AMOR E MISERICÓRDIA DE DEUS












 Hebreus 1:1
1 - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,



Irmãos em Cristo Jesus,

Deus é misericórdia e amor. 
Deus é justiça, mas é primeiramente misericórdia. 
Ele não desiste de seus escolhidos.  
Ele é fiel em suas promessas, mesmo que os homens sejam infiéis e ímpios.

Por tanto amar suas criaturas, Deus enviou muitos profetas para guiar seu povo hebreu, a fim de afastá-los da idolatria, a fim de ajuntá-los sob sua mão poderosa, de forma que eles vivessem em conformidade com sua vontade. 

 Num primeiro momento, para aquele povo rebelde, Deus estabeleceu uma série de regras claras que deveriam ser obedecidas.

Estas leis, escritas nas tábuas de pedra por Moisés, tendo sido ditadas pelo próprio Deus, foram resumidas em dez itens principais, os dez mandamentos.

No entanto, eles nunca se preocuparam em seguir retamente os mandamentos do Senhor dos Exércitos:

Êxodo 16: 28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

Como aquele povo precisava ter algo para adorar, não conseguindo adorar Deus, que por ser espírito não aceitava ídolos, então o Senhor mandou-os construir a Arca da Aliança, que representava sua presença no meio de seu povo.
Mesmo estando seu povo escolhido na rebeldia, Deus sempre mandou seus profetas para falar com eles, para exortá-los a se arrependerem da desobediência e acatarem seus mandamentos.

 A pena para a desobediência sempre foi alguma peste sobre os hebreus, ou então eles perdiam sua liberdade e se tornavam escravos de seus inimigos, no entanto, sempre Deus lhes dava nova chance, mantendo um remanescente e guardando-os, prosperando-os.

Porém, sempre que se viam fortes, enchiam-se de soberba e viravam as costas para seu Deus Todo Poderoso. 

Deus sempre foi o Rei, o governante desse povo, até que em certa época, quando Samuel já estava muito velho, O rejeitaram e pediram que  fosse escolhido um homem para governá-los, para reinar sobre eles.  

Tal atitude magoou muito ao Senhor Deus, tanto que ele o disse textualmente:

I Samuel 8: 7 - E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

I Samuel 8:8 - Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.

Mesmo assim, o Senhor colocou como governante sobre seu povo  o primeiro rei,

I Samuel 9: 17 - E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.

Saul, no entanto, não foi um bom rei, não soube obedecer ao Senhor, e este o rejeitou. 

Depois dele Deus ungiu Davi,

I Samuel 16: 13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

I Samuel 17: 12 - E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.

Davi foi um ótimo rei, embora pecador, mas de coração ardente e sedento por Deus, era e foi sempre um verdadeiro adorador, nunca se afastando da presença de Deus. 

Seu filho Salomão o sucedeu no trono e foi o rei mais poderoso e mais sábio como jamais houve outro coroado, sobre os hebreus.

Mesmo tendo recebido sabedoria dada por Deus, Salomão não era como seu pai Davi e se deixou seduzir pela carne. 

Casou-se com muitas mulheres estrangeiras e começou a adorar todo tipo de deus pagão, visando agradar suas consortes.

Isto muito irou ao SENHOR, que não lhe tirou o reinado, mas que dividiu o reino quando Salomão morreu. 

"A descendência de Davi reinará eternamente sobre Israel", prometera Deus a Davi. 

Só que os descendentes de Davi não eram verdadeiros adoradores e não tinham verdadeiro temor ao SENHOR. 

Por isto Deus foi se irando contra seu povo escolhido.

Para que aquele povo não fosse totalmente destruído, Deus providenciava profetas e os capacitava a exortar tanto o seu povo quanto os reis e sacerdotes.

Eles ouviam, mas não escutavam e não obedeciam ao que Deus lhes falava.

Assim, o povo foi se afastando cada vez mais dos caminhos do Senhor, sempre em desobediência, ignorando e matando os profetas.

O povo escolhido de Deus amava mais o poder e as riquezas que o grande Deus vivo. 

Então, aquele povo foi sendo conquistado por várias nações gentias, (Síria, Babilônia, Império Romano...),  e mesmo assim Deus continuou perdoando-os  em sua fidelidade lhes enviou seu filho amado, Jesus, o Cristo, o Messias, o Eleito do Senhor.


Hebreus 1:2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Hebreus 1: 4 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Hebreus 1: 5 - Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai,  E ele me será por Filho?

Hebreus 1: 6 - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Por cerca de três anos e meio, Jesus peregrinou entre os hebreus, fazendo sinais e ensinando com grande autoridade, pregando o amor e o perdão para se alcançar a ressurreição e a salvação da alma.

Uma vez mais o povo escolhido de Deus demonstrou sua desobediência e dureza de coração. 

Mesmo tendo Jesus feito milagres e curas, tendo expulsado demônios, tendo ensinado o arrependimento dos pecados e anunciado a eles o reino de Deus, mesmo assim, o rejeitaram e o crucificaram. 

Ele os preveniu que ressuscitaria ao terceiro dia após sua morte e que voltaria para o Pai altíssimo:

Hebreus 1: 3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

Assim ocorreu. 

Ele voltou ao convívio com seus discípulos tendo ressuscitado, e com eles ficou cerca de quarenta dias, ensinando-os, preparando-os para a grande missão de levar a todas as nações seu evangelho, as boas novas do reino de Deus. 

Ele deixou claro que deveria morrer na cruz, para que seu sangue inocente fosse derramado para libertação de todos os povos, pois Ele era o Cordeiro de Deus, o que tira os pecados do mundo.

Então Deus o coroou dando-lhe todo o poder sobre a vida e a morte. Ele nos ensina:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Hebreus 1: 8 - Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.

Hebreus 1: 13 - E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?

Hebreus 1: 14 - Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Jesus Cristo é o Senhor, o nome sobre todos os nomes. 

Morreu para salvar a humanidade do jugo do pecado e do maligno.

Hebreus 2: 14 - E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;

Excelente e sublime é o nosso advogado junto ao Pai Eterno, pois viveu entre nós em carne e sangue, sofrendo na pele  o frio, o calor, a alegria, a tristeza, sentindo o amor e o desprezo das pessoas.

 É o justo sumo sacerdote eterno, que sabe se colocar na pele do pecador, pois, entende a fraqueza que habita dentro das pessoas comuns. 

Sabe, também, como o diabo é astuto e como arma ciladas e laços para enganar aos desavisados.

Hebreus 2:18 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Quando foi arrebatado para o céu, disse aos seus apóstolos que ficassem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos com poder, pelo Espírito Consolador, o Espírito Santo, que o sucedeu junto à humanidade, no plano material. 

Esse Espírito veio sobre eles, quando estavam no templo, durante os festejos de pentecostes.

Foram cheios do Espírito de Deus, que lhes abriu o entendimento das escrituras e os encheu de sabedoria das coisas do reino dos céus. 

Isso aconteceu em Jerusalém, no meio do povo hebreu, para uma vez mais testificar que eles erraram ao ignorarem o Messias que lhes fora enviado e que eles mataram na cruz. 

Mesmo assim, grande parte da nação do povo escolhido de Deus, até hoje não aceita Jesus como sendo o Cristo.  

Entretanto, Deus não desistiu deles, há no evangelho a promessa de restauração para esse povo. 

Deus continua esperando que eles se voltem para Ele e o adorem, verdadeiramente em espírito, no nome de Jesus Cristo.

Por tudo isso, concluímos que o amor e a misericórdia de Deus são muito maiores que sua justiça, não que Ele não exija que observemos suas determinações, mas no sentido de entender que Deus não fecha o reino dos céus para ninguém.

Ele exige obediência, mas sempre nos dá a chance do arrependimento e está pronto a nos perdoar.

Cabe a cada um de nós fazer como nos ensinou Jesus:  Renunciar à nossa vontade carnal, tomar nossa cruz e o seguir.

Só Jesus Salva e leva para a vida eterna no reino de Deus
.
Amém.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus  2014, março  21
Revisado em 2016 dezembro, 14



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?