Andar com Deus



Gênesis 6:2 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Gênesis 6:4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.


A todos os leitores e amigos do blog, a paz de Cristo.


Existe um versículo na Bíblia, em Gênesis 5:24, onde textualmente se registra acerca de um homem chamado por Deus, Enoque, da sétima geração de Adão e Eva. Ali está escrito, "E andou Enoque com Deus"!

Poucas palavras para meditação profunda e ampla.

Livro de Enoque Cap. 7:2 - E quando os anjos, (Sentinelas), os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.
11E as mulheres conceberam e geraram gigantes,

12Cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los;
13Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los;
14E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, (8) e para beber seu sangue.

Enoque era tão ligado a Elohim, (YHWH, EU SOU, O TODO PODEROSO, ELOIM), que não hesitou em  repreender os gigantes ensandecidos mediante a  ordem de Deus.

Livro de Enoque - Capítulo 12
1Antes de todas estas coisas acontecerem, Enoque esteve escondido; e nenhum dos filhos dos homens sabia onde ele estava, onde ele havia estado, e o que havia acontecido.
2Ele esteve totalmente engajado com os santos, e com as Sentinelas em seus dias.
3Eu, Enoque, fui abençoado pelo grande YHWH e Rei da paz.
4E eis que as Sentinelas chamaram-me Enoque, o escriba.
5Então o YHWH disse-me: Enoque, escriba da retidão, vai e dize às Sentinelas dos céus, os quais
desertaram o alto céu e seu santo e eterno estado, os quais foram contaminados com mulheres.
6E fizeram como os filhos dos homens fazem, tomando para si esposas, e os quais têm sido grandemente corrompidos na terra;
7Que na terra eles nunca obterão paz e remissão de pecados. Pois eles não se regozijarão em sua descendência; eles verão a matança dos seus bem-amados; lamentarão a destruição dos seus filhos e farão petição para sempre; mas não obterão misericórdia e paz.

Livro de Enoque Capítulo 13
1Então Enoque, passando ali, disse a Azazyel: Tu não obterás paz. Uma grande sentença há contra ti. Ele te amarrará;
2Socorro, misericórdia e súplica não estarão contigo por causa da opressão que tens ensinado;
3E por causa de todo ato de blasfêmia, tirania e pecado que tens descoberto aos filhos dos homens.
4Então partindo dele, falei a eles todos juntos;
5E eles todos ficaram apavorados, e tremeram;
6Abençoando-me por escrever por eles um memorial de súplica, para que eles pudessem obter perdão; e que eu fizesse um memorial de suas orações ascendendo diante do Deus do céu; porque eles, por si mesmos, desde então não podiam dirigir-se a Ele, nem levantar seus olhos aos céus por causa da infame ofensa com a qual eles foram julgados.

Este foi Enoque que andou com Deus e foi trasladado aos céus em vida, não conheceu a morte.


Andar com Deus, desde a antiguidade, nunca foi fácil.

Adão passeava pelo jardim do Éden, e pela tarde, quando Deus o visitava, ele tinha a oportunidade de andar com Deus. Contudo, o diabo entrou contra essa convivência harmoniosa, levando o homem à desobediência, afastando-o da presença do Criador.

Gênesis 3:8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.


Adão foi expulso daquele lugar abençoado, amaldiçoado por Deus, e não se registra nas Sagradas Escrituras que ele tenha novamente andado com Deus. Foi banido para longe da face do SENHOR.

Gênesis 3:17- E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Noé foi um servo fiel a Deus, e teve a oportunidade de ouvir a voz do SENHOR, todavia não se registra que ele tenha andado com Deus.

Gênesis 6:13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 

e disse Deus a Noé, após o fim do dilúvio,

E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. (Gênesis 9:2,3).


Depois de muitos séculos, um outro homem conheceu Deus, Abraão, escolhido para ser o pai de muitas nações. Na verdade temos o registro de Deus falar com Abrão, e posteriormente, visitá-lo muitas vezes, na forma de homem, ou anjo.
Não se registra literalmente que ele tenha andado com Deus.

E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. (Gênesis 12:6,7).

Outro grande servo do SENHOR foi Moisés. Este foi conduzido na presença de Deus, e andou com o nosso Criador desde a idade de oitenta anos até sua morte, com cerca de cento e vinte anos de idade. 

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. (Êxodo 3:4,5).

Liderava o povo escolhido liberto do cativeiro do Egito. Teve que arrancar, ainda, o Egito de dentro deles. 

E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. (Êxodo 16:3).

Árdua tarefa essa de tirar um povo da idolatria. Andou realmente com Deus.




Posteriormente se destaca Davi, o qual desde garoto sempre andou na presença de nosso Deus, em constante adoração. Não se registra que tenha andado com Deus, mas Deus era com ele, todo o tempo. Pela presença de Deus em sua vida ele venceu batalhas e guerras, foi elevado de pastor de poucas ovelhas a rei de Israel.

E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus? E disse o Senhor a Davi: Vai, e ferirás aos filisteus, e livrarás a Queila. (1 Samuel 23:2).

 De todas as virtudes de Davi, a que mais se destaca é sua paciência. Depois de ungido para ser rei esperou pacientemente por mais de quinze anos, até que Saul viesse a falecer, sem forçar nada, por reverência e temor a Deus.

Temos ainda profetas poderosos chamados por Deus, como Elias, que fazia descer fogo do céu. 

2 Reis 1:12 - E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

Ele foi guiado por Deus, sendo arrebatado com vida para os céus, mas não se registra que ele tenha "andado com Deus".

2 Reis 2:11 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

Seu sucessor Eliseu recebeu porção dobrada de sua unção, no entanto não mereceu de Deus ser arrebatado em vida.

2 Reis 2:9 - Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

Até então registra-se nas Sagradas Escrituras que certos homens escolhidos andaram com Deus.

A ilustração abaixo serve para comparar a altura dos gigantes gerados pelos sentinelas, comparando com os edifícios atuais. Seriam aproximadamente da altura de um prédio de mais de quarenta andares.



Alguns, ao que parece, de alguma forma, realmente caminharam ao lado de nosso Deus, como é o caso de Adão e de Enoque.
Outros, muitos outros, caminharam com Deus, pela fé. Pela fé, obediência e fidelidade.

Não é fácil se colocar na presença de Deus, e conseguir permanecer nela por anos e anos sem se desviar ou fraquejar.

"Caminhar com Deus" pela fé inabalável  é realmente algo tremendo.

Isto já é algo grandioso.

Mas, Deus quis mais, quis ter intimidade com o ser humano, quis mais que ser o Criador, quis também ser criatura.

Assim, muito mais grandioso foi nosso Deus se fazer homem e ser gerado no útero de uma mulher virgem, nascendo e crescendo neste mundo, como todos nós.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2:10,11).

Então, multidões andaram com Deus!

Mateus 23:1 - Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,

Marcos 3:7 - E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judeia,

Lucas 8:40 - E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.

Mateus 14:14 - E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

Lucas 5:19 - E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.

Então, Jesus, tomado de extrema compaixão curou os enfermos  que estavam no meio das multidões que O acompanhavam aonde quer que fosse. Também libertou os cativos dos encostos e dos demônios. E, ainda, ressuscitou mortos.
E, às multidões ensinava sobre o reino de Deus, sobre o caminho para o reino dos céus... 
Pregou o amor e o perdão. Ensinou o amor a Deus e ao próximo. 
Além de prometer a ressurreição e salvação eterna das almas que se arrependessem se convertendo a Ele.

Glórias! Glórias a Jesus de Nazaré! Glórias ao Messias!

Vamos adorar. Glórias ao nosso Deus!


O Espírito de Deus está aqui
Louvor





 Portanto, o "andar com Deus" pode ser entendido de muitas formas, mas o fato de estar na presença de Deus, em espírito, tem o mesmo significado.

Todos os heróis da fé, tanto da antiguidade quanto da era cristã foram tomados pelo Espírito Santo.

Até mesmo Saul foi ungido pelo Espírito Santo e profetizou.

A questão não é se colocar na presença de Deus, o problema, o desafio maior é conseguir se manter como altar do Consolador.

Saul perdeu a unção, foi rejeitado por Deus.
O filho de Davi, Salomão, apesar de toda sabedoria que recebeu de Deus, no final de sua vida perdeu sua unção, sendo rejeitado por Deus que o manteve no trono por ter prometido a Davi.

Andar na presença de Deus, portanto, é algo possível a todo ser vivente, no entanto, somente aqueles que amam verdadeiramente ao Criador conseguem se manter na presença do SENHOR pela vida toda, sem hesitar ou retroceder. Sem se desviar do caminho estreito.


CONCLUIR



Mateus 27:20 - Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.


As multidões andaram com Jesus Cristo, nosso Deus encarnado, (Eu e o Pai somos UM... Quem vê a mim vê ao meu Pai - Declara Jesus), mas num determinado momento se voltaram contra Ele.

Pediram que Barrabás, conhecido e condenado criminoso, fosse libertado e que se matasse Jesus crucificado.

Portanto, para se andar com Deus não é bom seguir as multidões.
Inclusive, porque a salvação da alma é individual.
Não existe promessa de salvação eterna para grupos ou para multidões, cada ser humano deve alcançar, pela fé, a graça de Cristo e obter a salvação de sua alma.

Jesus diz que cada um deve tomar sua cruz e seguir seus passos, ou não será digno dele.

Mateus 10:38 - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Ensina-nos ainda, que devemos ser batizados, renascendo das águas e depois alcançar o batismo no Espírito Santo.

João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

e

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15,16)

O Espírito Santo, o consolador, é nosso guia. Nos levará aos desertos e nos conduzirá ao caminho estreito que leva à porta estreita do reino de Deus.

Andar com Deus, neste nosso tempo da graça de Jesus Cristo, é estar em comunhão com o Espírito Santo, não tem oura fórmula de vitória além desta.
Amém?

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve virá. Esteja pronto.

Missionário Virtual Geraldo de Deus        2022 agosto, 02


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?