Misericórdia II

 


 1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


Amados em Cristo ressuscitado,


Deus nos deu a vida e Jesus Cristo, através de seu sacrifício - morte de Cruz, e ressurreição, nos mostrou e nos legou  a liberdade pela comunhão com o Espírito Santo.
Jesus Cristo veio nos libertar das amarras da Lei, e pelo Seu sangue inocente derramado na cruz nos ensinou o amor, nos exortou ao perdão, e nos provou a misericórdia de Deus para com suas criaturas imperfeitas, que somos todos nós seres humanos pecadores.

Louve ao nosso Salvador Jesus Cristo


Dias de Elias
Lauriete
Legendado


Quando estamos diante de uma situação terrível, onde não achamos saída, a primeira palavra que vem à boca do cristão fiel a Cristo é MISERICÓRDIA.

E, temos provas irrefutáveis que nosso Deus tem não só misericórdia, mas também compaixão por todos nós que a Ele clamamos, no nome de Jesus Cristo. 

Em situações de perigo extremo, em condições adversas, em momentos em que somos cercados pelo mau ou quando erramos por fraqueza, ao nos conscientizarmos do erro ou da ameaça, normalmente clamamos ao nosso Jesus, muitas vezes num sussurro, MISERICÓRDIA!
Jesus Cristo está atento ao nosso clamor, e pronto a nos perdoar,

1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

E, o normal é nosso Salvador nos acudir e nos dar livramento. Contudo, não se engane, Ele trata com cada um sondando o coração e a alma dos pecadores. A cada um dá a correção necessária, pois o Pai que ama o filho o corrige.




Mas, será que nós também não temos que ser  iguais ao nosso Deus, no sentido de adotarmos o amor, a misericórdia e mesmo a compaixão para com o próximo?

Se cremos que Deus é nosso Pai, (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO), então somos todos irmãos. Não temos que viver em harmonia com nossos irmãos? Mesmo com aqueles que por algum motivo não se agradam de nós, ou que tem ideias diferentes das nossas?

Não significa que temos de ser omissos, vê-los errar e nao os corrigirmos, porém que seja com mansidão e não com agressão ou desacato. Não se humilha nem se repudia a um irmão, pelo contrário, deve-se orar e interceder junto ao nosso Salvador para que o Espírito Santo traga transformação de vida e nos dê harmonia com o próximo.

Neste nosso mundo a violência impera,  e violência gera violência. Vingança chama mais vingança, ou como nos diz Davi no Salmo, "Um abismo chama outro abismo"...



Melhor é viver na paz de Cristo.
Amém?

O aconselhamento de Paulo aos Gálatas, no capítulo 6, nos serve de norte,

Epístola de Paulo aos Gálatas 6:


6 :1  - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

Esta deve ser a postura do cristão, o diálogo, a exortação com mansidão, e não o julgamento e condenação. 
Quem anda na carne e vive na carnalidade quer ser juiz e carrasco, toma qualquer situação como ofensa pessoal... Não se deve agir assim.
A paciência, a imparcialidade, a justa medida é a mansidão e a pacificação de situações de conflito.
E, como diz Paulo, cuidando para que a tentação  que dominou a quem exortamos não nos seduza, que não caiamos em tentação.

Portanto, que a mansidão seja a capa que reveste nosso amor no realcionamento com aquele que está em pecado.


2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Em momento algum devemos dar as costas ao necessitado, ao réu de acusação, ao caído na sarjeta. Assim como Simão de Cirene carregou a cruz pesada de Cristo por longo trecho de subida até o Gólgota, da mesma maneira devemos auxiliar e carregar, nem que seja por algum trecho, a cruz pesada do infeliz que está em aflição ou sob condenação do mundo.
Ainda mais dentro de nosso templo onde congregamos, jamais devemos ser juízes que condenam aos irmãos em Cristo. 
A obrigação do Cristão é praticar a caridade, é amparar, é orar pelos caídos, é ter palavras de esperança para o condenado.
Lembremos que não há impossível para Deus. Aquele que hoje é um condenado, amanhã pode receber o perdão de Cristo e ter acesso ao reino de Deus.
Aquele que hoje está caído na sarjeta pode ser o escolhdo por Cristo para lhe prestar socorro num momento crítico.
Julgar e condenar, somente cabe ao Criador.
Amém?

 
3  Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
4  Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
5 Porque cada qual levará a sua própria carga.


Jesus já nos deu o ensinamento que demonstra que nada somos, pois Deus é o lavrador, Jesus a videira verdadeira, e nós criaturas somos as varas da videira. As varas que não derem bons frutos serão  arrancadas e jogadas no fogo. As que derem frutos serão limpas para darem mais frutos. E, nos diz o Senhor, já estamos limpos pela Palavra do Evangelho.
Aleluia.




Mas, nos alerta Jesus, "Nada podeis fazer se não estiverdes em mim"!

Então, quem acha que tem poder, que pode curar, que pode expulsar demônios, que pode mover o sobrenatural, que pode enfrentar Satanás, se enchendo de soberba, está totalmente enganado, enganando a quem o segue e a si mesmo, pois o poder só pertence a Jesus Cristo.
Assim, quem cuida ter alguma coisa (virtude), nada tem.
E, quem sabe que nada pode fazer por si mesmo, mas que em tudo é dependente de Cristo, este tem algo, a graça de Deus.

Amém?

Cada qual levará a sua carga, ou, como nos ensina Cristo, "Aquele que não tomar sua cruz e me seguir não é digno de mim"!

Vamos levar, alegremente, nossa cruz, sem murmurar nem pensar que é a mais pesada, que a dos outros é mais leve. O fardo de Cristo é leve e Seu jugo é suave.


Louve com gratidão


Adorarei
Irmã Jayne 



6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Paulo recomenda que o discípulo reparta com seu mentor espiritual parte de todos os seus bens. E nos ensina, "tudo o que semear você ceifará". Ou, Aquilo 
que se planta é o que se colhe.

8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Aquele que semeia na carne colherá corrupção. Já aquele que semeia no Espírito, este ceifará a vida eterna.
Quem se reveste da unção do Espírito Santo, decerto ceifará a salvaçaõ eterna.
Aleluia!

Quem semeia o evangelho estando na carne, muitas vezes incorrerá em erro ou em equivocos. Poderá confundir e ser confundido.  
Contudo, aquele que leva as boas novas de Cristo estando ungido pelo Consolador, este alcançará  e derramará em seu redor as bênçãos de Cristo, fará mover o sobrenatural de Deus em favor de quem o segue.
Amém?

OFERTAS E DÍZIMOS
Quem semeia, de bom coração, colherá recompensa transbordante e recalcada.
Deus abençoa grandemente aquele que abençoa seus missionários e evangelistas fiéis.
Quem encolhe a mão e não contribui com a obra de Deus estará desobedecendo este ensinamento. Mas que dê com alegria e de bom coração. Não por constrangimento ou obrigação.

Amém?


9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Aqui Paulo nos exorta a sermos persistentes na fé e na doutrina de Cristo, na comunhão com os irmãos e na fidelidade ao nosso Deus.
Pois, "Quem persistir até o fim, será salvo".
Aleluia!


10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Esclarece Paulo, façamos o bem, enquanto temos vida, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos. Mas, principalmente aos irmãos em Cristo.

Façamos o bem, ainda, semeando a Palavra do evangelho, para gan har almas para o reino de Deus.

Glórias a Deus!

11 Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.
12 Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
13 Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.

Paulo mais uma vez exorta aos cristâos para que não se coloquem sob o jugo da carne, que não adotem costumes judaicos que estão inseridos na Lei de Moisés. Na época muitos judeus incentivavam os gentios convertidos a Cristo a se circuncidarem, o que seria uma forma de justificar sua aceitação na comunidade dos judeus. E, ainda, sendo o cristão circuncidado, ao ser questionado podia alegar que era seguidor do judaísmo e não do perseguido cristianismo, e se safar de ser preso pelas autoridades romanas e mesmo judaicas.

Ou seja, viver de aparência para os outros homens, viver de acordo com as regras do mundo. Então Paulo lhes diz que não deviam se gloriar na carne, mas assumir serem cristãos e  se gloriarem em Espírito. 
Pois, Jesus já nos ensina, que "Aquele que me negar perante o mundo, Eu o negarei perante meu Pai naquele dia do Juízo"!

Misericórdia...

O cristão não deve viver da aparência nem da glória na carne, mas sim da fé em Cristo, e se gloriar em Espírito.
Amém?

14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Paulo resume muito do que disse antes, quando cita que quem fizer alguma obra se glorie na própria obra que fez, mas alerta aqui, "mas longe de mim gloriar-me a não ser na cruz de Cristo"!
Este é o posicionamento do cristão evangelizador, do cristão construtor de templos, do cristão ganhador de almas para Cristo: Ter a consciência e também dar testemunho ao mundo que nada do que fez foi por si mesmo. Que tudo o que fez foi se colocar como instrumento nas mãos de Jesus Cristo, o único que detém em Si todo o poder e toda a glória. todo o domínio, agora e para sempre. Amém!
A Jesus o louvor e a adoração!
Que Jesus cresca e que diminua eu!

Glórias e Aleluia!

Porque não nos compete angariar aplausos nem admiração neste mundo, devemos morrer para este mundo e renascer como nova criatura em Cristo Jesus.

Para nosso Deus, o maior é o mais humilde e mais servil entre os homens.

Amém?


16 E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

Aqui está a palavra do apóstolo Paulo sobre a recompensa de quem age da maneira como ensina. A recompensa de quem é fiel a Cristo, morre para o mundo e renasce espiritualmente para servir ao Rei dos reis, paz e misericórdia!

Paulo diz claramente, "para TODOS  os que ANDAREM CONFORME ESTA REGRA, paz e misericórdia sobre eles"!

Quer alcançar a paz de Cristo, e a misericórdia de Deus? Siga as regras acima, e seja mais um bem aventurado do Senhor e Salvador Jesus.

Aleluia!

Sabemos que está nas Sagradas Escrituras a palavra de Deus a Abraão dizendo que todos os que abençoarem Israel (descendência  do patriarca Abraão) serão abençoados. e que todos os que amaldiçoarem Israel serão amaldiçoados. 
Portanto, Paulo termina a frase desejando a bênção de paz e misericórdia sobre os gentios convetidos a Cristo, aos judeus convertidos a Cristo, e mesmo  àqueles que persistiam em andar sob a Lei de Moisés.
Amém?


17 Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

Paulo termina a epístola aos discípulos de Cristo na Galácia dando testemunho de seu ministério sofrido, um ministério de prisões, de açoites, de agressões... (Trago em meu corpo as marcas do Senhor Jesus).
Bendito o discípulo de Cristo que possa exibir as marcas de Cristo ao mundo.
Aleluia!

18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém. (Gálatas 6:1-18)

 Amém! Que a graça de Jesus Cristo esteja presente em nosso dia a dia. Que sejamos dignos de auferir a misericórdia de nosso Salvador. que sejamos merecedores da compaixão de Deus sobre nossas almas pecadoras.

Glórias a Deus!



CONCLUINDO

João 15:3  - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.


A Palavra de Deus é viva e eficaz...
Mais penetrante que espada alguma de dois gumes...


Jesus Cristo, o Salvador, nos ensina que a Palavra do evangelho tem o poder de limpar e transformar o pecador arrependido.
E, pela ação consoladora do Espírito Santo, somos agraciados pela misericórdia de nosso Criador.

Viva em obediência à Palavra de Cristo, viva em comunhão com o espírito Santo.
Seja novo ser, renascido em Cristo, renascido pela água e pelo espírito.

Persevere na fé e se mantenha em comunhão com nosso Deus, em Cristo, para que tudo lhe vá bem. Para que paire sobre sua vida e sua casa, a graça e a compaixão de nosso Salvador Jesus Cristo.

Amém?

Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas. Jesus breve voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus          2020outubro, 21





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?