GUERRA ESPIRITUAL





















I Pedro 4:12 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
I Pedro 4: 13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
I Pedro 4: 14 - Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.

Irmãos em Cristo Jesus,

Existe uma grande guerra em andamento. Ela começou no início da criação do mundo e continua até hoje.
Continuou até nos tempos do Êxodo, e continua ainda.
Judas 1:9 - Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

Quando essa guerra espiritual se findará, somente o Pai Eterno, o Criador o sabe.
Nosso Deus é luz, nosso Deus é fogo consumidor, nosso Deus é vida.
I João 1:5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.

Todo cristão, que vive em comunhão com o Deus Altíssimo, no nome de Jesus Cristo, e cheio do Espírito Santo, é fonte de luz.  Assim, sendo luz, espanta para longe de si toda treva.
Efésios 5: 8 - Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz

O inimigo é trevas, é inferno, é morte espiritual.

Certo dia na vida de nosso eterno mestre Jesus Cristo, o inimigo se apresentou diante dele, e tentou enganá-lo.

Curiosamente, aconteceu logo depois que Ele foi batizado nas águas e também no Espírito Santo. 
Ou seja, quando foi batizado nas águas, o demônio se sentiu incomodado e quis desviar seu caminho, quis obstruir seu ministério, tentou impedir sua missão redentora para toda humanidade. 
Mateus 4:2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
Mateus 4:3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Mateus 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:5 - Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
Mateus 4:6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Mateus 4:7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Mateus 4:8 - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
Mateus 4:9 - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Mateus 4: 10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Mateus 4: 11 - Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

O inimigo o desafiou a desobedecer aos desígnios que o Pai lhe traçara. 
Depois, ofereceu-lhe reinos, ofereceu-lhe parte de seu poder das trevas, tudo em troca de adoração.
Mas, o Senhor venceu as tentações usando de uma arma que ainda é muito poderosa e está em nossas mãos, e deve fazer parte de  nossa alma:  A PALAVRA DE DEUS.

I João 2: 15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

O amaldiçoado é mestre em enganar, em oferecer-nos coisas que já temos, ou coisas que não nos fazem falta, mas que ele nos faz querer, nos faz desejar ardentemente: fama, fortuna, "beleza", poder de governar sobre nossos semelhantes, bens de consumo tais como carros, iates, helicópteros... 
Todo vestígio de desejo de nosso coração ele faz crescer, até nos dominar, nos cegando, nos fazendo trocar nossos valores de cristãos por coisas muitas vezes inúteis ou supérfluas.
I João 2: 16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

Quando sente nossa fraqueza, ele toca bem na ferida. 
Se alguém tem tendência para o vício do fumo, do álcool ou das drogas, por exemplo, ele aguça tal desejo até  fazer esta pessoa se descontrolar até estar  totalmente dominada pelo seu objeto de desejo.
Essa é a forma mais comum que ele usa para destruir vidas, destruir lares, destruir famílias.
Porém, sua ação não para por aí não, ele diz textualmente:

"Eu vim de rodear a terra...".
I Pedro 5: 8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ele age nos espíritos desavisados, envenenando os sentimentos das pessoas, semeando inveja, raiva, ódio, contendas, discussões e brigas violentas.

Suas ações não se limitam diante de nada, seu objetivo é roubar, destruir e matar.

I João 2: 11 - Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

As trevas, são as hordas demoníacas agindo na vida das pessoas, cegando-as, levando-as para a morte.
Jesus nos alerta:
“ O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir.  Eu vim para que tenham vida, e tenham em abundância”.

Esta é a explicação para a guerra espiritual que nos rodeia. 
De um lado, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) com suas legiões de anjos, buscando trazer luz a esse mundo dominado pelo poder do demônio, e resgatar as almas, levando-as para a vida eterna.  Do outro lado, as legiões demoníacas, empenhadas em arrastar as almas para as trevas eternas.
I João 3: 8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Qual a estratégia mais perigosa usada pelo demônio?  Convencer as pessoas que não existem demônios nem inferno.

Outra estratégia é levantar falsos profetas, com falsas ideologias, que desviam milhares de pessoas do caminho de Deus, guiadas em direção ao abismo das trevas eternas.
Judas 1: 4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

Todo aquele que nega ser Jesus Cristo o filho de Deus e não se consagra a Ele, que não o aceita como seu único e suficiente salvador, está blasfemando contra o Criador. 
Está em desobediência à doutrina do evangelho, tanto do novo quanto do velho testamento.
E a estratégia mais comum, que infelizmente está prosperando em nossos dias pelo mundo inteiro é levantar religiões idólatras e  ídolos para adoração dos povos. Deus não suporta a idolatria.
I João 5: 21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

João nos adverte, guardai-vos dos ídolos, rejeitai a idolatria! 
Durante toda história do povo hebreu, registrada no evangelho, desde o velho testamento, Deus sempre está afastando seus escolhidos  dos ídolos. 
No início, Deus ordena a Abrão (Depois chamado Abraão), que saia de seu local de nascimento, da cidade onde morava, do meio de seus parentes. 
Por quê?
Porque ali prosperava a idolatria, o povo de Abrão era idólatra e Deus não aceita a idolatria.
Temos que, como Jesus, vencer as tentações e ciladas do vil acusador.

É difícil fugir das garras do inimigo? Sem dúvida, pois, qualquer descuido e ele se atira sobre sua vítima, sem dó nem piedade.

Como podemos agir para escapar da ação do inimigo?

Jesus nos ensina: vigiai e orai.

Se não estivermos vigilantes todo o tempo, se andarmos descuidados vida a fora, de repente nos veremos afastados do Espírito Santo e rodeados pelo inimigo.

A diferença da forma de agir de Deus e do inimigo, é que Deus não nos obriga a nada, Ele nos dá o livre arbítrio. 
Nos mostra o caminho certo, mas não nos obriga a trilhar por ele. 
Ele tem toda a eternidade para cumprir seus planos.  

Já o inimigo não, ele quer nos obrigar a ficar todo o tempo no pecado, e para isso, cria mecanismos que nos afastam de Deus e de seu evangelho libertador: o sentimento de cansaço que justifica não cultuar a Deus, o desejo de ver TV, seja novela, futebol ou o que seja. 
E mesmo nossa família e nosso trabalho muitas vezes são usados pelo inimigo para nos afastar da Casa de Deus, da presença do Senhor. 
Por que o inimigo tem pressa? Porque seu tempo está acabando.


Adore a Cristo


Jesus está voltando
Quando Ele voltar, vai haver uma reviravolta, as ilusões materiais vão ser desmascaradas, vai se revelar a verdade irrefutável da supremacia de Jesus Cristo, ressuscitado e glorificado.  Ninguém vai escapar do juízo.]

Não será o fim do mundo, não.  Será o início do advento do processo da grande tribulação, revelação do anticristo, arrebatamento da igreja, exaltação e aniquilação das bestas, Juízo Final...

Mas, voltando ao momento atual, devemos estar sempre preparados para o encontro com nosso destino além-túmulo: céu ou inferno.

Não são poucos os que fazem questão de ignorar esse assunto. Vão levando a vida como se ela fosse eterna, sem atentarem que cada dia vivido é um passo em direção à cova.  
O corpo vai se degenerando, envelhecendo, até não funcionar mais. Então, o dia da morte chega.

Você está preparado para o momento final de sua existência nesse nosso plano?

Fora o envelhecimento natural, existem tantas outras formas de se perder a vida: acidentes, enfermidades, fatalidades, violência, atropelamentos.  As pessoas nem gostam de pensar nesse assunto, eu sei.

Mas, devemos estar vigilantes, sempre em oração, sempre na presença do Espírito Santo. Porque, se de repente a morte chegar, nossa alma vai ser recolhida pelos anjos do Senhor Jesus.

Mas, ai daqueles que não são vigilantes, ai daqueles que não estão em comunhão com Deus, ai daqueles que não foram batizados no nome de Jesus Cristo, ai daqueles cujo nome não está escrito no livro da vida...

Para estes, está reservado um lugar de trevas e de ranger de dentes, conforme nos alertou Jesus:
Mateus 13: 41 - Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
Mateus 13: 42 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Religião não leva para a vida eterna, não leva para o reino dos céus.
Somente Jesus Cristo conduz as almas para o Reino de Deus. Ele nos ensina:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Arrepender-se e rejeitar o pecado é o primeiro passo para buscar a salvação eterna. Morrer como pecador e renascer como Salvo no sangue do Cordeiro de Deus.  Em seguida, se consagrar a Jesus Cristo de corpo, alma e coração. 
Efésios 3:19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Depois, batizar-se nas águas, no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Esse é o início, os primeiros passos rumo à salvação eterna.

Nesse ponto a guerra espiritual já irá envolver o novo convertido, porque o diabo não quer perder nenhum de seus escravos para Jesus Cristo, o Libertador.
I Pedro 4:16 - Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.

Conhecer o evangelho, lendo sempre a bíblia, meditando e pedindo ao Senhor que nos dê o entendimento de Sua palavra é a forma de se revestir da armadura de Deus para enfrentar as hostes dos demônios, resistindo às suas investidas.



Paulo nos ensina:
Efésios 6:10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Efésios 6: 11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Efésios 6: 12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
Efésios 6:15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Efésios 6:16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Efésios 6:17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6: 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Nestes versículos de Efésios, do dez ao dezoito, está concentrada tanta sabedoria, que deveríamos ler sem cessar este trecho da bíblia, até que ele ficasse tatuado dentro de nosso coração.

Glórias a Deus,  Aleluia!


Meditando rapidamente, podemos entender melhor o que nos diz:

Fortalecer em Cristo, na força de Cristo. -  A armadura de Deus: envolver o corpo com a verdade (Jesus disse, Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida), mas também se envolver na verdade rejeitando a mentira, rejeitando o pai da mentira, o diabo. - Vestir a couraça da justiça: sabemos que Deus é amor, mas é também justiça. - Calçar os pés na preparação do evangelho da paz ( ser todo o tempo um missionário, pregador e evangelista, espalhando a Palavra de Deus a tudo e a todos todo o tempo). E não esquecer que a paz é uma promessa de Jesus na vida do crente fiel.

(“João 16: 33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.) -  

Escudo da fé: A fé é dom de Deus, a fé é acreditar na força sobrenatural e nos milagres de Jesus, a fé é tornar reais estes milagres, a fé é o elo de ligação do homem com Deus. - O capacete da salvação: Envolver nossa mente na certeza que Jesus leva para o reino dos céus, que Jesus Cristo salva, que não há outro nome que leve para a salvação eterna, somente o Cristo de Deus. - A espada do Espírito, a espada do Espírito Santo é a PALAVRA DE DEUS. O evangelho é a espada de Deus.  

(Hebreus 4:12- Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.)  

E conclui: orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito Santo. Vigiando!!!.

Vigiai e Orai, disse-nos Jesus Cristo.

Quem tem comunhão com Deus, no nome de Cristo, nada teme. Nem mesmo a morte. Sabe que tudo pode naquele que o sustenta e fortalece.
João 14: 13 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Vivendo como ensinou Cristo, não esquecendo a humildade, não esquecendo o amor para com Deus e com o próximo. Não se esquecendo de sempre perdoar. Mas sempre ansiando por estar na presença de Jesus Cristo, eterno mestre.

Glórias a Deus, no nome de Jesus Cristo.
I Timóteo 1: 17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

Só Jesus Cristo conduz para a Salvação eterna e será nosso advogado fiel no dia do juízo:
I Timóteo 2: 5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

E podemos concluir que os que perseverarem alcançarão a salvação.
I Timóteo 4: 16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Que o Espírito Santo possa falar melhor no coração de cada um de vós. Paz do Senhor,




Missionário Geraldo de Deus                 2014março, 15

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?