Espírito Santo



João 4:23 - Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.


Congratulações,

Jesus Cristo revelou à mulher samaritana, na beira do poço de Jacó, algo que até hoje muitas pessoas não compreendem, motivo pelo qual ficam adorando, ou venerando, imagens de escultura ou "santos" - seres humanos já mortos -, ou anjos e astros...

A adoração do ser humano deve ser a nível espiritual, pela fé, e não por vista.  

DEUS É
PAI
FILHO
ESPÍRITO SANTO!

Não três deuses, mas um só Deus, Criador, Onipotente, Onipresente, Onisciente, Justo, Longânime, Misericordioso, Amoroso, Todo Poderoso...
Amém?

Vamos focar no Espírito Santo, pois Ele é a porção de Deus que está presente em nossas vidas no presente momento.



Jesus Cristo, nosso Redentor e Salvador, nos ensina que devemos, cada um de nós, renascer da água e do Espírito, para termos a possibilidade de alcançar a salvação de nossa alma.

João 3:1 -  E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

² Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

³ Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

⁴ Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

João 3:7 -  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.


Jesus Cristo nos traz o Renovo de Vida.

Renascer das Águas é aceitar Jesus como único e suficiente Salvador, e ser batizado nas águas, após termos nos arrependido de nossa vida pregressa e de nossos pecados, bem como tomar a decisão de mudar de vida, renunciando ao nosso EU em favor da vontade de Deus.

Este primeiro passo depende de cada um de nós, é uma decisão que a pessoa toma, a de buscar o jugo suave de Jesus Cristo, renunciando à concupiscência do mundo e da carne.

Renunciando ao jugo do diabo, que se faz presente na vida de quem não se converte a Cristo ressuscitado.

João 3:6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Já o renascer do Espírito, depende da misericórdia e da graça de Jesus Cristo, pois tem que acontecer o mover do Espírito Santo, o qual nos toca, nos unge, nos abraça, abrindo nossos olhos espirituais.

Ser batizado no Espírito Santo é uma conquista que depende de dedicação e fé do novo convertido, pois, quem se batiza nas águas apenas por emoção ou por aparência e não por fé inabalável em Jesus Cristo e no evangelho, jamais será tocado pelo Consolador.



Quando ascendeu aos céus, após Sua ressurreição, Jesus nos enviou o Espírito Santo, ou seja, enviou ao mundo o Espírito Santo, para que Ele nos proteja, nos guie, nos convença do pecado e nos oriente nos caminhos agradáveis a Deus Pai.

Não nos esqueçamos que nosso Deus é PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Não três, mas um único Deus.

Nosso Deus Pai, o Deus Altíssimo, é infinitamente maior que este mundo.



E para vir até aqui nasceu de uma mulher, na forma de uma criatura humana, então, para que a humanidade não ficasse órfã, quando Ele partiu daqui, (“Saí do Pai e vim ao mundo, e agora voltarei para o Pai” - Nos afirma Jesus), enviou ao mundo uma porção de Si, uma porção de Seu Espírito.

O qual ficará conosco, geração após geração, até a consumação dos séculos.

Amém?

__________________________________________________________________________

Vamos adorar ao nosso Deus?


Hino 688 da Harpa Cristã

Espírito enche a minha vida

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OS DONS ESPIRITUAIS

Mas, o poder do Espírito Santo age em favor do cristão, pois Ele é o portador dos DONS ESPIRITUAIS. 

1 Coríntios 14:12 - Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

E, os distribui conforme seja útil para a Igreja de Cristo e o crescimento espiritual de cada cristão, capacitando-o pela unção maravilhosa do Consolador, o Espírito de Verdade.

Paulo, o apóstolo dos gentios, nos ensina que são nove os dons espirituais, a saber,

 ⁷ Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

⁸ Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

⁹ E a outro, pelo mesmo Espírito, a ; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

¹⁰ E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

¹¹ Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1 Coríntios 12:7-11).


Existe, de algum tempo para cá, a crença que se alguém não falar em línguas não foi batizado no Espírito Santo, o que é um engano terrível.

Paulo nos explica que existe o dom de se falar em línguas estranhas (Variedade de línguas) e também o dom de traduzir e entender esta linguagem. Inclusive nos assegura que não adianta alguém falar em língua estranha se não houver um outro capaz de entender e traduzir para a igreja o que está sendo falado.(sic).

Portanto, muitas vezes as palavras ditas em língua estranha sem tradução são vazias e sem sentido, não procedem do Espírito Santo, mas sim de quem está ali abrindo a boca e fingindo tal míster.

Então, cuidado ao ouvirem línguas estranhas, não digam amém, pois pode ser também linguagem de demônios, de anjos caídos, e não de Deus.

E, Paulo nos diz que o dom de falar em línguas estranhas não é tão importante quanto o de PROFECIA.

Que o dom de profecia é o mais importante, contudo, se formos analisar friamente a questão, na verdade o dom espiritual que realmente pesa na vida do pecador é o da fé.

Pois, a fé engloba todos os outros dons.

A fé é como um canal, uma abertura, que vai dos ouvidos até o coração e à alma, fazendo que a Palavra de Deus inunde como águas Vivas aquela alma carente do conhecimento de Deus.

Sem fé não se chega nem a conhecer o evangelho e a Palavra de Deus.

Amém?




1 Coríntios 12:1 - ,Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.


Quando Paulo ensina sobre os dons espirituais, ele exorta a igreja, dizendo, "não quero, irmãos, que sejais ignorantes", ou seja, que os seguidores de Cristo não tivessem conhecimento claro sobre os dons maravilhosos que o Espírito Santo distribui à igreja. (Igreja=Cristão).
Inclusive para que ninguém se exalte e deixe a soberba encher seu coração por ter algum dom espiritual, tipo de cura, que o destaca dentre os demais. 
Pois, aquele que recebe um dom espiritual se torna uma ferramenta nas mãos de Deus, e não um ser superior.
O dom deve ser usado em favor da direção de Deus, da vontade de Deus, em Cristo Jesus, e não para vanglória do cristão abençoado pelo Espírito Santo com tal capacitação.
Além disso, não cabe aos irmãos em Cristo, os outros congregantes da igreja, ter inveja de quem foi escolhido pelo Espírito Santo, mas sim obrar em se tornar melhor, em se tornar mais unido ao Consolador, para que Este também o abençoe com algum dom.
E, por último, não se deve adorar ou venerar os irmãos que se destacam por dons espirituais, pois quem merece nossa adoração é Deus, em Cristo Jesus, pela ação do Espírito Santo.
Amém?


1 Coríntios 12:2 - ,Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Esta observação de Paulo, se encaixa no contexto do que citei acima, acerca de adorar a qualquer outra coisa ou ser que não seja nosso Deus. E adorá-lo em Espírito e em Verdade, pela fé.

Todavia, tudo o que foi acima dito não tem valor sem o amor de Cristo.




Estamos concluindo esta mensagem, e não poderíamos falar do Espírito Santo sem citar este mandamento que Jesus nos deixou, o mandamento do amor fraternal.
Jesus nos exorta a praticarmos o amor para com o próximo e, principalmente, que nos amemos uns aos outros da mesma maneira que Ele nos ama.

Isto é algo muito sério, o que vemos nas igrejas é muita inveja, muita fofoca, muita perseguição... Isto não é de Deus, não vem de Cristo.

Portanto, quer ser agradável a Deus, ser abençoado pela graça de Cristo, sert ungido pelo Espírito Santo?  

Revista-se com o amor de Cristo e vá espargido este amor, no olhar, no falar, no pensar, no orar... O tempo todo.
Transforme sua vida aprendendo a ser humilde, perdoar e amar, sempre inspirado no amor de Cristo, que é infinito e inexplicável.

Paulo foi agraciado com este amor, pois ele era um perseguidor e matador de cristãos, no entanto, Jesus o chamou para si, por amor lhe deu nova chance de mudar sua atitude.

Isto é o que nosso eterno mestre quer para cada um de nós pecadores, um arrependimento, uma mudança de vida, uma nova existência mergulhados no mar do amor de Jesus Cristo.

João 13:35 - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros

O cristão embasado no amor de Cristo é reconhecido até pelo seu olhar, pela sua postura diferente, pois reflete ao mundo a luz de Jesus, o Salvador.
Amém?

Olhai, Vigiai e Orai. Esteja pronto, Jesus breve vem.


Jesus ensina sobre Nascer de Novo



 Missionário Virtual Geraldo de Deus           2023julho, 30

__________________________________________________________________________

PEDIDO DE ORAÇÃO:
Faleceu nesta data uma pessoa muito querida de todos que a conheciam, mas que se foi sem aceitar Jesus. Peço que orem pela sua alma, pedindo a misericórdia de nosso Salvador.
Nome: Adenice de Fátima Ribeiro.
Amém?

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?