SOBRE A IGREJA PRIMITIVA - ATOS DOS APÓSTOLOS


Atos dos Apóstulos 1 : 8  - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis  testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.


Jesus Cristo, o Redentor, após ressuscitar dos mortos, andou neste mundo durante cerca de quarenta dias, nos quais chamou a Si seus apóstolos e muitos discípulos fiéis, e deu muitas instruções e ensinamentos, além de combater a incredulidade de alguns deles, que duvidavam de seu retorno à vida.


E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:16-20)


 Mas Jesus colocou uma restrição, só deveriam iniciar seu ministério apostólico após serem ungidos pelo Espírito Santo,



Jesus falou, anteriormente, que Pedro seria a pedra sobre a qual a igreja cristã se firmaria, é o que se diz.
No entanto, aqui vemos que a Pedra sobre a qual a Igreja de Cristo, a verdadeira, está firmada, é Cristo. É Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. 
Os apóstolos foram exortados a não agirem em prol da obra do reino dos céus até que fossem revestidos de poder pelo Espírito Santo.

Isto vale até hoje, não mudará nunca.
A obra é de Deus, e não de homens ou mulheres. A obra da igreja de Cristo tem existência secular, milenar, eternal podemos dizer. 
Não houve nem haverá homem que possa fazer a obra de Deus por si mesmo, pelo seu próprio entendimento, pela sua própria capacidade limitada.
Deus chama e capacita homens e mulheres para que façam a obra, dando-lhes poder e virtude.

Amém?

A IGREJA PRIMITIVA APOSTÓLICA

ESTUDO BÍBLICO

Era Apostólica

Cristianismo primitivo,  é o nome dado a uma etapa da história do cristianismo de cerca de três séculos (I, II, III e parte do IV), que se inicia após a Ressurreição de Jesus Cristo (30 d.C.) e termina em 325, quando do Primeiro Concílio de Niceia. 
No início, a igreja cristã foi centralizada em Jerusalém e tinha entre seus líderes João,Tiago, Pedro e os apóstolos.
Até ao final do século I, o cristianismo começou a ser reconhecido interna e externamente, como uma religião separada do judaísmo rabínico.
Os primeiros cristãos tinham como regra de fé e prática os ensinamentos da Bíblia judaica - Antigo Testamento. Em geral eles liam  a Septuaginta ou a tradução aramaica.
Neste período  o cânon do Novo Testamento foi desenvolvido, com as cartas de Paulo, os quatro evangelhos, e várias outras obras dos seguidores de Jesus, que também foram reconhecidas como Escrituras Sagradas. 
Os pais da igreja desenvolveram a teologia cristã e as bases para a doutrina da Trindade.
Logo no começo, os cristãos sofreram perseguições esporádicas, porque se recusavam a adorar os deuses pagãos romanos e adorar o imperador como um ser divino. Eles são considerados mártires. No século IV, Constantino aliou-se politicamente com o cristianismo e terminou com a perseguição aos cristãos promulgando o Édito de Milão. 
O que começou como um movimento religioso dentro do judaísmo do primeiro século tornou-se, até ao final deste período, a religião oficial do Império Romano. 




O QUE  BÍBLIA NOS RELATA

ATOS 1 : 8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis 
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.


Quem eram os apóstolos que aguardavam o derramamento  do  Espírito Santo:

ATOS1 : 13  E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe
Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.

Em Atos dos Apóstolos vemos como Deus operou maravilhas, como se confirmaram as Palavras 
de Jesus  e como é poderoso o agir do Espírito Santo na vida daqueles que são firmes na Fé 
e que não negam Cristo. 
Um pequeno grupo de homens, simples, pobres, sem qualquer suporte "técnico" para divulgar suas idéias, municiados apenas por sua FÉ, transformaram a realidade de muitas pessoas desde aquela época até hoje.  E sua obra vai continuar, porque fizeram surgir os fundamentos das congregações de culto e adoração  a nosso Deus  (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO). Eles conviveram com o mestre Jesus Cristo  e foram fiéis no testemunhar o que viram, o que ouviram  e o que aprenderam.  Recebendo de Deus a unção do Espírito Santo,  deram sequência ao trabalho iniciado pelo mestre Jesus.  Tornaram-se pregadores e missionários, divulgando o Reino de Deus  e a Salvação no nome de Jesus Cristo, num período histórico onde os interesses dos governantes e os poderes dos líderes religiosos se misturavam. Foram perseguidos, aprisionados, açoitados, mutilados... mas não negaram o nome de Jesus Cristo.
Prisões e sofrimento fizeram parte da vida dos apóstolos, mas estes permaneciam fiéis no 
testemunho  e no anunciar do Reino de Deus e da Salvação em Jesus Cristo:


ATOS
4 : 1   E, ESTANDO eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os 
saduceus,
4 : 2   Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre 
os mortos.
4 : 3   E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.

E
4 : 18  E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
4 : 19  Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, 
ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
4 : 20  Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
4 : 21  Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos 
ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;

E

5 : 17  E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita 
dos saduceus), encheram-se de inveja,
5 : 18  E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.

E
ATOS
5 : 38 E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta 
obra é de homens, se desfará,
5 : 39 Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
5 : 40 E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não 
falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.


Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada;
ATOS
6 : 8  E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
e
7 : 58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos 
pés de um jovem chamado Saulo.
7 : 59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
7 : 60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, 
tendo dito isto, adormeceu.


. Curas e milagres diversos, realizadas pelos apóstolos, através do  agir do Espírito Santo
ATOS
5 : 15  De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em 
camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
. Muitos batismo no Espírito Santo
.Grande expansão missionária, objetivando levar o reino de Deus aos gentios.

. Constante agir  do Espírito Santo em favor da igreja.
ATOS
4 : 29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
4 : 30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome 
de teu santo Filho Jesus.
4 : 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do 
Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

.A igreja estava constantemente em oração;
ATOS
2 : 42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas 
orações.

Os membros da igreja conviviam em harmonia e uns supriam as necessidades dos outros
ATOS
2 : 44  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E
4 : 35  E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.



Grandes pregações e muitas conversões;
A igreja evangelizava e ganhava almas, crescendo exponencialmente
ATOS
2 : 47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor
à igreja aqueles que se haviam de salvar.
E
5 : 14  E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez 
mais.

Temos também, os primeiros trabalhos missionários que levaram o Reino de Deus a todos os 
povos  daquela época,  jogando para o esquecimento centenas de deuses pagãos, que eram adorados por aqueles povos ,  inclusive os deuses gregos e romanos.

ATOS
8 : 38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o 
batizou.
8 : 39  E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o 
eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
8 : 40  E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, 
até que chegou a Cesaréia.

A mensagem que os apóstolos pregavam  continua valendo para os nossos dias.  Continua viva e 
atual para a igreja atual de Cristo. 

A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguições. Os apóstolos foram  perseguidos, 
aprisionados,apedrejados,  torturados, e até assassinados, simplesmente  porque eles davam 
testemunho de Jesus Cristo.
ATOS
8 : 3E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os 
encerrava na prisão.

Pregavam testemunhando terem visto que Jesus havia ressuscitado, e subido ao céu.
ATOS
2 : 22  Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus 
entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós 
mesmos bem sabeis;
2 : 23  A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, 
crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;
2 : 24  Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido 
por ela;
E,
2 : 32  Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
2 : 33  De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto (Unção do Espírito Santo) que vós agora vedes e ouvis.
2 : 34  Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: 
Assenta-te à minha direita,
E,
2 : 36  Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, 
Deus o fez Senhor e Cristo.

Pregavam que Cristo voltaria para julgar os justos e os pecadores.

Pregavam  o arrependimento dos pecados (como João, o batista).
Pregavam ser necessário o batismo no nome de  Jesus Cristo para obter a salvação.
ATOS
2 : 38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus 
Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;



Relata o derramamento do Espírito Santo no maravilhoso dia de Pentecostes
ATOS
2 : 1  E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 : 2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a 
casa em que estavam assentados.
2 : 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada 
um deles.
2 : 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o 
Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Em Atos dos Apóstolos estão registradas as perseguições dos maiorais dos príncipes dos 
sacerdotes  à nova "seita", encontramos, ainda, o Cruel Saulo de Tarso, perseguidor incansável 
aos seguidores de Cristo e o inimaginável agir de Jesus Cristo, convertendo-o em seu maior 
missionário.

O DOLOROSO ENCONTRO:
ATOS
9 : 1   E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se 
ao sumo sacerdote.
9 : 2   E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns 
daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
9 : 3   E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um 
resplendor de luz do céu.
9 : 4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
9 : 5  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
9 : 6  E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: 
Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
9 : 7  E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
9 : 8  E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela 
mão, o conduziram a Damasco.
9 : 9  E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

DIFÍCIL ACEITAÇÃO

ATOS
9 : 19E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
9 : 20E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
9 : 21E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
9 : 22Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
9 : 23E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.
9 : 24Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,
9 : 25Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
9 : 26E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
9 : 27Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

Destaca-se a dedicação e persistência de Paulo,  que pregou a palavra de Cristo, a chegada do 
Reino de Deus em várias nações, em praças públicas,  em sinagogas de judeus, em templos 
romanos, nas ruas, em cadeias onde foi aprisionado muitas vezes... e chegou a levar a Palavra de Deus ao ninho dos demônios, a capital da idolatria: Roma.  Falou ao povo, a centuriões, a 
governadores e até ao césar. 
Nada o deteve em momento algum. Sua obstinação estava exposta, conforme suas próprias  palavras. 

Paulo falando aos judeus habitantes em Roma:

Atos 28:16

16 - E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.

E

ATOS
28 : 22No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
28 : 23E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.
28 : 24E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.

Atos 28:31

31 - Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.

 Temos ainda, as narrativas dos cultos familiares, como embriões que se expandiam e formavam as igrejas primitivas propriamente ditas. As epístolas (cartas) dos Apóstolos aos irmãos 
convertidos, em todo o mundo conhecido na época.


O QUE É EPÍSTOLA?

Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e não assinada”) é um texto escrito em forma de carta, para ser correspondido a uma ou nenhuma, mas se distinguindo desta por expressar opiniões, manifestos, e discussões para além de questões ou interesses meramente pessoais ou utilitários, sem porém deixar o estilo formal, que combina amores objetivos e apelos subjetivos com o debate de cenas abrangentes e abstratos. As epístolas reunidas de um autor podem vir a ser publicadas devido a seu interesse histórico, literário, institucional ou documental.
O termo tem uso antigo, já aparecendo na literatura latina com as epístolas de Horácio, Varrão, Plínio, Ovídio, Sêneca e, sobretudo, de Cícero. Está presente também na Bíblia com as Epístolas de São Paulo destinadas às comunidades cristãs. Na Idade Média, uma subdivisão da retórica é criada para tratar da redação de cartas com base nos modelos greco-latinos. Na época, Petrarca foi um dos epistógrafos notáveis. A partir do Renascimento houve uma grande expansão do gênero a partir dos pensadores humanistas, numa época, antes do surgimento da imprensa jornalística, as cartas exerciam a função de informar sobre os fatos que ocorriam no mundo.
Na literatura, além de se constituir no gênero literário da epistolografia, surgiu um estilo epistolar de redação sem a intenção de ser correspondência.




O apóstolo Paulo, o missionário dos gentios escolhido pessoalmente por Jesus Cristo após sua morte e ressurreição, fez uso das epístolas para admoestar, instruir e dirigir as igrejas espalhadas pelas várias nações, em sua época. Destacamos:

Cartas Paulinas autênticas:
1 - Romanos      2  - Primeira Coríntios     3 - Segunda Coríntios    4 - Gálatas     5 - Filipenses
6 - Filemon         7 - Primeira Tessalonicenses

 Cartas deuteropaulinas paulinas :
1 - Segunda Tessalonicenses     2 - Efésios     3 - Colossenses

 Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):
1 - Tito      2 - Primeira de Timóte      3 - Segunda de Timóteo

Cada uma desta epístolas é um documento precioso, porque traduz a direção do Espírito Santo, falando através de Paulo, ensinando-nos como servir ao senhor e como conduzir o rebanho de Deus rumo à salvação.
 É fantástico como Deus age. 
Num tempo sem facilidades de comunicação, com muita lentidão nas viagens... Mesmo assim Paulo fundou inúmeras igrejas e continuava prosseguindo em frente, cumprindo  sua missão:  anunciando sempre o reino de Deus e a salvação em Cristo Jesus, enquanto coordenava e dirigia as igrejas que ficavam para trás, onde já havia passado.  Só Deus para usar de tanta sabedoria, só através do Espírito Santo, tanta capacitação.

Destacamos também, que é digno de registro como Deus capacitou o médico romano  Lucas (Lucano), o qual foi fiel narrador, registrando com muito detalhe todos aqueles acontecimentos.


CONCLUSÃO

Para nós cristãos evangélicos, firmados na Palavra de Deus,  revestidos do Espírito Santo,  às vezes torna-se difícil compreender como Roma apossou-se da igreja dos apóstolos e como foi mudando a maneira de cultuar a Deus,  afastando cada vez mais o povo e Jesus Cristo.
É inadmissível que um imperador, ou diversos imperadores, aliados com os líderes religiosos, deturpem uma congregação tão maravilhosa como era a igreja primitiva, arrancando toda sua pureza, toda sua comunhão com o Espírito Santo e transformando-a em IGREJA CATÓLICA, igreja de santos e imagens,  igreja de adoração de homens e mulheres canonizados e colocados entre Deus e as pessoas. 
Uma igreja que, em nome de Deus matou milhões de pessoas pelo mundo afora. 
Uma igreja que há poucos séculos esteve de braços dados com os europeus durante as ditas grandes navegações, onde  eles mataram e escravizaram os povos nativos  por onde passavam, além de levar para seus países de origem ouro, prata, minérios, e tudo que encontravam pela sua frente.  E a igreja junto, concordando com tudo, tomando sua parte nas riquezas e escravizando mental e culturalmente aqueles povos,  convertendo-os ao catolicismo idólatra.
É vergonhosa a forma como agiram aqueles religiosos,  usando em vão o nome de Deus.

Cabe a nós, crentes cristãos, firmados no Evangelho, resgatar os valores da igreja primitiva.  Se eles agradavam a Deus naquela época, então, agradará a Deus hoje e sempre. 
Porque sabemos, temos a experiência, que Jesus Cristo é o mesmo hoje, como foi outrora.  E será o mesmo, eternamente. Sempre realizando milagres sobrenaturais e sinais prodigiosos. Curando, libertando, fazendo a diferença na vida daqueles que o buscam em espírito e verdade, exaltando aqueles que o adoram verdadeiramente.


Que o Espírito de Deus fale melhor no coração de cada um de vós.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus Romes   outubro,21  2013

   





















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?