ANGÚSTIA

 

2 Reis 20:1 - Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Paz de Cristo a todos,


Uma situação inesperada e fatídica enche a alma do ser humano de angústia. Um aviso, uma notícia de morte, esta então, faz o coração transbordar de dor e extrema angústia.

Imagine quando um enfermo recebe do médico, ou de alguém da família, a notícia do fim de sua vida, quando lhe dizem "Seus órgãos vitais estão falhando, infelizmente tua vida não durará mais que alguns dias"...

Bem, ainda assim vem algum abençoado com a palavra de esperança,

"Agora está tudo nas mãos de Deus, somente Ele poderá reverter o quadro".

Ou seja, ainda resta uma esperança. E, muitas vezes o milagre acontece. 

Aquele paciente terminal, desenganado pelos médicos recupera o vigor e ganha renovo de vida, tem uma nova oportunidade de continuar sua trajetória neste mundo.

Porque Deus é bom e sempre será nossa esperança.

Amém?

Assim, Deus pode arrancar a angústia que enche aquele coração sofrido e nele injetar vida, alegria e amor.


Adore, louve ao nosso Deus, o Deus do Impossível


Deus do Impossível
Toque no Altar


Mas, temos nas Sagradas Escrituras situações onde não há remédio ou esperança para sanar a angústia de uma notícia fatídica, quando o próprio Criador revela aos seus escolhidos, ou aos seus inimigos, que o fim está determinado.

Quando Deus disse ao seu servo Moisés, por exemplo, estando ele já com cento e vinte anos de idade, sobre aquele monte, de onde se avistava a Terra Prometida, 

Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão. (Deuteronômio 31:1,2).

As pessoas são preparadas para viver, para superarem as dificuldades, para lutar incessantemente, visando sempre dias melhores, situações mais favoráveis. Ninguém é preparado para morrer.

São tantas as pendências na vida das pessoas que nenhuma está de malas prontas para partir deste mundo físico, enxergam sempre um amanhã com novas possibilidades de crescimento e aperfeiçoamento. Esperam, os materialistas, obter novas conquistas, adquirir mais bens materiais, mais riquezas, mais posses. 

No entanto, o anjo da morte chega de supetão, inesperadamente, ceifando vidas, todos os dias são milhares de vidas que se findam neste mundo.

Baseado nisto, devemos atentar mais para a possibilidade de uma morte inesperada. Claro, cremos que vamos viver ainda muito tempo, mas não devemos descartar o contrário, afinal, não sabemos qual é a vontade de nosso Pai e Criador quanto à nossa permanência neste plano de existência. 

Estou aqui colocando medo ou angústia nos leitores? Não é este meu intento, mas sim o fato do Espírito Santo ter tocado em meu coração sobre este assunto.

Quanto fechamos as mensagens com a frase "Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará", devemos entender que, caso ele se demore ainda alguns séculos, nós partiremos para o além, assim, mesmo que não aconteça em curto prazo a segunda vinda de Jesus, nossa vida se exaurirá e nós partiremos rumo à inexistência corporal. Ao morrer a alma será recolhida para um lugar, ou de paz e conforto, ou então para um lugar de sofrimento, dor e ranger de dentes.

É neste sentido que esta postagem nos leva, estarmos preparados para a qualquer momento partirmos, na segurança de irmos ao encontro de Jesus Cristo e não para o sofrimento.

O cristão unido ao amor de Cristo, fiel na obediência do evangelho, revestido do Espírito Santo, não temerá a morte em tempo algum.

Viver ou morrer, de uma forma ou outra pertencemos a Cristo.

Esta certeza é a que nos livra da angústia que nos causa a morte.

Quando YHWH avisou a Moisés que ele iria morrer, não houve da parte do servo de Deus nenhuma reação negativa ou murmuração, pois ele tinha certeza de partir deste plano físico para um lugar de bem-aventurança protegido pelos anjos do Senhor.

Amém?

Temos, também nas Sagradas Escrituras, a narrativa acerca do rei Ezequias, aliás, um dos poucos reis de Judá que foi fiel ao Senhor dos Exércitos. 

E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. (2 Reis 18:1-6).

Deus enviou Isaías, filho de Amós, com a previsão da morte do rei Ezequias. Disse o profeta de Deus, "Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás".


Ezequias não admitia a ideia de morrer, entendia que faria falta ao povo de Judá, entendia que sendo servo fiel de YHWH merecia viver ainda muitos anos reinando com fidelidade ao Senhor. Qual foi sua reação?

Chorou, orou e intercedeu por si mesmo, lembrando ao Senhor sobre sua fidelidade e correção que observara por toda sua vida até então.

Ao contrário do que ocorreu com Moisés, o rei Ezequias tinha muito apego a este plano material e ao poder, confirmando o que nos diz Salomão em Eclesiastes, havia em seu coração muita vaidade.

Eclesiastes 12:8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

O que acontece em seguida nos demonstra que tudo  neste mundo tem um propósito e um tempo determinado por Deus. E, quando tais propósitos e tempos determinados são derrogados, as consequências muitas vezes são funestas.

Deus se apiedou de Ezequias, talvez até para dar nele uma lição, para mudar a maneira de pensar do rei, o qual era obediente à Lei que o Senhor dera a Moisés na antiguidade, mas não entendia que devia fazer a vontade de Deus, que não deveria questionar as decisões do Criador. Talvez tenha sido maneira de Deus arrancar do coração de Ezequias a soberba e a vaidade, pois ao lhe conceder mais quinze anos de vida, grande tragédia se abateu sobre aquele rei e sobre aquele povo.

Deus falou ao profeta Isaías e ele voltou ao rei, trazendo outras notícias,

Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.
E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.
Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. (2 Reis 20:5-7).

Deus teve misericórdia de Ezequias, no entanto, uma vez mais ele demonstrou não confiar nos desígnios de YHWH, pois pediu uma prova de que aconteceria realmente aquilo que lhe era prometido.




Num futuro não tão distante daquela época, Jesus nos ensinou sobre isto, ao dizer, "Está escrito, não tentarás o Senhor teu Deus"!

Quando Deus nos fala, devemos agradecer e confiar, nunca desconfiar e pedir que Deus nos prove alguma coisa.

Por duas vezes Ezequias se mostrou para Deus como uma criatura ainda despreparada para ter o direito de morar no reino de Deus. Revelou-se extremamente soberbo e vaidoso, e tais defeitos de caráter foram a razão de sua perdição,

Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente.

E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio.
Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de babilônia.
E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.
Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia.
Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade? (2 Reis 20:12-19).

Por seus próprios atos Ezequias trouxe a cobiça de Nabucodonosor sobre Judá e Israel, ao exibir com orgulho todos os tesouros do templo e do palácio real para aqueles estrangeiros mal intencionados. Deus lhe deu corda, e com ela ele mesmo se enforcou.

É angustioso ver o que Ezequias responde a Isaías no versículo 19. Enquanto o Senhor estava sendo bondoso e misericordioso com ele, o rei só questionava, murmurava indiretamente, tentava ao Criador. Tanto fez que trouxe ruína sobre si e sobre o povo que governava. Ao ser sentenciado por Deus pela sua estultícia, tolamente responde, "Boa é a Palavra do Senhor que disseste". Por que ele não disse isto antes, quando Deus o curou e lhe concedeu mais quinze anos de vida?

Nos faz lembrar de Judas Iscariotes que tanto tramou contra Jesus Cristo, que O traiu, O vendeu ao Sinédrio por trinta moedas de prata, e depois, dominado pelo remorso e pelo vil tentador, se enforcou.



Tais fatos acontecidos e relatados nas Sagradas Escrituras, em datas diferentes, em situações diferentes, nos provam que a justiça de Deus é eterna e imutável e que seus estatutos e desígnios são carregados de sabedoria e perfeição.

Nos mostram, ainda, que devemos confiar no Senhor e somente em Deus (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de Jesus Cristo) colocar nossa esperança.

Amém?

Todavia, há um remédio altamente eficaz contra a angústia.


JESUS TEM O PODER DE PERDOAR PECADOS


Quando Jesus Cristo andou por este mundo, combateu a angústia que fustigava o povo de Israel. Todos quanto dele se aproximavam encontravam o bálsamo celestial, acontecia algum milagre. 
A virtude fluía de Jesus Cristo, a todos os enfermos ele curava, a todos os obsidiados ele libertava dos maus espíritos obsessores. Aos que tinham os olhos trevosos, ele curava trazendo sobre os cegos cores e luzes. 
Aleluia!
Até a angústia de parentes de mortos ele arrancou, pois ressuscitou alguns que já haviam partido para o além.
Trouxe as boas novas do reino de Deus a todos os povos e nações.
Cobriu a humanidade com seu sangue derramado na cruz do calvário, rasgando o véu do templo e fazendo raiar um novo tempo de reconciliação entre Deus e as criaturas deste mundo.
Semeou a paz e o amor.
Arrancou dos corações dos pecadores a angústia da certeza do sofrimento eterno, pois nos afirmou que todo pecador arrependido e convertido ao Seu jugo suave, sendo batizado nas águas e no Espírito Santo, não morrerá, mas terá a vida eterna.


Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

Glórias a Deus!

Adore, Louve e Exalte ao nosso Deus!





Onde tem a presença de Deus, no nome de Jesus Cristo, a angústia não habita.

Amém?



CONCLUINDO

João 8:24 - Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

O cristão deve crer que Jesus Cristo é o Bom Pastor. E, ter esta convicção:

"O Senhor Jesus é o meu Pastor, e nada me faltará"!

Jesus nos dá tudo o que precisamos, nada nos deixa faltar, a começar pelo Espírito Santo, que é a presença do Deus vivo em nossa existência.

Pela ação consoladora do Espírito Santo Ele nos dá a fé e nos guia, nos mostra quando estamos em pecado, nos livra da ação do inimigo...

Mas, não é apenas no plano espiritual que Jesus nos supre, ele mesmo nos diz,

"O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância"! Ele nos dá prosperidade, nada nos deixa faltar!

E, nos dá paz. O mundo nos traz somente aflições, mas Jesus nos traz paz,



Portanto, para nos livrarmos da angústia e aflições deste mundo caótico, devemos nos abrigar nos braços de Jesus Cristo. Não há outro caminho.

Do mundo só podemos esperar aflições, angústia e morte.

De Jesus Cristo vem paz, abundância e renovo de vida. E, a promessa de ressurreição e vida eterna na Nova Jerusalém.

Amém?

Se ainda não aceitou Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, não perca tempo, ore, clame a Ele, declare que O aceita como seu Salvador. Posteriormente vá a uma igreja cristã e O aceite publicamente.

Se já aceitou Jesus e ainda não se batizou nas águas, não perca tempo, faça-o o mais depressa possível, não corra o risco de perder a oportunidade de salvar sua alma.

Só pela fé em Jesus Cristo podemos alcançar a salvação eterna.

Amém?


Marcos 14:38 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Missionário Virtual Geraldo de Deus              2021setembro, 03



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?