênesis 3:16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

Gênesis 3:17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.


  Gênesis 3:18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

Gênesis 3:19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Deus diz claramente a Adão, “Maldita é a terra por causa de ti” e “... até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Misericórdia,
Aí instituiu Deus que o homem morreria e voltaria a ser pó.
Em seguida, as gerações dos filhos de Adão e Eva vão surgindo, mas não há Palavra de Deus, não há pronunciamento de Deus registrado nestas sagradas escrituras. Entretanto, na descendência de Sete, na sétima geração, surge um homem que anda na presença de Deus, cujo nome é Enoque. Enoque vive 65 anos e gera a Matusalém, depois vive mais trezentos anos e não é mais visto, pois foi arrebatado com vida por Deus.
Gênesis 5:24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Ou seja, Deus estava presente, embora não citado. Deus não deixou suas criaturas abandonadas, tanto que Enoque nos traz revelações magníficas em seu livro apócrifo, mas citado no novo testamento.
Deus já tinha um plano de salvação para a humanidade, mas nos conta Enoque que não buscavam Deus, só faziam maldades e abominações, tendo inclusive havido envolvimento das mulheres,(filhas dos homens), com os anjos caídos denominados guardiões, (filhos de Deus), o que gerou uma raça de gigantes ferozes e destruidores, totalmente descontrolados.
Gênesis 6:2 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Gênesis 6:4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
(Enoque relata diferente a forma de agir e viver destes gigantes gerados pela união de mulheres humanas com anjos caídos, eram abomináveis e mesmo devoradores de seres humanos. Tão brutos que destruiam uns aos outros se se encontravam.).
De Enoque nasceu Matusalém, deste nasceu Lameque,
Gênesis 5:28 - E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
Gênesis 5:29 - A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou.
Gênesis 5:32 - E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.
Enoque nos revela em seu livro apócrifo que Noé nasceu diferente na aparência e tinha olhos muito vívidos e inteligentes. Também que Deus estando irado com a concupiscência que dominava o mundo naquela época, para destruir todos os que se contaminaram com os anjos guardiões caídos e com sua crias (os gigantes) e com sua maneira abominável de viver e agir, resolveu exterminar todos os viventes, exceto Noé e sua descendência.
Gênesis 6:7 - E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Gênesis 6:9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Então Deus anuncia a Noé o dilúvio e a extinçao de tudo quanto criara. E ordena que construa a arca, dando-lhe os detalhes para sua fabricação.

Gênesis 6:13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Gênesis 6:17 - Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Gênesis 6:18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

O dilúvio veio quando as pessoas viviam suas vidas de forma normal e corriqueira. Todos foram apanhados desprevenidos e sucumbiram. Somente Noé estava em contato com o trono de Deus, somente Noé ouvia a voz de Deus e somente ele e sua família embarcaram na arca (junto com o remanescente de animais) e se salvaram, a fim de repovoarem a Terra.
Aqui temos o versículo que nos mostra porque Noé e sua família se salvaram:
Gênesis 6:22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Ele foi em tudo obediente ao Senhor. Ele não questionou, não murmurou, não perguntou quando seria o dilúvio, nem pôs dificuldades para executar a missão que Deus lhe confiava.  Apenas pôs mãos à obra. “Assim fez Noé conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez!”
Quando veio o dilúvio Noé embarcou na arca, onde já estavam os animais mandados por Deus, junto com seus filhos e sua esposa, bem como as esposas de seus filhos. Passado o dilúvio, quando a terra secou e desembarcaram, Deus selou a aliança com Noé, dizendo que nunca mais destruiria a vida na terra com água. E ordenou que se multiplicassem, repovoando a Terra.
Gênesis 9:1 - E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
Gênesis 9:13 - O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
Aqui, irmãos em Cristo, temos a maior revelação que Deus nos dá em diversas partes de suas sagradas escrituras, a importância em se obedecer a Deus sem questionar nem criar empecilhos. Deus mandou, mãos à obra, façamos. Ele tudo sabe, Ele tudo pode.
Aleluias!
ENTRETANTO,
Não era ainda este o plano de salvação da humanidade que Deus havia instituido. A aliança com Noé foi consequência do descaminho que as pessoas daquela era tomou, de trilharem na contramão da vontade de Deus.
O plano de Salvação para o humanidade era a remissão do pecado original, o pecado que Adão deflagrou ao desobedecer à vontade suprema de Deus.
Então, numa segunda etapa, após o dilúvio, Deus levanta o patriarca Abrão, depois chamado Abraão, dando início à nação dos descendentes deste homem escolhido pelo SENHOR, o qual foi em tudo obediente à direção do Criador. Abraão ouvia a voz de Deus (através dos anjos que lhe eram enviados), e obedecia.
Da descendência de Abraão (descendente de Sem, filho de Noé, depois de muitas gerações)
Gênesis 11:26 - E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
Gênesis 11:29 - E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
Gênesis 11:30 - E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
Deus falou a Abrão para partir de Harã, separando-se dos seus parentes e conhecidos, devendo partir para o desconhecido, amparado pela fé que tinha no SENHOR.
O ato de partir de onde vivia em segurança com sua mulher, rumo ao desconhecido, correndo todo tipo de perigos e ameaças foi a primeira prova da fé inabalável que este patriarca tinha em Deus. E também mostrou sua capacidade em obedecer sem questionar ou murmurar. Ele estava casado com uma mulher estéril, poderia questionar como Deus faria dele pai de uma descendência tão grande que se tornaria uma nação, mas não o fez. Apenas obedeceu e partiu.
 Gênesis 12:1 - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás u ma bênção.
Gênesis 12:3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Aqui, em Gênesis 12:3 há a promessa da bênção de Deus sobre todos os povos, pois o SENHOR  fala a Abrão ”Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Deus não disse que somente a nação gerada por Abrão seria bendita (abençoada), mas sim todas as famílias da terra. Ou seja, através da formação desta nação oriunda de Abrão, num determinado tempo estabelecido pelo SENHOR, no meio desta nação seria gerado o MESSIAS, O SALVADOR, O CRISTO, O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO!
ALELUIAS!
Depois disso, irmãos, durante os séculos seguintes, quando o povo hebreu (descendentes de Abraão) se desviava dos caminhos de Deus, este levantava profetas que exortavam o povo a se concertarem com Deus, a deixarem a idolatria e a desobediência e seguirem a Lei, a qual foi dada pelo próprio Jeová a Moisés, no monte Sinai. E, vez por outra, estes profetas anunciavam a vinda do redentor, do salvador, do MESSIAS, o qual viria libertar o povo de Deus e que governaria eternamente.
Jesus Cristo, o redentor, o que nos foi dado por Deus como prova de seu amor inexplicável pelas criaturas que fez do barro e de seu sopro divino, gerando a alma humana.
Jesus Cristo veio para buscar estas almas, para levá-las para perto do trono de Deus, para estarem eternamente no reino de Deus. Deu sua vida e seu sangue para estabelecer uma nova aliança, agora eterna, na qual Jesus Cristo é o sumo sacerdote eterno da sua igreja, a noiva.
Este plano de salvação teve sua primeira parte executada, estamos vivendo sob a era da dispensaçao, na qual Deus fez a sua parte, estendendo a salvação a todos quanto aceitem Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.
Cabe a nós, que temos o chamado de Deus, fazer a nossa parte na dispensação, tal qual fez Paulo: Divulgar as boas novas pelo mundo todo.
Levar o Evangelho de Cristo a todo pecador.
Levar o Evangelho para libertar todos os que estão sob o jugo do príncipe deste mundo, o diabo.


CONCLUSÃO
Da parte do ser humano, ''dispensação'' é trabalho ou missão que visa à aplicação do plano divino em favor da humanidade.
I Corintios 9:17 - E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
e
Efésios 3:2 - Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada;
e
Colossenses 1:25 - Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;

ENTÃO, IRMÃOS, QUANDO ALGUÉM ABRIR A BOCA E DISSER “ESTAMOS VIVENDO NA ERA DA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA, NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA QUEM ESTÁ EM CRISTO, E COISAS ASSIM, RESPONDA COM TODA AUTORIDADE MEDIANTE ESTA REVELAÇÃO DE DEUS:
VOCÊ TEM FEITO SUA PARTE? JESUS JÁ FEZ A DELE, CABE A NÓS, ENQUANTO AGUARDAMOS QUE ELE VOLTE, FAZER A NOSSA, QUE É CUMPRIR O “IDE”!
Irmãos, fiquem com esta Palavra de Deus:
A era da dispensação da Graça está em andamento, sendo que Jesus Cristo já fez a parte dele e espera que todos nós cristãos façamos a nossa, que é divulgar com autoridade e virtude o evangelho de Cristo, as boas novas do reino de Deus. Que é ganhar almas para o reino dos céus.
Aleluias!
Semeie, semeie sem cessar e o Espírito Santo vai fazer com que as sementes espalhadas gerem frutos.
João 15:1 - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Glórias, glórias e Aleluias!
Paz a todos e mãos à obra! Jesus breve voltará!

Missionário Virtual Geraldo de Deus      2016junho, 23

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?