SENHOR, SEJA FEITA A TUA VONTADE






Isaías 38:1


Naqueles dias Ezequias adoeceu de
 uma enfermidade mortal; 
e veio a ele o profeta Isaías, 
filho de Amós, e lhe disse: 
Assim diz o SENHOR: 
Põe em ordem a tua casa, 
porque morrerás, e não viverás.



RESUMO
O rei Ezequias subiu ao trono de Judá com 25 anos de idade, e 29 anos reinou em Jerusalém. Ezequias guardou os mandamentos e fez o que era reto aos olhos do SENHOR. Destruiu tudo que não louvava ou que não agradava  ao DEUS de Israel.
 A palavra  diz que  ele sempre confiou no SENHOR DEUS DE ISRAEL.

Conforme está registrado em Isaias 38, o rei Ezequias, viveu uma existência abençoada realizando a vontade de Deus, restaurando a prática religiosa de seu povo perante o grande EU SOU, o Senhor dos Exércitos.  Enfrentou vigorosamente e combateu a idolatria e os idólatras, destruiu os lugares altos usados para sacrificar a deuses pagãos, proibiu tais práticas e foi extremamente zeloso na designação dos cargos a serem ocupados no templo (sacerdotes, levitas, etc).Caminhou dignamente diante de Deus, até a sua velhice. Estando enfermo, recebeu a visita do profeta de Deus,  Isaias.
Quando este comunicou-lhe a mensagem de Deus, avisando que ele morreria em breve, e que por isto deveria colocar seus negócios e sua casa em ordem, o rei recusou-se a aceitar o veredicto do todo poderoso.

Isaías 38:2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.
Isaias   38:3  E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

(Neste ponto, vamos abrir um parênteses e corrigir uma injustiça. Muitos pregadores da Palavra afirmam, não se sabe baseado em quê, que Ezequias esfriou na fé.   Em nenhum versículo da palavra há qualquer referência a isto. Também, salientemos, o rei não disse, "eu andava diante de ti..., eu fazia o que era reto... não. Ele diz: "andei diante de ti em verdade", ou seja, eu sempre andei, antes e até agora.  Diz  ainda claramente "e fiz o que era reto..." ou seja, eu sempre fiz, antes e até agora.
Tanto é verdade ele estar portando-se com dignidade diante do Senhor, que este reconsidera imediatamente e muda sua decisão, sem qualquer palavra que afirme estar o rei em desobediência ou apostasia.
Isaías 38:4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:
Isaías 38:5 Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
Simples e direto, sem qualquer palavra de correção, sem que  o Senhor ordenasse que ele mudasse seu proceder.
De onde será que estes pregadores tiraram a idéia que Ezequias afastara-se dos caminhos de Deus? Quem disse que o rei esfriara na fé? Nada consta.)

A resposta de Deus ao clamor do rei, foi uma vez mais a demonstração da suprema e infinita misericórdia do Pai Eterno, bem como seu grande respeito pela preservação do livre-arbítrio que Ele doou aos seres humanos: Ele concedeu mais quinze anos de vida  a Ezequias. Não um ano, ou dois, mas quinze anos.

Recuando um pouco no texto, meditemos no ponto onde Deus MANDA SEU PROFETA ATÉ O REI. 
Como Deus é zeloso com seus ungidos. Mandou que Isaias avisasse a Ezequias para por em ordem sua casa pois, sua partida para a glória seria breve.
Esta é uma demonstração do amor de Deus para com seus filhos. 
Imaginem, aquele rei que sempre foi reto diante de Deus, que governou seu povo e seu país sob a tutela do Senhor dos Exércitos, sendo um grande líder religioso, que teve supremacia sobre seus inimigos, já que o Senhor não permitiu que nenhum povo invasor o vencesse, pelo contrário, Deus sempre tomou nas mãos as causas de Ezequias e sempre lhe concedeu vitórias. Ele envelheceu fazendo a vontade do Senhor, sendo fiel e, como todo ser humano enfraquecido pelo tempo, adoeceu.  Adoentado, certamente orava e clamava que seu Deus o curasse e carregava em seu coração a certeza de mais esta vitória contra aquela inimiga, a doença. 
Ele acreditava que Deus o curaria.
Então, como já chegara sua hora de partir para o além, para os braços do Pai eterno, (pois não havia mais necessidade de sua permanência naquela posição, sua missão estava concluida, encerrada  com chave de ouro), Deus honrou-o com aquele aviso. 
Em sua infinita misericórdia e demonstrando seu apreço pelos seus filhos, o Senhor dos Exércitos mandou seu profeta avisá-lo que sua hora se aproximava para que não fosse pego de surpresa.

Qual seria a reação  que Deus esperava de Ezequias, o qual sempre o adorou em espírito e verdade? Será que Deus esperava de seu ungido protestos e lágrimas  ao saber que Deus o recolheria para perto  d'Ele?

Neste momento eu lhes pergunto, meus amados irmãos em Cristo Jesus:
QUAL SERIA SUA REAÇÃO SE O SENHOR MANDASSE UM PROFETA DAR-LHE ESTE RECADO?
Imagine, ser avisado pelo nosso Jesus Cristo, que sua hora se aproxima e que você deve colocar sua vida em ordem porque vais partir para a glória?
QUAL SERIA SUA REAÇÃO?
Agiria como Ezequias? Irias reclamar, orar ao Senhor por mais tempo de vida aqui neste lugar de trevas?

Você confirmaria  o dito: Todo mundo quer ir para o céu,mas ninguém quer morrer ?


Ou será que você se curvaria à vontade do eterno mestre Jesus Cristo e com júbilo diria: Finalmente!!! Aleluias!!!
Então? Medite bem antes de responder para si mesmo e para o Espírito de Deus que habita em vós.

Mas, voltando ao rei Ezequias, afirmo que Deus esperava dele uma atitude diferente. Em sua onisciência, o Senhor sabia o desfecho dos acontecimentos caso ele continuasse no trono de Israel. Previa que um grande mal poderia vir sobre aquela nação. 
É que o Senhor sonda os corações e no de Ezequias havia uma soberba, um orgulho escondidinho, bem disfarçado. Nem o rei sabia desta sua falha, mas Deus vislumbrava.
Porém, pelo valor que seu ungido sempre teve, por sua retidão ao longo dos anos, por sua oração fervorosa e suas lágrimas verdadeiras, dizendo que ainda não estava preparado para morrer, (será que algum de nós está?), Deus uma vez mais agiu de forma sobrenatural e concedeu-lhe mais quinze anos de vida, além da promessa de sua vitória definitiva contra os invasores assírios. 
Deus deu-lhe vida e paz. Ele exultou. 
Decerto que este ato de Deus, derrogando seus desígnios em seu favor, inflou ainda mais seu ego e despertou sua soberba. Como podemos ver mais adiante, sua vida, a partir do momento em que se curvou ao orgulho, foi um grande fracasso e derrotas. Para Ezequias e para seu povo.

Isto, caríssimos irmãos, acontece muitas vezes com todos nós. Quantas vezes pedimos coisas para Deus, ele não nos concede e nós ficamos insistindo, fazendo jejum, campanha, oração... Claro que ninguém gosta de aceitar um não.

Mas devemos ter sabedoria no pedir e aceitar a resposta positiva ou negativa de Deus.
Jesus Cristo,eterno mestre nos ensina:
João 16:23 E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. 

Tenhamos certeza que assim acontece, no entanto, nosso Deus, em sua suprema onisciência, enxergando bem lá na frente, no futuro, vê as consequências da bênção solicitada. Ele vê e sabe se será realmente bênção ou maldição a concessão do pedido. Somos teimosos, somos obstinados, somos ensinados a, como Jacó, não "largar o anjo" até ganhar a bênção. Será isto correto?
Podemos nós, criaturas, forçar e arrancar algo a força do Criador eterno? Em algum momento seríamos mais fortes que Deus? A resposta é, não ! jamais!

Porém, insistimos tanto, pedimos tanto, aborrecemos tanto nosso Deus, que ele nos concede o que pedimos, independente das consequências benéficas ou maléficas na vida do crente.
Os exemplos mais comuns são aqueles onde o crente pede que Deus  o ajude a comprar um carro novo, moderno, bonito, confortável. Vai constantemente aos cultos, ora, jejua, faz campanha de oração, até conseguir a bênção. Então,  o que ele faz em agradecimento a Deus? Pára de ir na igreja, deixa de congregar. Fica passeando e viajando nos fins de semana com a família e todos se afastam da igreja e de Deus. Faz do carro seu objeto de adoração.
Outros agem da mesma forma pedindo ao Senhor que abra uma boa porta de emprego e quando lhe é concedida, começa a dedicar todo seu tempo para o serviço, faz horas extras, faz serão... e no fim de semana está tão cansado, que não vai nem no culto de domingo, o culto da família. Sente-se tão obcecado pelo trabalho que já não pensa no Senhor, só no trabalho, nem ora mais. Coloca o trabalho entre ele e Deus.
Então, irmãos, o que fazer?

Saber pedir, clamando ao Senhor Jesus:
 "Senhor, se for para meu bem e de minha família, de meu ministério, concede-me tal e tal coisa... mas se não for para benefício e crescimento diante de vós, afasta, Senhor, desvia de mim  este desejo que está dominando meu coração".

E desta forma, esperar no Senhor, acatando com humildade seu sim ou seu não. Sem reclamar, sem murmurar.  Deus nos dá muito mais que almejamos, sempre,mas desvia de nossos caminho tudo o que nos será pernicioso.
Ele não nos concede gratuitamente nada que seja para nosso mal.
Quando ele se aborrece com tanta insistência e atende um pedido que pode causar danos, o Espírito Santo fica por perto, protegendo e orientando o abençoado. 
Só não evita o mal aquele que se faz surdo à voz de Deus.

Ou seja, se Ezequias houvesse aceitado a vontade de Deus, teria evitado muito mal, mas o medo da morte o aterrorizou.

Meditemos sobre aceitar a morte.

Quero dizer aos irmãos em Cristo, que se você realmente crê em nosso mestre Jesus Cristo, então, não deve temer a morte. Todos nós já nascemos mortos. Sim, quando somos gerados e ao nascer, estamos mortos para este mundo. Um tapinha do obstetra ou da parteira é o que nos traz a esta realidade em que devemos viver por algum tempo. 
Antes não estávamos aqui. E, decorrido nosso prazo, devemos voltar para nosso Criador, nosso mestre Jesus Cristo. Nos juntarmos a Ele, pela eternidade. Oh Glória, Aleluias!
Claro que todos nós temos sonhos a realizar, alguns ainda têm filhos pequenos para criar e cuidar, temos planos e trabalhos em andamento...
Mas, irmãos, esta realidade é ilusória. Os sonhos, quando realizados, são muitas vezes como chama que se apaga, os filhos quem nos deu foi Deus e se nos levar para junto de si, então Ele continuará a cuidar de nossa família como já cuida todo o tempo. Não estamos todos em sua dependência? E o trabalho... bom, as pessoas morrem, mas o trabalho continua, sem fim.
Então, o que nos prende aqui? A comida? a bebida? nossos bens materiais? o conforto da vida moderna?
De coração aberto lhes digo, nada disso vale um segundo que seja do toque do Espírito Santo de Deus. Quem já foi tocado pelo Espírito Santo sabe o que significa júbilo, gozo de alma. Como será então estar na presença de nosso mestre Jesus Cristo, estar num plano espiritual onde vibra o poder de Deus?
 Quão maravilhoso será!
Utopia? 
Não para o crente autêntico, que crê que o mesmo Deus que ressuscitou Jesus Cristo, também nos ressuscitará, conforme afirma o evangelho.

2 cor 4:14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. 

Palavra de Deus, Palavra que não falha.

Lucas 21:33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

Se somos estrangeiros nesta terra, se nosso lar é no Reino dos céus, então, porque temer a partida para lá?
Deixe tudo nas mãos poderosas de Deus, no nome de Jesus Cristo e na assistência do Espírito Santo. 
Confia no Senhor, deleita-te nele, saiba que Ele só quer o melhor para seus filhos, que somos nós, lavados e remidos no sangue poderoso de Jesus Cristo.

Salmos 37:4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.

Quando chegar o momento de deixar este plano material e partir para o plano espiritual, não tema.  Jesus Cristo nos receberá de braços abertos.

Creia.  

Glórias a Deus,  Aleluias!

Que  o  amor de Deus, a graça de nosso senhor Jesus Cristo e as doces consolações do Espírito Santo preencham vossos corações e alcance seus entes queridos, levando a todos para a salvação eterna.  Amém.

Livres de Temor.

Missionário Virtual  Geraldo de Deus   outubro,15  2013

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?