Paixão de Cristo
Mateus 27:29 - E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
Que a compaixão de Deus esteja sobre todos nós,
Hoje, 02 de abril de 2021, sexta-feira, na qual todo cristão sabe que simboliza a sexta-feira da paixão de Cristo, que foi cruelmente torturados, espancado e crucificado no Gólgota. A sexta-feira que antecede ao domingo de páscoa.
Neste dia o cristão fiel faz suas reflexões lendo na Bíblia sagrada trechos que lhe recordam o quanto Jesus de Nazaré sofreu pelos nossos pecados, o quanto Ele foi torturado, humilhado, vituperado, escarnecido... Aquele que só fez o bem, que só pregou a paz, que curou tantos enfermos, que expulsou tantos demônios, que ressuscitou mortos, que nos deixou as boas novas do reino de Deus...
Aquele que com sua morte rasgou o véu do templo no santo dos santos, destruindo a distância que separava o Criador e a humanidade pecadora.
E, pasmem, não foi por inimigos do povo de Deus, não foi por usurpadores da religião instituída por Deus através de Moisés, não foi por sacerdotes que adoravam deuses pagãos... Tudo o que sofreu lhe foi infringido pelo sumo sacerdote Caifás, do templo erigido a Ele em Jerusalém, mas não somente pelo sumo sacerdote, foi uma decisão conjunta de quase todos os líderes do templo judaico, dos príncipes do povo Israel, e grande parte do povo a quem Ele tanto bem fez.
Triste constatação.
Quem o executou foram os romanos. Sim, mas a contragosto, tanto que Pilatos lavou suas mãos da culpa pela condenação, a qual foi determinada pelos gritos da população e dos líderes religiosos de Jerusalém,
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado. (Mateus 27:20-23). (Presidente= Pilatos, Romano).
Atendendo ao pedido dos líderes religiosos do templo, os príncipes dos sacerdotes encabeçados por Caifás, Pilatos mandou que levassem Jesus para ser surrado e depois crucificado.
É muito triste este período pelo qual Jesus Cristo passou. Ele pagou um preço tão alto pelo pecado da humanidade, pagou tendo seu corpo dilacerado sem misericórdia nem compaixão.
Não houve ninguém que lhe demonstrasse compaixão, sofreu não somente a tortura física, mas também a moral, pois foi escarnecido por todos, foi abandonado pelos seus seguidores,
E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,
E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.
E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.
Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus. (Mateus 27:39-43).
(Foi abandonado por todos, exceto por algumas mulheres dentre as quais sua mãe Maria e o apóstolo João que estavam ao pé da cruz e com quem Ele falou estando crucificado)
E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. (João 19:25-27).
Contudo, não teve nem mesmo o direito de sentir a presença de Deus com Ele, e sua dor, seu sofrimento foi extremo, tanto que clamor aos céus estando em estertores de sofrimento naquela cruz aonde lhe pregaram os pulsos e os pés com cravos enormes de ferro,
Não encontrou misericórdia nem compaixão neste mundo.
Por isto Ele é nosso Redentor, Jesus sabe como se sente a pessoa que é desprezada pelo mundo e por seus semelhantes. Jesus sabe o que é ser escarnecido, abandonado pelos amigos e familiares...
Jesus sabe o que é dor, tanto física quanto moral, e por isso mesmo Ele não quer que ninguém padeça tais aflições, estando com seus ouvidos atentos ao nosso clamor quando lhe pedimos por misericórdia e por compaixão.
Somente Ele pode nos dar aquilo que no mundo não encontramos.
E, quando nos momentos em que parece não haver saída, nos momentos em nossa vida que nos parece termos chegado ao fim, sem qualquer esperança de uma mão amiga ou um ombro para nos apoiar, eis que basta clamar a Jesus Cristo, e Ele nos cobre com Seu amor, com sua misericórdia, com sua infinita compaixão.
Aleluia!
Sabemos que a morte de Cristo não foi o fim de nosso Salvador. Mas, naquele dia e naquele momento em que Ele entregou Seu Espírito e Seu corpo faleceu pregado no madeiro, o mundo foi abalado. Tanto o físico quanto o espiritual.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. (Mateus 27:51-53).
O mundo nunca mais seria o mesmo depois da execução do nosso Salvador, o Deus Criador vivo encarnado neste plano existencial.
Recordamos a paixão de Cristo com muita dor e tristeza, mas sabemos que o que vem a seguir será a coroação de nosso Salvador perante o mundo, a sua RESSURREIÇÃO no domingo de páscoa.
Que este dia seja lembrado para valorizarmos o sacrifício de cruz de nosso amado Jesus Cristo, mas que não seja motivo de tristeza, e sim de regozijo, pois Ele morreu num corpo gerado em Maria, mas ressuscitou ao terceiro dia num corpo glorificado, e depois de quarenta dias andando novamente sobre a Terra, foi elevado aos céus, aonde vive e reina. Onde viverá e reinará eternamente.
E, como nos afirmou, foi na frente para o reino dos céus para nos preparar lugar, e, pela fé cremos que um dia com Jesus iremos morar, por toda a eternidade.
CONCLUINDO
Jesus disse, muito antes do dia de sua crucificação e morte na cruz,
"Eu Sou
O caminho,
e a verdade,
e a vida!
Ninguém
vem ao Pai
Senão por mim!
Não se pode matar o caminho para o reino de Deus,
Não se pode matar a verdade de Deus,
Não se pode matar aquele que é a vida!
Não se pode matar ao único intercessor entre Deus e o homem!
Glórias a Deus!
Jesus nos deixou a promessa de ressurreição e vida eterna, e, para comprovar isto, se fez o primogênito desta nova era, deste novo concerto entre Deus e o mundo.
Amém?
Esteja em oração. Esteja em clamor e intercessão em favor das almas.
Jesus está voltando, mas o processo é longo, muita tribulação ainda teremos pela frente antes do tocar das trombetas do arrebatamento.
Missionário Virtual Geraldo de Deus 2021abril,02
Comments
Post a Comment