FERMENTO DOS FARISEUS - RELIGIOSIDADE FALSA


  


MATEUS 16:6 - E Jesus disse-lhes: Adverti,  e acautelai-vos

do fermento dos fariseus e saduceus.


(Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. 

A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.



Saduceus (em hebráico: צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq), para esta seita ou partido é difícil determinar a origem. Sabemos que existiu nos últimos dois séculos do Segundo Templo, em completa discórdia com os fariseus. Durante o tempo de Cristo e do Novo Testamento, aqueles que eram saduceus eram aristocratas. Eles tinham a tendência de ser ricos e de ocupar cargos poderosos, incluindo o cargo de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Eles também ocupavam a maioria dos 70 lugares do conselho regente chamado de Sinédrio.

Suas doutrinas são quase desconhecidas, não havendo ficado nada de seus escritos. A Bíblia afirma que eles não criam na ressurreição, tendo até tentado enlaçar Jesus com uma pergunta ardilosa sobre esse conceito. Com muita probabilidade, ainda que rechaçando a tradição farisaica, possuíram uma doutrina relativa à interpretação e à aplicação da lei bíblica. 
Os fariseus enxergavam a tradição oral como tendo autoridade igual à Palavra escrita de Deus, enquanto os saduceus consideravam apenas a Palavra Escrita como sendo de Deus.).

Caríssimos irmãos em Cristo,

O cristão deve estar sempre vigilante e atento para não se desviar de seu alvo, que é a salvação de sua alma.
Muitos são os fatores que podem afastar o cristão de seu caminho sob a luz de Cristo e um destes fatores é o fermento dos fariseus e saduceus.



Normalmente, se você pesquisar em toda a exegese teológica, (Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas.), encontrará como definição da parábola de Cristo sobre o fermento dos fariseus e saduceus como a religiosidade aparente, a religiosidade falsa, hipócrita. E está correto, no entanto, vamos mais além.
_____________________________________________________________________
Louve nosso Deus
Bendito serei em Cristo!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Senhor revelou-me como é mais profundo o conceito deste fermento que leveda os cristãos e os desvia do caminho de Deus.
"E Jesus disse-lhes: Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus". 

Inicialmente, o Senhor lhes diz "Adverti", em algumas traduções "Olhai".

Porém, quando meditamos, entendemos que Jesus lhes ensina que devem acautelarem-se para evitar serem contaminados pelo fermento dos fariseus e saduceus e que, uma vez cientes deste mal, aconselhar (adverti = aconselhai) a todos que devem evitá-lo.

E o que seria este "fermento" dos fariseus e saduceus?


É difícil sintetizar em poucas palavras algo que cresce e contamina no meio da comunidade cristã. 

O efeito deste fermento cresceu e se diversificou desde quando Cristo fez a advertência até os dias atuais. Eis algumas definições cabíveis,

Ser um cristão contaminado pelo fermento dos fariseus e saduceus, na atualidade:

. É achar, crer firmemente, que somente a sua forma de adorar a Deus é a correta;
. É achar, crer firmemente, que "a minha igreja é a melhor e a única que está certa. As demais estão todas equivocadas ";
. É não retirar o véu da incredulidade ou da hesitação dos olhos e da mente;
. É não rasgar o véu da Lei para penetrar no santo dos santos que é a GRAÇA de nosso mestre eterno Jesus Cristo;
. É basear sua fé no homem (pastor, padre, papa, profeta...) e não em Cristo;
. É, principalmente, firmar sua fé em si mesmo, no ACHISMO.



"E Jesus disse-lhes: Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus". 


Como podemos entender melhor o que seria este fermento? 

Vamos tentar nos aprofundar no assunto para entender todo o mal que esse fermento causa ao cristão.
Sabemos que os fariseus e os saduceus eram os dominantes da religiosidade dos judeus na época em que Jesus Cristo esteve encarnado entre os homens, e que detinham todo o poder espiritual da Lei. 
Eles ditavam o que era certo e errado na forma de viver e cultuar a Deus, sendo que mediante uma palavra deles, as pessoas podiam ser presas, surradas ou mesmo apedrejadas até a morte. 
Eles detinham o poder sobre a comunidade. Eram os poderosos guardiões e interpretadores da Lei de Deus.

Hoje, revendo os fatos que ocorreram com a igreja de Cristo, desde seus primórdios até nossos dias, temos a convicção de que sempre houve a presença de fariseus e saduceus entre os que a comandaram. 
Que sempre houveram e ainda há fariseus e saduceus ocultos de plantão em nossas igrejas, criando e ditando normas, bem como interferindo na interpretação do Evangelho.

"E Jesus disse-lhes: Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus", mas parece que ignoraram  ou não entenderam tal exortação.  

Embora os fariseus e saduceus tenham se extinguido como seitas, o fermento maldito continuou existindo e se espalhando no meio do povo de Deus.

Na verdade, o FERMENTO foi o que Jesus reprovou e nos exortou a não nos contaminarmos com ele.

Porque o fermento é tão sutil, que se espalha e permanece indefinidamente, levedando, multiplicando as maneiras erradas de ser cristão, o modo errado de cultuar ao nosso Deus.

O FERMENTO é usar a doutrina e a Palavra de Deus em proveito próprio. É usar a glória de Deus para glorificar a si mesmo. É usar o poder sobrenatural de Deus para enriquecimento próprio. É usar o nome de Deus para dominação dos nossos semelhantes.


Jesus Cristo nos ensina que "Deus é espírito e importa que quem o adora, o adore em espírito e em verdade".

O verdadeiro cristão adora a Deus  (Pai/Filho/Espírito Santo) acima de tudo e de todos. E ao seu próximo como a si mesmo. Não usa o evangelho como escada ou rolo compressor, passando por cima dos outros, mas pratica a caridade, o perdão e o amor.

Porém, se se deixar contaminar com o fermento dos fariseus e saduceus, este cristão começará a se ensoberbecer, a se gloriar em si mesmo.


Jesus, antes da santa ceia, lavou os pés de seus apóstolos, numa demonstração de humildade inimaginável.

Assim, se atentarmos para o ensinamento contido nas Palavras e no proceder de Cristo, conseguiremos nos manter livres do FERMENTO que leva à perdição.

O cristão firmando na Palavra de Cristo e na presença de Deus, persistente na sã doutrina, será sempre de proceder humilde e amoroso, adorando ao Senhor de todo seu entendimento e de todo seu coração.


Sabe que Deus é o Deus do impossível.

Então, quando ele ora em favor de um enfermo e este é curado pelo poder de Deus, imediatamente dará graças ao Senhor Jesus Cristo pelo milagre alcançado. 
Contrariamente, aquele que está contaminado pelo FERMENTO se sentirá poderoso, esquecendo-se que o poder é de Deus e que ele apenas foi usado como um canal de bênção.

O verdadeiro cristão não se exalta, mas somente exalta a Deus, no nome de Jesus Cristo, nosso redentor e salvador eterno.


Cuidado com os achismos.

O cristão contaminado pelo FERMENTO tem a si mesmo como referência: Eu acho, eu quero, eu não admito, eu não creio, eu que sei, esta palavra não é bem assim, este versículo da bíblia é apenas uma alegoria... 
Ele se coloca como mediador e juiz, tanto das pessoas quanto de Deus.

Por isso devemos cultivar os valores que Jesus Cristo nos legou em seu evangelho. Por isso somos EVANGÉLICOS, ou seja, somos seguidores fieis do evangelho de Cristo.


Quando seguimos o evangelho como manual de vida, fielmente, nos livramos do fermento dos fariseus e saduceus. Nos livramos de colocar nosso "Eu" acima  de Cristo.


É fermento dos fariseus e saduceus viver uma religiosidade falsa, que não busca o crescimento espiritual, mas somente o  status e os bens materiais. Viver uma religiosidade vazia, de aparência exterior, vazia de amor, fé e esperança.


Quem se contamina com o FERMENTO esquece-se de buscar a salvação de sua alma. Se apequena e busca somente o conforto, as riquezas  e o poder temporal, nesta vida que dura tão pouco tempo.

Perdem a eternidade no reino dos céus em função das ilusões da carne e do materialismo.

Então, quando Jesus nos adverte,

"E Jesus disse-lhes: Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus", 

Ele o faz porque sabe que este FERMENTO leva para a segunda morte

Não sejamos hipócritas, vamos ouvir a voz da sabedoria de cristo:

"E Jesus disse-lhes: Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus". 


Não nos esqueçamos do VIGIAI E ORAI, em todo o tempo.




Jesus Cristo é o Senhor. A Ele a honra, a glória, o louvor e o domínio, para todo o sempre, 

Amém.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                                       2014 junho, 22

Adendo 2020julho, 18

O fermento contaminou o mundo, mas não somente o fermento dos fariseus e saduceus. Agora o fermento que está contaminando o mundo é aquele espalhado pelo diabo e por seus seguidores humanos, a elite dominante deste século.
Contudo, sabemos que nosso Salvador Jesus Cristo tem o controle de todas as coisas, e tem as chaves do inferno e da morte.
Não há como as forças contrárias, as forças das trevas que crescem neste mundo, sobreporem à luz de Cristo.
No fim só haverá um vencedor: Jesus Cristo.
No fim só haverá um remanescente: A igreja lavada e remida no sangue do cordeiro.
Amém?

Olhai, vigiai e Orai. Jesus voltará, no tempo determinado por Deus. 












Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?