Vida

 



Números 26:65 - Porque o Senhor dissera deles que certamente morreriam no deserto; e nenhum deles ficou senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.


Amados de Cristo,


O ser humano tornar-se ancião, ou idoso como se diz atualmente, tendo sua existência firmada na fé em nosso Criador, no nome de Jesus Cristo, a partir de um dado momento de sua vida, é algo extraordinário. Poucos são aqueles homens, ou aquelas mulheres que ponderam sobre isto.

Qualquer idoso, ou idosa, ao olhar ao seu redor notará a falta de muitos conhecidos, amigos, parentes, vizinhos ou pessoas ditas ilustres. Centenas destas almas que de alguma forma um dia, ou por um tempo, fizeram parte de seu dia a dia já faleceram. Estão mortos e enterrados, ou então sofreram alguma tragédia e seus corpos desapareceram da face deste mundo.

O idoso se recordará de algum amigo muito querido, e ao procurar notícias deste, acaba descobrindo que já morreu. Sentirá falta de parentes amados, os quais também não mais aqui estão, já se foram.

Assim, o ancião começa a entender que esta vida física e corpórea neste mundo é como uma brisa passageira, que chega inesperadamente e se vai para sempre.

Então ele começa a refletir sobre isso. Se tantos já foram arrancados deste mundo e seus corpos já nem existem mais, pessoas que como ele respiravam, sentiam frio e calor, trabalhavam, tinham sonhos, amores e desafetos, por que ainda permanece aqui?

Estavam aqui, tinham uma vida, trilhavam por ela, tanto os bons quanto os maus, tanto os honestos quanto os desonestos, tanto os saudáveis quanto os enfermos... Estavam. Então, repentinamente, de alguma forma, seja ela suave ou trágica, foram arrastados para o além.

E ele continua a remoer o assunto, se lembra de alguém muito forte, saudável, trabalhador, pai de família de boa índole, o sustentáculo do lar, que num dado momento faleceu, não por doença, mas por um trágico acidente de trânsito.

Compara esta fatalidade com a de um vizinho, aleijado, preso numa cadeira de rodas a vida inteira, já declinando para os cinquenta anos de idade, sempre muito adoentado, mas que continua vivo.

Tenta entender o porquê destas coisas. Na visão do mundo é o caos da vida. 

No entanto, quando ele tenta racionalizar o viver e o morrer neste mundo que jaz no maligno, pela ótica da fé em Deus, no nome de Cristo, tudo se transforma.

Enoque andou neste mundo no início dos tempos, foi da sétima geração de Adão e Eva. Deus o recolheu (em vida) para o reino dos céus quando estava com 365 anos de idade. Ele já cumprira a missão que Deus lhe dera, já admoestara o povo pecador, já contendera com os sentinelas, os anjos guardiões que abandonaram sua missão e quiseram viver com as mulheres humanas, procriando a raça de gigantes que tanta ira causou em nosso Deus. Também ele já anunciara que viria o dilúvio, como castigo para humanidade que voltou as costas para o criador e se aliara aos anjos caídos.

Elias, de igual modo, ao completar sua missão, árdua diga-se de passagem, foi também  recolhido com vida por um carro de fogo, e elevado aos céus.

Deuteronômio 34:7 - Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.

Moisés, aos 120 anos de idade, foi pelo Senhor recolhido, dizem que morreu, mas nunca se encontrou seu corpo. Ele subiu pelos montes nas cercanias de canaã após Deus lhe dizer que ele iria morrer, e nunca mais foi encontrado neste mundo. Também ele já cumprira sua missão de resgatar o povo do Egito.

Lembremos que estes fizeram a vontade de Deus, tiveram vida longa neste mundo e certamente viverão na presença do Criador eternamente.

Ao contrário, lembremos que o povo israelita andou por quarenta anos errando pelo deserto, e que todos os adultos resgatados por Moisés morreram no deserto, exceto Josué e Caleb.


Estes que caíram no deserto estavam sob maldição. Deus os amaldiçoou por serem insubordinados e murmuradores, por terem sidos livrados da perdição do Egito, mas mesmo tendo Deus a guiá-los, carregavam no coração e confessavam com a boca que preferiam a vida pecaminosa sob o jugo de Faraó. Todos eles, eram milhares, morreram no deserto, amaldiçoados por Deus.

Já Josué e Caleb, que se mantiveram fiéis e obedientes a Deus, que acreditavam e amavam ao grande YHWH, tiveram vida longa. Sobreviveram ao deserto e entraram na Terra Prometida.

Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.


(Josué 14:6-13).

Vejam, 85 anos tinha Caleb, e continuava forte, era homem de guerra. Foi abençoado por Deus, sobreviveu ao deserto e também às guerras contras as tribos dos moradores de Canaã, inclusive com a presença de gigantes descendentes dos anaquins,  descendentes  dos anjos sentinelas caídos. 

Então, quando alcançarmos uma idade avançada, estando com saúde, unidos com nosso Jesus Cristo, temos mais é que agradecer ao Senhor, e continuar fazendo a vontade de Deus, até que Ele nos libere de nossa missão neste mundo. Quando finalmente iremos para a presença de nosso Salvador.

Amém?


Jesus Cristo, nosso Deus do impossível



Vamos nós agora continuar a explorar este mistério que é a morte.

Inicialmente, devemos nos lembrar que a vida nos é dada gratuitamente pelo Criador, nosso Deus PAI/FILHO/ESPÍRITO SANTO. Apenas nosso Deus tem o poder de conceder o sopro de vida que chamamos de espírito.

Pelos ensinamentos de nosso Criador, o ser humano foi feito pelas suas mãos onipotentes. Enquanto que Ele criou tudo o mais pelo verbo, ("Faça-se a Luz. E a luz foi feita"), inclusive os vegetais e animais, o ser humano foi feito por suas mãos,

Gênesis 2:7 -  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Deus nos concede o SOPRO  DE  VIDA.

Aleluia!

Enquanto estamos neste mundo,  encerrados num corpo que veio do pó, e voltará ao pó, se o SOPRO DE VIDA estiver em nossa alma, então somos almas viventes, somos seres humanos.

E quando o corpo falece?

Nos diz a Palavra que o sopro de vida, (espírito), volta para Deus, que o concedeu.

O corpo se decomporá, de alguma maneira, e voltará a ser pó. 

Sobra a alma. A alma é o nosso eu individual consciente.

Portanto, na morte a alma fica sem o seu involucro e sem o sopro de vida.

Já não faz parte do mundo material nem tem o espírito da vida. Mas, tornou-se parte da esfera espiritual.

Nos ensina o Senhor que ela será levada para um lugar de bem-aventurança, ou para um lugar de sofrimento e dor.

Misericórdia.

Em Lucas 16, Jesus ensina como será após a morte do corpo,


Nesta passagem Jesus nos diz que a alma bem aventurada vai para um lugar onde está Abraão e todos os salvos por Deus. Contrariamente, os condenados, (não estamos falando em juízo final, mas em algo que ocorre após a morte do corpo, imediatamente, que é o  ' arrastamento' da alma sem corpo e sem o sopro de vida que a possibilita viver neste plano físico), para estes que não foram salvos em nosso Deus, haverá o sofrimento, a alma será arrastada para um lugar de dor, sede, privação  e fora da presença do Criador.

Misericórdia.

Esta é a Palavra de Cristo para nos ensinar o que vem depois da morte. Não há sono nem adormecimento. Haverá bem aventurança ou sofrimento. 

Quem não crer, estará duvidando do próprio Jesus Cristo.

Portanto, a vida nos é dada uma só vez. Não existe reencarnação.

Muitos não acreditam, tecem fantasias e doutrinas contrárias aos ensinamentos de Cristo, no entanto, quando falecerem descobrirão que estavam totalmente equivocados. Mas, como aconteceu com o homem rico citado por Jesus, não terá como se arrependerem e mudar sua sina.

Marcos 12:27 - Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.

Muitos estão em erro, mas não querem aceitar a verdade.

Quem está em Cristo, está na verdade. (Eu Sou o caminho, e a VERDADE, e a vida. E ninguém vem ao Pai senão por mim).

Quem não está em Cristo está em erro. Está em condenação. 

Deus é Deus de vivos e não de mortos, nos ensina o Senhor. E nos exorta, a quem segue doutrinas estranhas ao cristianismo sem mácula,

"Por isso vós errais muito"!

Ó Jesus maravilhoso!


CONCLUINDO



João Batista pregava o arrependimento, a mudança de vida, e o batismo nas  águas. Alertava aos que se batizavam, "Eu vos batizo com água para o perdão dos pecados, mas virá aquele (Messias), que vos batizará com o Espírito Santo"!

E veio Jesus Cristo, o Messias esperado, e também exortou o povo ao arrependimento,

Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mas também o batismo no Espírito Santo,

João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Que ninguém diga que não sabia disto. Que ninguém engane-se a si mesmo ou a outros, qualquer ensinamento contido em doutrinas estranhas, que tudo aquilo dito além do que ensinou Jesus Cristo seja tido como maldição.

A vida é dom de Deus.

Devemos buscar nos converter a Cristo e seguir seus passos enquanto temos o fôlego da vida. Depois da morte não há mais esperança. Sem Volta.

E, no Juízo Final, nos revela o Senhor, através de João, no livro de Apocalipse, que somente será salvo para a vida eterna a alma cujo nome esteja no LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.

Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Amém?


Filemom 1:3 - Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.


Olhai, Vigiai e Orai. Jesus breve voltará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                     2021abril, 24



Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?