Velha Aliança x Nova Aliança

 


Números 18:20 - Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.


Leitores, Paz de Cristo.


Louve, exalte ao que está assentado no Trono e ao Cordeiro!

Poderoso Deus
Davi Quinlan


ANTIGA ALIANÇA - DEUS E ABRÃO

  • Aliança Edênica.A Aliança Adâmica.  A Aliança Noética.A Aliança Abraâmica.
  • Aliança Mosaica. A Aliança Israelita. A Aliança Davídica. 

No Antigo Testamento se destacam algumas alianças entre Deus e a humanidade, mas vamos nos aprofundar um pouco naquela que marcou o judaísmo e o cristianismo, pois Abraão é considerado o patriarca maior de nossa fé.

Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão. Essa foi a única vez que homens adultos foram circuncidados. A partir daquele momento, a pequena cirurgia era feita em todos os meninos descendentes de Abraão, no oitavo dia de vida.




Séculos depois, (Aliança Mosaica, das tábuas da Lei...), o povo perambulava pelo deserto para espiar seus pecados de murmuração e idolatria, e Deus estabeleceu o culto no tabernáculo. E Arão foi escolhido para o sacerdócio do Senhor.


"Eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel" - Disse Deus a Arão.

Que glória, não?

Todavia, eram centenas de rituais, festas, normas e preceitos a serem observados e cumpridos pelo povo israelita, os quais eles quase sempre não obedeciam.

Havia a Lei, severa lei, para cuja desobediência em muitas oportunidades o castigo de Deus era a morte, seja por peste, ou por espada, ou mesmo a terra se abrindo e engolindo os rebelados.

Durante os quarenta anos em que o povo resgatado do Egito vagou pelo deserto, toda a geração adulta morreu, (exceto Josué e Caleb), antes de partir para a conquista da terra de Canaã, a terra prometida.

Inclusive Moisés não entrou na Terra Prometida, embora sendo um homem muito ligado no Criador, tendo até mesmo ficado face a face com o Eloim.

Existia uma grande separação, uma distância entre Deus e as criaturas humanas.

Na verdade, a raça humana estava sob a maldição desde o pecado de Adão e Eva, quando foram expulsos do Jardim do Éden.

Não era permitido nem mesmo aos homens dizer o nome de Deus.

Mesmo a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, quando tocada indevidamente levava à morte. 

No tabernáculo, no Santo dos Santos, até mesmo o sumo-sacerdote ali penetrava com uma corda na cintura, pois poderia cair fulminado se não estivesse devidamente purificado para se achegar naquele santo lugar.

Naqueles tempos, estar na presença de Deus, - (Eloim, ou YHWH, ou simplesmente EU SOU, como o chamavam) -, era tão perigoso, ou até mais, do que estar distante do Criador.

A Lei de Deus fazia Sua mão muito pesada sobre Seus escolhidos. 

Entretanto, mesmo numa condição de maldição, ainda assim o Criador levantava seus profetas para exortarem as pessoas.

Enoch, da sétima geração depois de Adão, era grandemente abençoado, tinha intimidade e comunhão com Eloim, algo às vezes difícil de se entender, mas é assim que acontece.

( O LIVRO DE ENOCH  - Capítulo 1

Enoque, um homem justo, o qual estava com Deus, respondeu e falou com Deus enquanto seus olhos estavam abertos, e enquanto via uma santa visão dos céus. Isto os anjos me mostraram.

2Deles eu ouvi todas as coisas e entendi o que vi; coisas que não terão lugar nesta geração, mas numa geração que deve acontecer num tempo distante, por causa dos eleitos.

3A respeito deles eu falei e conversei com Ele, o qual virá de Sua habitação, o Santo e Poderoso, o Deus do mundo:

4O qual pisará sobre o Monte Sinai; aparecerá com Suas hostes e se manifestará com a força do Seu poder dos céus.

5Todos estarão temerosos e as Sentinelas estarão aterrorizados.

6Grande temor e tremor se apoderarão deles, mesmo aos confins da terra. As alturas das montanhas serão abaladas, e os altos montes serão abatidos, derretidos como o favo de mel na chama de fogo.

A terra será imersa e todas as coisas que nela estão perecerão; enquanto julgamento virá sobre todos, mesmo sobre todos os justos.). Livro de Enoch, capítulo 1 versos 1-6.

 

Deus se agrada de alguma alma, não se sabe por quais motivos, e desta alma cuida que a humanidade sempre tenha um remanescente. 

Foi por amor a Enoch que Deus fez fosse gerado Noé, seu bisneto, e de Noé o remanescente pós-dilúvio.

Os desígnios e as escolhas de nosso Criador são loucura para o ser humano natural, para quem quer moldar Deus à infimidade do ser humano. 

Contudo, "O temor de Deus é o princípio da sabedoria".

Claro, Deus é ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE, ETERNO, IMUTÁVEL...

Deus tudo pode e ninguém o pode enfrentar, não há poder que o possa impedir em seus intentos.

Portanto, Deus pode ser bom, como tem sido eternamente bondoso e longânime para com Suas criaturas.

Mas, Deus pode ser mau, pode ser carrasco, pode condenar e destruir com apenas um pensamento.

Misericórdia.

Isto já ocorreu, lembremo-nos de Sodoma, Gomorra e todas as cidades em derredor por aquela extensa campina.

Deus já usou o povo israelita para passar ao fio de espada muitas nações dos que habitavam em Canaã.

Não cabe a nós julgar nosso Criador, pois Ele dá a vida e Ele tira a vida.

Ele determina o peso da Sua mão quando desferida contra alguém.


 
Misericórdia.

A Antiga Aliança, de Deus com Abrão, e depois a Lei Mosaica, um novo concerto, podemos concluir, era muito severa, difícil de se cumprir.

Este relacionamento entre o Criador e Suas criaturas foi radicalmente modificado após o sacrifício de cruz de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo e arrancou o estigma da maldição que pairava sobre todos os seres humanos.

Aleluia! Glórias a Deus!


O profeta Jeremias também previu a nova aliança. 

“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:31, 33). 

Jesus Cristo veio cumprir a lei de Moisés (Mateus 5:17) e estabelecer a nova aliança entre Deus e Seu povo.


JESUS CRISTO, "EU E O PAI SOMOS UM"!



Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. (Colossenses 1:12-18).


A primeira grande mudança da Nova Aliança, a Aliança do Sangue do Cordeiro, foi quando Nosso Deus nos chamou, a nós gentios, para fazermos parte do aprisco do Bom Pastor. Estendeu o reino dos céus a toda a humanidade.

Desta forma, o tempo da Lei havia se extinguido, agora e no futuro, seria o tempo da dispensação da graça de Jesus Cristo, o Redentor e Salvador.



A seguir, um estudo bíblico sobre a Dispensação da Graça de Deus:


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA 

Jo 3:16 Jo 1:14 Tito 2:11-13 Jo 1:17 

Definição de Dispensação: 

período de tempo durante o qual a humanidade é moralmente responsável diante de Deus em relação à consideração, respeito e obediência demonstrada para com a sua palavra. Trata-se de um período moral ou período probatório da história humana ou angelical. 

Cada dispensação tem o seu próprio começo e fim. Em cada dispensação Deus tem um propósito específico e definido. 

Porém, o grande projeto e propósito de Deus através das várias dispensações, é libertar a humanidade e o universo de todas as rebeliões, de tal forma que os agentes dotados de livre-arbítio, estejam voluntária e permanentemente sujeitos a Deus, a Cristo, e ao Espírito Santo. 

Esta dispensação é chamada de Dispensação da Graça por causa da abundancia de Graça trazida por Jesus Cristo; 

A Dispensação da Graça pode ser também chamada de Dispensação do Espírito Santo por causa da promessa de abundancia do Espírito a ser derramada sobre aqueles que cressem Jo 7:38-39, e ainda pode ser chamada de Dispensação da Igreja. 

Jesus inaugurou esta dispensação Jô 1:17. A Dispensação da Graça começa com a evidencia e o surgimento de Ministérios de Poder: O Ministério do Senhor Jesus Cristo, Mat 5:23-25; o Ministério de João Batista Mat 3:1-2 Mat 3:5-6; O Ministério dos Apóstolos At. 3:1-8 At 4:33 At 9:32-42 At 16:16-18; o Ministério de outros homens capacitados por Deus e cheios do Espírito para operar milagres como registrado nas paginas do novo testamento. 


Informações Importantes sobre a Dispensação da Graça 

A. Esta dispensação já tem uma duração de aproximadamente 1.980 anos. 

Deu-se inicio a esta dispensação com o nascimento do Senhor Jesus (Jesus começou o seu ministério publico na Terra com 30 anos de idade). 

B. Esta dispensação estender-se-á até a segunda vinda de Cristo. At 1:9-11 Jo 14:1-3 I Tes 4:16-17 Ap 3:11. B. 

Nesta dispensação Deus tem o propósito de salvar a todos que crerem no sacrifício do Senhor Jesus realizado na Cruz I Tm 2:4-6 At. 4:11-12; 

C. Nesta dispensação cada pessoa tem o privilegio de pedir a Deus com base nas promessas registradas em sua palavra, e receber de acordo com a sua fé. 

Mat 8:8-10 Mat 8:13 Mat 9:29-30 Mat 17:19-20 Mat 21: 19-22 Jo 14:12-14 Heb 11:6. 

-Por sua rejeição ao Senhor Jesus, Israel foi destruída como nação no ano 70 D.C e espalhado entre as nações.

Jo1:11 Mat 24:1-2 Lc 21:20-24. B. 

-Essa dispensação será finalizada com uma Grande Apostasia assolando a Terra.

I Tm 4:1-3 II Tm 3:1-9 II Tm 4:3-4 II Tes 2:3-4 II Pe 2:1-3 Jd 3:4 Jd 16:19. 

- A nação de Israel só reconhecerá o Senhor Jesus como salvador do Mundo e Messias, sendo completamente restaurados para Deus e salvos, quando findar a dispensação da Graça. 

Rm 11:23-27 Mat 24:29-31 Lc 21:25-27 Zc 12:10-14 Zc 13:1-2 Zc 13:6 Zc 13:8-9 

- Satanás foi derrotado na cruz pelo Senhor Jesus, e tornou-se impotente para vencer ou derrotar um Cristão, que tomar posse e vestir-se de toda armadura de Deus 

Ef. 6:11-18 I Pe. 5:8-9 Tg 4:7. 

- Entre a dispensação da graça e a dispensação do Governo Divino haverá o Juízo da Grande Tribulação 

Mat 15:21-24 Ap 6:1-19 Dn 12:1 II Tes 2:8-12 Ap 13:1- 18 Ap 16:13-16. 


A Provisão de Deus para a Redenção 

A. A Morte de Cristo na Cruz 

I Cor 1:18-24 Cl 1:19-20 Cl 2:14 I Ped 2:24 Is 53:4-7 Is 53:10. 

B. A Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a responsabilidade de pregar a palavra, o evangelho completo. O evangelho da Graça de Deus.

 Mc 16:15-18 Rm 1:16-17 At 20:24. 

C. É necessário aos homens olhar para Jesus e pela fé aceitar o sacrifício que ele realizou na cruz, a fim de receber ou alcançar os benefícios trazidos pela morte vicária de Cristo. 

Rm 3:24-25 Rm 5:1 Ef 2:8-9 Heb Cap. 11 Gl 3:13-14 Ef 2:11-18 I Pe 1:18-19.

 

Gurupi – To, 21 de Maio de 2010 Pr. João da Cruz Gomes Feitosa

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CON CLU INDO

Salmos 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.

Houve e sempre haverá a aproximação do Criador para com Suas criaturas. Deus usou de inúmeros homens e também mulheres para que realizassem seus intentos, os quais nunca foram outros senão de arrebanhar as almas pecadoras de volta à Sua presença, no reino dos céus.

É de fácil entendimento o propósito de nosso Deus? 

Normalmente está fora da compreensão do ser humano os propósitos e desígnios do Criador, motivo pelo qual tantos se rebelam contra a Sua Vontade.

Contudo, Jesus nos ensinou,

Lucas 8:21 - Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

e mais,

Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Portanto, para alcançar a salvação eterna de nossa alma, devemos, antes de tudo, obedecer. Ter fé em Jesus Cristo e no evangelho, e ser praticante da Palavra. Não basta conhecer, tem que Fazer a Vontade de Deus!

Amém?

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve vem.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2022fevereiro, 02

Para entrar no rino de Deus tem que morrer para o pecado e renascer para Cristo.



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?