APOCALIPSE DE JOÃO SEGUNDO ENOCH







Apocalipse 1 : 1 - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

Povo de Deus,


Encontramos na Palavra de Deus a certeza da realização das promessas que Jesus Cristo nos fez e do desenrolar do fim dos tempos.


Haverá tribulação, dor, sofrimento, aflição e pranto tão imensamente intenso como jamais antes houvera. Está na Palavra de Deus em Lucas 21,




Lucas 21:26 - Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

A Palavra de Deus não volta vazia em seus efeitos. Deus nos traz as profecias e estas acontecem. Temos prova disto. Todas as profecias, até Jesus Cristo, se realizaram.

Então nos diz Jesus que as profecias e os profetas valeram até João Batista vir anunciar o reino de Deus.

Estamos todos nós vivendo este tempo, o tempo da graça, o tempo da consumação dos séculos, o tempo do julgamento final, conforme nos profetiza nosso eterno mestre e Salvador.

Detalhes nos foram legados no evangelho de Cristo, onde Ele nos diz que haverá o tempo das dores, um grande período de TRIBULAÇÃO.

Haverá até mesmo homens desmaiando de terror, pois acontecerão coisas nunca dantes vistas, pois “porquanto as virtudes do céu serão abaladas”. 

Imagine, se tem algo que nos dá segurança é o firmamento, a cúpula, o domo que Deus colocou sobre nosso mundo. E, nos diz o Criador, que o firmamento será abalado. 

Nos diz que a lua se tornará em sangue, que um terço das estrelas cairão sobre a Terra. Que haverá terremotos...

E quando vamos aprender o que nos diz João no livro de Apocalipse, então os detalhes são atordoantes, terríveis.


O que devemos ter em mente é: O mundo atual, com toda sua concupiscência, com toda sua ciência maldita e ateia, com tantas seitas demoníacas, com tantas religiões pagãs e satânicas imperando, com tanta idolatria nos meios de comunicação e nas artes, mergulhado na confusão das doutrinas mundanas, encurvado diante de deuses seculares e da valorização do corpo e do ego humanos, tornou-se para nosso Deus uma grande BABILÔNIA moderna e progressista.

O mundo atual, no século XXI, é para Deus uma Babilônia maldita, prestes a ser destruída.

Nos ensina a Palavra que “Quem ama o mundo desagrada a Deus”,

Também que “A sabedoria do mundo é loucura para Deus”,

E ainda “Deus apanha o sábio na sua astúcia”.

Por tudo isto, nós que somos discípulos de Cristo, lavados e remidos no seu sangue derramado na cruz do calvário, não devemos ser participantes dos banquetes e dos costumes desta Babilônia moderna.

Deus nos exorta a sairmos de Babilônia,





Lembremo-nos de Daniel e seus três amigos, os quais foram levados cativos para Babilônia, mas não aceitaram os manjares do rei nem se prostituíram  com a concupiscência local, nem adoraram os ídolos dos caldeus. 

Eles viveram como escravos em Babilônia, contudo não deixaram de lado sua fidelidade para com Deus. Eles viveram à parte, sendo fiéis e fazendo a vontade do nosso Elohym.

Eis a questão que nos coloca nosso eterno mestre e Salvador Jesus Cristo,
Você vive nesta Babilônia onde é escravo e acompanha seus costumes e sua religiosidade satânica,

 ou

Você vive nesta Babilônia onde é escravo, mas aspira voltar para a casa do Pai?




(Anexar foto saia da Babilônia céu azul)
Não se deixe dominar pelas abominações deste mundo, esta moderna Babilônia que Deus rejeita e que breve destruirá.
Amém?







______________________________________________________________________________________________________________________________________________

PARA COMPARAÇÃO






O LIVRO DE ENOCH

Capítulo 1
1 As palavras das bênçãos de Enoque, com as quais ele abençoou os eleitos e os justos, os quais devem existir nos tempos da tribulação, rejeitando toda iniqüidade e mundanismo. Enoque, um homem justo, o qual estava com Deus, respondeu e falou com Deus enquanto seus olhos estavam abertos, e enquanto via uma santa visão dos céus. Isto os anjos me mostraram.

2 Deles eu ouvi todas as coisas e entendi o que vi; coisas que não terão lugar nesta geração, mas numa geração que deve acontecer num tempo distante, por causa dos eleitos.

3 A respeito deles eu falei e conversei com Ele, o qual virá de Sua habitação, o Santo e Poderoso, o Deus do mundo:

4 O qual pisará sobre o Monte Sinai; aparecerá com Suas hostes e se manifestará com a força do Seu poder dos céus.

5 Todos estarão temerosos e as Sentinelas estarão aterrorizados.

6 Grande temor e tremor se apoderarão deles, mesmo aos confins da terra. As alturas das montanhas serão abaladas, e os altos montes serão abatidos, derretidos como o favo de mel na chama de fogo.
A terra será imersa e todas as coisas que nela estão perecerão; enquanto julgamento virá sobre todos, mesmo sobre todos os justos:

7 Mas a eles será dada paz: Ele preservará os eleitos e para com eles exercitará clemência.

8 Então todos pertencerão a Deus, serão felizes e abençoados, e o esplendor da Divindade os iluminará.

Semelhanças e diferenças entre a profecia de Enoch e a de João, apóstolo:

- Enoch nos diz que “teve visões do céu, onde anjos lhe mostraram”...
- João nos diz que “Apocalipse 1:1 - REVELAÇÃO de Jesus Cristo..., ...e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

Portanto, tanto a Enoch quanto a João, Deus enviou seu anjo para trazer tais revelações.

No entanto, temos uma diferença sobre a previsão de quando acontecerá, vejam,

- Enoch nos diz que estas coisas acontecerão  num tempo distante
(“...coisas que não terão lugar nesta geração, mas numa geração que deve acontecer num tempo distante, por causa dos eleitos.").

Lembremo-nos que Enoch viveu num tempo anterior bem distante, pois ele foi da sétima geração de Adão.







- João nos diz que tais coisas acontecerão brevemente.


Portanto, com a vinda de Jesus Cristo e o anúncio da chegada do tempo do reino de Deus, o fim breve viria.






Estamos cerca de vinte séculos após o tempo em que João disse que o fim estaria próximo.

Então, é de se crer que estamos vivendo os últimos dias deste mundo abominável a Deus.

- Enoch nos diz que com suas palavras estaria abençoando os justos, os eleitos, os quais deveriam existir num tempo de tribulação futuro, mas persistir 
rejeitando a iniquidade (pecado) e mundanismos (abominações do mundo, costumes do mundo).

com as quais ele abençoou os eleitos e os justos, os quais devem existir nos tempos da tribulação, rejeitando toda iniqüidade e mundanismo.


Lembremos que tais palavras estão escritas no Livro de Enoque, o qual viveu quase quatro mil anos antes da vinda de nosso Messias. Então, vem de longa data esta recomendação de Deus.

- João, no Apocalipse, nos diz que devemos sair da Babilônia, para não sermos condenados com ela.

Ou seja,

Devemos rejeitar a iniquidade e o mundanismo.

Ele reitera o que antes havia sido profetizado por Enoch.

Quem foi Enoch? Quem foi João? Que semelhanças há nestes dois homens chamados, escolhidos e fiéis a Deus?


- Enoch,

Enoque, um homem justo, o qual estava com Deus, respondeu e falou com Deus enquanto seus olhos estavam abertos”.

Enoch, (ou Enoque), um homem justo, o qual estava com Deus. Nos diz a Palavra que Enoch andava com Deus. 

Um homem que andava com Deus enquanto seus olhos estavam abertos.
Um homem fiel a Deus por toda sua vida.


E João?
João era pescador, e foi chamado por Jesus Cristo (Deus) para andar com Ele durante seu ministério neste mundo. João esteve com Jesus todo o tempo, cerca de três anos e meio, de seu ministério terreno.





João tornou-se o apóstolo mais amado de Cristo.

Foi o único que ficou ao pé da cruz quando da crucificação de Jesus. 

Foi o primeiro a chegar ao sepulcro quando as mulheres avisaram, no domingo de páscoa, que Jesus havia ressuscitado. 

Ele e Pedro correram até o sepulcro, onde não mais estava o corpo de Cristo, que havia ressuscitado dos mortos.

Aleluia!

Juntamente com Pedro fez o primeiro milagre dos apóstolos, a cura do paralítico na porta do templo, conforme está registrado em Atos 3:1 a seguir.

Também foi um dos principais dirigentes da igreja primitiva de Cristo em Jerusalém.

No final de sua vida, quando já era bem idoso, estando aprisionado na Ilha de Patmos, lá teve visão de Deus. 

Os céus se abriram para ele e o anjo enviado por Jesus lhe fez as revelações que constam no livro de Apocalipse.

Portanto, também foi um homem que andou com Deus toda sua vida, em fidelidade e obediência.

Aleluia!

_ Enoch nos diz, ainda, no início de suas profecias, que todas as coisas deveriam acontecer por causa dos eleitos de Deus.

...por causa dos eleitos.


Quando nos aprofundamos na leitura de Enoch, lá encontramos a previsão da vinda do Messias, ao qual ele chama de Eleito de YHWH.

E, sendo nós cristãos seguidores daquele que foi ELEITO, tornamo-nos eleitos em Cristo. 

Ou seja, estas coisas acontecerão num tempo de tribulação onde a geração de eleitos deverá existir e persistir em não se contaminar com as abominações do mundo, o qual, conforme está em Apocalipse, tornou-se Babilônia pecaminosa para Deus.

Assim, em ambas as profecias temos a exortação de nosso Deus no sentido de não nos deixarmos contaminar pelo mundanismo, pela secularidade. 

Não devemos deixar que as coisas deste mundo, e o pecado, nos separe de nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo. 

A ele devemos ser fiéis. Devemos perseverar em fazer a vontade de Deus, conforme está escrito no evangelho e conforme nos orienta o Espírito Santo.

Amém?

 E quais são as semelhanças das previsões do fim do mundo, da destruição deste mundo por Deus, o Criador, no fim dos tempos?
- Enoch nos diz,

6 Grande temor e tremor se apoderarão deles, mesmo aos confins da terra. As alturas das montanhas serão abaladas, e os altos montes serão abatidos, derretidos como o favo de mel na chama de fogo.
A terra será imersa e todas as coisas que nela estão perecerão; enquanto julgamento virá sobre todos, mesmo sobre todos os justos:

Deus revela a Enoch que grande temor e tremor tomará conta da humanidade, até os confins da Terra. Diz que as montanhas serão abaladas em suas alturas, ou seja, terremotos, pois os altos montes serão abatidos.

Nos fala ainda que a destruição será feita pelo fogo  Que o mundo será imerso no fogo e todas as coisas perecerão.

Em Apocalipse vemos claramente a mesma previsão sobre terremotos, sobre temor e tremor nas pessoas diante das pragas enviadas por Deus na Tribulação.

E fogo devorando o mundo.

Apocalipse 20:9 - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o
arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do
céu, e os devorou.

Nos indica que Deus mandará fogo do céu sobre a Terra.

Assim, numa e noutra previsão temos o mundo sendo exterminado por Deus, com fogo.


Misericórdia.

CONCLUSÃO

A grande pergunta não respondida devidamente é:
A igreja de Cristo, os salvos em Cristo, pelo sangue do Cordeiro, aqueles que têm o nome no livro da vida passarão pela Grande Tribulação?
Nós que somos almas salvas em Cristo, estaremos sofrendo a grande tribulação, junto com os hereges, os blasfemos, os ateus, os pecadores infiéis?
Inicialmente, no Livro de Enoch, ele nos diz,

A terra será imersa e todas as coisas que nela estão perecerão; enquanto julgamento virá sobre todos, mesmo sobre todos os justos”.

Está escrito, que todas as coisas perecerão quando a Terra sofrer as catástrofes que virão, quando as pragas trouxerem dor, pranto, desespero e ranger de dentes, quando o fogo de Deus consumir o mundo. E que o julgamento de Deus virá sobre todos, mesmo sobre os justos.

Mas, no verso 7 ele nos esclarece, falando sobre os justos,

7 Mas a eles será dada paz: Ele preservará os eleitos e para com eles exercitará clemência.

Deus, em Cristo Jesus, preservará os eleitos (cristãos, seguidores do eleito que é Cristo) e para com eles terá clemência.

Aqui novamente encontramos a misericórdia de Deus, a infinita misericórdia de Deus, em Cristo Jesus.

Não é em vão que Jesus nos legou, nos enviou o Espírito santo, o qual nos orienta e nos guarda, nos dirige, nos direciona, nos esclarece, nos traz revelações. 

O Espírito Santo é a presença constante e viva, atuante e misericordiosa de nosso Deus para com seus eleitos.

Quanto ao evangelho, onde nos é anunciada a volta de Jesus Cristo, para o arrebatamento, devemos entender que certas coisas são mistérios de Deus.

Teólogos dizem que o arrebatamento da igreja de Cristo será antes da Grande Tribulação, no entanto, outros teólogos dizem o contrário. Que somente após a Grande Tribulação virá Jesus sobre as nuvens para o arrebatamento.

Existe esta dúvida. Persiste este mistério de Deus não revelado.

No entanto, quando temos a certeza da presença de Deus em nossa vida, através da ação consoladora do Espírito Santo, sabendo que vivemos sob a graça de Jesus Cristo, e quando temos a convicção que Deus é um só, (PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO), então não temos tremor ao mundo em nosso coração, em nossa mente, nem em nossa alma. Temor só de perder a presença de Deus sobre nossa vida.





Nos diz a Palavra que grande temor e tremor sobrevirá sobre aqueles que estiverem no mundo quando da grande tribulação. Temor e tremor em relação ao mundo, não a Deus.

Sabendo que somos de Cristo e que nenhum temor mundano há no cristão fiel, isto indica que o Senhor nos livrará da Grande Tribulação. Esta é uma constatação particular minha, pela fé, porque o justo vive pela fé.

Aleluia!

De uma forma ou de outra, não nos esqueçamos que está na profecia, que Deus terá clemência dos eleitos em Cristo.

Ele preservará os eleitos e com eles exercitará clemência”.

Amém?
Quem o disse foi um homem justo que andou com Deus toda sua vida e que foi arrebatado aos céus em vida, não encontrou a morte. E do qual somos descendência, pois se somos todos descendentes de Noé, então somos aparentados com Enoch.

Aleluia!

- Enoch nos diz,

“8 Então todos pertencerão a Deus, serão felizes e abençoados, e o esplendor da Divindade os
Iluminará”.

- João, no Apocalipse, nos diz,

Apocalipse 20:6 - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

E

Apocalipse 21:3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Tanto no Livro de Enoch quanto no Livro de Apocalipse temos um final feliz para quem é discípulo fiel e servo fiel de Cristo.

Quem for Salvo em Cristo e no Julgamento não perder sua salvação, pois Jesus nos ensina que devemos persistir no caminho estreito que leva à porta estreita da Salvação Eterna, irá morar na Nova Jerusalém Celestial, junto com Deus.

Lá não haverá dor nem pranto, nem fome nem desesperança.

Não haverá afastamento de Deus, pois não existirão trevas nem sol haverá, a luz de Deus alumiará a todos, não haverá igrejas, pois Deus estará presente todo o tempo junto ao seu povo escolhido, salvo, lavado e remido no sangue do Cordeiro.




Amém?

Glórias a Deus, Aleluia!

Deus é bom. Deus é fiel.
Vamos tirar um pouco os olhos do mundo e voltemo-nos para Deus.
Temos que ter tempo para cultuar a Deus, seja indo na igreja, ou seja lendo a bíblia, ou em constante oração e consagração. Devemos jejuar para nos fortalecer espiritualmente.

A vida secular, este mundo abominável a Deus, está no seu fim, como uma vela que já se queimou e só resta um pedacinho de pavio aceso. Breve se apagará e as trevas tomarão conta deste mundo.
Porém, Jesus é a luz do mundo. O Espírito Santo testifica da Luz e nos guia até ela.

Cabe a cada um de nós abraçar o Espírito Santo, agarrar firme com Ele, para vencer a rotineira tribulação e alcançar a Salvação de nossa alma. Vamos nos espiritualizar e mergulhar fundo no oceano do Espírito.
Jesus nos diz que nele teremos paz. Que nele verdadeiramente temos paz.

Que no mundo teremos tribulação, mas que em Cristo alcançaremos paz.

Só não podemos perder a misericórdia de Deus.

Que o Espírito Santo fale mais e melhor em todos os vossos corações.

A bênção apostólica, a todos,

“Que o grande amor de Deus, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e as doces consolações do Espírito  Santo esteja com cada um de vocês, agora e para sempre”.

E todos digam...

Amém!

Missionário Virtual Geraldo de Deus                          2019maio, 23

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?