De Insignificante a Insigne


Isaías 40:28 -  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.


Amigos e Leitores do blog,


A palavra tem poder. 

A palavra proferida pode se tornar um bem ou um mal na vida de quem a utiliza.

A palavra, na boca de um ungido de Deus se torna em profecia.


Vamos examinar e meditar em duas palavras bem parecidas, contudo contrárias uma à outra:


INSIGNIFICANTE

Isaías 40:24  - E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.




INSIGNE

1 Pedro 2:9 - Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;



Temos que ter conhecimento, para não errarmos quando usamos os vocábulos. A palavra tem poder e causa transformação.


Louve. Adore!


Hino 141 da Harpa Cristã
Guia-me sempre


Por isto que Jesus nos ensina que o mal é o que sai da boca do homem, pois muitas vezes com a própria língua o ser humano está atraindo maldição sobre sua vida e sobre seus entes queridos.




Temos que vigiar nossos pensamentos, mas muito mais a nossa língua, que é  um pequeno órgão do corpo, mas que pode causar grandes estragos e trazer muitas aflições quando não é devidamente domada.




Mateus 15:9

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Especificamente sobre o relacionamento do ser humano e o Criador, Jesus Cristo nos alerta quanto aos fariseus, quanto aos escribas, quanto aos teólogos modernos, os quais estão sempre com versículos bíblicos na ponta da língua, sempre prontos a exortar o próximo, mas que não carregam no coração e nem na alma o verdadeiro temor e amor a Deus, a saber, a Jesus Cristo, o Redentor.

Assim também são muitos que se nomeiam pastores do rebanho de Cristo, mas que colocam seus interesses pessoais e os estatutos de sua "Instituição" (Nome ou título do ministério, placa de igreja) prioritários aos interesses dos congregantes, dos afiliados, dos crentes que os seguem.

Ou seja, primeiro vem as normas da igreja e seus estatutos, depois as sagradas escrituras e o evangelho de Cristo.

Quando vemos os cristãos tão divididos em tantas e tantas igrejas que não se entendem, por interpretarem a Palavra de Deus de maneiras diferentes, entendemos que isto não está certo.

Cada agremiação religiosa se torna como que um fariseu, crendo que ela está certa e as outras estão erradas. "Minha igreja vai ser salva, as outras estão erradas, estão indo contra o evangelho puro de Cristo". Será mesmo?



A quem pensa assim aconselho meditar na palavra acima, "


E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?

Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Novamente Jesus nos mostra como Deus despreza os fariseus.

Notemos que fariseu era o detentor máximo da religiosidade judaica no templo e nas sinagogas. O fariseu era tido como Insigne por todos os descendentes de Abraão, eram a representação máxima -para o mundo- da santidade humana.

Tinha poder de mandar ao apedrejamento qualquer pessoa que condenasse, desde que entendesse ter aquela pessoa quebrados os mandamentos de Deus e as tradições da Lei mosaica.

Eram tidos como insignes, ilustres, exaltados, santos...

Mas, como está na Palavra de Jesus Cristo, nosso Deus do impossível, o Deus vivo, 

"Toda a planta, que meu Pai celestial 

não plantou, será arrancada.

Deixai-os; 

são cegos condutores de cegos.

 Ora, se um cego guiar outro cego, 

ambos cairão na cova"!

Quantos e quantos fariseus ainda atuam dentro das igrejas de Cristo, se dizendo homens de Deus, pastores de Cristo, missionários evangelizadores... Mas não ensinam a mensagem do evangelho da maneira correta como Jesus Cristo deseja que seja ministrada.

Estes, muitas vezes líderes de milhares e de milhões de almas, como nos diz o próprio Messias, são cegos guiando outros cegos, conduzindo seus seguidores para a cova, para as trevas eternas...

Misericórdia...

E ainda apontam aos que não concordam com seus farisaísmos como sendo rebeldes, como sendo desigrejados...

Jesus nos diz que "Toda planta que meu Pai Celestial não plantou, será arrancada"!

Entendem?

Não adianta estar indo em cultos nas igrejas onde os fariseus são os condutores, são os donos da religiosidade, são os mestres da Palavra de Deus adulterada e contaminada com ensinamentos de homens, ou pior, ensinamentos satânicos.

Você acha correto seguir um líder religioso que se diz cristão mas que é maçon?

Aonde você acha que a alma dele irá quando desencarnar? Será que no céu, ou na Nova Jerusalém, haverá lugar para adoradores do diabo? Será que no céu haverá lugar para os fariseus de qualquer época?

Jesus diz que não. Diz que serão arrancados. E para onde vão os galhos que não produzem bons frutos? Serão atirados ao fogo e arderão...

Quem segue fariseu se torna fariseu, cuidado com seu "líder espiritual".


No tempo em que Jesus esteve caminhando pelo nosso mundo uma pequena parcela dos filhos de Abraão acreditaram Nele e O seguiram. Quando ressuscitou, mediante a obra apostólica de Pedro, João, Tiago e Paulo, bem como de Filipe e os demais apóstolos, milhares de almas seguiram Jesus Cristo e Sua doutrina.
Porém, milhões continuaram ignorando o evangelho e Jesus; Persistiram em seguir os fariseus.

Ainda hoje, muitos são os que não seguem Cristo, mas sim a algum fariseu disfarçado em líder religioso cristão.

"Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz ás igrejas"!


E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.

Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mateus 15:9-19).

Jesus Cristo nos alerta, aqui, do destempero do coração. As paixões causam tragédias, a cobiça causa tragédias, a inveja causa tragédias, o falso testemunho causa tragédias... Todos os sentimentos que vêm do coração do ser humano, se não estiverem devidamente racionalizdos - domados - causarão estrago, dor, sofrimento e mesmo morte.

Por isto não devemos nos entregar às paixões insanas, às aventuras tresloucadas, aos caprichos sem justificativas cristãs.

Não devemos nos deixar levar pelas emoções. Temos que colocar a razão adiante do sentimento. Para não sofrermos e não causarmos sofrimentos em nossos entes queridos.

Contudo, quando a pessoa aceita Jesus Cristo como seu suficiente Salvador, e abre seu coração para que ali o Espírito Santo faça morada, não corre tal risco, pois os frutos do espírito são  muitos, inclusive a mansidão, o perdão, e o amor.

Quem ama, sob a ótica cristã, o amor que nada espera, o amor que tudo sofre, não causa mal ao próximo.

Amém?



CONCLUINDO


Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

Deus é onipresente e onisciente. Nada lhe é encoberto. Ele pescruta o coração, a mente, a alma e o espírito que em há em cada um de nós. 
Mesmo pela Palavra somos sondados. 




Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:27-31).

Deus, através da ação do Espírito Santo, mediante a graça de Cristo, nos dá renovo. Jesus Cristo cura, liberta, transforma, capacita e dá renovo de vida.
E ainda nos promete, que pela fé no Seu nome, alançaremos a Salvação Eterna.
Amém?  


INSIGNE X INSIGNIFICANTE

Os escribas, os fariseus e os sumo-sacerdotes se achavam seres insignes, e também assim os consideravam todos os habitantes de Israel, pois ostentavam o título de serem "homens de Deus", "os maiorais da religiosidade", "os atalaias da Lei de Moisés e das tradiçoes do povo de Abraão"...

Para o mundo eram pessoas bem conceituadas, pessoas consagradas pelo próprio YHWH...

Mas, 
Aos olhos de Deus eram insignificantes. Eram os menores dentre os  escolhidos de Deus.
Porque não tinham temor nem amor ao Criador. Não reconheceram o Deus Vivo, nem a ele se consagraram.

Portanto, 
 O importante não é o que eu penso de mim mesmo. Nem o que meus conhecidos, minha família e meus irmãos na fé pensam a meu respeito.  Não é o que o mundo pensa de mim. (Isto vale para todo cristão, quando digo de mim, é força de expressão).

O imprescindível é aquilo que Deus, em Cristo Jesus, pensa sobre mim, e sobre você.
E isto vale para todo cristão genuíno, que toma sua cruz e segue a Jesus.

Eu posso estar desagradando ao mundo  e aos que me rodeiam, por defender a doutrina cristã e a fiel Palavra do evangelho,  mas isto já está previsto até nas sagradas escrituras,

Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:8-14).

Encerrando a mensagem, tomemos como ensino o que Paulo nos exorta,

"Servirei a Deus ou a homens"?
Portanto, serviremos nós cristãos ao nosso Senhor Jesus Cristo, ou a homens?

Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2020outubro, 04

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?