Lançai as redes


Saudações e paz a todos,


Jesus Cristo é o autor e consumador de nossa fé. 

Jesus Cristo ensinou aos seus discípulos a serem pescadores de homens, a ganharem almas para o reino de Deus, arrancando-as das garras do diabo, o príncipe deste mundo.

Ele nos exorta, "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus"!

Quanto às coisas deste mundo, das quais necessitamos para sobreviver, nos diz,

"... E todas estas coisas vos serão acrescentadas"!

Para isso existe a providência divina, tanto que João Batista nos ensina,

João 3:27 - João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

É ilusão pensar que com nossa própria força podemos vencer este mundo e suas aflições.

A vida do ser humano é curta e breve, como uma chama que se extingue dia a dia, e, com o passar do tempo vem ao corpo a decrepitude, vem o enfraquecimento da mente, o embotamento dos sentidos. Aquele que era um atleta na juventude, na velhice tem que andar de muletas. Aquele que era muito bem sucedido e cheio de posses se vê sem nada, tudo o que ajuntou em vida foi para seus herdeiros, e de repente está só, jogado num asilo, entre estranhos, dependendo de estranhos para sobreviver seus últimos tristes dias.

Todavia, quem se apega ao nosso Deus Todo Poderoso, no nome de Jesus Cristo, tem o consolador todo tempo ao seu lado, e uma legião de anjos de Deus para o consolar e o alegrar, inclusive sabemos que os anciões convertidos a Cristo em sua juventude e mesmo na maturidade, semearam tanto amor que jamais serão abandonados pelos seus entes queridos.

Quem planta amor, colhe amor. Quem é fiel a Jesus jamais padecerá em solidão.

Amém?

Quanto à questão de ser pescadores de homens (almas), vamos aprofundar no assunto a seguir.


A PESCA MARAVILHOSA

Lucas 5:4 - E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.


Usando da lógica deste mundo, para se formar uma equipe de pessoas a fim de executar uma tarefa específica, busca-se especialistas no assunto.

Ninguém vai chamar para construir sua casa trabalhadores inexperientes. 

Mas, a lógica de Deus é totalmente diferente da lógica do mundo.


Jesus Cristo, nosso Deus vivo no mundo, escolheu estar unido aos pobres, aos símplices, aos necessitados, aos desprezados da sociedade, aos alijados de seus direitos mais fundamentais. Era seguido de enormes multidões de pecadores arrependidos, de párias da sociedade, mas também de autoridades do templo de Jerusalém e do Sinédrio. 

Contudo, combatia contra os poderosos optando pelos desvalidos, combatia contra os doutores da Lei de Moisés, contra os escribas, fariseus e príncipes dos sacerdotes.

Mateus 23:27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

E, para formar a sua equipe principal, os apóstolos, aqueles seus escolhidos para continuar neste mundo Seu breve ministério, chamou a Si pescadores brutos, um cobrador de impostos desprezado pelos judeus, e outros sete, tão despreparados para tão grande missão quanto estes.

Todavia, tudo começou com a Pesca Maravilhosa,



O destino de Simão, André, João e Tiago parecia já traçado, seriam pescadores brutos, vivendo da pesca no mar, muitas vezes nada pescando após muitas horas de labuta, como acontecia com todos os pescadores das redondezas.

Era uma profissão honrada, mas trabalhosa, pesada e até perigosa. Aquela era a vida que conheciam.

Mas, quando tiveram o encontro com Jesus de Nazaré, tudo mudou. Naquele dia estavam lavando as redes após muitas tentativas frustrada, tinham jogado as redes inúmeras vezes sem conseguir capturar os preciosos peixes que buscavam.

Então veio até o barco de Simão e de seu irmão André aquele profeta, aquele homem de Deus, que arrastava atrás de si enorme multidão, ávida por ouvir suas palavras. Jesus era seu nome, Jesus de Nazaré era como o chamavam. Pediu aos agoniados e frustrados pescadores que afastassem o barco um pouco da margem em mar raso, para que assim pudesse, de cima do convés, falar melhor aos que o seguiam.

Não houve por parte dos pescadores qualquer reação negativa, nenhuma murmuração contra o pedido do desconhecido, assim, Simão atendeu ao seu pedido e Ele falou por bom tempo ao povo na beira-mar.

__________________________________________________________________

Vamos louvar nosso Salvador?


Hino 149 da Harpa Cristã
O canto do pescador
(Cassiane)

No meu barco a remar
Sobre as ondas, pelo mar
Mesmo na bonança ou no furacão
Não desejo mais parar
Com a rede vou pescar
Muitos peixes para o reino de Sião



Vou pescar os pecadores para Cristo
Neste mundo cheio de horror
Não mais desanimarei
Minha rede lançarei
Muitos peixes apanhando p'ra o Senhor



O meu barco não é bom
De pescar não tenho dom
E me dizem que não devo continuar
Mas Jesus me quis mandar
E por isso vou pescar
Té que Ele se apraze em me chamar



Tem um modo o Senhor
Que é próprio do amor
Ele usa dos remidos o menor
Todo o mundo me deixou
E de mim se envergonhou
Mas alegre, vou pescar, pois é melhor



Se há coisa de valor
E a rede de amor
Cujo fio é a obra de Jesus
Que puxada sempre traz
Os perdidos e sem paz
Para receberem do Senhor, a luz



Quando há um temporal
E a pesca corre mal
Novamente no meu barco vou pescar!
Pode ser que desta vez
Eu não tenha mais revés
Pois Jesus eu levo para m'ensinar



Acabando de pescar
E deitado a pensar
Tenho gozo pelo tempo que gastei
Pois terei um galardão
Pela pesca, em Sião
Pelas almas que no mundo eu ganhei

______________________________________________________________________________________

Terminada sua mensagem, ordenou a Simão que se fizesse ao mar alto para pescar.

Lucas 5:4 - E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

Novamente Simão obedeceu humildemente à ordem do profeta que inesperadamente subira em seu barco, dizendo,

Lucas 5:5 - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

Aqueles pescadores, naquele barco, com aquelas redes, haviam perdido uma noite inteira de pesca sem nada apanharem, porém aceitaram a ordem do Mestre, pois foi assim que Pedro o chamou, Mestre.

"Mestre... Sobre tua palavra lançarei a rede"!

E o resultado foi inesperado, impactante e milagroso. Nunca antes aquelas redes haviam ficado tão abarrotadas de peixes, a ponto de quase se partirem, a ponto de terem que pedir ajuda aos amigos do outro barco, João e Tiago. Quando recolheram as redes, usando os dois barcos, estes ficaram tão abarrotados de peixes que quase ambos afundavam.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.(Lucas 5:6,7).

Milagre, acontecimento sobrenatural, coisa fora do comum...  Simão e seus companheiros pescadores ficaram pasmos e temeram tal poder daquele profeta.

E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. (Lucas 5:8,9).

 Simão Pedro entendeu estar diante de um homem de Deus de grande santidade e virtude, por isso falou para Jesus, "Ausenta-te de mim, que sou um homem pecador"!

É desta maneira que nós pecadores nos sentimos na presença do Espírito Santo, Ele exala santidade, luz, pureza e virtude. Imagine ficar na presença do próprio Jesus Cristo, em carne, osso, sangue e água... Deve ter sido realmente uma experiência ímpar, única.

Foi então que Jesus os chamou para serem seus discípulos fiéis,

Lucas 5:10 - E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

Aquele chamado inesperado foi prontamente aceito por eles, os quatro pescadores companheiros deixaram tudo para trás e seguiram Jesus. Foram os primeiros discípulos escolhidos pelo Messias e, posteriormente, elevados a APÓSTOLOS.

Lucas 5:11 - E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

Aleluia!
Glórias a Deus!

O chamado de Jesus em nossas vidas acontece inesperadamente, muitas vezes depois de um sinal sobrenatural ter acontecido conosco. 
Neste acontecimento narrado  em Lucas 5, Jesus fez o milagre da pesca, o qual impactou aquelas almas carentes de Deus.
Quando Jesus me chamou para ser seu servo alguns milagres aconteceram em minha vida, sendo o primeiro deles quando o Senhor me livrou do vício do fumo. Aconteceu de supetão, eu sendo um fumante ao entrar no culto, e nunca mais acender um cigarro nem sentir vontade de fumar após sair deste culto. Jesus tirou o vício da nicotina de repente.
Tal acontecimento foi milagroso, eu era um viciado que fumava de três a quatro maços (carteira) de cigarros por dia.

É desta maneira que Jesus age para nos despertar da cegueira espiritual, da incredulidade no poder de Deus.
Jesus continua fazendo milagres, todo o tempo.

Se Ele ainda não o incomodou para ser um obreiro em Sua seara, esteja atento, talvez você não esteja ouvindo o chamado, ou mesmo ignorando-o por temor.

Saibam todos, é grande honra ser chamado pelo nosso eterno mestre e Salvador, é muito gratificante ser um servo fiel de Jesus Cristo. Ele nos capacita e nos guia.

Aleluia! Glórias a Deus!

Entretanto, devemos destacar aqui o ensinamento contido nesta narrativa. Jesus nos chama para fazer a obra do reino de Deus, para ganhar almas!
Por isso Ele diz "Sereis pescadores de homens (almas). 
E nos ordena, "Lançai as vossas redes"!

O Senhor nos chama e nos capacita com este objetivo principal, o de evangelizar, o de ganhar almas de pecadores que se convertam, pela fé, a Cristo.



Nós, que fomos chamados por Cristo temos que, como Simão, lançar a rede!

Amém?


MILAGRE  (CURA) DE JESUS

Lucas 5:11 - E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.
Lucas 5:12 - E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
Lucas 5:13 - E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.


Jesus e seus discípulos, andando de cidade em cidade, anunciando as boas novas do reino de Deus, eis que um homem atacado de lepra prostrou-se diante de Jesus e rogou que o curasse.

A Lepra era uma doença incurável, tida como maldição a um pecador, tida como castigo de Deus sobre aquele que a adquiria.
Os infectados desta doença viviam fora da vilas e cidades, longe da família e de todos sãos.
Um leproso que desobedecesse tal norma, se misturando às pessoas sãs, poderia ser apedrejado até a morte. Eram proibidos de se aproximar de pessoas saudáveis.

Este, contudo, se aproximou de Jesus e se prostrou diante dele, dizendo, antes que o impedissem, "Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
Jesus, quebrando todo o tabu que envolvia aquela doença terrível, tocou no leproso. E sentenciou, "Quero, sê limpo"!
Imediatamente a lepra desapareceu do homem, que foi instantaneamente curado.

Assim aconteceu, assim acontece por todos os séculos.
Nós, criaturas humanas, dependemos da vontade de nosso Criador para sermos ou não atendidos em nossas petições ao nosso Deus.
Somos dependentes da misericórdia de nosso Deus.

Em Jesus Cristo temos um misericordioso sumo sacerdote, amoroso e bondoso, sempre de braços abertos  pronto a nos perdoar e nos guardar do mal. 
Jesus cura, liberta, transforma, vivifica, restitui, e ainda nos promete a vida eterna.

 Amém?


HEBREUS 4 12-16

Quem escreveu a Epístola aos Hebreus?

"Apesar de tantas sugestões de nomes para possíveis autores dessa epístola, a defesa de qualquer um delas enfrenta sérios problemas. Sobre isso, Orígenes acertou ao dizer que somente Deus é quem sabe quem escreveu o livro de Hebreus". (Fonte: Estilo Adoração).



A definição da Palavra de Deus constante em Hebreus 4:12 é simplesmente perfeita:

A Palavra de Deus é,

VIVA

EFICAZ

PENETRANTE (penetra até a divisão da alma e do espírito/das juntas e medulas).

APTA PARA DISCERNIR  (pensamentos e intenções do coração).


A Palavra de Deus é viva e vivificante!

A Palavra de Deus não volta vazia!

A Palavra de Deus atua transformando alma, espírito, mente, caráter...

A Palavra de Deus desnuda os corações e as mentes, e nada fica em oculto.

Até a fé é despertada pelo 'ouvir a Palavra de Deus': 


Portanto, tolos são aqueles pregadores ou missionários que acreditam ter o poder de convencer as massas, ter o poder de converter os pecadores com "sua" pregação.

A conversão do pecador a Cristo acontece pelo poder da Palavra e da presença do Espírito Santo nos locais de culto. 

A Palavra de Deus é uma semente muito forte que teima em germinar, mesmo nos corações de pedra ou tomados por espinheiros.

E, tal semente, encontrando terra fértil, desabrocha poderosamente, lançando ramas para todos os lados e dando frutos e mais frutos para o reino dos céus.

Aleluia! Glórias a Deus!

Portanto, cabe a nós missionários de Cristo, sermos semeadores perseverantes. 

Vamos semear tendo a certeza que o CUIDADOR da Seara, o Espírito Santo, vai estar atuando em cada coração onde a semente da Palavra de Deus se alojou.

E, que a Palavra não volta vazia, então acontecerá transformação de vidas, arrependimentos dos maus caminhos trilhados, confissões de pecados e conversões de pecadores em novos 'homens e mulheres de Deus'.

Esta certeza vai nos impulsionar a não desanimar nos dias maus ou nos momentos de aflição e perseguição, tanto dos infiéis quanto do diabo e sua hostes malignas.

Amém?

Cabe, assim, ao missionário de Cristo ser um semeador incansável, todo o tempo trabalhando sob a orientação do Espírito Santo, a fim de obrar conforme a VONTADE DE DEUS.

Afinal, a obra é de Deus, então cabe a cada um de nós cristãos estar todo o tempo em obediência, sem nos omitirmos  e sem querermos ir além do que determina nosso eterno mestre Jesus Cristo.

Glórias a Deus.

Qual é a ordenança de Cristo que devemos incutir no coração do pecador, para que ele não seja tão apegado às coisas e costumes deste mundo?


 

Nos diz a Palavra, em Hebreus 4 15, sobre a virtude de nosso Salvador, o qual é o eterno sumo sacerdote sem pecados ou mácula. Jesus, nosso Deus de misericórdia e compaixão para com os pecadores arrependidos.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:15,16).


Nele, em Jesus Cristo, podemos colocar nossa confiança e esperança, é o único mediador entre os seres humanos e o Criador, não há outro. Somente Jesus Cristo pode nos dar a salvação eterna e nos levar para junto dele no reino de Deus.

Amém?

CONCLUINDO

João 8:42 -  Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

Saiu de Deus, veio ao mundo, cumpriu fielmente a tarefa de se fazer holocausto vivo para propiciação do pecado que entrou neste mundo através de Adão. Veio de Deus como o "Cordeiro que tira os pecados do mundo".

João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E, cumprida sua missão redentora, tendo sido morto crucificado, tendo sido sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, andou neste mundo ainda por quarenta dias. Então foi elevado aos céus onde vive e reina eternamente.

Crê tu isto?

Quem não crê não está devidamente convertido, nem é altar vivo do Espírito Santo.

Quem tem dúvidas quanto ao que é narrado no Evangelho, (Novo Testamento), deve buscar fortalecer a própria fé.

Com nosso Deus é 'sim/sim, não/não'. Para Deus não há será, ou talvez.

Jesus nos diz claramente em Marcos 16:15 e 16,

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15,16).

Jesus Cristo é o Senhor.

Amém?


Olhai, vigiai e orai. Jesus breve virá.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2021setembro, 18

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Deus de Perto

Rio Breve