Letra Morta

 


João 8:3 - E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;


Que a paz de Cristo esteja sobre todos,



O que sabemos sobre os fariseus?

O que marcou o relacionamento de Jesus com os fariseus foi a perseguição feroz que estes fizeram contra nosso Salvador. Buscavam de todas as formas achar motivo para o acusar e o apedrejar.

Temos abaixo um exemplo onde eles premeditaram colocar Jesus numa situação difícil,  tentando fazê-lo concordar com o apedrejamento de uma mulher, ou demonstrar insubordinação e desobediência à Lei de Moisés, pela qual ela deveria ser  executada.

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.(João 8:3-11).

Este episódio acontecido na vida de Jesus Cristo nos comprova como Ele tinha em Si a sabedoria que vem do trono de Deus, e que Ele realmente sempre foi o próprio Deus vivo e atuante.
Ele pregava o amor, e com amor tratou e curou a mulher adúltera. E ainda deu uma grande lição naqueles religiosos de fachada, os fariseus, pois ao desafiá-los dizendo, "Aquele que não estiver em pecado atire a priimeira pedra", lhes mostrou que não havia um justo sequer, mas apenas pecadores.
Não eram eles, os fariseus, mais santos que os seus semelhantes? Decerto que não, pois nenhum deles teve coragem de atirar uma pedra sequer contra a pecadora.
E, usando de Seu poder de perdoar pecados, disse Jesus à mulher, 
"Onde estão os teus acusadores"? "Ninguém te condenou"? Pois Eu também não te condeno, vai-te"!
E, para nos ensinar que Deus não aceita o pecado, diz a ela, "E não peques mais"!

Aleluia!

Porém, os fariseus, mesmo ressabiados e impactados pela sabedoria e pelo Poder de Cristo, continuavam a pecar, continuaram a perseguir nosso Senhor Jesus Cristo.

Louvemos




 Chora Israel

Sérgio Lopes


Os fariseus se diziam os guardiões da Palavra de YHWH;

Conheciam as sagradas escrituras de cor e salteado;

Tinham total zelo pelas tradições e pelos rituais e pelo cerimonial (costumes de festas e sacrifícios, etc);

Sabiam todos os versículos da Lei de Moisés; 



Para o povo, os fariseus representavam o que de melhor e mais correto havia na religiosidade judaica.

Mas não tinham o poder de Deus, não curavam, não libertavam, não moviam o sobrenatural de Deus.

Há mais de quatrocentos anos não se levantava um profeta em Jerusalém.

O Espírito Santo não entrava mais no templo de Jerusalém.

Eles eram guardiões da letra morta, sem o poder e sem a presença do autor do que se escreveu.

Os fariseus observavam com fanatismo a guarda do sábado; criaram diversas regras, o que o tornou um fardo. Jesus veio para dar uma nova concepção da lei moral de Deus.

Os fariseus nos mostram que a religiosidade, sem a presença do Espírito Santo, é vã e profícua. Improdutiva  e insignificante.



OS FARISEUS MERECERAM DE NOSSO ETERNO MESTRE UM CAPÍTULO INTEIRO DO  EVANGELHO DE MATEUS.

Misericórdia...

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

E  Jesus declarou que usurpadores estavam "assentados na cadeira de Moisés, no templo", mas que eles eram guardiões da letra morta, pois não eram corretos em seu agir. Ensinavam mas não obedeciam aos ensinamentos.


Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

Tais usurpadores criavam fardos muito pesados e obrigavam as pessoas a carregar tais fardos, os quais os fariseus não carregavam. Usavam a Palavra de deus para exaltarem a si mesmos.


E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

Os fariseus tinham o coração cheio de soberba, gostavam de ser chamaods de "Rabi". Mas, ensina Jesus, não queiram ser chamados de mestre (Rabi), pois só há um MESTRE, Jesus Cristo, Jesus de Nazaré. Quanto a todos os demais seres humanos, independente de seus estudos ou de seus dotes, são todos IRMÃOS!

Eis porque não se pode praticar qualquer tipo de acepção de pessoas, nós somos todos irmãos por sermos todos originados de um mesmo sangue, como está na Palavra.

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Há um só Deus. Somos batizados no nome deste Deus, (Pai/Filho/Espírito Santo). Não três deuses, mas um só Deus. Amém?


Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

Somente existe um MESTRE, Jesus Cristo. Jesus Cristo eterno Mestre.


O maior dentre vós será vosso servo.

A humildade deve ser característica inerente à vida do cristão fiel a Cristo. Ele nos ensina que o maior entre os cristãos deve ser não mais que um servo.

Portanto, não cabe ao cristão querer honras e glórias. Sejamos como João Batista, que declarou, "Que Cristo cresça e que eu diminua".

Amém?


E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Seja a humildade e a simplicidade nossa forma de viver, e seremos templo e habitação do Espírito Santo. Teremos em nós a real presença de Deus.


Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

Jesus descarrega sua ira sobre aqueles religiosos de fachada, mostrando a todos que os fariseus não eram dignos da posição que ocupavam, nem do conceito que o povo lhes dava. Eram falseadores da Palavra de Deus. Eram aproveitadores da posição previlegiada que seu cargo no templo lhes dava. Eram insignificantes e indignos de se dizerem homens de Deus. Viviam da religião em benefício próprio, e, sendo cegos espirituais, arrastavam consigo as multidões que neles acreditavam. 

Fecham os céus aos seus seguidores, "Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando"

Vejam como Jesus se ira contra quem usa com dolo da Palavra de Deus, e do Nome de Deus.

"Ai de vós"! - Exclama Jesus. Misericórdia.

Amém?


Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

É assim que Deus vê a quem vive dissimuladamente, diante do mundo é um religioso dedicado e fiel a Deus, mas em sua vida privada é um aproveitador, um usurpador do nome de Deus e das coisas de Deus. Usa o nome de Deus como meio de vida e de enriquecimento ilícito. É um cego guiando cegos. Por fora túmulo caiado, por dentro podridão. Misericórdia. 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

Acima de outros defeitos, o religioso hipócrita causa ira em nosso Jesus Cristo. O hipócrita prega uma coisa e faz outra, não é digno de confiança nem deve ser jamais considerado um líder cristão. E culpa seus antecessores, achando-se mais santos que eles. Jesus diz a estes, "vocês preenchem a fôrma de onde vieram", ou Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

Os fariseus se diziam tão santos, e tão conhecedores da Lei, contudo não obedeciam ao mandamento de Deus, que diz, "Honrarás teu pai e tua mãe"...


Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Aos que agem, ainda hoje no meio cristão, como agiam os fariseus, eis a sentença que Jesus dá a quem é um hipócrita religioso. 

Quem vive e age, mesmo sendo um cristão batizado, como um fariseu, sendo apenas um religioso de fachada, já está condenado ao inferno. É sentença de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, cristãos, vamos rever nossos conceitos, vamos viver agradando a Cristo, e não causando Sua ira. Não seja como um fariseu .

Amém?


Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Os versos acima servem de alerta a quem tem a triste crença de que deve ir a Jerusalém buscar ali a presença de Deus. Jerusalém é um lugar santo para os seres humanos. Mas, mediante a Palavra acima dita por Cristo, não é assim para nosso Criador. 

A presença de Deus nós alcançamos pela fé em Jesus cristo, e pela constante oração e amor ao nosso Salvador.

Jesus disse à mulher samaritana no poço de Jacó, "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai".(João 4:21).

Jesus nos ensina, "Não se adora a Deus no monte nem no templo, mas em Espírito e em Verdade".

Quem acha que a presença de Deus está em Israel, ou em Jerusalém, ou em qualquer um outro lugar neste mundo, está bem equivocado. Ou não é cristão conhecedor do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Adore a Jesus Cristo, em espírito e em verdade, onde estiver, todo o tempo, e estará constantemente na presença de Deus.
Amém?

Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. (Mateus 23:1-39).

Jesus Cristo, nosso redentor e salvador, diz aos fariseus com relação ao templo, e mesmo a Jerusalém, que "vossa casa vai ficar-vos deserta".

E, ensina, que para tornar a vê-lo, é preciso a Ele se converter na fé, é preciso que em nosso coração tenhamos alegria no nome e na presença de Cristo, pois somente o verão aqueles que confessarem ao mundo e a Deus, "Bendito seja, Jesus Cristo", ou "Bendito o que vem em nome do Senhor"!

Glórias a Deus! Aleluia!


Louve e Adore


Hino 193 da Harpa Cristã

A Alma Abatida


PRESENÇA DE DEUS

Como ilustrar a importância da presença de Deus em nossa vida?

 Deus nos deixou as sagradas escrituras, e veio Jesus Cristo, com os apóstolos, e nos deixou o Evangelho.

Então, não é o bastante ter este material escrito em mãos, para ler e interpretar e seguir?

Quem é  aficcionado da teologia crê que basta o que está registrado, o que está escrito, e que, corroborando a isto deve-se buscar outros escritos, outros livros, outros indícios históricos para melhor entender e interpretar o que Deus nos deixou nas escrituras.

Você concorda com isto?

Vamos comparar o nosso tempo, as coisas atuais, e os registros na mídia e a versão dos governantes sobre os fatos que estamos vivenciando. Não está tudo sendo divulgado errado e contrariamente ao que o povo vive?

 Não são as estatísticas e as versões oficiais totalmente diversas daquilo q ue nós vemos e vivenciamos? Se a história atual fosse escrita pelo povo simples ela não seria bem diferente daquela que se tem como oficial?Então, isto é assim em todos os tempos. 

Não se revela ao mundo coisas que possam prejudicar aos que estão dominando.  As versões históricas são as convenientes  dos governantes da época. 

Deus nos deixou as sagradas escrituras, e Jesus nos legou o Evangelho, mas não temos como confirmar os fatos ocorridos buscando registros históricos em crônicas de governantes, sejam eles de Israel ou de países vizinhos.

Ou se crê no que Deus nos deixou ou não se crê, não tem como adicionar ou confirmar o que ali está escrito buscando nos registros históricos do mundo antigo.

Muitos dirão, Paulo nos ensina que a letra mata. Verdade. A letra mata porque ela é passível de más interpretações, como o faziam os fariseus. Porque ela pode ser distorcida e falseada em sua interpretação pelos homens de mau caráter a fim de beneficiá-los.

Vamos a um exemplo simples:

Uma mensagem é escrita para outra pessoa. 

"Saudações,

   Temos que nos encontrar para acertar situações pendentes, urgentes. Gostaria de dizer os detalhes, mas não posso abrir totalmente o assunto, por ser bastante complexo. Aguardo que venha ao local onde anteriormente tivemos oportunidade de conversar.

    Traga documentos e registros. Teremos que ser breves e eficientes, pois o tempo urge.

    Com respeito,

    Sujeito tal".


Este recado pode estar bem claro para quem o escreveu. Mas vai deixar algumas dúvidas no destinatário, pois não foi totalmente detalhado.

Se o destinatário tiver oportunidade e maneira de se comunicar com o remetente, ou seja, se quem recebeu o recado tiver como se comunicar com quem o escreveu, pode pedir alguns esclarecimentos, os quais vão sanar quaisquer dúvidas, (tipo: que situação pendente é prioritária?, o local de encontro  seria tal, ou tal?, que documentos preciso levar?, Qual dia e horário do encontro?, etc).

Se não houver como se comunicar com o escritor da mensagem, talvez o destinatário tente junto a algum conhecido, ou parente, ou amigo, buscando esclarecer suas dúvidas. Mas, nem sempre encontrará a resposta correta.

Assim podemos comparar com quem lê um trecho da Bíblia e não entende os detalhes.

Buscar junto ao outros homens, ou pesquisar em outras fontes buscando esclarecimento, nem sempre nos trará a verdade do que Deus quer nos dizer na mensagem. 

Não é mais fácil perguntar ao próprio escritor daquilo que se registrou na Bíblia?

Quem tem comunhão com o Espírito Santo, que é a real presença de Deus conosco, pergunta a Ele, o qual logo lhe dará a resposta correta e precisa.

Por isso, a presença de Deus é vital para entendermos o que o Senhor quer de cada um de nós quando nos chama para trabalhar na Sua obra.

E, logicamente, para interpretarmos com precisão e fidelidade o que está registrado nas Sagradas Escrituras.


CONCLUINDO


PRESENÇA DE DEUS, PODER DE DEUS

Quando Jesus abria sua boca e pregava para as multidões, quem o ouvia ficava impactado, não só pela Palavra, mas pela autoridade com que pregava.

Mateus 7:29  - Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Jesus nos legou o Espírito de Verdade, (Espírito Santo), o qual nos capacita, o qual nos coloca na boca a Palavra exata a ser dita.

A autoridade de todo missionário de Cristo vem pela ação do Espírito Santo.

Quem faz a obra de Deus na autoridade de Deus, no poder de Deus, é todo aquele que tem sobre si a unção do Espírito Santo.

Quem não tem comunhão com o Espírito Santo, o faz na carne, e não em Espírito. Trabalha com suas próprias forças e com a autoridade de seus conhecimentos limitados.

Quem faz a obra de Cristo revestido do Espírito Santo, a realiza sob a real autoridade e poder de Deus.

Paulo faz questão de deixar esta situação bem clara. 

2 Coríntios 3:4 - E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
2 Coríntios 3:5 - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
2 Coríntios 3:6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

Paulo diz claramente, "Não que sejamos capazes por nós de pensar em alguma coisa, como de nós mesmos. A nossa capacidade vem de Deus. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus"!

Assim temos que ser nós que fazemos a obra de Deus neste mundo. Nossa confiança não está em tratados nem em escritos antigos em Hebraico.
Nossa confiança está em tudo o que tem relação direta com Cristo.
Temos a Palavra registrada nas Sagradas Escrituras. Temos o Espírito Santo.
E, principalmente, temos a presença de Jesus Cristo, pois somos revestidos pelo Seu amor.

Jesus Cristo é a rocha inabalável sobre a qual firmamos nossa fé e nosso ministério. Não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo. Cristo crucificado e ressuscitado. O qual vive e reina para todo o sempre nos céus.


2 Coríntios 4:5 - Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.


Amém?


Olhai, Vigiai e Orai. Breve Jesus voltará, no tempo determinado pelo Criador.


Missionário Virtual Geraldo de Deus          2020outubro, 14





Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?