PERDÃO







PERDÃO



Salmos 86:05 “Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar,  e  abundante em benignidade para todos os que te invocam”.


A pergunta em pauta é:
O QUE PRECISAMOS ALCANÇAR PARA OBTER A SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA?

No âmbito da salvação do cristão, existe um alvo a ser alcançado, porque se não o alcançarmos seremos condenados,  e ouviremos do Senhor Jesus Cristo, nosso advogado fiel, a triste frase : “Afasta-te de mim, que não vos conheço!”               (Misericórdia, Senhor!)

O cristão deve armar-se adequadamente para as batalhas diárias, já que a guerra espiritual, e contra a força da própria carne, é árdua e ininterrupta.  Existe ainda a guerra moral, na qual nosso caráter deve amoldar-se à maneira de Cristo: temos que buscar a humildade, a mansidão, a pacificação, a solidariedade, a caridade, e o viver em amor e comunhão com o mundo tenebroso que nos cerca.

Mas entendam, tudo o que citamos no parágrafo anterior não é o alvo do cristão, é o seu caminho cotidiano, aquele que ele trilha todos os dias de sua vida.

O alvo é outro. Qual seria?

A Fé?
Também não, já que a fé é DOM GRATUITO DE DEUS  aos seus seguidores, bem como a sabedoria e a graça. Estes quesitos o Senhor nos dá, sempre que clamamos a Ele.  Sempre que agimos conforme seus mandamentos.

Então, o alvo seria a santificação?
Digo-vos que ainda não.  A santificação é obra do Espírito Santo em nossa vida, pois Ele está sempre conosco, como um “alarme” ligado que “apita”  quando agimos em desacordo com a vontade do Senhor. Ele nos alerta do pecado e nos dá força para rejeitá-lo (os pecados). Assim, a santificação do cristão é 99% obra de Deus e 1% capacidade própria.

Bom, então, afinal, qual é o alvo que o cristão deve obter para alcançar a salvação de sua alma?

Sabemos que a salvação é individual, não havendo a possibilidade de eu salvar outro, nem outro salvar a mim ou a um de seus familiares, por exemplo.

A salvação de cada homem ou mulher de Deus, cabe somente a si mesmo. A salvação da minha ou de sua alma, não está nas mãos do pastor, nem do presbítero, nem dos irmãos, nem de nenhuma pessoa nesta terra.  Somente eu posso buscar a minha salvação e alcançá-la ou não, sem culpar a ninguém pelo fracasso nem galardoar a ninguém pelo êxito. 
Eu, somente eu, sou responsável pelo êxito ou pelo fracasso em alcançar a minha salvação. Ou seja, cada cristão é responsável pela própria salvação.
Isto está bem claro na parábola, que Jesus Cristo nos relata,  sobre  o rico e o mendigo Lázaro.

Lucas 16:25 “Disse, porém, Abraão: Filho,lembra-te de que recebeste os teus bens (materiais)em tua vida,  e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”.

Observem, irmãos, que mais adiante, Deus nos ensina: “Deus levanta profetas que pregam seu reino e sua Palavra, através do Evangelho”.
O Senhor está nos admoestando e nos ensinando todo o tempo  através de seus ministros, pastores, missionários, evangelistas... Cabe a nós abrir nossos ouvidos, quebrantar nosso espírito rebelde e nos curvarmos à vontade de nosso criador e suficiente salvador Jesus Cristo, o nome sobre todos os nomes, o Cordeiro de Deus, o Leão da tribo de Judá e, principalmente, nosso Deus vivo e presente.

Cabe a nós abrir nosso coração, arrancar toda maldade, toda revolta, toda mágoa... “limpar a casa”  e receber Jesus Cristo, através do Espírito Santo, sendo templo, sendo igreja, sendo noiva do Cordeiro.

Sabendo tudo isto, vamos alcançar a exigência de Deus para que possamos atingir  o alvo que nos proporcionará a salvação de nossa alma: a OBEDIÊNCIA.

O Senhor nosso Deus quer filhos obedientes. Rebeldes são os anjos caídos.

Jó nos ensina no capítulo 42:2“Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos Teus pensamentos pode ser impedidos.”

Não adianta alimentar revolta contra as leis de Deus, nem contra sua palavra.  A  nós, cabe obedecer, ser fiel ao Pai, Filho e Espírito Santo.

Fidelidade e obediência, estes são atributos do homem (ou mulher)  espiritualizado e crente no Senhor Jesus Cristo.  
Cabe  ao Espírito Santo nos mostrar quando pecamos e nos mostrar o caminho para a rejeição do pecado. 
Cabe ao cristão ouvir a voz do Espírito Santo (e dos profetas de Deus), e ser obediente.Este, um grande desafio a ser vencido.

Muito bem, o alvo:

Para alcançarmos a salvação só existe uma condição, apenas uma:
O PERDÃO DOS NOSSOS INÚMEROS PECADOS.

Se não formos perdoados por Deus, toda nossa fé e obra foi vã.
Quando estivermos diante de Deus, no dia do juízo, “a coisa vai ser estreita”!

Imaginem, irmãos, tentem visualizar o espaço infinito, muita luz natural, bilhões de almas aguardando julgamento, um alto trono do Pai Eterno, majestoso.  
Querubins postados ao redor, prontos para obedecer a qualquer comando do Todo-poderoso.  Arcanjos e anjos voando, organizando, separando as almas...
(Neste ponto, abrem-se  muitas interrogações, muitas perguntas não respondidas, das quais só saberemos as respostas no grande dia.)

Tentemos, então, ser menos detalhistas, tentemos visualizar  as almas dos cristãos, separados pelos anjos, colocados em fila para ouvir o veredicto final: Inocente ou Culpado, Salvo ou Condenado.

À primeira vista, pode-se imaginar que o processo de julgamento seria demorado, o que para Deus não é problema, Ele é eterno, a eternidade é sua companheira inseparável.

Mas não, o julgamento será imediato. Todas serão julgadas  num mesmo momento: não esqueçamos que Deus é onipresente e onipotente. Ele estará diante de todas, ao mesmo tempo e o julgamento será instantâneo, rápido, perfeito como é perfeito o agir de Deus.

E quem será salvo? Aquele que não pecou? Heresia!
Somos pecadores, todos somos pecadores.

Salvo será aquele que alcançar o PERDÃO de seus pecados.  Apenas isto, nada mais. Aquele que for perdoado será salvo. Aquele que não for perdoado será  condenado.  Simples assim.

A Palavra de Deus nos ensina o caminho da salvação, nos mostra como agir com obediência ao nosso Deus; 
O Espírito Santo nos convence do pecado e nos orienta a rejeitá-lo.

O roteiro da Palavra para a salvação, resumidamente:
. Amar a Deus sobre todas as coisas;
. Amar  ao próximo com a ti mesmo;
Para obedecer ao primeiro mandamento, devemos ser obedientes e fiéis ao Senhor. Para amar ao próximo, devemos liberar o perdão.
Esta a chave para agradar ao nosso Deus. Devemos exercer o perdão desde as mínimas coisas, até as grandes ofensas e os grandes desacatos. 

Devemos ter um coração perdoador. Se exercermos em nossa vida o ato de perdoar, Deus nos retribuirá, naquele tenebroso dia, perdoando nossos pecados.

Então, devemos trilhar o caminho ensinado no Evangelho (Conhecer a Palavra de Deus, Arrepender dos pecados, aceitar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador,  batismo nas águas, batismo no Espírito Santo, santificação, pregação da Palavra e Perdão, perdão a tudo e a todos, incondicionalmente).

Não esqueçamos, Paulo nos ensina que o sentimento maior é o AMOR.  Não existe amor sem perdão.
Através do ato de perdoar, estaremos exercendo o AMOR.  E Deus nos retribuirá este amor, com o perdão de nossos pecados.

O Espírito Santo nos adverte ainda, que um cristão com o coração limpo, sem rancores, temores nem culpas, sem pecado escondido, terá maior facilidade em vencer as setas envenenadas do diabo. O Inimigo de Deus usa de nossos medos, nossas culpas, nossos temores, para nos acusar, para tentar nos dominar, para tentar nos arrancar da presença de Deus. Um cristão de coração limpo não dá munição para o inimigo.

CONCLUSÃO
Caríssimo irmão, caríssima irmã em Cristo, pratique o perdão incondicional.  Comece agora mesmo e estarás em maior comunhão com o Todo-poderoso, com nosso amado Jesus Cristo eterno mestre.

Que o Espírito Santo fale mais no íntimo  de  cada um de vós. 
Paz do Senhor

Missionário Virtual  Geraldo de Deus           2013Junho, 13

                                                        Revisado em 15-02-2016

Adendo

O Senhor tem falado à sua igreja sobre purificação e santificação. Não há purificação nem santificação do cristão sem que este seja especialista em perdoar e pedir perdão.
Se você tem   alguma pendência em sua vida, onde alguém deve lhe perdoar ou você perdoar alguém, não perca tempo, faça isso o mais rápido possível.
Jesus está voltando, devemos estar preparados para ouvir o soar das trombetas do arrebatamento e não sermos deixados com os pecadores.
Aleluia.

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?