Cristo - a páscoa do cristão

 


Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.


Que Jesus Cristo ressuscitado visite cada lar nesta páscoa,


Temos o relato nas Sagradas Escrituras, em Êxodo, das dez pragas que YHWH, nosso Deus, enviou contra o Faraó do Egito, através de Moisés, quando resolveu livrar seu povo escolhido do cativeiro naquela terra de adoração a deuses demoníacos e imagens de escultura. A décima praga foi a sentença de morte a todos os primogênitos do povo egípcio e também de todos seus animais.

Foi uma praga muito dura para quebrantar um coração de pedra que era o do Faraó.

Deus mandou Moisés avisar que o anjo da morte visitaria o Egito, cada casa do Egito, e ceifaria a vida do primogênito, tanto humano quanto animal.

Porém, o povo escolhido, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó habitavam no Egito. O anjo da morte (O Destruidor, como o chamou o Senhor) passaria obrigatoriamente por suas casas também.

Então, Deus deu o livramento ao Seu povo, instruindo-os a utilizar o sangue de um cordeiro puro, sem mácula, abatendo o cordeiro e espargindo seu sangue nos umbrais das portas de suas casas. 

Êxodo 12:22 - Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

Onde houvesse o sinal com o sangue do cordeiro oferecido em sacrifício a YHWH, o anjo da morte não entraria.

Êxodo 12:23 - Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

Glórias a Deus!


Portanto, o sangue do cordeiro livrou o povo de Deus da morte que vinha com a décima praga enviada contra aquele lugar.

O Antigo Testamento nos traz em levítico as instruções que o Senhor deu sobre o uso do sangue de animal para expiação do pecado de Aarão, irmão de Moisés,



Então, para que haja livramento, para que haja perdão pelos pecados cometidos, somente com sangue. Esta é uma determinação de nosso Criador, é Sua vontade e Sua Justiça. E isto não mudou, pois Sua Justiça é eterna e imutável.

porém, houve um sacrifício de um Cordeiro Imaculado, inocente, puro, não no altar dos holocaustos, e não um cordeiro animal,


 


Houve um concerto para reconciliação de Deus com a humanidade, uma nova aliança de sangue que anularia o pecado de Adão e Eva, os quais afastavam os homens e mulheres da presença de YHWH, no entanto era preciso um ser humano puro, sem manchas, realmente imaculado, inocente, que nunca houvesse pecado, nem por atos, nem por omissões, muito menos por palavras ou pensamentos... Era preciso um homem justo e puro... Coisa que no mundo não tem, portanto, parecia um concerto impossível de se realizar.

João 1:36 - E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

A Nova Aliança dependia de um "cordeiro" humano que verteria seu sangue inocente para expiação do pecado de toda a humanidade, coisa que no mundo não existia e nunca existirá. 

Então o próprio Deus se fez homem, Jesus Cristo, para se dar em sacrifício

João 8:42 - Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

Jesus declara, "Eu saí e vim de Deus"!

Jesus foi morto na cruz do calvário, como um cordeiro que é degolado. E Seu sangue puro encharcou o madeiro, o sangue do Cordeiro de Deus que Tira os Pecados do Mundo!

Aleluia!

Mas, o Cordeiro que saiu do próprio Deus não poderia ser dominado pela morte, a qual tem sua jurisdição somente embaixo do céu. E, Jesus Cristo é de cima, está além deste mundo terreno.

Então, o sangue do Cordeiro foi aceito para que se implantasse uma nova era, a dispensação da graça. Pela Misericórdia de Deus Pai, pelo sangue do Filho, e pela intercessão do Espírito Santo.

E, Jesus Cristo, depois de morto e sepultado, ressuscitou ao terceiro dia. Ressuscitou o Cordeiro de Deus no domingo de Páscoa!

Aleluia!

Hebreus 13:20 - Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

Jesus Cristo, o Redentor, pelo Seu Sacrifício de Cruz resgatou a humanidade, e, sendo ressuscitado ao terceiro dia, se fez o primogênito da Ressurreição e Vida Eterna, instituídos nesta Nova Aliança.

Glórias a Deus.

Marcos 14:24 - E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.

Pouco antes de ser preso Jesus antecipou sua comemoração da páscoa com seus apóstolos, o que chamam de a última ceia. E declarou que seu sangue seria derramado, seria derramado para se dar o início de um novo testamento, ou de uma nova aliança entre Deus e a humanidade.

Portanto, eis os fatos que nos levam a entender que para os cristãos a páscoa e Jesus Cristo ressuscitado são uma coisa só. Sempre que se falar em páscoa, lembremo-nos do sacrifício do Cordeiro e a aspersão do sangue para livramento, para proteção de Deus. E, lembremos que Jesus Cristo foi o cordeiro imolado na cruz para resgate da humanidade. Lembremos, acima de tudo, que Ele ressuscitou ao terceiro dia, num DOMINGO DE PÁSCOA!

Glórias a Deus!


CONCLUINDO


 


Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar a humanidade, para livrá-la da maldição imposta sobre Adão e Eva, e sobre toda sua descendência, ou seja, toda a humanidade. E, com Seu sacrifício de Cruz deu início a um novo testamento, ou uma Nova Aliança, e, graças a Ele vivemos sob a dispensação de Sua Misericórdia.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11).

Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. 

Somente Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida. E ninguém vai até o Pai senão através de Jesus Cristo!

E, diante de Seu Nome haja reverência, que diante de Seu Nome se dobrem todos os joelhos, dos que estão nos CÉUS, na Terra e até embaixo da Terra.

Aleluia!

Quando estivermos na Nova Jerusalém, se pelo dom gratuito de Cristo formos salvos, então Ele será nosso templo.

Apocalipse 21:22 - E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

Neste mundo, pela conversão a Cristo, pelo batismo nas águas e no Espírito Santo, nos fazemos templo de Deus, mas quando vier o tempo além do juízo, o tempo da eternidade, Deus será nosso templo, Jesus Cristo!

Apocalipse 21:23 - E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

Glórias a Deus!

Jesus Cristo, ressuscitou num domingo de páscoa, não nos esqueçamos disto, e também não nos esqueçamos do sacrifício de sangue que Ele fez por todos nós.


Amém?


Olhai, vigiai e Orai. Jesus breve voltará.


Missionário Virtual Geraldo de Deus           2021abril,04






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?