Gálatas 5 Batalha espiritual


 Gálatas 5:7 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?

Glórias a Deus,


Aos leitores, a paz de Cristo. 
A meditação na Palavra de Deus constante em Gálatas 5 nos leva a alguns tópicos importantes para serem analisados à luz dos ensinamentos de Paulo sob a unção e inspiração do Espírito Santo:
.Circuncisão
.Incircuncisão
. Fé
. liberdade
. Carnalidade
. Espiritualidade
. Amor...

1 Coríntios 15:44 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Sobre a espiritualidade pouco sabemos, no entanto, Paulo nos ensina que além de nosso corpo natural, físico, existe ainda o corpo espiritual, e que este é aquele ligado à alma, é o que será ressuscitado no dia do Julgamento Final, para salvação ou condenação.
Todos nós que bebemos da água viva, que é Jesus Cristo, estaremos entre os salvos pela fé e pela conversão ao Salvador.




Alguns cristãos podem pensar que tais coisas são de amplo conhecimento das pessoas e que não precisam ser novamente debatidos ou examinados, mas não é assim, notamos que ultimamente o Espírito Santo vem nos exortando constantemente acerca do esfriamento na fé, no aumento da apostasia, no crescimento da incredulidade, do avultamento do poder do diabo sobre as pessoas que estão mais e mais se afastando de Deus e da doutrina cristã.

Portanto, o que consta em Gálatas 5, a busca do crescimento espiritual,  é bem atual e deve ser examinado com todo nosso cuidado, em oração para sermos iluminados pela sabedoria que vem do trono de nosso Deus, em Cristo Jesus.
Amém?




_________________________________________________________________________________


Louve, adore!

Hino 139 da Harpa Cristã

Jesus meu eterno Redentor


__________________________________________________________________________________________________________________________________


Gálatas 5 


13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.


O mundo é bem complicado, porque o ser humano fica inventando normas de comportamento, criando leis e mais leis, inclusive algumas que contrariam outras. E, ainda, porque o que move este mundo é o dinheiro, é a busca da riqueza material, ou desta e também do poder secular.

A ambição desmedida dos poderosos, a ganância dos bilionários, a sede de poder dos homens 'públicos' - políticos -, a corrupção que graça no meio da elite governante em todos os níveis... Tudo isto faz deste mundo um caldeirão do diabo pronto a se queimar no fogo do inferno. 

E, está a cada dia mais aquecido, pois as pessoas estão se afastando dos caminhos de Deus, abandonando a fé no Salvador, dando lugar a todo tipo de trevas. Um abismo chama outro abismo, e o mundo vai carreando a humanidade para as profundezas, onde há o lago de fogo e enxofre.

Salmos 42:7 - Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

Por tudo isto nos ensina o Senhor, "Aquele que ama as coisas do mundo não tem o amor de Deus"!

Quem vive de seguir os costumes e buscar sua realização nas coisa mundanas carregará sempre um vazio em seu coração.

Somente a Água Viva que flui do Espírito Santo pode saciar a sede que a alma tem de estar em comunhão com o Criador.

Somente o encontro e rendição a Jesus Cristo pode levar o pecador a ter seus pecados perdoados e colocá-lo na estrada estreita, no meio do rebanho do Bom Pastor, onde ele encontrará a Porta para o Reino de Deus.



Quando a Palavra nos diz que fomos chamados à liberdade, devemos entender que a escolha de se converter a Jesus Cristo nos faz livres das garras do diabo no qual este mundo jaz. Ficamos livres da opressão do diabo, e temos a oportunidade de nos tornarmos templo vivo do Deus vivo, temos a chance de nos tornarmos luz do mundo e sal da terra. Nos diz ainda que devemos usar esta liberdade em prol dos nossos semelhantes, e não dando ocasião à carne.

Devemos fazer o bem ao próximo, pois, nos exorta Jesus a termos amor a Deus em primeiro lugar, e ao próximo em seguida.

Portanto, ser cristão é semear o evangelho de Cristo entre os pecadores, é estender a mão ao necessitado, é orar em prol do que está caído ou fraco na fé... É fazer o bem ao próximo, sem discriminação nem segundos interesses. Sem esperar nada em troca.

Não usarmos da liberdade que nos proporciona a fé em Cristo para sermos libertinos ou agir de má fé. O caráter do cristão deve se espelhar no de Jesus Cristo.

Amém?

E, tal liberdade nos deve conduzir ao crescimento espiritual, para estarmos mais e mais ligados no Espírito Santo, o Consolador.

Aleluia! Glórias a Deus!


15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

 Paulo exorta os cristãos a serem fraternais, pacíficos e longânimes, a viver com mansidão. Abandonando toda disputa ou contenda, mas agindo como irmãos em Cristo. Mesmo porque, já nos ensinam as Sagradas Escrituras, a casa dividida se enfraquece. Por outro lado, a união faz a força. 


Glórias a Deus!



16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Andai em Espírito!

Mas, como andar em Espírito estando preso num corpo de carne e sangue, sujeito às emoções do mundo, sujeito às fraquezas do organismo?

Paulo esclarece ensinando sobre a guerra existente entre a carne e o Espírito. 

Nós seres humanos somos carne e espírito. Somos o barro (terra, pó) e sopro divino (espírito). E, a convivência do pó e do sopro divino, agindo todo o tempo sobre nossa alma, não é fácil.

A alma (o eu) fica refém da carne que a envolve, mas anseia por estar mais perto de Deus. Mas, para se aproximar de Deus o homem tem que anular as vontades da carne e fazer a vontade de Deus. 

Então, para andar em Espírito é preciso ao ser humano se entregar de corpo e alma a Jesus Cristo, se converter totalmente ao Salvador, estar em oração, estar em jejum, buscar a unção do Espírito Santo, até que Este faça morada no coração do pecador arrependido. 

Quem tem a unção do Espírito Santo estará todo o tempo andando em Espírito.

Aleluia! Glórias a Deus!


18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Paulo, na época falando aos do judaísmo, exorta e nos ensina que a partir do momento em que nos rendemos à graça de Cristo não estamos mais debaixo da Lei Mosaica. Também esta é uma forma de liberdade que se alcança estando em Cristo, estando vivendo em espiritualidade e não em fazer os rituais da Lei, os quais eram ligados à carnalidade. Aliás, Jesus já nos ensinou isto anteriormente,

Lucas 16:16 - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Aleluia! Glórias a Deus!


19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,

20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

O mundo está ligado à carnalidade e bem afastado da espiritualidade que vem do trono da glória de nosso Criador, o mundo jaz no maligno, motivo pelo qual temos neste plano físico tanto sofrimento, tanta dor, tantas aflições.

Paulo enumera tais coisas ligadas ao diabo e à carne: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, inveja, homicídio, bebedices (todo tipo de vício), glutonaria e coisas semelhantes, (vaidade, soberba, vanglória, etc). 

Enumera-as e nos alerta que aqueles que as praticam não herdarão o reino de Deus!

Por quê?

Porque vivem na carne e, portanto, longe de Deus, apartados de Deus, separados de Deus pelo pecado da carnalidade.

Misericórdia!


22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

23 Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Mas, o pecador arrependido, convertido pela fé, seguidor de Jesus Cristo, aquele que abraçou o Salvador com sua rocha eternal e se revestiu do Espírito Santo, este dará frutos para o reino dos céus.

Mas, antes de dar frutos, frutificará em si mesmo os frutos espirituais que comprovam estar este convertido andando em espírito e não na carne.

Paulo, então, enumera os frutos do Espírito, quais são:

amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Paulo, nos diz ainda, "contra tais coisa não há Lei". Quem vive em Espírito estará sendo obediente e agradável ao Criador. Viverá fazendo a vontade de Deus! Colocará a vontade de Deus adiante da própria vontade, estará obrigando sua carne a obedecer ao Espírito.

Amém?


25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Portanto, se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Sejamos um na comunhão como nosso Deus , o qual é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO.

E, quem vive em Espírito não é cobiçoso de fama, não busca a adoração ou veneração de outros seres humanos. Vive para agradar a Deus e ficar em paz com os irmãos na fé.

E, jamais viverá invejando alguém ou as posses de alguém, pois sabe que o maior tesouro ele conseguiu para si, O AMOR DE CRISTO.

Amém?


CONCLUINDO

Gálatas 5:17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

O amor de Cristo é a base de nossa fé.

Não se pode escapar da batalha espiritual que nos cerca, melhor estar preparado para a guerra do que ir ao campo de batalha e perecer sem capacidade de enfrentar o inimigo.

Existe uma guerra espiritual do bem contra o mal, engendrado pelas potestades da maldade nos lugares espirituais,

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Desta guerra espiritual ninguém tem como escapar, está acima de nossas forças, motivo pelo qual Paulo, em Efésios, nos exorta a nos revestirmos de toda a armadura de Deus, e a nos fortalecer no poder de nosso Criador, orando todo o tempo.

 


O ser humano já nasce refém desta guerra espiritual, já nasce propenso a ser dominado pelo mundo e pelo diabo, que reina neste plano de existência.

Então, nossa liberdade está em conhecer Jesus Cristo, pois Ele é a Verdade.

 João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Quem conhece Jesus passa a conhecer a Verdade.

A verdade que pode nos levar ao reino de Deus, à vida eterna.

Amém?


Missinário Virtual Geraldo de Deus     2022setembro, 18







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?