PROTEÇÃO E LIVRAMENTO

       LIVRAMENTO E PROTEÇÃO, SOMENTE NAQUELE QUE VENCEU A MORTE E         RESSUSCITOU: JESUS CRISTO.



"Col.2:6 - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.

Col.2:7  - Arraigados  e edificados nele, e confirmados na FÉ, assim como foses ensinados, nela abundando em ação de graças.

Col.2:8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de FILOSOFIAS e VÃS SUTILEZAS, segundo a TRADIÇÃO dos HOMENS, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo CRISTO."


Quando estudamos a palavra de Deus, revestidos do poder do Espírito Santo, e nela meditamos sem cercear a atuação do Espírito do Senhor, este nos abre um imenso horizonte.

Até onde podemos avançar na revelação do Senhor depende de nossa fé e de estarmos com nosso espírito desarmado, sem censuras ou barreiras que impeçam o agir de Deus.
O Senhor nos esclarece que Ele busca aqueles que o adorem, em ESPÍRITO e em VERDADE. Somente quando nos despojamos do jugo do mundo e do lixo psicológico que em nós é enxertado a todo momento, ao longo de nossa existência, somente aí nos abrimos plenamente para o agir do Senhor Jesus Cristo em nós, através do Espírito Santo.
Deste momento em diante, somos como o tradutor que recebe nas mãos uma obra literária em língua estrangeira e tem que reescrevê-la em sua língua natal, a fim de levar a mensagem ali contida a todos seus conterrâneos, inclusive, salientamos, mantendo-a fiel aos princípios do autor, sem deturpá-la  e sem modificá-la. 
Assim somos nós, quando temos que traduzir para o ser humano a mensagem divina. Temos que ter a capacidade de manter os ensinamentos de Deus fiel ao original, sem deturpar ou modificar a Palavra, tanto a revelada como a escrita na bíblia sagrada.
A dificuldade está exatamente em expressar por palavras, de forma clara, inteligível,  o que nos é revelado.

(Ler capítulo 2 de Colossenses

1 PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
3 Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;
12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos)
13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
19 E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.),


Ao meditar na Palavra contida em Colossenses 2,

o Senhor revelou-me muito além do que ali está escrito, porque onde Paulo adverte, aos cristãos da igreja primitiva de Laodicéia ,que não se deixem enganar pelo ensinamento do mundo nem pelas filosofias vazias dos homens, o Senhor levou-me além, mostrando-me que uma grande parte da humanidade  é ainda escrava da carne. 

São governados pelas vontades aleatórias do corpo e da mente. 

Não conseguem, não têm a capacidade de discernir o mundo invisível, espiritual, onde Jesus Cristo é o cabeça de toda potestade, e onde  se origina tudo o que se materializa em nosso plano de existência. 

A FÉ é um dom de Deus, e até mesmo ela se origina no plano espiritual. 

E de lá arranca e traz para este nosso ilusório mundo material, os objetos de desejo das pessoas que sabem usá-la adequadamente.


Mas, continuemos discorrendo sobre a revelação do Senhor acerca do proceder humano, sem perder o foco no ensinamento constante em Colossenses 2:


Por inspiração divina, Paulo  focaliza a persistência no viver e agir conforme o Evangelho de N.S. Jesus Cristo, sem dele se desviar, presa de ciladas de vãs filosofias.


E digo-vos que a primeira cilada armada para o cristão chama-se TEOLOGIA.

O Senhor nos ensina: "João 8:32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Mas, onde buscar a verdade?

Digo-vos: No Espírito Santo.


É errado fazer Teologia e buscar nela o conhecimento  de Deus ?  Não, nunca é errado estudar, buscando o conhecimento religioso, conforme a interpretação dos homens.


Porém, o Senhor nos adverte através de seu ungido David : 


 Salmos 1

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Aí está a Palavra do Senhor. 

Se aquele (ou aqueles) que ministra o ensino teológico está incluso no verso primeiro (ÍMPIOS, PECADORES  e ESCARNECEDORES), então você está sendo instruído de forma indevida, causando somente mal ao seu ministério perante o Senhor Jesus Cristo. 
No segundo verso temos a síntese da vontade de Deus para seus fiéis seguidores: ter o prazer na leitura e meditação da Palavra de Deus, nos ensinamentos de Jesuscristo, eterno mestre.
De mais a mais, sabemos que quando Jesus Cristo nasceu em Belém, Israel já tinha, há muito, doutores da Lei de Deus. Estudiosos e guardiães da Palavra de Deus interpretada  conforme a sabedoria humana: OS FARISEUS
Os fariseus eram os supremos TEÓLOGOS daquela época.
Sabemos ainda, que tudo o que Jesus Cristo pregou foi e é contrário ao que os fariseus ensinavam.
Então, cuidado, não perca seu tempo precioso aprendendo com DOUTORES DO EVANGELHO, para simplesmente tornar-se um FARISEU diante de Jesus Cristo.
         ESTOU PREGANDO HERESIA?
Digo que não.
Se o Espírito Santo nos adverte, devemos esquecer a filosofia do mundo, que nos quer de acordo com os pensamentos dos homens e atentarmos em ouvir a voz de Deus. 

Não a voz do mundo, mas a voz de Deus. 

Como?   ORAI  E VIGIAI.
O Senhor nos ensina:
"Mateus 26:41   Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca ".
Ele estava com o espírito pronto para seu sacrifício e morte de cruz.  E mesmo assim buscava forças  na oração e na vigilância.  E nós, que muitas vezes nem estamos com o espírito pronto? E  quando nos deixamos dominar pela vontade da carne?
Vigiar significa não se deixar engambelar ,(neste caso, ser enganado por vontade própria, por conivência com o enganador),  e sermos desviados de nossa intimidade espiritual com o Senhor por meio do Espírito  Santo.

Outras ciladas armadas para o cristão

O mundo quer ocupar, tolher o nosso tempo. A "vida moderna" é tão cheia de atividades e obrigações, além de lazer gratuito, que já não se tem tempo para Deus. As pessoas em geral, são desviadas do contato com Deus pela ocupação de sua mente com coisas do mundo. 
Ao invés de atentar para o ensino de Deus e estudar a Palavra, e meditar nos ensinamentos, as pessoas estão com a mente ocupada pelos personagens das novelas, pelo futebol, pelos deveres com o cuidado com filhos, pelo trabalho intenso e tantas outras coisas vãs que ocupam o tempo do cristão que não vigia. E quando está de folga, nos momentos livres das obrigações rotineiras,  o que faz? "enfia a cara" na internet, no Facebook, no Twiter, em jogos online, em videogames...e assim segue, até estar extenuado e ir dormir, sem tempo para pensar em Deus, sem tempo para orar. 
Estou mentindo?
O Senhor nos adverte que devemos ter em nossa vida um espaço onde nosso espírito seja exercitado na fé, e alcance a comunhão com Ele.
Devemos ocupar nossa mente, nossos pensamentos rotineiros, com a presença de Deus. Devemos, a todo instante, estar meditando no nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso espírito e nossa mente podem estar em Deus enquanto trabalhamos, enquanto nos transportamos de um lugar para outro, enquanto navegamos na internet... a todo momento. A comunhão com Deus não impede o agir rotineiro, pelo contrário, nos ajuda a sermos mais eficientes e menos infelizes.
A Palavra nos ensina claramente: 
"Mateus 6:33   Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." 

Temor e Livramento:
E, quando sentimos temor, quando sentimos que estamos nos tornando reféns da violência desenfreada que se alastra como como praga pelo nosso mundo, quando nos horrorizamos vendo nos telejornais como o crime está dominando impunemente as pessoas de bem(?), devemos nos lembrar que somente o Senhor nos dá o livramento, nos mantendo intocados em meio a tanta tragédia.
Filhos matam pais e mães,  mães matam filhas e filhos, pais estupram e matam filhos, esposas matam  e esquartejam...  "bons" velhinhos que estupram e matam criancinhas, mulheres que se relacionam sexualmente com animais, padres católicos que vivem em pedofilia desenfreada, pastores de igreja que seduzem e praticam sexo com suas ovelhas, casamento entre pessoas de mesmo sexo... Jesus! Estamos vivendo os últimos tempos? É o que tudo indica.
Tem também as grandes catástrofes naturais, tais como terremotos, vulcões, tornados, tsunamis... que matam milhares e milhares de seres humanos e animais.
Estamos vivendo tempos de horror e tememos por nossos filhos e por nossa família.  Onde achar proteção?
Somente no Senhor nosso Deus alcançamos proteção e livramento.
Salmos (SL) 
35 : 1  PLEITEIA, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim.
35 : 2  Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda.
35 : 3  Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.  

Oh glórias,  Aleluias... Glórias ao Senhor.
Aí temos a resposta, irmãos em Cristo, clara como a luz do dia.
Somente em Deus há proteção. Ele desvia de seus ungidos todo o mal. E se algum mal alcança seus filhos, Ele ameniza a ação deste em suas vidas e dá forças para a vitória.
Jesus disse: "neste mundo tereis aflições, mas estarei convosco até a consumação dos tempos"

Ser um cristão fiel e um abençoado filho do Deus altíssimo é simples: basta estar em sintonia e em harmonia com o Senhor Jesus Cristo, sendo templo vivo do Espírito Santo. 
Quando temos esta sintonia com Jesus Cristo, este nos orienta e nos guia.  Afasta de nossos caminhos as tentações e o mal.
Muitas pessoas que são crentes, são batizados, vivem conforme ensina o Senhor, falam da salvação em Jesus Cristo a todos quanto conhecem, ganham a família e algum vizinho para Cristo e vivem entristecidos, achando que não são bons cristãos, que nada estão realizando em prol do Reino de Deus.
Irmãos, placa de igreja não leva para o céu! Também, saibam que se somos salvos em Cristo Jesus, é pela sua infinita Graça e não por nosso merecimento ou por nossas obras.
Não adianta ser diácono, presbítero, evangelizador, pastor ou missionário, muito menos bispo de igreja, se não tem tempo para Deus, se não vive em intimidade e comunhão com o Senhor Jesus. Se não é templo do Espírito Santo.   Se assim for, a sua obra é vã.

Mais abençoado que estes religiosos de carteirinha é aquele crente que às vezes nem participa muito da atividades da igreja, mas congrega, ganha almas para Jesus através de seu testemunho e exemplo de vida e, principalmente, ora, intercede e tem comunhão com Deus, sendo cheio do Espírito Santo. 
Mais vale a FÉ verdadeira que a obra atabalhoada.
O Senhor busca aqueles que verdadeiramente o adorem, em espírito e em verdade.
Concluindo,  meus caros irmãos em Cristo, mais vale ser humilde e firme na fé que ser um FARISEU teologicamente testamentado.
E não se esqueçam:

Salmos 37 
37 : 1  NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
37 : 2  Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
37 : 3  Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
37 : 4  Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração

"Deleita-te no Senhor".  

Alegre-se na sua presença. Seja fiel ao Senhor, seja reto e digno, seja um amoroso templo do Espírito Santo.

"E te concederá os desejos do teu coração" .  
Ó glória!  Nosso Deus é o dono do ouro, da prata, do alimento, da água, da saúde, da alegria e da paz...Tudo isto e muito mais ele coloca numa mesa vasta e nos convida a nos deleitarmos em sua presença, nos deliciarmos na sua graça.

Aos seus filhos ele dá do bom e do melhor.

Finalmente, vivam em Espírito, em comunhão com nosso mestre Jesus Cristo, para alcançar a salvação eterna.


Romanos 

8 : 1  PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

8 : 2  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.




Que o amor de Deus, a infinita graça de N.S. Jesus Cristo e as doces consolações d o  Espírito Santo alcancem a todos vós, e aos vossos entes queridos. 
 Amém.


Missionário Virtual  Geraldo de Deus   2013outubro,02.


Adendo 2018janeiro31 - Jesus é maravilhoso e tem feito maravilhas no meio de nossa igreja. Deus é fiel e tem cumprido promessas, impactando pessoas, até mesmo aquelas que se dizem afastadas do caminho do Senhor.
De uma forma ou de outra, por amor ou pela dor, quando Deus chama alguém a si, não tem como escapar.
Jesus Cristo é nosso EU SOU.

Amém.




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?