FOGO CONSUMIDOR



    Mateus (MT)

  7 : 28E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
7 : 29Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.


Nesta passagem referida nos versículos 28 e 29, do capítulo 7 de Mateus, nós encontramos uma
grande verdade que ocorreu nos dias do ministério de Jesus na terra, e acontece hoje, tantos séculos após.
Trata-se da maneira como é pregado o evangelho, as boas novas do Reino de Deus.

Vamos abrir a boca e adorar ao Messias.


______________________________________________________________

Existe a pregação de Ensino, como  prega um teólogo, um doutor, um estudioso da palavra de Deus , (antigamente eram chamados escribas e doutores da Lei).
E  há também, em contrapartida, a pregação da palavra pura, por inspiração do Espírito Santo, tantas vezes usando um abençoado que sequer sabe o que seja exegese ou homilética.

O teólogo prega com detalhes, com informações minuciosas do contexto histórico, das árvores genealógicas das personagens, faz cruzamento de informações com outros trechos, em outros capítulos, a correlação entre lugar, tribo ou clã, situação social, etc.
Ou seja, ele diz que Jesus Cristo faz milagres porque está escrito aqui, e ali, e lá mais adiante...Sua narrativa é tão interessante que muitas vezes nos sentimos como num teatro, diante de um ator representando um monólogo.  Chega a nos emocionar.

   Por outro lado, quando um pregador, (um homem ou mulher de Deus, pessoa muitas vezes simples e humilde, mas firmado no jejum, na oração e no evangelho),  estando  cheio do Espírito Santo, nos  traz a Palavra de Deus ( para a igreja) , então somos tocados lá no íntimo de nosso coração.

Os  símplices de Deus, estes pregam com autoridade.
 Afirmam que Jesus Cristo cura, que Jesus salva, que Jesus transforma, que só Jesus Cristo perdoa os pecados,  que Jesus Cristo leva para o reino dos céus.  Têm a convicção do que pregam, afirmam que Jesus  é o mesmo hoje, como foi na antiguidade e que Ele é eterno,  que vive e reina à destra do
Pai!


Têm convicção, não porque está escrito aqui ou ali, mas porque o Espírito Santo o diz, e ele mesmo é fruto desta presença consoladora chamada Espírito Santo.

São filhos da fé, do jejum e da "oração de joelhos dobrados", submissos  à vontade do Senhor.
Assim, através deste pregador, o Espírito Santo inflama nossos corações, sentimos Sua presença e Seu  mover dentro da igreja, ao nosso redor.
É fogo puro!!!
Fogo consumidor de miséria, de tristeza, de doença, de destruição; é fogo restaurador,  avivador da fé, que enche nossos corações de alegria, de júbilo !

Oh, glória!

TEMOR DE DEUS

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava. (Êxodo 20:18-21)

Não vamos entrar em detalhes, mas vejam a reação do povo escolhido de Deus, do povo que Ele tirou da escravidão do Egito. Ficaram aterrorizados com a presença de Deus.
Deus é fogo consumidor, mas também é brisa suave.
Converta-se a Jesus Cristo e esteja na presença de Deus, não do fogo consumidor, mas da Água viva, do Pão que desceu do céu, do único mediador entre o pecador e Deus.
Viva na presença de Cristo, amparado pelo Espírito Santo.
E alcance a promessa de ressurreição e vida eterna.
Amém?
______________________________________________________________

Assim é hoje quando o Espírito Santo está no controle.
Não há necessidade de manobras, de táticas, de manipulação.  Apenas o agir de Deus no nosso meio, com sua mão poderosa, eterna, onipotente.

Muitos defendem que todos devem se tornar doutores do evangelho, teólogos cristãos.
Esquecem-se  que quando Deus fez revelar as boas novas do Reino de Deus, usou de homens e mulheres humildes, pecadores, simples pescadores e homens do povo.
Ele não elegeu para seus ministros os doutores da Lei, nem os fariseus, nem os escribas, muito menos os príncipes dos sacerdotes.

Jesus Cristo sonda os corações, atua dando sabedoria e capacitação para que todo seguidor obediente e fie, seja um missionário que leve seu evangelho das boas novas do Reino de Deus.
Ao próximo e ao que está distante.

Paz do Senhor,

Missionário virtual  Geraldo de Deus      30 de junho de 2013

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?