Etapas 2

 


Êxodo 2:11 - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já grande, saiu a seus irmãos e atentou nas suas cargas; e viu que um varão egípcio feria a um varão hebreu, de seus irmãos.

Êxodo 2:12 - E olhou a uma e a outra banda, e, vendo que ninguém ali havia, feriu ao egípcio, e escondeu-o na areia.


Povo de Deus, Saudações.


Como iniciamos a postagem anterior, Etapas, ratificamos que "a sabedoria de Deus é perfeita, eterna e imutável".

Sabe-se também que, na maioria das vezes, o homem natural, o homem que não conhece Deus, cultua diversos tipos de entidades e coisas como sendo deus, e erra por anos e anos, até que lhe seja revelado o verdadeiro Criador.

E, que Deus vai se revelando a cada um de nós por etapas, aos poucos.

Com Moisés, homem de Deus, foi assim.

Desde seu nascimento, até o final de sua vida, a mão de Deus o sustentou e lhe deu livramento em todos os momentos, mesmo quando ele ainda nem conhecia o SENHOR.

Assim também acontece com cada um de nós, cada uma das criaturas às quais Deus dá a vida, às quais o Senhor dá Seu Sopro de Vida. Mesmo quando ainda não conhecemos nosso Criador, a providência divina já age sobre nossas vidas.

Devemos nos lembrar que até mesmo a capacidade de respirar nos é dada por Deus, bem como nossa saúde e a perfeição de nosso organismo e mente.

Muitos poderão alegar que neste mundo nascem muitas criaturas aleijadas ou insanas mentalmente.

Isto não provém de Deus, mas sim do homem, do meio ambiente envenenado por produtos químicos, da água doce contaminada pelos esgotos das grandes cidades e pelos pesticidas utilizados na agricultura moderna, pelo ar impuro cheio de elementos cancerígenos que respiramos devido ao gás carbônico jogado na atmosfera pelas máquinas e veículos automotores. Também pelo consumo de alimentos industrializados e processados, envenenados com mil tipos de conservantes químicos e, principalmente, pelo uso de medicamentos da medicina moderna, cuja indústria farmacêutica produz remédios que curam uma doença mas criam outras sete, sem falar nas doenças modernas oriundas desta tecnologia de comunicação maluca dos dias atuais, através da INTERNET.

As mutações genéticas estão acontecendo devido à alteração do meio ambiente em função de tantos elementos poluidores e de tantos produtos químicos que se usa tanto nas indústrias quanto na agropecuária.

Temos, ainda, os casos onde as mulheres grávidas consomem drogas alucinógenas, álcool e tabaco durante o período de gestação, alterando a condição normal de seus organismos, e consequentemente, prejudicando a formação do feto.

Poderíamos ainda citar que existem denúncias de médicos e autoridades médicas sobre as atuais vacinas que se inoculam nos recém-nascidos e nas crianças, as quais estariam causando aumento do autismo a níveis nunca antes observados.

Ou seja,

Deus criou o ser humano perfeito, forte, saudável tanto na mente quanto no corpo, mas o próprio ser humano vem agindo de forma a prejudicar aquilo que o Senhor criou em perfeição.

MOISÉS E AS ETAPAS


Contudo, voltando às ETAPAS, observamos na história de Moisés, relatada em detalhes em Êxodo, que ele nasceu num tempo em que o povo hebreu (os descendentes de Abraão, Isaac, e Jacó, (e de José filho de Jacó e vice-governador geral do Egito), viviam em situação de escravidão sendo perseguidos pelo Faraó daquele tempo, o qual, por temor, ordenou que as parteiras matassem todos os bebês machos que nascessem do útero das mulheres hebreias.


Chegou um tempo em que as mães não podiam manter vivos seus bebês machos, todos os nascidos varões da etnia dos hebreus eram eliminados pela guarda de Faraó.




Porém, neste contexto, para que não se negue que a mão de Deus estava sobre Moisés, o Senhor fez com que a própria filha de Faraó amparasse, amasse e criasse o recém nascido por Ele escolhido para ser aquele que conduziria Seu povo para fora do Egito, e mais, que infringisse uma grande derrota sobre aquele povo dominador e orgulhoso, que eram os egípcios.

Êxodo 2:

Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. (Êxodo 2:3-10).

Vejam o poder de Deus, a filha de Faraó confrontou uma ordem de seu pai, salvando um garoto hebreu que estava no rio, e o nomeou como "Aquele que resgatei das águas", ou seja, Moisés!
E, Moisés foi por ela criado como se fosse da família real. Foi educado e ensinado conforme eram os filhos dos egípcios.
Ele sabia que era hebreu, pois fora criado pela sua verdadeira mãe a serviço da filha de Faraó, no entanto, ele não conhecia em detalhes o Deus de seus pais e avós.



Como é de conhecimento de todos, para cada escolha que fazemos existe uma consequência.
Esta é uma das leis que Deus deixou neste mundo.
De onde se deduz que o homem colhe aquilo que planta.

O que aconteceu a Moisés foi ele ter optado por defender um desconhecido de sua etnia, um dos hebreus afligidos por um egípcio.

Ele poderia ter ignorado, ter ficado do lado dos opressores, já que estava vivendo entre eles, sendo educado como um deles, contudo, ele escolheu enfrentar a autoridade sob a qual vivia, o Faraó e sua leis escravagistas sobre os hebreus.

Ele defendeu um hebreu que sofria agressão de um egípcio, lutou contra este e matou o agressor. 
Entretanto, talvez por ele ser visto pelos hebreus como um dos poderosos fiéis ao Faraó, foi delatado por um hebreu, o qual questionou-o, 

"O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio?
Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto". (Êxodo 2:14).
 

Moisés viu-se então rejeitado pelo Faraó, teve que fugir para não ser morto. Esta foi a consequência de sua escolha em defender um hebreu. Fugiu, desesperado, para o deserto.

Provavelmente pensava que sua vida estava miseravelmente destruída, afinal, perdera sua zona de conforto.

Mas, a mão de Deus estava conduzindo-o, mesmo sem ele saber.

Esta postagem continuará posteriormente, pois ela é extensa, e a apresentaremos aos leitores por ETAPAS. Ok?


Louve, creia no poder da unção do Consolador


 Hino 101. HARPA CRISTÃ
A UNÇÃO REAL 
Carlos José


CONCLUINDO

Para concluir o que foi acima exposto, podemos dizer que Moisés levava uma vida dividida entre dois povos, pois, apesar de morar e conviver com a elite dominante sendo um filho adotivo da filha de Faraó, havia convivido com sua verdadeira mãe em sua tenra infância, e sabia que era um descendente de José, o qual era descendente de Jacó, este de Isaac e todos eles de Abraão.

Certamente sua religiosidade, sua crença em deuses existia, pois o povo egípcio tinha uma multiplicidade de deuses pagãos, aos quais adoravam e faziam festas constantemente. Sendo da estirpe de Faraó, embora indiretamente, com certeza Moisés frequentava tais cultos.

Todavia, sua família era de hebreus, os quais oravam constantemente para o Todo Poderoso Senhor dos Exércitos, o Deus Único, o Deus de Abraão.

E, não tenham dúvidas, as orações de sua mãe, pai e irmãos chegavam até Deus, clamando em favor do filho que vivia entre os idólatras adoradores de ídolos pagãos demoníacos.

Amém?




ABAIXO uma compilação do livro de sabedoria de Malba Tahan, para reflexão dos leitores.


Lendas do Céu e da Terra

(Apesar de ser um livro de cunho católico, nos traz muita sabedoria sobre a meditação na Palavra das Sagradas Escrituras. O cristão deve ter a visão que nos dá o Espírito Santo, acima das religiões e idolatrias terrenas).

Conto:

O PODER DA PRECE

Durante uma tempestade que assaltou a embarcação do rei Luiz, de partida para a cruzada, viram-no, depois de orar, levantar-se cheio de confiança, asseverando que não aconteceria mal algum à pequena armada. Interrogaram-no:

__ Quem vos deu essa certeza?

__ Lá muito longe – responde  o santo – no meu mosteiro de Claraval, estão oferecendo por nós, orações e penitências. Tudo correrá bem.

Poucos são, infelizmente, os que crêm no poder da oração.

Mas como é, afinal, uma oração?  É apenas um mover de lábios? Um recitar de fórmulas convencionais? Honramos nós a Deus com a boca, tendo bem longe dele o nosso coração? Então não nos devemos admirar de que a oração nos pareça aborrecida e árida. Rezar é conversar com Deus, é falar com Ele em intimidade, como o filho fala ao pai. É dizer-lhe que O amamos; é expor-lhe o de que precisamos.

Tudo com suavidade, tudo com paz. Rezar é avivar a nossa fé e “encostar” – na expressão do padre Faber – “os nossos lábios purificados aos ouvidos misericordiosos de Deus”! Oh! Se nós rezássemos assim, como se transformaria a nossa vida inteira!

Assim como a alma conserva a vida do corpo, a oração conserva a vida da alma.

Já São Francisco de Assis dizia:

__ Nunca se deve esperar bons frutos de uma alma que não reza.

E o padre Plus deixou-nos esta sentença admirável:

__ Em uma alma unida a Deus todas as ações são orações.

Fim.

 ______________________________________________________________________________________________________________

Podemos, baseados no que lemos acima, concluir que a oração, a interseção em favor de alguém é uma ferramenta poderosa que Deus nos deu, no nome de Jesus Cristo.

E, o apóstolo Paulo nos insta a "Orar todo o tempo, o tempo todo", para nos fortalecermos no Poder de Deus.

Efésios 6:10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Efésios 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Amém?

Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.

Missionário Virtual Geraldo de Deus             2022dezembro, 05


OBSERVAÇÃO FINAL

O fato de inserir textos de Malba Tahan nas postagens não significa que este blog esteja pregando a apologia ao catolicismo, muito menos ao ecumenismo. 
Sabemos que as religiões não levam a Deus, pelo contrário, chegam até a irritar o nosso Criador.
Nossa fé é em Deus, PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO, no nome de Jesus Cristo, o eterno mestre e salvador.
Pois somente Ele pode nos conduzir à salvação. 
Ele somente nos ensinou,
"EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO ATRAVÉS DE MIM".
AMÉM?






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?