Qual Será o Fim Destas Coisas?



 Daniel 12:8 - Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

Daniel 12:9 - E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.


Que a mão de Jesus Cristo esteja sobre sua vida, para teu bem,
Amém?





Existem mistérios encobertos na Palavra de Deus, e no Livro de Daniel temos profecias polêmicas, meditemos nelas para melhor as entendermos na medida do possível. Aquilo que estiver encoberto e não for revelado pelo Espírito Santo é porque assim quer Deus.




Daniel, um jovem judeu trasladado cativo para Babilônia, levou dentro de seu coração a fidelidade, a fé pura e inabalável que somente aqueles escolhidos de Jesus Cristo podem ter.

Embora no cativeiro longe de Jerusalém, conservou o temor de Deus e o hábito da oração constante.

Deus o exaltou junto ao rei Nabucodonosor, fazendo-o um dos grandes daquele império, contudo não deixou de seguir a Lei pela qual fora criado por seus pais.

Se manteve fiel e obediente ao Pai Eterno YHWH, conservou a comunhão com o Espírito Santo e obteve a capacidade de revelar o significado dos sonhos, além de ter tido um sonho sobre o fim dos tempos.

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.
Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros. (Daniel 7:9,10).

Nos fala também do "Filho do Homem" (Messias) que foi elevado até o trono do Criador, e que ao seu lado se assentou, para um reinado eterno,

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Daniel 7:13,14).

E, o mistério está exatamente nas profecias de Daniel sobre o fim dos tempos, onde ele nos dá números, porém de maneira misteriosa e de difícil entendimento.

Daniel 12:11 - E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Daniel 12:12 - Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Daniel 12:13 - Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.

A matemática aplicada sobre o verso 11 e 12, (1 335 - 1 290 dias = 45 dias).
Mas, como interpretar esse enigma?
Em face da polêmica entre as correntes teológicas sobre este assunto, (Abominação desoladora, mil duzentos e noventa dias), se isto se refere a fatos ocorridos e passados, ou se é sobre o fim dos tempos, vejamos o que nos diz nosso Salvador e eterno mestre,

Os apóstolos questionaram Jesus Cristo sobre quando aconteceriam os sinais de Sua volta, "Dize-nos quando sucederão estas coisas? E que sinal haverá da tua vinda e da consumação dos séculos"?

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mateus 24:3).

Jesus responde o que está registrado em Daniel, citando a passagem,

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; (Mateus 24:14,15).

Portanto, qualquer linha teológica que negue ser esta citação referente a fatos futuros, a acontecerem no fim dos tempos, está sendo contrária ao que nos ensinou Jesus Cristo. Está errada.

Qual seria este lugar santo? Na continuação Jesus cita Israel, portanto, seria no templo judeu, em Jerusalém. Seria no terceiro templo, ora em construção.

Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes;
E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. (Mateus 24:16-21).

Jesus diz que haverá então "grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver". Uma grande tribulação.
Isto não comprova que se refere a acontecimentos do fim dos tempo?





Não resta dúvida quanto ao lugar santo, mas quanto à ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO, o que seria?

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.

E, segundo os historiadores, a destruição do templo em Jerusalém, em 72 e.C. não foi seguida de inundação. Portanto, será um acontecimento futuro.


E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Daniel 9:25-27).

Vejamos, "Ele virá sobre a asa das abominações, o assolador" - No âmbito espiritual os que têm asas são os anjos. Os de Deus e os seguidores de Satanás. Portanto, este príncipe assolador, que virá, estará amparado pelas potestades do mal nos lugares celestiais. 

2 Tessalonicenses 2:9 - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

Sem dúvidas, fatos a ocorrerem no fim dos tempos, quando da grande tribulação.

Tudo aponta para o ANTICRISTO, que se levantará no fim dos tempos. Este deverá desencadear os fatos citados (virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo, etc) .

Sobre o templo profanado, abaixo anexarei uma compilação teológica escatológica sobre o assunto, para conhecimento e análise dos leitores.(O templo profanado).






O templo profanado

 

Ocorrências no período de 168 e 167 a.C., fatos acontecidos quase dois séculos antes do nascimento de Jesus Cristo.

No dia quinze do mês de Casleu do ano cento e quarenta e cinco”, que corresponde a 168-167 a.C., “Antíoco levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação da desolação”:

 "II Macabeus,

6 1.Pouco tempo depois, um ancião ateniense foi enviado pelo rei para forçar os judeus a abandonar os costumes dos antepassados, para banir as leis de Deus da cidade.

2.Mandou-o também profanar o templo de Jerusalém, dedicá-lo a Júpiter Olímpico e consagrar o do monte Garizim, segundo o caráter dos habitantes do lugar, a Júpiter Hospitaleiro.*

 “Antíoco levantou sobre o altar dos holocaustos a abominação da desolação”.

Este parece ter sido um altar pagão, provavelmente com uma imagem representando o principal deus grego, Zeus. Portanto, e dedicou-o “a Júpiter Olímpico”.

 3.Dura e penosa foi para todos essa avalanche de mal.

4.O templo encheu-se de lascívias e orgias dos gentios que se divertiam com meretrizes, unindo-se às mulheres nos átrios sagrados e introduzindo coisas proibidas.

5.O altar estava coberto de vítimas impuras, interditas pelas leis.

6.Não se permitia mais guardar os sábados, a celebração das antigas festas, nem mesmo confessar-se judeu.

E mais adiante diz: “Passaram a queimar incenso até nas portas das casas e pelas praças. Rasgavam e queimavam os livros da Lei que encontravam. Quando encontravam um livro da Aliança em poder de alguém, ou se alguém concordasse em seguir a Lei, o decreto do rei condenava essa pessoa à morte. Como tivessem o poder, cada mês, faziam isso com todos os israelitas que encontravam pelas cidades. No dia vinte e cinco de cada mês, ofereciam-se sacrifícios no altar colocado sobre o altar dos holocaustos” (1 Macabeus 1:55-59. Na verdade, porcos, declarados impuros na lei de Deus (Deuteronômio 14:8), foram oferecidos sobre Seu próprio altar.

7.Em cada mês, no dia natalício do rei, realizava-se um sacrifício. Os judeus eram odiosamente forçados a tomar parte no banquete ritual e, por ocasião das festas em honra de Dionísio, deviam forçosamente acompanhar o cortejo de Baco, coroados de hera.

 8.Por instigação dos ptolomeus, foi publicado um decreto que obrigava as cidades helênicas dos arredores a tratar os judeus do mesmo modo e levá-los à participação nos banquetes rituais, com a ordem de matar os que se recusassem a adotar os costumes helênicos.*"  Fonte: II Macabeus, 6 - Bíblia Católica Online


Adore a Jesus, com amor!
Louvor - Fidelidade

Em Mateus 24:15, Jesus estava falando quase 200 anos depois que a abominação da desolação descrita acima tinha ocorrido.

 Mateus 24:15 - Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;

Então, Jesus estava profetizando que em algum tempo futuro uma outra abominação da desolação iria acontecer no Templo de Jerusalém.

A maioria dos intérpretes das profecias bíblicas acreditam que Jesus estava se referindo ao anticristo, que vai fazer algo muito parecido ao que Antióco Epifanes fez.

Isso é confirmado pelo fato de que parte do que Daniel profetizou em Daniel 9:27 não ocorreu em 167 A.C. com Antíoco Epifanes.

Antíoco não confirmou uma aliança com Israel por sete anos. 

É o anticristo que, no final dos tempos, vai estabelecer uma aliança com Israel por sete anos e então quebrá-la ao fazer algo parecido com a abominação da desolação no Templo de Jerusalém.

Qualquer que seja a futura abominação da desolação, não vai deixar nenhuma dúvida de que aquele que está cometendo tal ato é o anticristo. 

O ANTICRISTO

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse 13:11-18).

Temos sido exortados pela Palavra de Jesus Cristo sobre o fim dos tempos, mas se não bastasse o que nos disse quando aqui esteve caminhando pelo mundo, décadas depois de haver sido elevado aos céus após Sua ressurreição, para que não houvessem dúvidas escolheu o apóstolo João, em sua velhice, e lhe deu visões e profecias sobre o fim do mundo. 

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:1-3)
.

Apocalipse 13:14 o descreve o anticristo fazendo algum tipo de imagem à qual muitos serão forçados a se curvar e adorar. Tornar o templo do Deus verdadeiro em um lugar de adoração para si mesmo é uma abominação incrível aos olhos de Deus.

 Aqueles que estão vivos e permanecem durante a Tribulação devem ser vigilantes e reconhecer que esse evento é o início dos três anos e meio do pior do período da Tribulação e que o retorno de Cristo é iminente.

“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lucas 21:36).


O apóstolo Paulo nos exorta sobre a segunda vinda de Jesus Cristo, e nos fala da vinda do homem do pecado, "O Filho da Perdição", ou seja, o Anticristo,




O apóstolo Paulo, em 2 Tessalonicenses 2:1-12, prenunciou esse “filho da perdição”. Observe os versículos 3-4: “Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes [do retorno de Cristo] venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Cristo vai destruir esta figura religiosa na Sua segunda vinda (versículos 5-8), mas não antes de muitas pessoas terem sido enganadas pelo “poder, e sinais, e prodígios de mentira” (versículos 9-12).

Além disso, assim como a abominação desoladora original (168 e 167 a,C.) marcou o início de um período de horror e de miséria sem precedentes, assim também será no fim onde se iniciará um tempo de horror indescritível sem paralelo na história, a futura Grande Tribulação.

Devemos estar agradecidos a Deus que promete enviar o Seu Filho de volta à Terra para salvar a humanidade da auto-aniquilação neste tempo horrível de engano e destruição em massa. Nós também podemos agradecer a Deus pelo maravilhoso exemplo daqueles que ficaram firmes —que não abandonaram o caminho de Deus— e pela alentadora esperança do retorno de Cristo, da ressurreição para a vida eterna e do estabelecimento do Seu reino glorioso na terra.

De fato, quanto mais os eventos mundiais caminham para perto do cumprimento dessas profecias, mais devemos nos aproximar de Deus em fé, confiando Nele para nos guardar desse horrível tempo, pois sabemos que não ficamos sem um conhecimento prévio para nos ajudar a entender melhor os eventos do fim dos tempos.

Fonte da compilação: Bíble center org

 



Visão Escatológica

As Setenta Semanas de Daniel

As 70 semanas devem ser entendidas não como semanas de dias, mas como semanas de anos, assim como está em Levítico 25:8. Desta forma, a profecia das 70 semanas se refere a um período de 490 anos (70×7).

Assim, a divisão das semanas estabelecida na própria profecia seria a seguinte: 49 anos (7 semanas), 434 anos (62 semanas) e 7 anos (1 semana).

São tantas interpretações escatológicas diferentes que seria algo quase impossível considerar todas elas num único texto. 

 As discussões se concentram realmente no significado da septuagésima semana.

  • Interpretação literal e futurista: interpreta as semanas de forma literal, ou seja, representando um período preciso de tempo, a saber, 490 anos exatos. 
  • Devido à interpretação estritamente literal, essa linha de interpretação entende que 483 anos já se cumpriram, o que corresponde a 69 semanas (7+62) e a última semana, no caso a septuagésima, foi adiada e transferida para os últimos dias da presente dispensação. 
  • Assim, existe um hiato entre a sexagésima nona e a septuagésima semana, uma lacuna de tempo, um período indeterminado, a era da Igreja. Finalmente, a septuagésima semana começa quando a Igreja for arrebatada e o Anticristo revelado, e corresponde aos sete anos de grande tribulação. Esta é a principal interpretação entre os pré-milenistas dispensacionalistas.
Este entendimento corresponde a uma linha teológica. 
Eu, humildemente, não gosto de teologia, pois ela faz a interpretação da Palavra e das profecias de Deus na visão do ser humano. Algum iluminado se faz líder de uma corrente de pensamento  ao revelar como entende determinado assunto polemico ou misterioso nas Sagradas Escrituras, sendo seguido por milhares.

É a aplicação oficial do "eu acho que é assim".
Na interpretação acima afirmam que acontecerá o arrebatamento da igreja de Cristo ANTES da grande tribulação, coisa que não tem comprovação bíblica.

A expressão Grande Tribulação (do grego θλιψις μεγαλη) é um termo bíblico que descreve o período que antecederia a volta de Jesus Cristo e por consequência julgamento final de Deus. Segundo a tradição cristã, ocorrerá na metade final de um período de sete anos (a 70ª semana descrita pelo profeta Daniel (Dn 9:20-27)) e será o período mais aflitivo de toda a história da humanidade. Fonte: Wikipédia.

Como muitos outros cristãos, acredito que Jesus Cristo não vai beneficiar uma parte dos cristãos arrebatando-os e livrando-os da provação que virá para todos.
Se acontecer o soar das trombetas e a segunda vinda de Jesus Cristo antes da grande tribulação, então todos os cristãos teriam que ser arrebatados, pois ainda não houve o Juízo Final para determinar quem são os bodes e quem são as ovelhas... Entendem? 
A salvação da alma é dom de Deus, é graça, pela fé e conversão ao jugo suave de Jesus Cristo, não é? 
Então nenhum cristão poderia ser deixado para trás, independente de seus atos e omissões, pois ninguém foi ainda julgado diante do trono branco.

Isto nos leva a crer que Jesus virá somente após a grande tribulação, o que contraria a tese acima.


O TEMPO DA GRANDE TRIBULAÇÃO
 
Daniel 12:11 - E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Daniel 12:12 - Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Daniel 12:13 - Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.


Seguindo tal linha de raciocínio, um dia igual a um ano, temos então que "desde o sacrifício contínuo ser tirado e posta a abominação desoladora", haverá mil duzentos e noventa anos!


1290 anos em grande tribulação? Seria desastroso.


De fato, se não se abreviassem aqueles dias, nenhuma carne seria salva; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados. (Mateus 24:22).

Mas, quem tiver perseverado até o fim é o que será salvo. (Mateus 24:13).


Não estou aqui determinando nada, estou interpretando a profecia conforme a corrente teológica mais aceita pelos "doutores da interpretação da Palavra de Deus".


(Apocalipse 7:14Ele me disse: 'Estes são os que saem da grande tribulação, e lavaram as suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro'.


Não há dúvida que Deus não faz acepção de pessoas, e não vai beneficiar parte dos cristãos arrebatando-os antes da grande tribulação, deixando para depois o restante.


Aleluia! Glórias a Deus!


Tem mistérios que Deus não nos revela, mas nos sinaliza para que fiquemos preparados e não sejamos pegos desprevenidos.

Deus está no controle de tudo, e sempre estará.


Ao cristão fiel cabe ser obediente à vontade de Deus,

ser confiante na onipotência e justiça de Deus,

Saber que o amor de Deus é maior que tudo o que podemos imaginar,

e não temer o futuro, pois este somente a Deus pertence.


Nossa certeza está em Jesus Cristo e a graça que Ele nos dispensa.


Glórias a Deus.


Olhai,

Vigiai,

E Orai!


Jesus breve voltará!


Missionário Virtual Geraldo de deus              2022agosto, 28





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?