TEOLOGIA É COISA BOA OU RUIM?




1 Coríntios 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.


Caríssimos,

Quando Jesus Cristo veio ao mundo como ser humano, ou seja  quando Deus se fez homem, Ele ensinou aos seus discípulos pessoalmente, dia a dia, persistentemente.
Jesus não usou de intermediários como sacerdotes ou príncipes dos sacerdotes; nem de outros homens que fossem doutores da Lei de Deus, como os escribas e os fariseus, para ensinar aos seus discípulos as sagradas escrituras na visão do homem, na interpretação do homem.

A TEOLOGIA é a interpretação das coisas de Deus na visão do homem, nada mais que isto, tanto que existem muitas "correntes teológicas" conflitantes.

Mas, a Palavra de Deus não é "sim-sim, não-não"?  Então como pode haver discrepância entre os doutores da teologia acerca do que está escrito no evangelho e no Antigo Testamento por Deus?

__________________________________________________________

LOUVE E ADORE

________________________________________________________________________________________________________________________________

O que nos ensina o apóstolo Paulo, (o qual recebeu o evangelho do próprio Cristo, após ter nosso Salvador morrido, ressuscitado e arrebatado aos céus, quando de seu encontro único com Yeoshua na estrada de Damasco), nesta epístola aos cristãos de Corinto,

Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
1 Coríntios 2:9-16


Se nos consideramos cristãos (seguidores de Cristo ressuscitado), temos que imitar Jesus Cristo, temos que nos alimentar do Pão que desceu do céu, temos que ser reflexo do Filho Unigênito de Deus, qual é Deus.
Temos que obedecer às prerrogativas de nosso eterno e amado mestre Yeshua, nada mais.
Ele nos ensinou "buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça",
Então Ele faz uma pausa (vírgula) e nos faz uma grande e poderosa promessa: "E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS".


 Mateus 6 :33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Então eu pergunto a todos

CRÊ TU ISTO?
CRÊ TU NAS PROMESSAS DE CRISTO?



Muitos dirão: "Não é bem assim... Eu acho que... Teologia não se encaixa aí"...

Cristo nos ensina que muitos serão chamados mas que poucos serão escolhidos.

Quando esteve aqui na terra, se revestindo de carne, sangue e ossos, o Filho Unigênito de Deus, que é o próprio Deus todo Poderoso, o grande Eu Sou, enfrentou a horda de religiosos da época, a saber os fariseus e os escribas. Contendeu com Eles, ensinou, admoestou, chegou a irar-se (expulsou os vendilhões do templo, ensinava aos sábados nas sinagogas, etc), chamou-os de raça de víboras, de sepulcros caiados...
Porquê?

Simplesmente porque eram homens querendo colocar Deus em conformidade com suas doutrinas, com suas vontades, com sua sede de poder e dominação.
Jesus Cristo nos ensina, através de Paulo, em 1 Coríntios, no capítulo 2, versículos 11 e 12 que ninguém sabe das coisas de Deus senão o Espírito de Deus ( O Espírito Santo, o Consolador).
E acrescenta que somente o Espírito de Deus nos ensina gratuitamente das coisas de Deus.

Precisa falar mais?
Será que vamos fazer como os fariseus e os escribas, que estavam junto com Deus, na presença encarnada de Deus e ficavam presos à letra morta do antigo testamento, das Leis de Moisés?
Ainda hoje querem que a religiosidade guie nossa vida espiritual.
Quem tem que guiar nossa vida espiritual, nosso ministério, é Deus, é Jesus Cristo, através do Espírito Santo.
Ou vamos fazer como aqueles fariseus e escribas, que Cristo tanto combateu, e vamos adorar a Deus somente em aparência e em rituais?

Precisamos nos colocar na vontade de Deus. Temos que abolir a prática de querer dominar e ter poder (lucro, riqueza, status) usando o sangue de Cristo.

O que precisamos fazer é atentar para o que nosso Salvador nos ensina:



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 
Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30).



O fardo de Jesus Cristo é leve: Amar a Deus sobre todas as coisas e à sua justiça. E Amar ao próximo como a ti mesmo.

Quem não se encaixa nesses dois mandamentos de Cristo não pode se chamar Cristão.
Quem não se batiza nas águas para morrer para o pecado e renascer para Cristo não pode se chamar cristão.
Quem não toma sua cruz e segue os passos de Jesus não pode se chamar cristão.


Quem não vive pela fé, sob a GRAÇA de Deus não pode se chamar cristão.
Quem não se enche do Espírito Santo não pode se chamar cristão nem dizer que conhece verdadeiramente Deus.

Eis aí o que importa.

O que ultrapassa aos ensinamentos que estão claros e transparentes no evangelho de Cristo é Anátema, é maldição!


Gálatas 1:7 - O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Gálatas 1:7 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.



Ainda que um anjo do céu vos anuncie outro evangelho que não seja o enunciado por Jesus Cristo, seja visto como MALDIÇÃO (Anátema).

O que o Espírito Santo preservou dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo é o bastante para podermos viver sob a paz de Cristo e a misericórdia de Deus. Sob a Graça do Espírito Santo.
É o suficiente para sermos chamados filhos de Deus e alcançar a SALVAÇÃO ETERNA.

A teologia do Cristão é a bíblia sagrada (Não esta dita moderna, que deturpa os ensinamentos) verdadeiramente inspirada pelo Espírito Santo, inclusive para ser traduzida para nossa língua.
 A escola espiritual do cristão é dobrar os joelhos, é jejuar, é se humilhar diante de Deus, é clamar por Cristo e pedir sabedoria e direção. 
Sabedoria e Direção de Deus, no nome de Jesus Cristo.
O que passa disso é ANÁTEMA, É MALDIÇÃO.

Não busquem a sabedoria dos homens, não busquem confusão mental, não busquem religiosidade.
Fiquem firmes em Cristo, busquem se revestir do Espírito Santo.

Seja templo vivo de Deus, seja altar do Espírito Santo.

Amém?

__________________________________________________
________________________

COMPILAÇÃO DE UM TEÓLOGO, SOBRE O ASSUNTO


Teologia é bom ou ruim?

Ontem na aula foi debatido o fato de que muitos cristãos não gostam de Teologia e torcem o nariz pra quem estuda Teologia. Creio que esta má imagem da Teologia começou com o movimento pentecostal, onde pessoas iletradas passaram a ser usadas por Deus com dons espirituais enquanto doutores em Teologia de igrejas não-pentescostais reprovavam aquele derramar do Espírito.

Dali em diante percebemos que as igrejas pentecostais tradicionais são as que mais nutrem antipatia pelo estudo da Teologia, principalmente fora de seus seminários, já que os mesmos estão "engessados" em suas doutrinas.

O principal fato negativo do estudo teológico, a meu ver, é a vaidade do estudante. Pessoas sem a devida maturidade começam a se achar superiores aos demais que não estão estudando assuntos profundos e complexos da fé cristã. Neste ponto os mesmos se acham "donos da verdade" em diversos assuntos e passam a menosprezar os demais. É fácil percebermos este comportamento a léguas de distância.

Outro fato negativo é a falta de maturidade espiritual de um aluno que não está realmente regenerado e começa a duvidar da Bíblia e de Deus ao encontrar em sala de aula debates que o mostram que nem tudo que se prega ou se pratica na igreja de fato tem base bíblica. As posições de alguns pensadores e filósofos podem endoidar os mais fracos. Teologia é contra indicado para neófitos, muitos até com anos na igreja mas crianças espirituais.

(neófito: pagão recém-convertido ao cristianismo; cristão-novo. Pessoa que vai receber o batismo ou recentemente batizada).

Um ponto positivo é que "...conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". O ato de desasnar (que popularmente se diz desarnar), ou seja, deixar de ser um asno, falando de forma grosseira, é algo de valor imensurável. Você é liberto de amarras colocadas unicamente pela sua falta do conhecimento. Este ato de desasnar não é visto com simpatia por muitos que estão em posição de autoridade, fazendo com que discriminem quem tem algum conhecimento a mais.

Resta a quem busca este conhecimento adotar cautela com algumas medidas pois logo você vai encontrar em todos os locais pessoas que pensam diferente de você em diversos assuntos doutrinários:

1. clame a Deus por humildade pois você não passa de um miserável pecador que pela misericórdia de Deus não foi enviado ao inferno, que é o que de fato mereces. Lembre sempre que você crê em uma linha de raciocínio que pode até ser a verdadeira, mas não és o juiz de teu próximo;

2. aprenda a ouvir a opinião dos outros, seja em conversas ou pregações, e peça discernimento a Deus para saber como proceder pois, na maioria das vezes, apesar de você fica "se coçando" pra falar, será prudente o silêncio como resposta. Lembre que cada um prestará contas individualmente a Deus, ore pelos que estão indo por linhas de pensamento e conduta não embasadas na Bíblia;

3. saiba que escola dominical e corredor de igreja não é local para você proclamar tudo que crê, a Bíblia diz que todos devem ter o mesmo pensar. Se você pensa diferente em alguns pontos é melhor ficar com sua opinião para si próprio pois podes ser acusado de formar dissenção ou facção. Fique tranquilo que com certeza nenhuma denominação pensa 100% igual a você, então para que possas congregar em paz vá debater em sala de cursos de teologia ou em fóruns de internet;

4. ore a Deus para que Ele te direcione sobre o que fazer, quando e aonde com o conhecimento que estás adquirindo. Se este conhecimento não for para produzir frutos no reino de Deus na hora apropriada então repense suas metas, você pode estar apenas buscando a própria glória de seu ego, a vaidade que te lançará em desgraça mais cedo ou mais tarde. Instrua sua família neste conhecimento mas oriente para não buscarem contendas doutrinárias por onde andarem, principalmente na igreja onde congregam;

5. o fato de você silenciar muitas vezes não é sinal de covardia ou omissão. Ande em comunhão profunda com Deus que com certeza o Espírito Santo te guiará para quando Ele desejar que você use algum conhecimento adquirido para questionar algo na obra de Deus, Ele apenas, e não sua carne sabe a hora oportuna.

6. ame, ame muito ao próximo independente das opiniões dele, pois sem amor você não estará sendo um cristão genuíno, de fato se não estiveres amando isso é um péssimo sintoma, cuide da doença antes que seja tarde demais!

Postado por João Bosco - Teólogo.
______________________________________________________________________________

CONCLUINDO




Jesus Cristo nos legou o Espírito Santo, para que como aconteceu com Paulo também aconteça com todos nós, para que somente a ação do Consolador nos oriente em fazer a vontade de Deus.

Temos o claro exemplo de um homem que fazia a vontade de Deus sem questionar, o profeta Oséias. Aos olhos humanos, de seus irmãos israelitas era um homem enlouquecido, confuso, a ponto de se casar com uma prostituta, ter filhos de prostituição, abandoná-la, reconciliar-se com ela... Atitudes fora dos padrões da Lei de Deus.  Mas Oséias estava seguindo o que Deus lhe ordenava. Ele fazia a vontade de Deus, sem murmurar, mesmo sob imensa vergonha e humilhação.

Quem pode julgar ao seu semelhante, lhe dizendo o que é certo ou errado?
Apenas Deus pode fazê-lo.

Isto nos mostra que o ministério individual de cada cristão deve ser direcionado pelo Espírito Santo, e não pela teologia ou mesmo por pastores e doutores de igrejas.

A obra pertence a Deus. Deus está e permanecerá eternamente no controle de tudo.

Vamos orar mais. Vamos cada dia mais buscar a face de Cristo.


Amém?

Paz de Cristo,

Missionário Virtual Geraldo de Deus     2015, agosto 19


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?