Exultarei no Deus da Minha Salvação




Salmos 3:5 - Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

“Segundo estimativa do IBGE para 2014, nascerão até o último dia deste ano 2.933.186 brasileiros, ao mesmo tempo em que outros 1.227.792 vão morrer até 31 de dezembro.” 

Caríssimos irmãos em Cristo,

O ser humano, - "que gosta de dizer com pífio orgulho: ...mas tal coisa em pleno século XXI”? -,  não é preparado para a morte, ou para enfrentar momentos de forte enfermidade, é condicionado à vida, como se a vida neste plano físico fosse eterna. Se o ser humano pensasse mais na morte, decerto teria real temor a Deus.

Aquilo que aparentemente é trivial, simples, corriqueiro, nem sempre merece de nós a devida atenção, como por exemplo, o que nos diz o salmista no verso 5 do salmo 3:
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou”.

Mas, tem situações que vivemos e nas quais nos vemos privados do que se considera como trivial, simples, corriqueiro. Então descobrimos que nada neste mundo é na verdade trivial, nem simples, e muitas vezes corriqueiro, acordamos para a realidade que tudo é importante, que tudo faz parte da misericórdia de Deus e de sua sabedoria quando da criação deste mundo.

“Eu me deitei e dormi”,  - coisa tão comum -, direis.

Não deveríamos dizer que é algo comum, mas algo natural, algo que é concedido por Deus a quase toda criatura. E, pobres daquelas criaturas que não receberam de Deus tal benesse. Quem deita e dorme não valoriza esta bênção do Criador, tanto que muitos são os que teimam em desafiar o sono e permanecerem acordados, lutando contra esta necessidade natural e salutar do período de repouso que deve suceder ao período de vigília.

Contudo, a pessoa que não consegue dormir, esta padece e anseia pelo sono salutar e restaurador. A incapacidade de dormir é classificada como distúrbio, pode causar muitas doenças, sendo chamada de  insônia.

(O que é Insônia?    A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.).
Assim, devemos entender que mesmo algo tão simples como dormir, adormecer e ter uma gostosa noite de sono, é concessão de Deus, e que quando não temos esta bênção de Deus sobre nossa vida, sofreremos e padeceremos. 
Devemos saber ainda que não existe medicamento seguro e eficaz criado pela medicina que possa restaurar a capacidade natural do sono. O uso de psicotrópicos está ligado a dependência química, distúrbios mentais e comportamentais diversos, além de loucura. Somente Deus nos dá o sono. Se você tem a capacidade de dormir bem, agradeça a Deus por esta bênção em sua vida.
Contudo, o salmista nos diz: “Eu me deitei”...
Eis outro ato corriqueiro na vida das pessoas, que é deitar-se, esticar o corpo sobre alguma superfície e relaxar. Também é algo considerado trivial, sem importância.
Mas, quando existe uma causa, interna ou externa, que impede a pessoa de se deitar confortavelmente, seja no chão, seja numa cama, ou onde for, então descobre-se como é importante este ato tão banal.
E, da mesma forma, tudo em nossa vida cotidiana consideramos como coisas comuns e triviais: enxergar, falar, ouvir, andar, raciocinar, encher os pulmões de ar ao se respirar, sentir o sabor dos alimentos, beber água potável, comer coisas salgadas e coisas doces, urinar, defecar... Tudo uma infinidade de coisas consideradas triviais, corriqueiras, naturais.
Não vamos entrar em detalhes, mas a incapacidade de se fazer qualquer uma destas coisas consideradas triviais causa no ser humano a desestabilização de seu corpo, incorre em doença, é sinal de alguma enfermidade. E, quando enfermo o ser humano descobre como Deus tudo criou com detalhada precisão, com inigualável sabedoria.
Descobre, ainda, que o ser humano não consegue com facilidade restaurar a ordem natural daquilo que Deus estabeleceu ao nos criar. E que, muitas vezes não tem como reconstruir aquilo que Deus construiu e que o mundo, com seus usos e costumes confrontantes com o Criador, vai destruindo aos poucos.
Deus nos cria com perfeição e saúde, mas dia após dia o ser humano vai sendo envenenado pela água contaminada e pela variedade de drogas viciantes que o mundo lhe oferece como sendo fonte de felicidade e “curtição”. Também pelos alimentos industrializados, carregados de todo tipo de veneno,  que o ser humano está condicionado e constrangido a consumir em sua existência. O mundo vai minando e destruindo a obra perfeita de Deus, levando-a ao declínio e falência.
Entretanto, nos diz o salmista,
Salmos 3:5 - Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

...Acordei, - Eis outra coisa maravilhosa, que vem do Criador.
Cada vez que se dorme o corpo fica prostrado, indefeso, sem ação. A mente se perde por labirintos oníricos e não há contato com o mundo físico ao redor.
Acordar é como reviver, retornar à vida, voltar a esta realidade física que constrange nosso corpo, alma e espírito.
Também o ato de acordar é permissão de Deus, e acorda-se sempre, até que em alguns casos o Senhor diz “hoje não, nunca mais”, e aquela criatura não volta jamais a ter contato com esta realidade física na qual vivemos. O corpo, vazio de vida, será entregue de volta ao pó do qual é formado, em sua forma natural ou transformado em cinzas, mas de alguma forma será reincorporado aos elementos que formam esta Terra.

CONCLUINDO
Analisando a frase do salmista, por inteiro, temos que “Eu me deitei e dormi; acordei porque o Senhor me sustentou”.
É um enunciado de grande sabedoria, no qual se reconhece que o ser humano é em tudo dependente do Criador.
Devemos sempre ter este sentimento de humildade diante do Criador, de sabermos que em tudo somos dependentes de nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, desde as coisas mais triviais às mais sublimes. Tudo aquilo que o mundo classifica como natural e sem importância é algo vital, tão vital que somente Deus tem a capacidade de restaurar quando o mundo destrói.
A coisa mais natural do mundo é nascer e morrer, e isto é exclusivo de Deus.

HABACUQUE 3.17  - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
HABACUQUE 3:18 - Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.

O profeta Habacuque nos traz um ensinamento digno de observação, que resumindo de forma bem racional, mas também pela visão da fé, podemos entender como:
Deus é mais importante que o pão e o vinho, e a veste e a carne, principalmente do que as riquezas que a posse de tais coisas nos traz. Porque somente Deus tem a capacidade de nos dar ou tirar algo. Que a adversidade existe, mas se nos apegarmos ao nosso Deus, este com certeza nos dará livramento, e dias melhores virão. Que não devemos murmurar naqueles momentos de aflição, muito menos deixar que as barreiras levantadas pelo inimigo nos afastem da presença de Deus. E, sejamos persistentes em verdadeiramente louvar e adorar nosso Criador, no nome de Jesus Cristo.
Que a alegria das coisas materiais é curta e passageira, mas a alegria em servir e adorar a Deus é eterna.
Amém
Missionário Virtual Geraldo de Deus                                    2018julho,22

Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?