A MISÉRIA - HAVERÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?





Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Mateus 11:30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


1 - Identificação

A miséria tem muitas faces.  É uma entidade  misteriosa, que vai se achegando junto dos espíritos desavisados  e,  quando  toca  nas pessoas,  pronto, o contágio é imediato.
É uma força destrutiva, degenerativa, desagregadora, altamente contagiosa.  Sua tendência é tornar-se crônica.
Ela é ao mesmo tempo consequência e causa de toda dor da humanidade.
Seus  filhos  e  suas  filhas tanto são predecessores  à sua chegada na vida de suas  vítimas , como, em outras circunstâncias, são seus sucessores.

Tentemos identificar alguns de seus filhos e filhas:
.Sofrimento, humilhação, ignorância, ansiedade, depressão, doença, violência, Agressão e morte.
.Desestruturação da família, alcoolismo, vício nas drogas, vício no jogo de azar, avareza, pobreza extrema, fome, preconceito, conformismo, desilusão, frustração,  inveja, egoísmo, solidão, abandono, violência, morte.
E, num círculo vicioso, estes seus filhos e filhas geram mais miséria na família, miséria esta que gera mais filhos e filhas...  e assim por diante, se multiplicando exponencialmente.

Embora seja mãe solteira, pode-se identificar alguns dos parceiros que são os pais de seus filhos e filhas:
Capitalismo, consumismo, dinheiro, corrupção, sistema econômico e financeiro, sistema de juros de mercado,  falsas doutrinas, rebeldia, globalização, êxodo do campo para as cidades,  e o progresso descontrolado.



EL MISERABLE


2 – A família humana
O casal gera os filhos. Alimenta-os. Veste-os. Educa-os.  Cura-os de doenças. Orienta-os  na religião e na vida secular. Neste viver cotidiano, existem os dias felizes e os dias difíceis.  Se acontece da harmonia ser quebrada e instala-se o conflito, isto abre uma brecha para a miséria  penetrar no seio desta família e ali fazer  morada. ( O filho (conflito) gera  a  mãe (miséria)). Então, a seguir, a miséria ali presente gera filhos e filhas e estes mais miséria, sem  dar trégua.

A família, atacada em seu íntimo, sozinha, indefesa, não tem forças para se libertar deste ataque.  E muitas vezes capitula, (se entrega).

Acontece então a desestruturação, com a separação do casal e o sofrimento dos filhos, ou pior, quando um dos cônjuges não aceita a separação proposta pelo outro, e começa o processo  da agressão, espancamento, tortura e, até mesmo a morte no lar.
É uma triste constatatação: atualmente esta entidade (a miséria), está presente em quase todos os lares do nosso Brasil. 
É uma ferrugem na sociedade, sua ação é constante, ininterrupta.


3 -  A CARREIRA PROFISSIONAL  SOBREPONDO AO CUIDAR DA FAMÍLIA

A competição profissional entre homens e mulheres e o exagerado apego aos bens materiais são canais abertos de acesso para a miséria penetrar no seio das famílias.
Pais e mães ficam fora do lar todo o dia e parte da noite, não tendo como cuidar de seus filhos e filhas, que ficam sob os cuidados  de estranhos e, às vezes, até mesmo sozinhos, trancados em casa na frente de uma TV ou de um vídeo game.
Tal atitude cria  uma  série  de traumas de infância,  que vão eclodir na adolescência  e que será  uma bagagem pesando na vida destas crianças por toda a vida.



4 – ANÁLISE

Abandonando a linguagem figurada até aqui utilizada para ilustrar o que é a miséria, vamos aprofundar  nossa análise em alguns pontos importantes:
A miséria não é só financeira, não está presente somente na pobreza, ela muitas vezes reina no meio da opulência e da riqueza.
É também miséria a desarmonia no lar, a falta de amor, a falta de união e alegria na convivência familiar.
É também miséria o excessivo apego aos bens materiais,  e ao dinheiro.
É, principalmente miséria, a ausência do altruísmo, da solidariedade e da caridade.

Uma pessoa pode ser rica e ter uma vida miserável, sem alegria, sem realização. Pode ser dominada pela depressão e chegar mesmo  ao suicídio ou ao assassinato inexplicável de seus familiares.
Em contrapartida, existem lares de famílias pobres, onde existe união,  amor, preocupação com o bem estar coletivo e dedicação  entre os membros desta família. Embora, muitas vezes estes não se sintam  plenamente  realizados por causa  da  força da mídia que os leva a crer que devem ter mais poder de consumo,  mais recursos financeiros.

Onde  a miséria  atua, o caos se faz presente.

Quando ela estende sua  teia  e  destrói  toda  harmonia  familiar, aniquila a fraternidade existente,  realmente,  o caos comanda as ações desnorteadas. Faz seus estragos.

No  quesito  Qualidade de Vida e  Oportunidades, nossa   sociedade tende a ignorar os menos favorecidos.  São multidões de seres marginalizados  pelo sistema vigente.  Vivem como mendigos, em  extrema pobreza, sem qualquer assistência que possa resgatá-los  e  abrir-lhes novos horizontes.   Não  conhecem  nenhuma  perspectiva de salvação das garras imundas  da miséria.



5 – CONCLUSÃO DO CÉTICO,  NUMA  VISÃO  LAICA

Se nós  estivéssemos  desenvolvendo uma tese materialista, laica, sobre  a estrutura  organizacional de  nosso sistema governante,  da organização de nossa sociedade,  de  seu sistema  econômico e financeiro globalizado,  dominado pelas potências estrangeiras e por políticos incompetentes e corruptos, a  conclusão  seria desastrosa.
Nossos governantes  estão  numa  situação  financeira tão opulenta, que não conhecem o cotidiano das pessoas,  eles não conseguem entender como  uma  família pode ter dificuldades para comprar  alimentação, porque para eles nada falta, seus salários são fantasticamente altos, fora da realidade do país. Eles desconhecem o que é passar fome.
Eles desconhecem o que é não ter um teto para  abrigar os filhos  e  não conseguem entender, principalmente, como os pobres insistem em se amar e ter filhos.

  RESUMINDO,   estaríamos  num  beco  sem saída.



5 -  A  POTENTE  MÃO  DE  DEUS




MARCOS  14.6   E Jesus disse-lhe: Eu o sou,  e  vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder de Deus,  e  vindo sobre as nuvens do céu.

Mas,  como  somos uma  nação de seres  abençoados por  nosso Deus,  podemos afirmar que há uma potente  luz  no fim  do túnel.
Existe uma potência vigilante e atuadora, controladora do  que chamamos  SOBRENATURAL,  a qual é conhecida e se faz conhecer a todo momento, cuja função  maior  é o resgate e a regeneração das vidas dominadas pela miséria, em qualquer de suas fases de  atuação.
Existe  um  nome que cura e cauteriza as cicatrizes deixadas por anos e  anos de ação  da  miséria .
Se você tem sentido a ação inclemente  da  miséria e seus filhos e filhas  sobre sua  vida e sobre seu lar, então, não entre em desespero, há um nome pelo qual o resgate acontece  milagrosamente:  JESUS  CRISTO.
Jesus de Nazaré,  o filho unigênito  de Deus que morreu na cruz do Calvário para obter todo o poder sobre a vida e a morte.
Ele é  o SALVADOR.

Jesus Cristo cura, liberta, perdoa os pecados, regenera, restitui, ampara e  Salva.

Se  você  estiver desesperado,  grite por Ele. Sua resposta é imediata.
Ele é o advogado fiel, o médico dos médicos,  o Deus do Impossível. Ele abre portas onde não há portas, Ele nos dá o escape onde não existe saída.  Ele resgata vidas dominadas pelas trevas e pelos demônios. Ele é o Todo-poderoso, onipotente, onisciente e onipresente... eterno.

Mas, se você está  desesperado e sem forças para gritar, murmure seu nome: Jesus Cristo. E  peça  sua ajuda,  seu socorro.  Ele não tarda e não falha.  Faz os  milagres acontecerem  naturalmente.


O mestre Jesus nos  ensina:

João  14 : 6  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim

Além de nos amparar, socorrer, libertar e cuidar, Ele nos leva para o reino dos céus,  nos dá a SALVAÇÃO  de  nossa  alma.

Talvez, se você é muito materialista e desconhece o agir de Deus, pode pensar “eu estou sem dinheiro, não posso pagar pelo meu resgate, nem posso pagar pela libertação de  meus  filhos, de meu cônjuge,   de minha  família...”
Saiba que tudo Ele nos dá de GRAÇA.
Ele  nos diz:

Mateus  11 : 28   Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.    11 : 30Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
                                              
ESTE É O   LIBERTADOR.
(Mais poderoso  que o superhomem e todos os superheróis reunidos.  Ele é eterno, não é produto da mente  limitada do homem).

NOSSO DEUS É
PAI,
FILHO,
ESPÍRITO  SANTO.


Romanos 2:11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. 

Você  tem valor para nosso Deus, Ele não faz acepção de pessoas, não despreza nenhuma  de  suas  criaturas, por mais que ela esteja mergulhada no lodaçal fétido do pecado,  ele não torce  o nariz,  como fazem  os  homens (muitas vezes até aqueles que se dizem  HOMENS DE DEUS).
A todas  Ele ama,  não  pelo mérito de cada uma de suas criaturas,  mas simplesmente porque nosso Deus, em síntese, é AMOR.
“Salmo 27 :10  Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá".

A todos  Ele ama,   a todos Ele pode perdoar, a todos Ele  quer  salvar,  possibilitando que suas bênçãos  preencham todas as lacunas   da  alma daqueles que socorre.

“ROMANOS 5:8  Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."


Nosso  Deus  é  o  dono  do  ouro, da prata, do petróleo,  do solo,  das florestas,  da água, de tudo.  Tudo lhe pertence e aos seus filhos Ele dá o  melhor.

  JOÃO 10:10   O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.


Ele está sempre ao  nosso  lado. Presente e  atuante, todo o tempo, eternamente.
No lar onde Jesus Cristo se faz presente, não há espaço  para  a  miséria. Onde Ele se faz presente, há sempre fartura, alegria, harmonia, prosperidade  e ...  PAZ.

“Rom  5.1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. 



Não  se engane, nem se deixe enganar  por  falsas doutrinas e  crendices, NÃO HÁ UM PROTETOR, NÃO HÁ OUTRO SALVADOR,  FORA O NOME  SAGRADO E  SANTO  DE   J E S U S.
Ele é o Deus da doação, nos dá segurança, livramento, força, fé, sabedoria e direção.  Tudo o que  precisarmos, basta pedir, e Ele o concederá.

João 14.1  :E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Nada é  impossível para nosso mestre eterno  JESUS CRISTO.



Acima de tudo, Ele  nos livra  do medo que aterroriza os ímpios, os ateus e os filhos das trevas:  O MEDO DA MORTE.

Romanos 6:5   Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição. 


Quem tem a presença  de  Jesus Cristo em sua vida,  através do Espírito Santo, todo aquele que guarda nosso salvador em seu coração como seu bem mais precioso, nada teme e sabe que até a morte é submissa ao Senhor.

Que aquele que é salvo no nome de Jesus Cristo, vai partir desta vida  para estar na presença do Rei, nosso mestre eterno.

ROMANOS, 8 :  Portanto; agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Somente Jesus Cristo reina eternamente.




6- CONCLUSÃO  FINAL

Não julgue e não seja  julgado.  Perdoe  e  seja  perdoado. Seja   caridoso  e  será ricamente abençoado.
Seja  fiel  e  obediente à  Palavra do Senhor e  alcançarás  a  salvação.

Romanos 5:21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Se Deus é nosso  Criador e nosso PAI, é importante que você  conheça bem de perto, com bastante intimidade, todo ensinamento contido na bíblia  sagrada,  principalmente no novo testamento, que são  as boas novas trazidas por Jesus Cristo.


  A Palavra de Deus é a Verdade,  e  o  Senhor nos ensina:

JOÃO 8 . 32   E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


Seja  filho(a)  obediente e Deus  o (a) cumulará de BÊNÇÃOS,  de  bens espirituais   e  materiais.

DEUTERONÔMIO 28.13  E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

Somente  Jesus Cristo liberta, e  salva.


Que o Espírito  Santo possa falar  melhor em  vosso  entendimento  e  atuar em vossos  corações.

Paz  do  Senhor




Missionário  Virtual  Geraldo  de Deus                2013JUNHO,22
                                   Revisado em                  2016 fevereiro,15







Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?