JESUS É SENHOR DO SÁBADO




Romanos 8:
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Amados irmãos em Cristo Jesus,

Jesus cristo, nosso eterno mestre e redentor, nosso Salvador, é aquele que sonda nossos corações, que vê nossa alma como quem vê um livro aberto. Para ele nada há que permaneça em oculto, tudo lhe é revelado. 

Então, nos diz Paulo em  Romanos 8:27 que “Aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito;E é Ele que segundo Deus intercede pelos santos”.
O Espírito Santo é a presença viva e atuante de nosso Deus no meio dos cristãos, estando Ele em sintonia com Jesus Cristo, intercede por todos nós. O Espírito Santo atua no meio dos cristãos, a todo momento intercedendo no sentido de dar livramento, consolar, ouvir, falar, guiar, dar direção ao que está confuso, ouvindo nossos gemidos inexprimíveis nos momentos de extrema angústia, aliviando nosso coração quando este está pesado pela dor e pelo sofrimento que nem conseguimos externar... Atua, age, coopera, guia, direciona... 
Este é o Consolador que nosso eterno mestre nos prometeu, o qual ficará com todos os cristãos até a consumação dos séculos.

O Espírito santo intercede pelos santos, por aqueles que estão separados do pecado, mesmo quando tropeçamos ou fraquejamos, ali está o Espírito Santo, pronto a nos socorrer, nos amparar. Aleluias!

Em seguida, no versículo 28 Paulo, por inspiração divina, nos revela que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. 
Nos diz ele que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Deus ama a toda criatura com o mesmo amor infindável e inexplicável, entretanto, para sua criaturas que o amam, todas as coisas (atuação da força sobrenatural de Deus, os milagres instantâneos e muitas vezes inesperados que nos impactam) se ajuntam para derramar sobre estes as bênçãos mais diversas e inesperadas. 

E, mais, quando alguém está andando no propósito que Deus estabeleceu para sua vida, sem se desviar, o SENHOR quebra qualquer força ou impedimento contrário, para que nada venha impedir a realização do objetivo que Deus lhe determinou e que ele está cumprindo. 

Significa que, se seu ministério está de acordo com o propósito de Deus em sua vida, se é este o objetivo que Deus traçou e se você o está executando fielmente, nada, força alguma vai conseguir impedir que se cumpra. Todo gigante que se levantar, Deus derruba. Creia.

Nada pode impedir o agir de Deus nem daqueles que estão cumprindo com os propósitos que o Senhor estabeleceu para suas vidas. Porque as forças que para nós são sobrenaturais, mas que são as naturais para nosso criador, agem em favor de quem anda em fidelidade para com nosso Deus, no nome de Jesus. 

Amém.

Quero, neste post, salientar algo muito importante, que é a forma de adorar e agradar ao nosso Deus.

Nos diz nosso eterno mestre que sendo Deus um espírito, importa que quem o adore, o faça em Espírito e em Verdade. 
Se nos aprofundarmos nesta frase, entenderemos que Deus não quer adoração da boca para fora, nem adoração fingida, nem adoração de rituais e holocaustos, mas podemos ir mais além.

Adorar a Deus em Espírito, é estar cheio do Espírito Santo, e para estar assim, devemos estar sendo agradáveis ao nosso Deus, caso contrário o Consolador se afasta de nós. Pelo simples fato de estarmos em comunhão e na presença do Espírito Santo, já é atestado de que estamos sendo conforme a vontade de nosso Deus, no nome de JESUS.

Adorar a Deus em Verdade, significa também estar em sintonia com Jesus Cristo, o qual nos diz “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida”... E completa, “... ninguém vem ao Pai senão através de mim”.

Então, adorar ao Pai em Espírito e em Verdade, é também estar andando na presença de Deus, em sintonia e comunhão com o Consolador e com JESUS CRISTO.  Aleluias!

Não se engane, quem não anda na presença de Jesus, quem não está em sintonia com o Espírito Santo, não está sendo fiel nem íntimo com nosso Deus Todo Poderoso.
Temos que estar todo o momento cheios do Espírito Santo, e em comunhão com nosso eterno mestre Jesus Cristo, nosso Salvador.
Aleluias!


Devemos também lembrar que alguns rituais constantes no Antigo Testamento, que fazem parte da Lei que Deus determinou para os Israelitas, foram abolidos por nosso Jesus Cristo.
O primeiro foi a necessidade de se fazer circuncisão no prepúcio, como foi ordenado aos judeus. A circuncisão é um costume dos judeus e não tem necessidade do cristão fazer tal cirurgia.
Nossa circuncisão é no coração e na alma, quando aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador. É quando renascemos em Cristo Jesus e deixamos para trás toda a imundície que dominava nossa vida natural antes de conhecermos o evangelho e nosso Salvador.


MATEUS 12:8 -  Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor

Outro costume que é característico do judeu é se guardar o sábado, como foi instruído para este povo quando  Deus determinou os dez mandamentos e os escreveu nas tábuas de pedra, entregando-os para Moisés no Monte Sinai.

Jesus nos ensina que Ele é Senhor do sábado, e que nós seguidores dele não temos que nos submeter a este mandamento, que é para os judeus e não para os cristãos.
Jesus curou muitos enfermos nas sinagogas nos sábados, indo em contrário a tal mandamento, nos ensinando que não devemos seguir rituais nem tradições, mas sim ouvir e obedecer ao seu evangelho e ao ESPÍRITO SANTO.

Guardar o sábado não é algo indicado ou ensinado aos cristãos, nem na época dos apóstolos tal ensinamento foi difundido para as igrejas dos gentios. Então, é algo ligado a tradição e não ordenança de JESUS. 

Guardar o sábado, para nós cristãos, seria apenas tradição; e não adoramos nem agradamos ao nosso Deus seguindo tradições, muito pelo contrário, vejamos o que o Senhor diz em Ezequiel ao povo judeu na época do exílio,
(Lembremos que eles deveriam guardar o sábado, pois são judeus e viviam sob a lei, antes da vinda de Jesus).

Ezequiel 20:18 - Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos. 

YHWH, nosso Todo Poderoso Pai Eterno, diz que levou aquele povo rebelde e surdo à sua voz ao deserto. E lá disse-lhes "Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos". 

Atentemos bem ao que diz nosso Deus: Sobre a tradição que os pais ensinam aos filhos, ele diz que não devemos guardar tais estatutos, nem juízos, nem praticar a idolatria deles.

O exemplo mais claro de como Deus trata seu povo, para quebrar as tradições e falsa religiosidade está em Êxodo, conforme relatarei resumidamente abaixo.

Sabemos que o povo de Deus esteve por alguns séculos no Egito e que lá, mesmo buscando não se contaminar com os costumes e com a religiosidade de faraó, acabaram por se adulterarem. 
Acabaram por se contaminar e absorver daquela religiosidade pagã, daquelas festas religiosas de adoração aos ídolos egípcios, seus valores não eram mais os valores que Abraão, Isaque e Jacó havia passado aos seus descendentes, estavam envolvidos com o modo de vida do Egito e com suas leis e preceitos. 

Temos devidamente registrado no livro de Êxodo toda narração de como Deus manteve aquele povo andando pelo deserto durante quarenta anos, para que toda a geração contaminada pelo Egito morresse, permitindo que na terra prometida só entrassem os da nova geração, da geração que viveu no deserto e não absorveu os costumes pagãos do Egito.

Tudo isso para quebrar os estatutos e as tradições contrárias aos valores que Deus nos impõe, e que são motivo de vida e abundância se obedecidos, mas que são motivo de derrota e morte para quem não obedece ou os rejeita.

Deus quer um povo separado, um povo seu, não um povo que se prostitui ante deuses estranhos, nem mesmo diante das coisas materiais, colocando-as acima da presença de Deus, do amor ao nosso Deus.

Lembremo-nos mais uma vez, os dois mandamentos de Jesus para nós, os quais englobam todos os mandamentos;
- Amar a Deus sobre todas as coisas;
- Amar ao próximo como a ti mesmo.

Em Ezequiel 20, temos o povo escolhido sendo castigado por Deus, que permitiu serem aprisionados por Nabucodonosor, que permitiu serem eles levados cativos para Babilônia, que permitiu que destruíssem a majestosa Jerusalém e o Templo que fora construído por Salomão.
A grande lição que devemos aprender nestas passagens é que nada deve ser colocado acima da adoração ao nosso DEUS. 
O povo hebreu estava ofuscado pela beleza do templo, pela majestade da "santa Jerusalém". 
Adoravam mais a aparência e as tradições do que a PALAVRA de Deus. Adoravam mais as festas e os rituais do que ao próprio Criador. A religião se tornou vazia e odiosa para o SENHOR. 
Já não criam apenas nas profecias e nos livros da Lei, mas se confundiam nas tradições que eram ensinadas pelos mais velhos e pelas muitas seitas que dividiam a crença verdadeira.

Deus levantava seus profetas, Deus lhes falava constantemente através de Jeremias. O que faziam? 
Ignoravam, repudiavam, duvidavam, preferiam ouvir falsos profetas que profetiza em contrário ao que Deus falava por Jeremias. Aprisionaram Jeremias, jogaram-no dentro de um poço...
Brincaram com Deus e pagaram alto preço.

Agora estavam escravizados, nas terras de Babilônia e... 
Continuavam a transgredir os mandamentos de Deus, teimavam em colocar seu entendimento próprio e seu orgulho próprio contra as ordenanças que o Senhor falava através dos novos profetas que levantava. Ezequiel viu e testemunhou que aquele povo era tremendamente teimoso e desobediente, idólatra... Abominável para Deus.

 Mesmo no cativeiro teimavam em desobedecer a Deus, persistiam em colocar as tradições e a adoração aos deuses pagãos entre eles e o Criador.

Em Ezequiel 20 Deus faz um longo desabafo sobre a desobediência de seu povo escolhido e de como teimavam em adorar ídolos e deuses pagãos,

Ezequiel 20:
7 Então lhes disse: Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR vosso Deus.
8 Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os ídolos do Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito.
9 O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios, no meio dos quais estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
10 E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto.
11 E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.
12 E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
13 Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.
14 O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios perante a vista dos quais os fiz sair.
15 E, contudo, eu levantei a minha mão para eles no deserto, para não os deixar entrar na terra que lhes tinha dado, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras;
16 Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
17 Não obstante o meu olho lhes perdoou, e eu não os destruí nem os consumi no deserto.
18 Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
19 Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os

Trazendo estes ensinamentos para os dias de hoje, o que Deus está nos falando?

No verso 7 o SENHOR  nos exorta a nos livrarmos das abominações que o mundo e as tradições mundanas e religiosas vão incutindo em nossa mente, mas que só servem para afastar as pessoas da presença de Deus. 

Deus nos diz: lançai fora de si as abominações de seus olhos, cada um faça isso.  
Deus quer que a pessoa se converta a Ele, que a pessoa rejeite as coisas mundanas, as falsas doutrinas e vãs religiosidades do mundo. Tudo o que aprendemos no Egito (mundo corpóreo governado pelo diabo e suas hostes demoníacas) devemos lançar fora  de nós e nos convertermos verdadeiramente ao nosso Deus, no nome de Jesus Cristo.

 7 Então lhes disse: Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor vosso Deus.

O Senhor nos exorta "Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito"...
Devemos nos limpar de toda imundície do mundo, de tudo aquilo que fazemos porque "todo mundo faz". Não somos "todo mundo", somos o povo escolhido de Deus, e Ele não quer para si alguém que fica dividido entre DEUS e o MUNDO.
Nós cristãos temos que ter esta consciência, esta certeza de que somos totalmente contrários ao que se pratica no mundo.

O Senhor já nos diz em sua PALAVRA, que o o mundo jaz no maligno. Os povos em geral estão escravizados pelo jugo desigual que o diabo lhes impõe, usando de estratégias mil que buscam tão somente conseguir que haja uma grande distância entre as pessoas e Deus, que haja um esfriamento na fé, que as pessoas amem mais as coisas do mundo e as riquezas do que ao Criador. Mesmo no meio cristão, há uma tendência errada das pessoas em buscar mais as bênçãos de Deus do que a PRESENÇA de Deus.

Este procedimento é abominável para Deus. Lance fora de si todo sentimento de amor para com as coisas materiais em detrimento do amor ao nosso Criador.
Deus é PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, é quem nos sustenta, quem nos dá saúde e vigor, quem nos dá livramento e direção.
O que falta é saber ouvir nosso Deus, o qual nos exorta, "quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à sua igreja". Então, neste momento, ouça o que nos diz nosso Deus:

"... e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR vosso Deus".

Na sequência deste versículo, em Ezequiel 20:8,9 e 10, nos diz a PALAVRA,

8 Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os ídolos do Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito.
9 O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios, no meio dos quais estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
10 E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto.


O SENHOR nos diz que o povo escolhido se rebelou contra Ele, não o obedecendo, estando junto dele, mas com o coração no Egito, carregando dentro da alma a idolatria e a concupiscência adquirida no Egito. Estavam andando com Deus, no meio do povo de Deus, seguindo o homem de Deus, mas ansiando e suspirando pelo pecado e abominação chamado Egito.

Isso despertou em Deus tremendo furor, que Ele derramaria sobre o povo escolhido, mas o SENHOR, em sua tremenda longanimidade e amor por suas criaturas, relevou, deu a eles mais uma chance.

Para concretizar novo concerto com o povo rebelde, Ele os levou ao DESERTO.

E hoje, como age nosso Deus, no nome de Jesus Cristo? 

Quando quer tratar com um de seus filhos que está em desobediência, em perdição, em apostasia, em idolatria, em confusão entre as coisas de Deus e as coisas mundanas, ele o conduz ao deserto.

Por amor e longanimidade, Deus nos conduz ao deserto, onde nos sustenta, onde nos acompanha, onde nos guia nos levando pela mão, nos ensinando e admoestando como um pai faz com uma criança amada.

Aina hoje é assim que Deus faz o concerto com seus escolhidos, os leva ao deserto e ali vai testando-os, para ver se eles carregam no coração amor por Deus ou amor pelo mundo. É no deserto que Deus abre totalmente nossa vida e nos toma como um vaso trincado, que Ele nos quebra e nos refaz do jeito que lhe agrada.

11 E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.

Sábio é aquele que quando está no deserto adora ao Senhor e lhe é obediente, não murmura, mas aproveita a chance para se fazer agradável a Deus e dele obter remissão e perdão pelos erros anteriormente cometidos. 

Que faz do deserto um recomeço de vida, totalmente diferente, totalmente ligada na presença de nosso Deus, cheio do Espírito Santo , sob a graça de JESUS CRISTO.

Aleluias!

E, quando aprovado por Deus e liberto do deserto, toma posse das bênçãos que estão nas mãos do todo poderoso para todo aquele que vence o deserto e se faz agradável ao Senhor.

Aleluias!
 
CONCLUINDO,

Ezequiel 20:19 Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os


Deus faz a exortação de renovo e vida: OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE.
Para o cristão ser agradável a Deus, em primeiro lugar tem que saber ouvir e entender a voz de Deus. 
Primeiro no Evangelho, depois pelo que nos diz o Espírito Santo.

"Nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que sai da boca de Deus".
Da boca de Deus pode sair BÊNÇÃOS ou MALDIÇÃO.

Tudo depende de como nós, como filhos dependentes da mão de Deus, agimos. Se levamos uma vida de cristão imitador de Cristo, em seu caráter  e forma de agir e falar, se o imitamos sendo obedientes ao que nos ordena nosso Deus, seremos cercados de bênçãos sem medida e cumulados de riquezas espirituais e materiais.
Creiam!

Entretanto, se nos fazemos odiosos ao nosso Deus, sendo desobedientes, sendo idólatras, sendo amantes dos bens materiais e desprezando as coisas do reino de Deus que são espirituais; se deturpamos a Palavra de Deus, se usamos o nome de Deus como forma de enriquecimento ilícito... 
Se causamos a ira de Deus, então podemos esperar de Deus sua longanimidade, mas chega num ponto onde Deus lança sobre os recalcitrantes MALDIÇÕES.

Quem pode viver sob maldição?
Pois digo, por inspiração de nosso Consolador, que grande parte da humanidade hoje está vivendo sob maldição de Deus.
A maldição mais comum que Deus tem derramado sobre nosso mundo é deixar o ser humano entregue em sua própria concupiscência e ignorância, a qual o coloca como escravo do diabo e de suas hostes.

Basta ao nosso Deus rejeitar o ser humano que não faz por merecer o deserto, pois está além dele. Então o Senhor permite que este ser humano ande com duas próprias pernas, que lute com a força de seu braço, que viva segundo seu próprio entendimento.
Lembremos, nem só de pão viverá o homem, mas de tudo que sai da boca de Deus! 


 "Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os"!
Deus nos diz que Ele somente é nosso Criador, Ele somente merece nossa adoração e nossas orações.

Nos diz que andemos em seus estatutos e guardemos sua justiça. E que executemos , que vivamos em sintonia com Ele, em obediência a Ele.

Jesus nos disse o mesmo, de uma outra forma,

MATEUS 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.



Vamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, vamos buscar em primeiro lugar ser obedientes a Deus e aos seus estatutos que não mudam, que são eternos e que são vida e abundância para quem os observa.

Tudo o mais que precisamos, se estivermos em obediência e fidelidade, Deus nos dará.

 SALMOS 37: 25 - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.


Paz e Virtude


Missionário Virtual Geraldo de Deus            2017junho,03

  









Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?