CHAMADO DE DEUS E REJEIÇÃO DE DEUS



I Samuel 10:7 - E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.













Samuel foi uma grande bênção de Javé para o povo de Deus. Homem temente a Deus, reto em suas ações, firme em obedecer ao Senhor, fiel em tudo ao Senhor dos Exércitos. 
Caminhou toda sua vida na presença de Deus, julgando seu povo durante toda sua vida. Tendo envelhecido, mas forte e cheio da presença do Espírito Santo, foi afrontado pela sua gente, que lhe pediu escolher entre o povo um que o substituisse, não só  como juiz, não só como porta voz de Deus, mas como um rei, um governante que os liderasse nas guerras. Samuel nao gostou desta atitude, mas falou com o Todo Poderoso sobre o que lhe pediam.
I Samuel 8:6 - Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.

Samuel sentiu que o povo estava contra ele, entretanto, o Senhor Todo Poderoso lhe respondeu, com sua sabedoria superior, com sua onisciência que tudo sabe: É a mim que estão rejeitando.

I Samuel 8:7 - E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

Deus entendeu que aquele povo que Ele escolheu e sempre guiou, buscando fazê-los menos materialistas e mais ligados no seu trono de glória, cometia mais um ato de rebeldia contra sua autoridade. Eles queriam um ser material que os guiasse, assim como viviam se encurvando e adorando imagens e esculturas. Deus então disse que escolheria a quem constituiria rei sobre seu povo.

I Samuel 9:17 - E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.

I Samuel 10:1 - ENTÃO tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?

I Samuel 10:6 - E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.

I Samuel 10:7 - E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

Então Deus guiou em oculto Saul até Samuel, mostrou-o ao profeta e lhe disse “Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo”.
Atentem na benignidade e na longanimidade de nosso Deus Todo Poderoso.  Ele disse a Samuel que Saul iria dominar sobre “MEU POVO”. 
Ele não desprezou seu povo pela rebeldia que faziam contra seu domínio. Ele escolheu aquele que lhe pareceu o mais capaz para a tarefa a ser executada.
Nesse momento Saul teve o chamado de Deus sobre sua vida. Deus foi criando situações que levaram Saul até a presença de Samuel para que este o ungisse rei sobre Israel.

Por outro lado, Samuel, homem de Deus, obediente, mesmo não achando certo colocar um rei sobre o povo de Deus, acatou a determinação de Deus e de boa vontade ungiu a Saul, derramando sobre sua cabeça um vaso de azeite e em seguida o beijando, como era costume daquele povo. 
Em seguida disse a Saul: “Poventura não te ungiu o Senhor como capitão sobre este povo”? Ele fazia aquele ato simbólico para confirmar a unção de Deus sobre Saul, deixou ele bem claro.

Instruiu também Samuel a Saul como deveria agir, onde deveria ir para se encontrar com os profetas  afim do Espírito de Deus se apoderar dele. Ele profetizaria juntamente com os outros profetas e a partir daí, ele estaria sendo guiado pelo Espírito Santo (“A partir daí serás um outro homem), haveria uma transformação sobre sua vida, pois todo homem revestido pelo Espírito Santo nova criatura é. Assim aconteceu. Saul foi chamado por Deus, foi também por Deus agraciado com o revestimento do Espírito Santo.
Samuel lhe disse: A partir daí faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo.

Samuel o avisou que a partir daqueles acontecimentos, após profetizar, Deus estaria sempre com Saul.

Aqui, irmãos, devemos refletir em algo muito importante: DEUS NÃO É BRINCADEIRA. ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS É MUITO SÉRIO. ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS TEM QUE SER EM OBEDIÊNCIA E COM MUITA HUMILDADE, MUITA DEVOÇÃO E TOTAL OBEDIÊNCIA.

Salomão nos diz em seus provérbios que “O temor de Deus é o princípio de toda sabedoria”.

Não podemos nos colocar no mesmo nível que Deus, devemos nos conservar sempre à altura de seus pés, não acima. Andar na presença de Deus não significa que temos um companheiro do nosso nível, mas sim que o Criador, o Todo Poderoso nos concede a honra de estar em sua presença. 
É uma grande honraria e devemos demonstrar todo o tempo nosso respeito e nossa reverência ao Grandioso e Altíssimo Senhor. 
Conservemo-nos como servos valorosos e Ele nos galardoará e nos exaltará no momento propício.

Saul não foi um servo obediente ao Senhor. Ele colocava sempre a sua forma de agir acima da ordem de Deus.
Samuel reune então o povo de Israel e lhes faz entender que fizeram grande afronta contra Deus ao pedirem um rei sobre si, tendo assim rejeitado Deus como seu único rei. Anuncia também que Saul seria o primeiro rei de Israel.

I Samuel 10:19 - Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o SENHOR, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares.
I Samuel 10:24 - Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!

A grande maioria do povo ficou feliz e aceitou de bom grado a escolha que Deus fizera, aceitaram que Saul fosse seu rei. Mas, sempre temos os que são contra toda obra de Deus, contra toda decisão de Deus, os filhos de Belial, os quais desprezaram Saul, significando que também desprezavam a decisão de Deus, pois foi Ele quem ungiu Saul como rei.  
Devemos ter esse conhecimento, que quando Deus chama alguém para fazer a sua obra, muitos se alegram, mas sempre vão se apresentar os filhos do diabo, os inconformados, os invejosos, os “do contra”, os rebeldes, os quais estarão torcendo contra o escolhido de Deus.  
Isto acontece, infelizmente, em nossa família e em nossa igreja. Às vezes pessoas que pensando nos ter estima ficam se roendo de inveja e torcendo contra nosso ministério. 
Façam como Saul fez, ignore-os, fique firme na posição de servo fiel, de vaso de honra para nosso eterno mestre Jesus Cristo.

I Samuel 10:27 - Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo.
Samuel declarou a toda assembléia do povo de Deus juntamente com Saul, aconselhando-os na obediência e em seguir fielmente a Deus. Exortou-os com toda clareza a serem em tudo obedientes ao Senhor Todo Poderoso. 
Disse também, se perseverardes em fazer o mal, (desobedecer) morrereis, inclusive o vosso rei Saul. 
O recado foi claro e objetivo. Vale também para todos nós esta admoestação. 

Deus não mudou. Deus não se modernizou, Deus não está agindo diferente agora de como agia naqueles tempos. Nosso Deus é o mesmo.

Jesus Cristo nos adverte a sermos obedientes, em nos arrependermos de nossos maus caminhos, de nossos pecados, de confessarmos estes ao nosso Deus e pedir perdão. E, renunciar ao erro, não repetir o erro perdoado. Rejeitar o pecado, sempre. Se formos desobedientes, se formos infiéis, se formos idólatras, se persistirmos no pecado, iremos para as trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes. 
Ele o disse, claramente.
Disse mais, “Aquele que não tomar a sua cruz e me seguir não é digno de mim”.

Não se deixem enganar por falsos profetas, não se deixem enganar por falsas doutrinas. Deus não muda. Com Deus é sim sim, nao não.  Não tem meio termo, não tem talvez, não tem será.
Quer ir morar com Deus, alcançando a salvação de sua alma? Seja obediente ao evangelho de Cristo e à direção do Espírito Santo.
Não tem outro jeito.

I Samuel 12:24 - Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.

Cheio do Espírito Santo Samuel diz ao seu povo como agir e isto serve para nós nos dias de hoje: Servir a Deus fielmente, não pelo que ele nos dará, não pelo que ele pode nos dar, mas em agradecimento a tudo quanto ele já nos fez de bom, de livramento, de sustento e prosperidade. 
Devemos ser gratos a Deus pela nossa vida, pela nossa família, pelos nossos filhos, pelo nosso trabalho, por tudo que Ele nos proporcionou desde nosso nascimento até o dia de hoje de nossa vida. 
Ele tem promessas a cumprir conosco, claro, mas não nos esqueçamos de tudo o que já passamose de como  a poderosa mão de Deus nos sustentou e nos guardou. 
Cada dia de nossa vida é um dia de batalha e se estamos de pé até agora, é porque o nosso Deus nos protege e dá livramento do mal, das doenças, das pragas, do inimigo que quer nos tragar. 
Em tudo louvemos ao Senhor nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, o tempo todo, bem do fundo de nossa alma. 
O Senhor é bom o tempo todo. Só não ouse transgredir sua justiça imutável.

I Samuel 12:25 - Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.

Se perseverardes em fazer mal, perecereis.  Deus está falando. Ouça e seja sábio em obedecer.
Jesus Cristo nos adverte muitas vezes em seu evangelho: “Quem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja”. Eu e você, cristãos, somos a igreja de Cristo, a que Ele vem buscar para morar no céu, não te deixes confundir.  A salvação de Cristo é para o cristão fiel e ela é individual, instransferível, exclusiva.

RESUMO:
Deus escolheu Saul para reinar sobre seu povo Israel. Deus o chamou, ele aceitou. Foi transformado por Deus através da unção do Espírito Santo. Foi advertido por Samuel a ser obediente e em tudo fiel ao Senhor dos Exércitos. Foi novamente advertido perante todo o povo reunido, ficando bem claro que a obediência levaria à vitória e a desobediência levaria à morte.

SAUL NÃO TEM COMUNHÃO COM DEUS

I Samuel 13:12 - Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.

No segundo ano do reinado de Saul, sendo ele e seu povo ameaçado pelos filisteus, teve ordem de aguardar sete dias até a chegada de Samuel. Então, quando o povo se dispersava dele, não buscou resposta à sua angústia em Deus, mas tomou a decisão de oferecer holocausto para Deus, a fim de manter o povo ao seu redor e ganhar tempo até a chegada de Samuel.
Temos então uma série de erros, os quais nao cometeriam um homem em comunhão com Deus. 
Mesmo estando Saul cheio do Espírito de Deus, seu coração estava preso à força de seu braço, à força de muitos homens sob seu comando, preso à dependência da presença de Samuel para orar a Deus, para falar com Deus, para clamar a Deus. 
Ele não tinha noção da força e do Poder que Deus havia lhe dado ao revesti-lo com seu santo Espírito.
Naquele momento ele se mostrou distante do trono da glória. Sua alma não estava em sintonia com o Espírito Santo que o havia ungido rei sobre seu povo.

Em nossa igrejas acontece muito isto. Cristãos são batizados pelo Espírito Santo mas não fazem uso da virtude que o Espírito de Deus os reveste.  Se estão enfermos ou em dificuldades, ao invés de se ajoelharem e orarem para Deus, no nome de Jesus Cristo nosso Salvador, ficam na dependência de um outro cristão, ou pastor ou missionário, que interceda por eles.
Confirmam assim que não adquiriram comunhão com o trono de Deus, não estão em sintonia com Jesus Cristo.  Quem está revestido da virtude do Espírito Santo tem o poder de mover o sobrenatural de Deus para fazer uma cura, para profetizar livramento, para repreender encostos e demônios... Crê tu isto?
Saul disse a Samuel: “Me senti constrangido ao ver que o povo me abandonava, então ofereci holocaustos a fim de mantê-los comigo. Mas não orei para Deus!”
Não é incrível como Saul consegue errar tanto? 
Ele em nenhum momento teve a humildade de se encurvar diante do seu Deus, em nenhum momento Saul cogitou de buscar a direção do Senhor. Nem ofereceu os holocaustos crendo na ajuda de Deus, mas tão somente para manter o povo junto dele.

Certamente Deus viu sua atitude como a de um homem com o coração cheio de soberba e vã vaidade.
I Samuel 13:13 - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
I Samuel 13:14 - Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

Vejam, Samuel diz claramente para Saul: “ A tua tolice em não obedecer fielmente ao que Deus te ordenou causou a tua perdição”.
E
“Deus já escolheu um outro para cumprir a missão que você não foi capaz de desempenhar, não um rebelde vaidoso e soberbo, mas um homem segundo o coração de Deus”!


REJEIÇÃO

No segundo ano do reinado de Saul este foi rejeitado por Deus. Por desobediência. Saul reinou sobre Israel, tendo sido todo o tempo acossado pelos filisteus, não teve paz em seu reinado por não ter a proteção de Deus sobre si, devido à sua forma soberba e auto suficiente de agir. 
Ele sempre tomava suas decisões e instituia normas de conduta aos que o seguiam sem consultar ao Senhor. Até que um dia Deus chamou a Samuel, o mesmo servo que usara para ungir Saul rei de Israel e o mandou ungir um outro escolhido.

I Samuel 16:1 - ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Definitivamente Deus rejeitara Saul e seu Santo Espírito o abandonou. O restante de seus dias de reinado foram de terror, pois era torturado por um espírito mal, que o atormentava.

Amados, entendam o que Deus nos ensina aqui.  Deus nos chama, nos instrui, nos transforma, nos capacita, coloca o Espírito Santo dentro de nosso coração e nos dá uma missão. 
O dom espiritual, ou os dons espirituais que Deus nos dá não é para nos exaltarmos, não é para nos gloriarmos, não é para nos encher de soberba e vaidade, mas tão somente para fazermos com fidelidade e em obediência ao que nos for ordenado pelo nosso Criador, no nome de Jesus Cristo.
Se não formos capazes de realizar a tarefa que Deus nos deu devido à desobediência ou rebeldia, Ele escolhe outro. Seu Espírito Santo então nos deixará e estaremos à mercê do inimigo.
Conheço, e muitos de vocês devem conhecer também, pessoas que eram cristãos revestidos pelo Espírito Santo, que pregavam a Palavra, que batizavam em nome de Jesus Cristo, que faziam com poder e virtude a obra de Deus, mas que em determinado momento se perderam na apostasia, na concupiscência do mundo, na idolatria ao dinheiro, na ilusão do poder em si e não em Deus, na soberba, na vaidade.  
Abandonaram a obra de Deus. Viraram as costas para Deus, se afastaram da igreja e do rebanho de Deus. Nenhum dos que fizeram isto estão melhores do que estavam quando eram fiéis ao nosso Jesus Cristo, pelo contrário, tiveram suas vidas abaladas, suas famílias destruídas pelo pecado e muitos vivem com um vazio na alma que nada pode curar.
Lembre-se, que quanto maior o dom de Deus sobre sua vida, maior sua responsabilidade em executar com obediência e fidelidade a missão que Deus lhe der. 
Que se você falhar por omissão ou rebeldia o Senhor colocará outro para fazer o que você não teve a atitude de executar. 
Ninguém é insubstituível para Deus. O poder e a glória são de Deus, nós somos apenas servos e nosso dever é servir ao nosso Jesus Cristo eterno mestre com humildade, fidelidade e amor.

Paz de Deus

Missionário Virtual Geraldo de Deus                    2016 março, 09


PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTA MENSAGEM

Nosso mestre eterno e Salvador Jesus Cristo diz:
Se você ainda não tem dons espirituais sobre sua vida, busque-os em oração e em clamor ao Espírito Santo. Purifique-se, rejeite o pecado, seja servo fiel e saiba ouvir e obedecer ao teu Deus. Ao aceitar o Filho Unigênito de Deus como seu único e suficiente Salvador, já alcançou a salvação de sua alma, mas seja vigilante para não perder o caminho estreito que leva ao reino de Deus. Ao que obedecer e persistir em fidelidade até o fim, será dado o galardão da vida eterna. Maior galardão terá o que se apresentar ao seu Salvador com as mãos cheias de boas obras de amor e caridade para com o próximo. Maior galardão que este terá o que ajuntar nos céus o tesouro de ter ganhado outras almas para o reino de Deus. Galardão maior somente terá o que não me negar diante dos homens, nem mesmo diante da morte de seu corpo.
Quem tem ouvidos ouça e quem tem temor que obedeça.
Assim seja.







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?