A Supremacia da Sabedoria

 


Eclesiastes 7:12 - Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor. 


Saudações a todos,


PROVÉRBIOS

¹ Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;

² Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

³ Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;

⁴ Para dar aos simples prudência, e aos moços conhecimento e bom siso;

⁵ O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;(Provérbios 1:1-5).


Sabedoria.


Um atributo de Deus, o Criador, a suprema e inigualável SABEDORIA.

Nós seres humanos comuns vamos vivendo e tendo experiências de vida, travando conhecimentos, descobrindo segredos e mistérios que nos rodeiam.

A vida é um eterno aprendizado e o mundo uma escola.

Ou seja, quem fica atento a tudo que acontece e busca aprender lições a cada acontecimento, acaba adquirindo conhecimento. Também ao estudarmos um assunto e aprender sobre o tema, adquirimos conhecimento.

O conhecimento está disponível de diversas formas, em livros, em vídeos, em áudios, em cursos e escolas, em conversas informais, em religiões, em doutrinas, em tradições...

Também se adquire conhecimento no sofrimento, na dor, na alegria, nos relacionamentos humanos...

Contudo, acima do conhecimento está a SABEDORIA.

Por exemplo, numa determinada empresa trabalham vinte técnicos que fizeram o mesmo curso, que fazem a mesma função, que arcam com a mesma responsabilidade e dentre estes um se destaca dos demais. É mais eficaz, tem mais sabedoria.

Portanto, a sabedoria pode ser auxiliada pelo conhecimento, mas é dom de Deus.

Nas Escrituras Sagradas temos o livro de provérbios, que são máximas contendo a sabedoria popular. Portanto, é um livro de sabedoria.

Contudo, Todo ensinamento contido na Bíblia são palavras de Sabedoria.

Em Eclesiastes temos a sabedoria de Salomão. Em Jó temos a sabedoria ensinada por Deus ao fim do livro. Em Salmos temos a sabedoria e os louvores de Davi e outros escolhidos de Deus, cheios do Espírito Santo.

Se procurarmos, em Daniel temos bastante sabedoria. Quem teve a oportunidade de ler o Livro de Enoque, (apócrifo), encontrará nele imensa sabedoria.

Portanto, as Sagradas Escrituras são uma fonte de sabedoria.

Há, neste mundo, quem busca a sabedoria em diversas fontes, em deuses e doutrinas orientais, pagãs ou esotéricas. Outros a buscam em filósofos e pensadores. Existem até os que a buscam em autores católicos, acreditem.

(Acho hipocrisia um teólogo católico se dizer cristão. É que um homem ou uma mulher, cheios do Espírito Santo, jamais vai aceitar ter um homem como cabeça da igreja cristã, nem venerar imagens ou outros seres humanos.).

Existem pessoas que passam toda a vida se aprofundando em conhecer certas doutrinas pagãs, se tornam doutores no assunto. 

OU seja, adquirem muito conhecimento do assunto. Contudo, isso não é sabedoria, pois tudo o que destoa dos ensinos de Deus, o Criador, é anátema, ou maldição, como queiram.


Portanto, a sabedoria que devemos buscar é aquela que nosso Deus, o Criador de tudo e da vida, nos ensina, pois ela é construtiva. Ela nos traz prudência, entendimento, justiça, juízo e equidade. Nos traz o conhecimento aliado ao bom senso, ou bom siso.

² Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.

³ Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;

⁴ Para dar aos simples prudência, e aos moços conhecimento e bom siso;

(Provérbios 1: 2-4).

A sabedoria deve iluminar os olhos, a mente, e resplandecer a alma.

Provérbios 1:5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;

O sábio, portanto, é aquele que ouve a Palavra de Deus, cresce em conhecimento do reino dos céus e, quanto mais aprofunda nos ensinamentos de Cristo, adquire sábios conselhos, os quais o levarão para a salvação eterna.



Por tudo o que está exposto acima, é que existe um provérbio sobre o princípio da sabedoria,

Provérbios 9:10 - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 

Princípio é o começo de tudo. Quem não tem temor de Deus não tem sequer o início da sabedoria.

Não estamos aqui fazendo apologia ao medo, mas sim ao respeito. 

E, um respeito que leve ao amor, à curiosidade de conhecer e entender quem nos criou e qual é Sua justiça eterna.

Amém?

Glórias a Deus. Aleluia!

___________________________________________________________________________________

Louve, Adore!

Hino 526 da Harpa Cristã
Grandioso és tu

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Sabedoria de Jesus Cristo




Se atentarmos para os ensinamentos de Jesus Cristo, veremos que a cada Palavra que Ele proferia, brotava uma sabedoria.

Nas Sagradas Escrituras existe imensa sabedoria, mas a que nos levará para o reino de Deus, para a salvação de nossa alma é aquela que Jesus nos trouxe e nos legou.

Ele nos ensina, 

Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

Ele nos exorta a buscar o conhecimento do Criador. E também nos ensina que os dois grandes mandamentos são,

Amar a Deus sobre todas as demais coisas...

E,

Amar ao Próximo como a nós mesmos.

Aleluia!

Somente nestes ensinamentos temos a busca do conhecimento de Deus, o qual deve ser regado com amor primordial e nos ensina o respeito para com todos os demais seres vivos.

Nos ensina que Deus quer uma alma quebrantada, humilde, submissa à Sua Justiça, pois nos exorta, em Mateus 4:17,

Arrependei-vos, pois é chegado o reino dos céus!

Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 

Arrependimento da concupiscência deste mundo e mudança de atitude para deixar as coisas carnais e ingressar no âmbito espiritual de Jesus Cristo.

Nos ensina que Deus é Espírito, e deve ser adorado em Espírito e em Verdade!

João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 

Nos ensina que Ele é o único caminho para se chegar ao reino de Deus, à salvação da alma,

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 

Nos ensina que Ele é Deus, pois diz, "Eu e o Pai somos UM"!

E tantas coisas mais nos ensinou.

Coisas profundas e maravilhosas que devemos buscar conhecer a fundo lendo a Bíblia, orando constantemente e pedindo o auxílio do Espírito Santo.

AMÉM?

Glórias a Deus.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Adore


Hino 226 da Harpa Cristã

Resgatados fomos

_______________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________


CON

       CLU

             INDO

 Eclesiastes 7:17 - Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? 

Também é prova de sabedoria e demonstração de comunhão com o Espírito Santo a pessoa viver em mansidão. E estar no centro da vontade de Deus, em Cristo Jesus.

Não querer ir além nem aquém do que nos ordena nosso Deus.

Ou, como se diz no mundo, NÃO QUERER SER MAIS REALISTA QUE O REI.

Viver em impiedade, ser vingativo, cruel, não perdoar, ser demasiado austero e exigente para com o próximo, é viver em loucura, o que não cabe na doutrina de nosso Deus, nem está contido em Sua Justiça Eterna.

Com a mesma medida que perdoares serás perdoado, não se esqueça desta máxima de conhecimento e sabedoria das coisas de Deus.

Marcos 11:26 - Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. 



Deus, nosso Criador, o qual é Pai/Filho/Espírito Santo, veio ao mundo para nos salvar.

Nosso Deus é um, não são três deuses.

Levítico 26:12 - E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. 

(Para andar no meio do povo, nosso Deus teve que nascer como homem, e não vir ao mundo em espírito). 

Portanto, Jesus Cristo, o Cordeiro que tira os pecados do mundo, é também esse nosso Deus, encarnado neste mundo.

Ele veio, cumpriu Sua missão regeneradora, foi morto, ressuscitou e voltou ao céu de onde viera.

E, ainda hoje vivemos sob a graça e assistência do Espírito Santo, que também é nosso Deus neste mundo. Vivo, presente, atuante, mas em forma espiritual.

Concluirmos, portanto, que conhecimento e sabedoria são muito importantes na vida de cada criatura humana, mas que somente o conhecimento do EVANGELHO DE JESUS CRISTO e a sabedoria de se converter ao SALVADOR pode nos levar para a vida eterna.

Amém?

Que o Espírito Santo fale mais e melhor no coração de cada leitor.

Glórias a Deus. Aleluia! Glórias a Jesus Cristo.


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus Cristo logo voltará para o arrebatamento.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                 2023outubro, 21 

Eu Sou o Pão da Vida

Amém!


Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?