JESUS ACALMA AS TEMPESTADES








Hebreus 4: 12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que  espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.






Jesus acalma a tempestade

Marcos 4: 36 - E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.

Marcos 4: 37 - E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.

Marcos 4: 38 - E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

Marcos 4: 39 - E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

Marcos 4:40 - E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

Caríssimos,

 Maravilhosa essa passagem, na qual Jesus demonstrou para todos quanto o acompanhavam a extensão de seu poder. 
Seu poder sobrenatural para nós, mas tão natural para Ele, o Deus vivo, o Deus do impossível.
Sempre que ouvimos alguém pregar esta passagem, exalta-se o poder de Jesus Cristo sobre os elementos, nos ensinam que Ele acalma as tempestades que se levantam na vida dos crentes. 
Que com Ele em nossa vida (o barco) toda tempestade se torna em bonança, que todos os problemas são resolvidos pela atuação de nosso eterno mestre Jesus Cristo.
_____________________________________________________________

Louve e adore ao nosso Deus, ao qual chamamos Jesus Cristo.

Hino 191 harpa cristã

Oh, porque Jesus me ama...



Que quando estamos com Jesus em nosso barco, tudo vai bem.
Isso está muito certo. Exato.

Mas, o Senhor me mostrou que essa passagem na bíblia vai muito além da ação de Cristo nos fatos exteriores que ocorrem  na vida do cristão.

O Senhor ensina que a ação saneadora atua também no interior das pessoas. Não apenas ao seu redor. Principalmente, no coração, na mente, no espírito e na alma.

O barco seria nossa vida espiritual, e quando aceitamos Jesus Cristo como único e suficiente salvador,  estamos trazendo-o para dentro do nosso barco, de nossa vida espiritual.

Que enquanto somos pecadores, nosso interior é um caos, uma tempestade sem fim.

Ao aceitarmos Jesus, estamos trazendo-o para o meio de nosso atribulado ambiente espiritual, nossas tempestades internas, que estavam até então assolando nossa alma, nosso espírito, nossa mente e nosso coração.
Quando Ele entra em nosso barco, que é nossa vida espiritual, vai imediatamente repreendendo o caos existente. 

Jesus Cristo vai fazendo a transformação: Repreende a ação dos demônios que porventura estejam nos assolando, espanta todos para fora de nosso barco.

Nosso barco fica cheio de luz, livre de todas as trevas e de todas as criaturas que nelas habitam. Ele cura toda enfermidade espiritual existente. Ele põe ordem ao caos que atormenta a mente dos pecadores.

Jesus Cristo transforma nosso interior tempestuoso em bonança.

Como isso acontece?

Sabemos que a Palavra de Deus é a espada do Espírito Santo. 
E sabemos, também, que a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Que a Palavra penetra além da carne, atingindo o espírito e chegando até a alma.

Através da Palavra de Deus, Jesus Cristo opera a transformação regeneradora nas pessoas. 
E que é o Espírito Santo, sempre atuante, quem empunha essa espada, agindo no campo espiritual.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, tanto que pela sua palavra Deus criou todas as coisas.  É viva, eficaz, atuante e atual.

Pela palavra Jesus venceu a tentação do diabo, fez sinais e milagres, curou cegos, curou todo tipo de enfermidade na carne e expulsou demônios que assediavam as pessoas (regeneração espiritual, cura espiritual). Pela palavra Jesus ressuscitou mortos.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, ela se inova a cada momento, a cada exame e meditação ela nos revela novos fatos, novos ensinamentos. 

A Palavra de Deus é o Pão vivo que nos foi ofertado, vindo diretamente do reino de Deus até nós:

João 6: 35 - E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

Agora, imaginemos uma espada de aço, um instrumentos de corte mortal, afiadíssimo. Assim é a Palavra de Deus, cortante, penetrante: “...e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas,...”.  Essa é a atuação da Palavra em nossa porção espiritual.

Para entender bem, vamos analisar a formação do homem.

Gênesis 2:7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Está claro na bíblia: pó da terra (corpo) + sopro de Deus (espírito, porção de Deus que dá a vida) = alma vivente (ser humano vivo).


Toda vez que o espírito de Deus se une a um embrião humano, gera uma nova alma.

E  na morte, o processo acontece ao contrário:
O corpo sem vida volta para o pó, se desfaz. O espírito, sendo uma porção, uma centelha de Deus, a Ele retorna imediatamente. 
A alma, esta depende do juízo, o julgamento de Deus para chegar ao seu destino. A alma não é imortal.

Toda alma será julgada por Deus, que a levará salva para a eternidade, ou a enviará para o lago de fogo ardente, onde terá sua morte definitiva, a segunda morte.

Vejamos a base bíblica desse ensinamento, que nos diz acontecer na morte a separação de corpo, espírito e alma:

Eclesiastes 12:7 - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

O sopro de vida, o espírito, volta para Deus quando o corpo morre, ou expira:

Lucas 23:46 - E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.

O sopro divino, a vida dada por Deus Pai, saiu de Jesus, ele expirou, ou deixou de respirar. Então, seu espírito voltou para o Pai. 

Entendemos assim, que Jesus Cristo foi a primeira alma ressuscitada, porque ele ressuscitou, não em corpo e espírito, mas como um corpo glorioso. E dessa forma, nesse corpo glorificado Ele foi elevado aos céus.

Aleluia!
Sobre as almas, o Criador, o Senhor dos Exércitos nos ensina:

Ezequiel 18: 4 - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

A alma que pecar, essa morrerá.  O corpo, naturalmente voltará ao pó. 
O espírito voltará para Deus, que o deu. A alma, essa será julgada por Deus.
E Jesus Cristo nos ensina que a Palavra de Deus penetra na parte espiritual do homem até a divisão da alma e do espírito.

Com que objetivo?
Sendo o espírito uma partícula de Deus, e tendo Deus criado tudo pela Palavra, então, assim nossa alma busca estar em comunhão, em união com Deus.

A Palavra de Deus possibilita ao homem se unir a Deus,  ela age cauterizando a ferida causada pelo pecado,  que separou o homem e Deus. 

E o homem, em comunhão com Deus, unido a Ele pela Palavra, se fortalece e consegue vencer a força da carne e a atuação do demônio sobre sua porção corporal, sobre sua porção material.

Mergulhado na Palavra de Deus, o homem se torna mais espiritualizado e menos materialista. A palavra nos aproxima de Deus, agindo de dentro para fora, e não de fora para dentro.

E é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Estando unidos a Deus pela sua palavra, esta transforma nossa forma de pensar e agir, a Palavra de Deus nos faz menos pecadores e mais santificados.

Mas, então, se todas as almas são de Deus e as almas pecadoras estão destinadas à morte, como alcançar a salvação?
Em Jesus Cristo temos um mediador entre nós e Deus, um advogado fiel.

I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Jesus Cristo é o agente transformador, o pacificador, o bom pastor, o que deu a vida pelas ovelhas, o Cordeiro de Deus.
Concluímos que, ao aceitar Jesus Cristo e buscar conhecer seu evangelho (a Palavra de Deus), nosso amado eterno Mestre age internamente em nossa alma e em nosso espírito. Ele acalma as tempestades que nos assolam. Ele nos dá a paz, Sua paz.
E, no dia do juízo, Jesus Cristo nos chamará para a vida eterna, como chamou Lázaro, ao ressuscitá-lo.
Dessa mesma maneira Ele chamará a cada um de nós que O aceitou e persistiu em sua doutrina. Inclusive  aqueles que estiverem mortos, se morreram em Cristo.

João 11: 25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

Quem crê em Jesus terá seu lugar no Reino de Deus. É  a salvação pela fé. Pela graça de Jesus Cristo, que morreu na cruz para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a salvação eterna.

Temos que exercer a nossa fé, para que naquele dia  não tenhamos que ouvir Jesus nos dizer:

Marcos 4:40 - E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

A fé é dom de Deus, aquele que está fraco, peça ao nosso Deus e Ele, no nome de Jesus, fortalecerá ao que clamar. Quem tem ouvidos, ouça.

Tiago 1: 5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Oremos, agradecendo ao nosso Deus pelas suas revelações:

Mateus 11: 25 - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

Aquele que vive em comunhão com Deus alcança a maior vitória: a salvação de sua alma, que estará eternamente viva junto ao nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o Senhor, eternamente.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus           2014 março, 22


Adendo 2020março,24

O ano de 2.020 chegou trazendo guerras e mortes por doenças causadas por bactérias e vírus letais.

E, também, pelo que parece, para consolidar uma reestruturação na economia e no modo de vida das pessoas.

Veio para nos provar que existe um poder dominante neste mundo, o qual jaz no maligno, no diabo, e que as pessoas comuns não conseguem escapar deste poder dominador do mal.

Estamos num tempo em que devemos nos apegar ainda mais em nosso Criador e Salvador Jesus Cristo, pois somente Ele tem promessa de vida, vida eterna.

Amém?

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?