Vale Revivido


 Ezequiel 37:1 - Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.


A Bênção de Deus, no nome de Jesus Cristo, a todos.


Meditando na Palavra de nosso Deus, acerca da narração de Ezequiel e sua experiência no vale de ossos secos, mas trazendo tal ensinamento para nossos dias, nestes tempos de grande apostasia em que vivemos, supomos que o mundo todo se tornou num vale de ossos secos.

No texto, o SENHOR diz claramente a Ezequiel, "Este é o povo de Israel",


E o SENHOR explica que são os próprios israelitas que dizem isso, não ele dizendo, mas o próprio povo descendente de Abraão, os escolhidos dele para ser Seu povo separado, falavam isto,

"Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança".

Adore, Louve.


Se Isso Não For Amor
Gérson Rufino
Louvor



Lembremos que o povo havia sido levado cativo para Babilônia, escravos numa terra desconhecida, de costumes estranhos e idólatra ao extremo. Os que foram deixados para trás pelo conquistador estavam em pior situação, eram a ralé de Jerusalém, desprezados até pelo inimigo, abandonados numa cidade destruída, um templo derribado e saqueado, o lugar queimado... Um opróbrio.





Sabiam serem culpados pela situação em que se encontravam, haviam desobedecido a YHWH e enfurecido-o a ponto de serem entregues a Nabucodonosor num ato de total desprezo do Todo Poderoso para com eles.

Não se conformavam com a destruição de Jerusalém e do templo construído por Salomão, tanto a cidade quanto o templo eram o motivo de orgulho deles.

Então, sentiam-se abandonados pelo Deus que havia resgatado seus pais do Egito, por isso diziam, 
"Nós mesmos estamos cortados".
Este era o motivo de não terem mais esperança, não tinham motivos para merecerem o perdão de Deus.

Num paralelo,
podemos comparar o povo israelita no cativeiro em Babilônia com a pessoa, nos tempos atuais, que peca contra seu próximo e contra Deus.
E, quando esta pessoa sofre condenação do mundo, ou da parte de Deus, perde toda a esperança de perdão.

A pessoa olha para dentro de si mesma e não enxerga nela nenhum resquício de merecimento de perdão da sociedade ou de Deus.

Acredita então que tudo está perdido, que não há remédio para o mal que causou.

Mas, como ocorreu naqueles dias em Babilônia, ainda hoje acontece, ou seja, existe um Deus Todo Poderoso que é justiça, mas que também é amor.

E, este Deus zela por suas criaturas imperfeitas, castiga-as, mas logo lhes dá uma chance de reabilitação. 

Sempre abre uma porta onde não há saída, na visão humana.

Tendo sido aquele povo israelita levado cativo, Deus não os abandonou, levantou profetas no meio deles.

Levantou Daniel e seus três jovens amigos, os quais colocou junto do rei.
Levantou Ezequiel como profeta para exortar o povo e levar a eles a Palavra de Deus, as profecias de Deus.

Como faz ainda hoje aos pecadores desesperados e desesperançados. 

Deus envia a eles um missionário do evangelho de Cristo, para lhes dizer, 
"Jesus te ama"
"Jesus quer te salvar"
"Arrependa-se e Jesus te perdoa"...

Uma vez mais temos um paralelo entre a profecia que Deus mandou Ezequiel falar ao vale de ossos secos e a era cristã, a era da dispensação da graça.

Raciocinemos,

1 - As profecias sobre o Messias, sobre o Salvador, o Regenerador. Os profetas de Deus, cada um ao seu tempo, exortando o povo de Israel (os ossos secos conforme disse o SENHOR).

Ezequiel 37:4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.



2 - Jesus é concebido no útero de uma mulher virgem, pela ação do Espírito Santo. 
Ezequiel 37:5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.


3 - Jesus nasce, trinta anos depois inicia Seu ministério, e anuncia o reino de Deus. E, diz, "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA"!
Ezequiel 37:6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.

Jesus Cristo vem ao mundo, prega o arrependimento, faz milagres, nos traz a promessa de ressurreição e vida eterna. E, mais ainda, nos envia o Consolador, o Espírito Santo, para que Ele testifique das coisas do reino de Deus.


Aleluia! Glórias a Deus!


Jesus Cristo foi, realmente, a realização da profecia que Deus ordenou a Ezequiel falar.

O Salvador foi quem nos trouxe, a todos nós, não só à casa de Israel, mas a todos os povos, renovo de vida e esperança.

A nação cristã, formada pelos cristãos espalhados por todos os cantos do mundo, é o exército poderoso que se levantou mediante a profecia de Deus.

Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

O Salvador, Jesus Cristo, mediante seus ensinamentos, formou o protótipo do que seria a nação cristã pelos séculos seguintes, aquele grupo de cerca de quatrocentas almas (apóstolos, discípulos e seguidores fiéis) que viram quando Ele foi elevado aos céus e desapareceu numa nuvem.
Era o exército de almas revividas pelo poder de Deus.
Mas, não tinham ainda "Espírito".
Jesus ordenou que aguardassem até que o Pai enviasse o Consolador, o Espírito de Verdade, e só então começassem a pregar as boas novas do reino de Deus ao mundo.




E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.(Ezequiel 37:7-10).

Vejam que interessante, neste versículo Deus não diz na profecia
"profetiza, ó Ezequiel"...
Ele diz,
"profetiza, ó Filho do Homem".

Eis alguns versículos onde Jesus refere a si mesmo como Filho do homem,

E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.Lucas 6:5

Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.Marcos 14:21

E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.João 5:27

Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus.Lucas 22:69

Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.Mateus 18:11


Ele diz,
"profetiza, ó Filho do Homem".
A partir desta revelação entendi porque em alguns trechos do Livro de Ezequiel há a referência a "Filho do Homem" no texto.

É como se Deus ordenasse, na profecia, 

Profetiza, Jesus de Nazaré, Filho do Homem...
(Para esclarecer, até o momento de sua ressurreição Jesus estava vivendo num corpo humano, como todos os homens deste mundo. Somente após a ressurreição Ele se apresenta num corpo transformado, glorioso, não humano).

"E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo".

Jesus afirma, 

João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Desde o dia de Pentecostes quando se manifestou o Espírito Santo como línguas de fogo, daí em diante, até os dias de hoje, é Ele quem batiza ao cristão que se converte a Jesus Cristo e se batiza nas águas do arrependimento.

E, o Espírito Santo, nos guia no caminho estreito para que o exército de salvos pela fé em Cristo chegue ao reino de Deus.

Amém?


Faça parte deste exército, aceite Jesus Cristo como Seu único e Suficiente Salvador, e seja cheio do Espírito de Deus. Seja mais um salvo em Cristo, não por merecimento, nem por capacidade, nem por santidade, mas pela graça de nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

Glórias a Deus. 









Davi já dizia, " O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará"!

Jesus disse, " Eu sou o bom Pastor"!


Deus dá as revelações, cabe ao que a recebe traduzir e conseguir transmitir com fidelidade para os demais.

Quem já recebeu alguma revelação ou visão de Deus sabe que muitas vezes tudo vem à nossa mente em décimos de segundo. 

Nem sempre conseguimos ser fiéis ao transmitir o que nos foi mostrado pois muitas vezes somos pegos de surpresa e algum detalhe nos escapa.

E, também, sabemos que Deus usa muito a linguagem figurada, comparativa.

Assim, a profecia acima, constante em Ezequiel 37:24, devemos entender que o Senhor revelava ao profeta que um descendente de Davi, no caso Jesus Cristo, será rei sobre todos os povos que a Ele se converterem. 
Ele será o único pastor deste rebanho.
Como hoje acontece, onde Jesus é a cabeça da Igreja cristã, e todo cristão é um membro do corpo.
Logicamente, o cristão vive em função de ser fiel a Cristo e ao evangelho. Não sendo perfeito erra, engana, fraqueja e peca. Mas, tendo Jesus como seu redentor, se arrepende e clama por perdão. Então, o bom Pastor perdoa sua ovelha, como o fez à mulher adúltera,

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (João 8:10,11).

Jesus Cristo nos justifica, nos dá nova chance, mas nos ordena, "Não peques mais".

O cristão tem que se contaminar com o evangelho, totalmente, e viver em comunhão como o Espírito Santo.

Assim alcançará a salvação eterna de sua alma, pela graça de Jesus Cristo, o Bom Pastor, o Rei dos reis, o Príncipe da Paz.

Amém?

Ore, como ensinou Jesus,


Creia, que tudo o pedir ao nosso Deus, em oração, com fé, será concedido.

A oração move o sobrenatural de Deus.

Amém?


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus                         2022agosto, 20

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?