Deus é Espírito





ELOHYM, o Deus Todo Poderoso saúda a todos os leitores do Blog,


Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 

O Todo Poderoso, O Senhor dos Exércitos, Jeová Elohym, o grande Eu Sou, YHWH, Aquele que é fogo consumidor, no inigualável livro de Gênesis,  inicia a nos falar sobre a criação do mundo e da vida citando logo no segundo versículo a água.

Devemos ter em mente que vivemos pela fé e não por vista, entretanto, a própria Palavra de Deus nos diz que sua criação atesta a sua sabedoria infinita e inigualável.




Quem crê em Deus crê nas Sagradas Escrituras.

O Livro de Gênesis é o documento que nos revela como Deus criou todas as coisas, visíveis e mesmo as invisíveis que estão no reino dos céus.




 GÊNESIS

Primeiro, nos diz o Senhor,
 " No princípio criou Deus o céu e a terra".


YHWH nos diz que Ele é ELOHYM. Que criou o mundo e a vida, e também os céus.



ISAÍAS 44:6 - Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.


Jesus Cristo, YEOSHUA, nos diz, "Eu sou o alfa e o ômega, o PRINCÍPIO e o fim".




João 8:58 - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

YHWH nos diz em suas profecias que Ele mesmo estaria habitando entre o seu povo, que Ele mesmo seria o pastor presente no meio de suas ovelhas.

YEOSHUA nos diz, "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas". E também nos diz que é o Filho Unigênito de Deus.

Ele não nos diz que é o filho único, mas o unigênito... Aquele que tem os genes iguais aos do pai. Um só gene, uma só formação, uma só consistência...


E, "Quem vê a mim vê ao Pai".

Aleluia!

Mas, como entender esta inter-relação, esta unicidade existente entre PAI e FILHO?

Ambos nos dizem: "Eu sou o princípio e o fim".

A resposta nos foi dada por Jesus Cristo, que nos diz,"Eu e o Pai somos um".

Aleluia!


LOUVEMOS AO NOSSO CRIADOR



VAMOS ENTENDER 


Quando abrimos nossa bíblia, no primeiro livro, Gênesis, no primeiro capítulo, no primeiro versículo, bem no princípio das sagradas escrituras, o que lemos?


Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra.

"No Princípio".

Estamos falando sobre nosso Deus, que nos diz ser Ele o princípio e o fim.

E inicia-se a bíblia com a expressão "NO PRINCÍPIO".

Lendo em português, traduzido do original, já temos essa noção de início, de criação, de não existência de algo antes.
Mas,

Sabemos que o Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, que graças ao nosso bom Deus é ainda uma língua conhecida, explicada e documentada.

Então, devemos buscar a raiz desta expressão, a raiz das sagradas escrituras na língua original, pois sabemos que "a Palavra de Deus se inova a cada dia, toda vez que o Senhor nos dá sua revelação".

Eis como está escrito no original, em hebraico:



Podemos ver que "No princípio" é BERESHYT.

Esta palavra tem dentro de si uma configuração mais profunda, como veremos logo a seguir, mas devemos entender que a palavra BERESHYT quer dizer No princípio.

Vamos então aprender a profundidade de BERESHYT,




Vemos então que a palavra BERESHYT, ou Bereshit, significa tanto No princípio ou "INÍCIO", ou "CABEÇA".

Devemos lembrar que o Antigo testamento foi escrito séculos antes da vinda de Jesus Cristo, o Messias.

Então temos a conotação de Gênesis 1 como o princípio de tudo, o início, o Alfa da existência deste mundo e de tudo o que podemos ver e sentir.

Está bem claro: No princípio criou Deus (Elohym) os céus e a Terra.

Está escrito no original que Deus criou os céus, não o céu.

Uma curiosidade sobre nosso Deus na criação, é que está escrito Elohym. No entanto, em hebraico Deus é "El".
O sufixo "hym" é plural. Pode significar quantidade (mais que um). E pode ser o superlativo de qualidade, Não deuses, mas o Deus Todo Poderoso!

Essa é a raiz deste versículo, no original.

Temos a confirmação de que era o início, o princípio da existência, pois nem havia ainda o tempo estabelecido, não se contava o tempo, não havia dia e noite, não havia sol e lua, não havia luz.

Mas no princípio havia trevas, abismo e água.

Eis o que Deus nos ensina: Havia água.

Temos ainda subtendido na palavra "No princípio", o termo cabeça.

A cabeça está acima do pescoço, no corpo humano. Portanto, havia uma cabeça, havia uma mente inteligente iniciando todo o processo da criação.

Espero que os leitores estejam acompanhando o raciocínio, pois vamos chegar agora ao Novo Testamento, antes de lermos o versículo segundo de Gênesis.




Vamos ao evangelho de João, escrito provavelmente treze séculos depois de Moisés, onde o apóstolo do amor nos descreve quem era Jesus,

João 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1 - Ele estava no princípio com Deus.
João 1:1 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

"No princípio", nos relata João, era o Verbo.
E o Verbo estava com Deus.
E o Verbo era Deus!

Aleluia!

O Evangelho, ou o Novo Testamento, foi escrito em grego.
Mas, João nos fala que "No princípio" era Deus, no momento da criação de todas as coisas. Ele nos fala de Jesus Cristo. Ele diz que "todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ee nada do que foi feito se fez"!

Glórias a Deus!

Jesus Cristo é nosso Deus, o Todo Poderoso, o cabeça da criação.
"No princípio" também significa cabeça, não nos esqueçamos.

Não bastasse tal afirmação de João, temos o apóstolo Paulo, em sua Epístola aos Colossenses, onde por inspiração do Espírito Santo, nos relata,

Colossenses 1:18 - E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

E, na Epístola aos Efésios,


Efésios 5:23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Para quem duvida ainda que Jesus Cristo é nosso Deus, vejam a ilustração que se segue e leiam o que aí está escrito,





Paulo, por inspiração do Espírito Santo, nos ensina que Deus é a "CABEÇA DE CRISTO".

Mas não somente isto, o Senhor vem nos ensinar que há uma interação profunda entre Deus e todos nós que somos feitos e aceitos como "filhos de Deus", através de Cristo, pois diz:
"CRISTO é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo".




Existe aí uma interação, não somente entre Deus e Cristo, mas entre Deus e o homem e a mulher, através de Nosso Salvador e Redentor Yeoshua!

Eis a revelação de Deus neste versículo.

Glórias a Deus!

Em Cristo temos a união incorruptível com nosso Deus. E nosso Deus é Cristo, pois como está escrito em Gênesis, "No princípio", temos que a CABEÇA da criação é Deus. Sendo Deus a cabeça de Cristo, temos então o fechamento deste círculo maravilhoso da graça de nosso Criador, o Bom Pastor, o Deus Todo Poderoso, nosso Elohym, nosso JESUS CRISTO!

Será que existe ainda alguma dúvida no coração ou na mente de quem lê, medita e pela fé crê no evangelho que nos legou Jesus Cristo?

Disse Jesus "Eu e o Pai somos um"! E todas as escrituras, desde Gênesis 1:1 vem nos mostrar esta verdade.

Aleluia!




Poderoso, Todo Poderoso é o nosso Deus. Pai/Filho/Espírito Santo, um só Deus, pois Jesus nos esclarece sobre o Espírito Santo:

"Deus é Espírito"! - (João 4:24)




Deus é Espírito, 
   e importa que 
      os que o adoram 
        o adorem 
          em espírito 
             e em verdade.

Deus é Espírito, nos diz Jesus.
E deve ser adorado por nós cristãos, 
Em Espírito e em VERDADE.

Adorar a Deus. Adorar através da unção do Espírito Santo,

Adorar através da Verdade, sabendo que Jesus nos ensina "Eu Sou o caminho, A VERDADE, e a vida. E ninguém vem ao Pai senão por mim"!

Aleluia!

SE alguém ainda não entendeu é porque não está sintonizado no trono de Deus, não está revestido do Espírito Santo, não permitiu que Cristo seja sua CABEÇA!

Voltemos ao livro de 

GÊNESIS

Vamos então ao Verso dois de Gênesis 1,





Versículo 2 de Gênesis 1, onde Deus nos descreve a "paisagem" que havia no princípio Depois que Ele criou os céus e a Terra.

Vamos conjecturar, pois não há detalhes, o SENHOR mantém mistérios que nos são ocultos.

No princípio criou Deus os céus e a Terra.

Portanto, Criou Deus o reino espiritual, -os céus- e também a Terra.

Contudo, Deus não criou o mundo como o conhecemos, pois nos relata o Senhor que a terra era sem forma e vazia.
Não nos diz que a Terra era redonda, ou achatada, ou quadrada, ou plana. A Terra era disforme, não tinha uma forma definida.

Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

O SENHOR nos ensina que havia trevas sobre a face do abismo.

Então havia um abismo.


A frase em hebraico ficaria assim:

E a terra era sem forma e vazia e trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Terra disforme e vazia, trevas em redor, um abismo em trevas.
E o Espírito de Deus se movia... Sobre a face das águas.
Águas, abundantes águas. Trevas. Abismo. um mundo disforme e vazio. Águas. E o Espírito do Criador se movia acima, sobre a face das águas.

Águas em abundância. Trevas cobrindo tudo. Abismo. O Criador - Espírito - se movendo acima da face das águas.

Podemos conjecturar que tanto a Terra quanto os céus estão envoltos pela água. Que a água é o invólucro, ou a embalagem que cerca tanto nosso mundo quanto os céus.



Eis como Deus nos descreve em Gênesis a criação do mundo: O abismo, As águas que Deus separou como águas superiores e inferiores, o Domo que separa as águas, a porção seca (crosta terrestre), O sol e a Lua para separarem o dia e a noite. 
A Luz que Deus criou. A atmosfera que está contida pelo Domo. Os luminares do céu (Domo). 
Os limites dos oceanos, embaixo, em cima e dos lados. As comportas do céu, que impede das águas superiores inundarem o interior do Domo. 
O Sheol, ou inferno, lugar de sofrimento para as almas em trevas.

Logicamente, estamos conjecturando conforme está descrito nas sagradas escrituras.

Consta em Gênesis 1:2 que o Espírito se Deus se movia sobre a face das águas, naquele momento inicial da criação, quando ainda não havia organizado o caos.

Eis o que era o caos: Abismo, água, céus, terra sem forma e vazia, trevas, tudo misturado.

Nosso Deus, Elohym, (Deus Todo Poderoso, ou Deus Pai/Filho/Espírito Santo), foi colocando ordem no caos.

A primeira atitude do Criador foi superar as trevas existentes, criando a luz.


Veremos no verso 3 que Elohym cria a luz.

Gênesis 1:3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Gênesis 1:4 - E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

A sensação que Deus nos relata é que achou boa a luz e fez separação entre a luz que havia criado e as trevas.
Até o presente momento não há como misturar trevas e luz. O que Deus separa não mais se une. A luz foi criada por Deus para vencer as trevas.

Então Deus determina que a luz seja o dia e as trevas sejam chamadas de noite.

Gênesis 1:5 - E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. 
Gênesis 1:6 - E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Tendo Deus ordenado a separação entre a luz e as trevas, colocando ordem no caos, findou o dia primeiro da criação.



Não um dia de vinte e quatro horas, pois Deus nem havia criado o sol e a lua. Havia ainda o caos no início da criação, Elohym não havia determinado qual seria o período de horas do dia do nosso mundo.

Então iniciou-se o segundo dia da criação,




Gênesis 1:7 - E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

Nos diz João, em seu Evangelho segundo João, que no princípio era o Verbo e que o Verbo estava com Deus e que o Verbo era o próprio Deus.


Vemos aqui que pelo Verbo, ou seja, pela Palavra de ordem, Elohym criou todas as coisas.

E disse Elohym: Faça-se uma expansão no meio das águas.
Eis a "construção" do Domo, do firmamento. 

Para que este Domo separe as águas. Lembremos que no caos do início da criação havia o abismo, água em abundância, trevas, a terra sem forma e vazia, água... E o Espírito de Deus que se movia sobre a superfície das águas. Então para colocar ordem no caos  Deus criou a luz, afastando as trevas, separando luz e trevas. Agora, para separar as águas em duas porções Ele ordena que se faça o firmamento, o Domo, ou como Ele diz, uma expansão no meio da águas.

Gênesis 1:8 - E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

Então, para que o caos fosse ordenado, houve separação e ficaram águas embaixo do firmamento e o restante das águas foram acondicionadas acima da expansão. 
Assim, temos água, domo/céus, Terra sem forma e vazia, água e abismo.

Houve, portanto, a separação das águas superiores das águas inferiores, graças ao firmamento criado por nosso Elohym.

Gênesis 1:9 - E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

Àquela expansão chamou Deus CÉUS!
Portanto, Deus criou no princípio os céus e a terra. Mas estava tudo misturado, envolto por águas, e a terra era sem forma e vazia.

Deus separou os céus da Terra ao criar a expansão que também separou as águas em superiores e inferiores. Assim, a expansão era o céu já criado, mas agora expandido, tomando uma forma e tendo uma função também de separação, de divisor de águas.
Entendemos, conforme está na Palavra de Deus, que o céu que vemos é a parte inferior da expansão criada por nosso Elohym, é o que chamamos de Domo, ou firmamento.


Aleluia!

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
Gênesis 1:10 - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

Mais uma ordem de Deus para colocar ordem no caos: Deus criou os mares, ou oceanos, mediante a criação da atmosfera que ocuparia o espaço por Ele estabelecido entre o firmamento e a água agora devidamente dimensionada, cercada, limitada. Também por ordem do Criador foi criada a crosta terrestre, a porção seca acima do nível dos mares.




A seguir nosso Deus criou o reino vegetal, erva  verde, árvores frutíferas... Com a perfeição que somente Ele tem, tudo o que criou se reproduz, num ciclo ininterrupto,

Gênesis 1:11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Gênesis 1:12 - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Gênesis 1:13 - E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.


Depois de toda esta criação foi por Deus contado o dia terceiro da criação.




Gênesis 1:14 - E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

Deus criou os luminares, que a ciência humana chama de estrelas e planetas. Os povos antigos chamavam aos planetas de estrelas errantes.
Quando estudamos os mapas estelares encontrados em civilizações antigas, como egipcios, caudeus, sumérios, fenícios, Astecas, maias e outras, encontramos as mesmas estrelas, as mesmas constelações.
Nada mudou no firmamento desde que o ser humano começou a observar e registrar a posição dos luminares.

A ciência humana chamada Cosmologia é falsa e pura teoria. Não existem estrelas com planetas orbitando em seu redor. Os "planetas" são apenas luminares e não corpos sólidos. A lua não é uma bola, mas um disco. O sol não é um depósito de gases em combustão. A lua tem sua luz própria, luz fria.

Temos muitas mentiras perpetradas pelos homens dominadores deste mundo e aliados ao inimigo de Deus.

Toda a ciência humana tenta desmentir as revelações de Deus sobre como criou o mundo e os céus.



Mas, a própria criação de Deus nos mostra a perfeição e a onipotência do Criador. Tudo está de acordo como relatado em Gênesis.


Algumas das farsas criadas pela ciência humana



Gênesis 1:15 - E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.



Gênesis 1:16 - E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Gênesis 1:17 - E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
Gênesis 1:18 - E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

Elohym, o Criador, fez o sol para governar o dia, para iluminar afugentando as trevas. Fez a lua, com sua luz fria e mortiça, para passear nos céus em meio às trevas. Mas tanto o sol quanto a lua descrevem um círculo sobre a terra, sendo que este círculo diminue e se expande, conforme as estações do ano.
Tudo Deus estabeleceu com perfeição.
Nada do que Deus criou deixou de funcionar ou mudou por mau funcionamento.

O sol e a lua descrevem seu círculo sobre a terra, ininterruptamente, determinando os dias e as noites. As estrelas indicam as direções. Tudo numa "mecânica" perfeita. Nada pára de funcionar, nada se deteriora e perde.

O que a ciência ensina além disto é mistificação, é teoria infundada e sem comprovação.

Deus fez, Deus criou, e registrou tudo para que o soubéssemos.

Por isto temos que reconhecer a glória de Deus, sua onipotência, sua sabedoria superior, muito acima da limitada mente do ser humano.



Gênesis 1:19 - E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Tendo colocado ordem no caos inicial, tendo criado o sol, a lua e os luminares que se movem no Domo, Deus determinou estar encerrado o dia quatro da criação.

Amém?


CONCLUINDO

Deus ocultou suas revelações aos que se julgam sábios e as revelou aos "pequeninos", nos diz a Palavra.





Toda a sabedoria humana é menos que uma gota de água no oceano da sabedoria do Criador.

A Palavra nos fala que Deus apanha os sábios em sua astúcia.
Também que Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as coisas que o mundo diz serem sábias.
Deus usa dos fracos para subjugar os fortes.

Jesus Cristo, nosso Deus vivo, que habitou no nosso mundo num corpo humano, foi a prova cabal desta verdade constante nas escrituras sagradas.

Para formar sua equipe de elite, aquela que deveria levar as boas novas do reino de Deus ao mundo, Ele não selecionou doutores nem príncipes, muito menos altos sacerdotes da Lei de Deus, do templo, nem governadores, nem reis, nem os dignatários do Sinédrio. Nem tampouco o sumo sacerdote do templo de Deus.
Jesus escolheu homens simples, pescadores, cobrador de impostos, discípulos de João Batista... E até um perseguidor de cristãos chamado Saulo de Tarso.

Aos olhos humanos tal equipe falharia totalmente.
Mas, como Deus age sempre de forma perfeita, o evangelho ganhou o mundo e superou o tempo, sobreviveu aos séculos, pois o Senhor escolhe os despreparados e os capacita. Do humilde Ele faz um verdadeiro profeta.

Jesus nos chama para si, pois nosso Deus não sente prazer quando uma alma se entrega às trevas da segunda morte.

Jesus nos disse que Ele é a fonte de água viva.
Que aquele que beber da água viva que é Cristo saltará da morte para a vida eterna.

Quer ir morar na eternidade com Jesus Cristo, nosso Deus?

Dê o primeiro passo rumo ao reino dos céus: Aceite Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Ele nos diz que quem ouvir o evangelho e crer será salvo. Mas quem não crer já está condenado.

Jesus nos diz também que não é pelas obras que se alcança a Salvação Eterna de nossa alma. A salvação vem pela fé. Fé em Cristo ressuscitado.

Entretanto, nos alerta nosso eterno mestre e Salvador que todos seremos julgados pelas nossas obras, boas e ruins.

Portanto, em Jesus alcançamos a salvação de nossas almas, mas conforme agirmos durante nossa vida terrena podemos perder esta salvação ou conservá-la.

Nos diz também a Palavra que,

João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
João 3:6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 3:7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Deus é Espírito. O reino de Deus é espiritual.
Para alcançar o reino de Deus, para termos o direito de ali entrar, temos que renascer em Espírito.
Jesus nos ensina que o que nasce carne é carne.
Carne não entra no reino de Deus.
Aquele que renasce no Espírito Santo, este se torna espiritual.
Espírito entra no reino de Deus, mediante a promessa de Cristo.

E, para encerrar, não nos esqueçamos de frisar que,  




Nunca, jamais, se afaste deste caminho chamado Jesus Cristo.
Somente Ele tem palavra de ressurreição e vida eterna.
Somente Jesus Cristo pode levar as almas para o reino de Deus.

Amém?


UMA PALAVRA DE JESUS PARA O LEITOR

Tudo o que pedirdes, crendo, eu o farei!

Creia,

Não há impossível para Deus. Ele tudo criou. Ele tudo rege. Ele tem o controle de todas as coisas.

Com fé, oração e perseverança conseguimos mover o sobrenatural de Deus!

Amém?


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2019maio,16














Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?