Fanatismo

 

Lucas 14:11 - Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.


Amados em Cristo Ressuscitado, Leitores em geral, saudações.


Se há uma atitude que prejudica a imagem da igreja de Cristo e de seus obreiros neste mundo, no momento atual, é o fanatismo.

Ainda há pouco vi uma postagem no Twitter, de um cristão pentecostal que prega:

"Se orarmos pelo morto, ele ressuscitará. Você crê? Tem que ter fé, tem que orar"! E cita o versículo onde Jesus manda Lázaro sair do sepulcro.

Será que este é um bom ensinamento para levar os pecadores ao arrependimento e a se dobrarem a Cristo?

Será que não é fanatismo?

Jesus Cristo não quis fazer milagres que o exaltassem, tanto que ao ser tentado pelo diabo, que lhe sugeriu transformar as pedras em pães para matar a própria fome, ele não o fez, 

Lucas 4:3 - E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

Lucas 4:4 - E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus 

Depois, insistindo, novamente O tentou o diabo,

Lucas 4:5 - E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

Lucas 4:6 - E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

Lucas 4:7 -  Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.

Lucas 4:8 -  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás 

Uma vez mais, O tentou o diabo,

Lucas 4:9- Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;

Lucas 4:10 -  Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,

Lucas 4:11 - E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

Lucas 4:12 -  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. 

Jesus respondeu dizendo, "Não tentarás ao Senhor Teu Deus"!

Jesus Cristo, o próprio Deus encarnado ("Eu e o Pai somos um" e "Quem vê a mim vê ao Pai"), enquanto esteve neste mundo, se fez humilde e submisso à vontade do Deus Altíssimo que habita no céu, sendo Ele mesmo uma porção deste único Deus Criador.


O apóstolo João nos ensina que no princípio, quando da criação do mundo, Jesus Cristo era o próprio verbo criador, e que todas as coisas que foram feitas não existiriam sem Ele.

Para Jesus Cristo, fazer pedras se tornarem em pães seria algo muito simples, como fez água se tornar em vinho, sendo Ele nosso Deus Criador de todas as coisas que existem no céu e na Terra, mas não o fez, como não fez nada do que o diabo lhe sugeria,  para não se exaltar, para não querer tomar a si a glória de Deus.

Ele responde ao diabo:

"Também está escrito, não tentarás ao Senhor teu Deus"!

A maneira submissa e humilde de Jesus Cristo deve ser marca registrada no cristão obreiro da Igreja Cristã, pois está representando o Salvador diante de suas ovelhas.

1 Pedro 4:11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. 

Assim nos ensina o apóstolo Pedro quando diz,

"Se alguém falar,
Fale segundo a Palavra de Deus.
Se alguém administrar,
administre segundo o poder que Deus dá.
Para que em TUDO 
Deus seja Glorificado
por Jesus Cristo
a quem pertence
a Glória e o Poder para todo o sempre."
Amém!
 

Ser boca de Cristo é ser fiel ao evangelho e às Suas ordenanças, revestido de humildade e amor.

O líder espiritual de Cristo neste mundo deve espelhar o caráter de Jesus, deve, como João Batista, diminuir para que o nome de nosso Salvador cresça, pois a glória, o poder e o domínio pertencem a Deus e não a alguma de suas criaturas.

E por que isso?

Porque o verdadeiro vaso de honra de Cristo, o obreiro de valor, deve estar sempre cheio do Espírito Santo, deve estar todo o tempo sob a unção do Consolador, mantendo afastado o diabo e suas hostes imundas.

A guerra espiritual que se trava quando servimos a Jesus é muito grande, o diabo investe contra os cristãos obreiros com fúria desmedida e continuada, não pode dar brecha para o vil tentador, ou ele destrói em pouco tempo todo um ministério que levou anos para se firmar. 

Ou seja, quando se está a serviço de evangelizar, de levar as boas novas de Cristo aos pecadores, muitas vezes no anonimato, a fúria do diabo cresce e ele tudo faz a fim de parar aquele que ousa confrontá-lo em favor de Jesus e da salvação das almas.

A presença do Espírito Santo junto a este obreiro é sua única garantia de proteção diante das forças espirituais da maldade.

E sabemos que o Espírito Santo só habita em templos limpos e puros, ou seja, em corações imaculados, cheios de amor, do amor de Cristo.

Desta forma, por mais que o obreiro esteja desempenhando seu ministério, usando os dons espirituais que recebeu em favor do crescimento dos irmãos em Cristo, da salvação das almas pecadoras e do fortalecimento da igreja cristã, se ele se descuidar e deixar a soberba invadir seu coração e se exaltar, se ele idolatrar a si mesmo, então o Consolador se afastará dele.

A partir do momento em que o obreiro se acha o tal, se acha muito poderoso, esquecendo que o poder vem de Deus e não dele mesmo, estará sozinho, por sua conta e risco, pois o Espírito Santo não estará neste negócio.




É quando o diabo começa a agir de forma dissimulada, fingindo ser o Espírito Santo e levando o obreiro a pecar contra Deus, se exaltando, deixando seu ego se exacerbar.

Quando isso acontece, uma queda vai acontecer na vida deste obreiro, um deserto virá em seguida, e só pelo amor e misericórdia de Jesus Cristo ele se reerguerá.

Amém?

Fica o alerta aos cristãos obreiros que se acham mais sábios, mas capacitados, mais abençoados, mais poderosos,  que os outros irmãos.



A humildade e o temor de Deus devem andar lado a lado ao que serve a Jesus Cristo.

____________________________________________________________

Adore com amor.


Hino 545 da Harpa cristã

Porque Ele vive 

______________________________________________________________

O QUE É FANATISMO?

DICIONÁRIO -

fanatismo

substantivo masculino
  1. 1.
    zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância.
  2. 2.
    faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.

A definição laica de fanatismo religioso diz que é uma espécie de obsessão, que pode levar a pessoa a praticar extremos de intolerância.

Diz também que é uma dedicação excessiva a algo. 

Diz ainda que é uma PAIXÃO.

Do que lemos acima sobre o significado de fanatismo para o mundo, podemos entender que o cristão não deve se deixar escravizar pelo fanatismo, pois já não estará servindo ao nosso Salvador e sim ao seu próprio ego e às suas próprias convicções.

Jesus Cristo é justiça e amor, não é PAIXÃO. Paixão não é sinônimo de amor.

Além disso, define fanatismo como uma adesão cega a um sistema ou doutrina. O cristianismo é uma doutrina, mas o cristão tem um guia, tem a presença de seu próprio Salvador, na forma do Espírito Santo, para guiá-lo, exatamente para que ele não pratique excessos, para que ele não cometa pecado, contra Deus ou contra o próximo.

DICIONÁRIO DA BÍBLIA HÁBIL, KOINONIA:

Fanático: Aquele que pensa ser inspirado por Deus.


Portanto, a cegueira espiritual leva o homem (ou a mulher) que serve a Deus a cometer excessos crendo que está fazendo a vontade de Deus, mas o Senhor não está no negócio.

Jeremias 29. (Palavra do Senhor contra um falso profeta fanático)

³⁰ E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:

³¹ Manda a todos os do cativeiro, dizendo: Assim diz o Senhor acerca de Semaías, o neelamita: Porquanto Semaías vos profetizou, e eu não o enviei, e vos fez confiar em mentiras,

³² Portanto assim diz o Senhor: Eis que castigarei a Semaías (Jeremias 29:30-32).

Portanto, enquanto o cristão estiver sob o jugo de Jesus Cristo, guiado pelo Espírito Santo e firmado na Palavra do Evangelho, não praticará fanatismo, pois nosso Deus é amor e justiça, jamais paixão cega.

Amaldiçoado será todo aquele que se arvorar em profeta sem que haja ordem e presença de Deus na profecia.

Amém?






Todo excesso é prejudicial, é nocivo.
E, o apóstolo  Paulo nos ensina que não devemos ser escravos de nada, muito menos do fanatismo.

1 Coríntios 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma

Acima de tudo, temos que nos humilhar diante de nosso Deus, em Cristo Jesus Ressuscitado e glorificado, e, seguindo Seu exemplo, jamais tentar ao nosso Criador.

Tudo o que fazemos em nome de Deus, sem que Ele tenha ordenado, é uma forma de desobediência, e se insistirmos nessa conduta, estaremos tentando ao Senhor.

Por outro lado, está registrado em Lucas 4:12 que Jesus acabou com a tentativa do diabo de tentá-lo dizendo,

"ESCRITO ESTÁ, NÃO TENTARÁS AO SENHOR TEU DEUS"!

Após esta frase o diabo desistiu de seu intento e anjos vieram e serviram-No.

Entendo aqui que Jesus foi além, que Ele deu ordem ao diabo para que não O tentasse, pois Ele é Deus!

Amém?

Quando se diz que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, significa que Ele tem o mesmo gene do Todo Poderoso, e, estando aqui na Terra ou onde estiver, sempre será Deus!

Glórias a Deus! Aleluia!

Fica aqui esta exortação a todo cristão, a todo obreiro do eterno mestre:

Não queira ser mais realista que o Rei!

Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Esteja todo o tempo atento à vontade de Deus, jamais vá além do que Ele determina, nem fique aquém do que tem de fazer.

Amém?:

Em todo propósito coloque o Espírito Santo como guia e juiz.

Glórias e Aleluia!

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.



Missionário Virtual Geraldo de Deus         2023julho,31



Não importa o motivo porque se afastou do Pai, Volte para Casa. Ele o receberá de braços abertos.

Amém?




Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

SERÁ MESMO?