DEUS NÃO SE RESTRINGE A CONCEITOS HUMANOS

João 17:20 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

João 17:21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17: 22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.





Deus  não se restringe a conceitos humanos.


Deus está nos exortando a sermos ousados. Ousados no sentido de buscar conhecê-lo mais através das revelações do Espírito santo.  Através da comunhão real e duradoura entre o cristão e Deus.

Jesus Cristo disse:
João 16:12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

João 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; 

porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
.
Tais palavras não são comumente pregadas, pois isto muitas vezes é motivo de medo àqueles que pregam as boas novas de Jesus Cristo.  Dia destes um certo pastor falou no púlpito da igreja onde congrego que nada há a se acrescentar à bíblia sagrada, que tudo o que tinha que ser dito por Deus já foi dito e ali está condensado.
A própria bíblia sagrada, em João 16:12 contradiz esta tese. Jesus Cristo disse aos seus apóstolos que muito tinha Ele que dizer, muito ainda tinha que revelar, mas que eles não podiam ainda entender.
Em João 16:13 temos a promessa da ação reveladora do Espírito Santo. Jesus nos afirma que o Espírito Santo nos guiará em toda a verdade ( neste caso na Palavra de Deus) e que VOS ANUNCIARÁ O QUE HÁ DE VIR.
Aleluias. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz à igreja, pois o próprio Messias nos avisou que o Consolador nos traria outras boas novas, coisas que Ele não pôde anunciar por não ter servos capacitados.

Quem pensa que Deus está confinado nas escrituras sagradas é retrógrado e desinformado das coisas de Deus.  Deus não é refém de ninguém. Deus é muito mais que aquilo que se escreveu sobre Ele.
Temos o exemplo do povo judeu, no Antigo Testamento, quando quiseram limitar Deus à sua religiosidade, às suas tradições. Não deu certo. Deus era muito maior do que o criam, muito mais grandioso do que aquele povo acreditava e divulgava sobre Ele. Tentaram guardar para si mesmos, tentaram controlar Deus, tentaram enganar Deus... Tudo falhou. Eles não entendiam a grandiosidade de Deus.

Então, num determinado momento Deus veio para o meio do povo judeu, se apresentando como Jesus Cristo, Pois Jesus e o Pai são um (João 17: 22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.). Deus caminhou entre eles, Deus falou face a face com eles e não creram, não entenderam sua grandiosidade. Prenderam, vituperaram, vilipendiaram, escarneceram, humilharam, crucificaram e o mataram, sem dó nem piedade.
Por quê? Por quererem um Deus limitado aos seus dogmas, aos seus rituais, à medida de sua fé falha. Quiseram limitar o tamanho de Deus ao tamanho de sua religiosidade.
Isto é um absurdo, direis, querer limitar o agir de Deus. Eles não aceitaram que Deus trouxesse a eles novidades, não aceitaram que Deus acrescentasse ensinamentos além dos que estavam no seu livro sagrado e em suas tradições. Pois Jesus lhes disse claramente,
MATEUS 5:17 - Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Se você acha que o povo judeu foi errado, teimoso, cruel... Você tem razão. Entretanto...

Entretanto, será que hoje a igreja de Cristo não está agindo da mesma forma?

Querem engessar Deus, querem congelá-lo no tempo antigo. Buscam através dos historiadores e da teologia todos os detalhes possíveis do passado, da antiguidade.
Será que alguém pensa que Deus parou de agir? Que Deus se aposentou?
Deus é eterno, imutável, mas vivo e atuante!

Como podem crer num Deus que não se manifesta, que não ensina, que não exorta, que não acrescenta nada ao que já se falou sobre Ele?  Será que o Deus imutável mudou? Ele que sempre levantava profetas no meio de seu povo teria agora mudado seu agir e não mais busca profetas que sejam boca de Deus?

Engana-se totalmente quem pensa que Deus mudou sua forma de agir. Ele continua procurando os Elias, os Eliseus, os Samuels, os Isaias, os Jeremias... Porém os servos de Deus estão acovardados e surdos. Não teem coragem de levar as mensagens que o Espírito Santo lhes revela e se fazem de surdos para justificar sua omissão.

(Deus está nos exortando para mudarmos nosso comportamento. Cristão relapso, covarde e surdo não merece morar no céu.  Quando Deus tem um chamado em sua vida, para que seja missionário e leve seu evangelho, você se esforça e procura fazer a vontade d’Ele. Mas, quando Ele tem para você um chamado de profecias, quando Ele quer que sejas um profeta fiel e boca de Deus você se encolhe, se omite, se faz de desentendido... Deus não gosta disso.
Deus vem nos falando que Ele precisa em sua seara de missionários sim, mas também de profetas destemidos, persistentes, fiéis em tudo e sempre atentos à voz do Espírito Santo.
Deus precisa, principalmente, de profetas que sejam atalaias dentro de suas igrejas, dentro de suas congregações.  Se você tem o chamado de Deus nesse sentido, se você tem o dom da profecia, seja fiel ao que lhe chamou, seja profeta fiel e Deus grandemente o galardoará.)

Como fica a afirmação de Jesus Cristo quando diz: “João 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”.
...E vos anunciará o que há de vir!
Deus precisa de homens e mulheres de mente aberta, coração puro, obedientes, prontos a ouvir a voz do Espírito Santo. Quantas e quantas vezes nos cultos oramos para que o Espírito Santo se faça presente no meio da igreja, mas todos se fazem surdos à sua voz. 

Quem está no púlpito pregando a Palavra, não deve se prender ao que preparou para pregar, mas sim estar atento, pronto a falar aquilo que o Espírito Santo quer que seja falado, sem medo, sem restrição.
Muitas pessoas se afastam da igreja de Cristo, depois de frequentá-la por muitos anos porque se cansa de ir aos cultos e ouvir a mesma ladainha, as mesmas pregações, os mesmos chavões.
Se há uma coisa que desanima o crente é ouvir sempre, em todos os cultos as mesmas palavras, as mesmas admoestações, as mesmas promessas. Pregadores que se fazem poderosos, como que podendo dar ordem para Deus.

Jesus nos ensina que tudo o que pedirmos ao Pai, crendo, será atendido. Ele diz tudo o que se PEDIR, nunca nos ensinou a dar ordem para Deus.  Onde está a reverência, o respeito pelo nosso Deus Todo Poderoso?

O cristão tem que ser ousado, tem que buscar mais de Deus, sem medo, sem restrições.

Quais são os impedimentos que limitam o homem ao conhecimento secular de Deus? 
- Heresia – o medo de ser herege restringe o homem em conhecer a fundo o nosso Deus. Limita-o ao que já foi escrito e que não foi destruido pelos inimigos da obra de Deus, em algum momento oculto da história. Jesus foi considerado herege por curar os enfermos nos dias de sábado.
- Blasfêmia – Certas coisas não se diz, pois são consideradas blasfêmias. Jesus foi considerado blasfemo por dizer ser filho de Deus, por dizer ser Deus, por dizer que podia perdoar pecados.
Estas e outras palavras, estes e outros termos são prisões mentais seculares que amarram e restringem o ser humano em seu relacionamento com Deus.
Limitam o homem ao que lhe é permitido conhecer, entender e falar. Ele não ousa ir mais além, pois existe uma linha invisível e tênue que considera perigosa, ou seja, passar dali para diante significa ir onde outros não ousaram ir, significa ser crucificado pelos seus iguais que o considerariam herege ou blasfemo. Ou mesmo louco.

Entretanto, todos nós temos que ser vigilantes ao recebermos uma revelação ou uma visão. Temos que checar se realmente procede de Deus, devemos checar se não vai contra o evangelho de Cristo. Temos que dialogar com o Espírito Santo e buscar mais detalhes. Temos que ter sabedoria, sabedoria de Deus.

Para conhecermos nosso Deus, temos que ter experiências com Ele, temos que conviver com Ele, temos que nos comunicar todo o tempo com nosso Deus, abertamente, confiantemente, obedientemente, fielmente. Temos que nos envolver totalmente com o Criador, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Não apenas ouvir falar. Não apenas conhecer pelo que escrevem d’Ele, não nos restringirmos ao que os historiadores e os escribas ou os profetas ou até mesmo os evangelistas e apóstolos escreveram sobre nosso Deus.

Uma coisa é ouvir falar.
Outra coisa é conhecer, é ter vivência e experiência real.
Mais vale um segundo de experiência real com Deus do que toda uma vida de pesquisa, estudo e aprendizado teológico.

Vamos ilustrar:
Suponhamos que um homem nunca viu fogo. Já ouviu falar do fogo. Ficou curioso, estudou a fundo tudo o que pôde sobre como acender uma fogueira, quais materiais entram em combustão mais facilmente, que cuidados ter para não causar um incêndio. Lê que o fogo gera luz e calor, mas que também pode exalar fumaça.
Este homem se torna um expert em ensinar sobre o fogo, afinal, ele sabe tudo sobre o fogo, todos os detalhes, todos os prós e os contras.
Este homem sabe sobre o fogo, entretanto, ele nunca teve a oportunidade de conhecer realmente o fogo.
Ele passa vários anos ensinando em simpósios sobre fogo. Agora, já é considerado um doutor em fogo. Se sente importante, tem sido reconhecido pelos seus iguais, entretanto, bem lá no fundo de seu coração anseia por algo mais. Não tem consciência plena, mas sabe que lhe falta algo e isso o deixa ansioso, até estressado às vezes.
Resolve então fazer uma fogueira, ele já não se contenta em saber sobre o fogo, ele quer conhecer na realidade o que é, como é, qual a extensão de seu poder, de sua luz, de seu calor...
Ajunta um monte de lenha, deita querosene em cima, risca  um fósforo (que ele anteriormente não tinha em seu poder nem tinha visto) e fica ali, admirado olhando para a pequena chama alaranjada. Chega o indicador da outra mão até a chama e se delicia em sentir de perto o seu calor, mas de repente afasta o dedo, pois a chama o “mordeu”, sentiu uma dor forte, mas momentânea. Então o fósforo se apaga, mas ele continua fitando maravilhado aquele pedacinho de madeira com aquela pontinha alaranjado brilhante. Até que esta fique preta, esturricada.
O homem então se esquece da fogueira que ia acender, se afasta satisfeito, pois já conheceu o fogo.  Pode declarar com toda certeza para todos que agora ele não só ouviu falar do fogo, mas que teve uma experiência completa com o fogo real. Sentiu até seu calor que lhe feriu o dedo.
Caríssimos, este homem simboliza a grande maioria dos cristãos que conseguem uma curta e breve experiência real com Deus ao serem tocados pelo Espírito Santo e se limitam a somente isso. Guardam com todo amor e carinho a lembrança daquela experiência espetacular e não ousam buscar mais de Deus, não ousam se envolver mais espiritualmente com Deus.
Existem outros, no entanto, que riscam o fósforo e, com ousadia, o atiram sobre a lenha coberta com querosene. 
Estes vão ter uma ideia muito mais aprofundada sobre o fogo, sobre sua claridade, sobre seu calor, sobre a fumaça que exala...

Estes são os que não se limitam ao toque inicial do Espírito Santo, estes são os que querem mais e mais de Deus. Vão pela vida afora acendendo fogueiras, sem se cansar, buscando conhecer cada vez mais os segredos do fogo.

Deus é fogo.
Êxodo 19:18 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

Se você quer conhecer sobre fogo, sobre o nosso Deus Todo Poderoso, não se limite a ouvir falar d’Ele não, se envolva sem medo em seu fogo consumidor.
Não fique apenas ouvindo falar ou lendo sobre Deus, busque conhecê-lo a fundo, ouça-o, fale com Ele, sempre com muita reverência e humildade. Conheça na realidade a fogueira santa que é o nosso Deus.

Quem conhece Deus, quem tem intimidade com Deus, quem anda sempre na presença de Deus pisa com firmeza, não hesita, pois sabe como ser agradável ao Criador, sabe das coisas que Deus rejeita.

Sabe que Deus não admite nem aceita o pecado.

Sabe que Deus não admite nem aceita a hipocrisia, aos hipócritas só o desprezo de Deus lhes é dado.

Tem consigo os principais objetivos do homem de Deus:
1 – A cada momento conhecer mais e mais ao Pai,Filho e Espírito Santo. Sempre no nome de Jesus Cristo.
2 – Adquirir experiência profunda com Deus, ouví-lo e falar com Ele sempre.
3 – Viver e andar todo o tempo envolvido na glória de Deus, na presença do  Todo Poderoso.
4 – Alcançar a salvação da própria alma, sabendo que a salvação é individual e intransferível. Após executar a missão que o Senhor lhe tem dado, escapar para estar na companhia de Jesus cristo, em sua glória.
João 17:24 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.


CONCLUSÃO
Lucas 12:8 - E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
Estamos aqui falando em envolvimento profundo e duradouro do ser humano que ama seu Deus, que o adora verdadeiramente e que não consegue viver sem estar em sintonia com o eterno mestre Jesus Cristo.
Falamos de pessoas que almejam acima de tudo ir morar no céu, pessoas que não se apegam ao mundo material, não se apegam às paixões mundanas, mas que buscam trabalhar em prol da obra de Deus, que levam o evangelho a todos ao seu redor, que exalam mansidão e amor em derredor.
Onde chega um cristão que vive em comunhão com Deus, até a atmosfera do ambiente muda, pois junto com ele chega também o Espírito Santo e os anjos de Deus.
Viva em harmonia com Deus, envolva-se no fogo do nosso Criador, encha-se da graça de Jesus Cristo, seja altar vivo do Espírito Santo.
Êxodo 19:19 - E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

Vivendo em harmonia e comunhão com o Altíssimo Deus, quando ouvir o sonido da buzina (trombetas do arrebatamento), não te entristecerá o coração, mas grande júbilo encherá toda sua alma.

E dirás “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

Estamos nos últimos tempos. Jesus, realmente, está voltando.

Missionário Virtual Geraldo de Deus          2016 março, 03



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?