Deus, à frente, à retaguarda e dentro de cada um de nós




Isaías 52:12 - Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o SENHOR irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.








Povo de Deus,

Quando meditamos na Palavra do SENHOR, a começar do Antigo Testamento, notamos que o Espírito Santo se fazia presente naqueles que eram ungidos pelo Senhor dos Exércitos.
Entretanto, notamos que neste período Deus era uma manifestação exterior (ao corpo) de seus escolhidos. E que Deus só falava com os eleitos, fossem eles patriarcas, profetas ou sacerdotes ou reis (Davi, por exemplo).
A presença de Deus estava como que distante da nação escolhida do Senhor e se fazia presente através de alguns artefatos sagrados, tais como o “Urim e o Tumim”, a Arca da Aliança, o óleo da unção, o tabernáculo, O Véu – Separando o Santo Lugar do Santo dos Santos, etc. 
(O URIM E O TUMIN: [Luz e Perfeição] Dois pequenos objetos usados pelos sacerdotes israelitas para consultarem a Deus a fim de se saber qual a sua vontade sobre algum assunto (#Ex 28.30; Nm 27.21; 1Sm 28.6).
Então, entendemos que aqueles homens não estavam preparados espiritualmente para receber a presença de Deus em seus corações. Deus agia no exterior, fazendo morada apenas no coração de seus eleitos (juízes, alguns sacerdotes, profetas, missionários). Estes eram os intercessores entre o povo escolhido e Jeová (YHWH). Ainda assim, muitos decepcionaram Deus ao se desviarem de sua vontade suprema, ao se tornarem infiéis ao SENHOR. Deus se fazia presente, como em sua Palavra, à frente do povo e à sua retaguarda, mas não dentro de cada um deles.
Isaías 52:12 - Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o SENHOR irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda
Então nos perguntamos “por que Deus escolheu aquele povo, o povo hebreu, um povo tão rebelde para ser seu povo separado” ?
É uma pergunta intrigante, mas com certeza Deus tem um propósito e uma razão para isso, que não nos é dado questionar. Deus é Deus, Ele tudo pode e sua sabedoria é infinita.
Contudo, parece-nos que a resposta é simples, Deus tinha um plano, ao separar os hebreus como seu povo.  Ele planejou trazer ao mundo o Messias, Aquele que seria “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e para tal realização necessitava ter um povo.  Este povo seria A MENSAGEM DE DEUS REVELADA, o ambiente de preparação para Deus se materializar em carne, ossos e sangue aqui neste nosso plano material. Como planejou, assim o fez. Todos as profecias da antiga dispensação confirmam tal míster. 
Os planos de Deus não são para um tempo limitado neste plano corporal, mas para a eternidade na realidade espiritual. João, o Batista o disse: “Eis que é chegado o Reino de Deus”. O reino de Deus não é material, mas sim espiritual.
Isaias teve visões de Deus sobre o Messias:
Isaías 52:13 - Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.
Isaías 52:14 - Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.
Isaías 52:15 - Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.
Aleluias! Como ele predisse, assim ocorreu.
Porém, a partir do momento em que Jesus Cristo ressuscitou, tudo mudou em termos de relacionamento entre Deus e os homens. Já não havia mais o véu de templo no santo dos santos,  separando Deus e a humanidade.
Já não havia necessidade de sumos-sacerdotes serem mediadores entre Deus e o povo.
Já não havia mais descendentes de Abraão e gentios sobre a face da Terra. Tudo se fez novo.
Jesus Cristo morreu, ressuscitou e a posteriori foi arrebatado aos céus num corpo glorioso, onde vive e reina à destra do Pai Eterno Jeová, de onde há de vir nos buscar, resgatar sua igreja, lavada e remida em seu sangue derramado na cruz do Calvário.
O que mudou?
Jesus Cristo nos enviou o Espírito de Verdade, o consolador, o Espírito Santo.
 Deus ainda vive entre nós, através do Consolador, o Espírito Santo, o que realmente preencheu o lugar de Jesus, fazendo o que ele estaria fazendo se estivesse fisicamente presente com cada um de seus apóstolos. 
Mas, Aleluias, agora não mais tolhido por carne e sangue, mas espiritualmente. Habitando em nossos corações.
Somos altar vivo do Deus vivo pela presença do Espírito Santo em cada um de nós, que somos lavados e remidos no sangue do cordeiro.
I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Deus continua à nossa frente e à nossa retaguarda, mas agora também dentro de cada um que aceita Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.
Glórias! Aleluias!
Não existe mais impeditivos, não existem barreiras que separem Deus e o ser humano. Não existe acepção de raça ou cor, Deus é Deus de todos nós que o adoramos em Espírito e em Verdade, no nome de Jesus Cristo.
Eu e você temos livre acesso ao nosso Deus, sem necessidade de intermediadores, pois o único intermediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo, ninguém mais.
Jesus nos convida a partilhar da graça, da ressurreição e Salvação eterna, a ir morar no reino de Deus.
Mateus 11:27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 Este é o convite. Cabe a cada um de nós dar um passo em direção a Jesus Cristo, um passo em direção à vida eterna.
Morrer aqui, mas ressuscitar e viver eternamente na presença de nosso amado eterno mestre Jesus Cristo.
Aleluias!
Aceite Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e tenha seu nome escrito no livro da vida de nosso Criador.
Amém.

Paz a todos, paz de Cristo.


Missionário Virtual Geraldo de Deus         2016junho, 19

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?