Palavra de Justificação x Palavra de Condenação










Mateus 12:34 - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Mateus 12:35 - O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Mateus 12:36 - Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

Mateus 12:37 - Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.




Povo de Deus,


Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Recordemos que Jesus foi batizado no rio Jordão por João Batista, em seguida foi levado pelo Espírito Santo para o deserto, onde seria tentado pelo diabo. Quarenta dias ali permaneceu em jejum e oração, sendo tentado quando se completaram os quarenta dias. 
Venceu o diabo usando da Palavra de Deus. 
Voltou em busca de João, mas como este estava preso, se dirigiu para outras terras. 
Em seguida, nos diz a Palavra que ele começou a pregar. 
E a primeira citação de sua pregação está em Mateus 4:17, e nos diz que sua primeira frase ao povo foi:" Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus".

Motivo pelo qual eu insisto em minhas postagens que devemos imitar Jesus e devemos sempre exortar o pecador ao arrependimento, tanto fora quanto dentro das igrejas, tanto aos idólatras quanto aos cristãos.

Em Mateus 12:34 a 37 nos parece que é João Batista exortando o povo rebelde de Israel quem está falando, no entanto, é Jesus Cristo.

Ele fala veementemente:

 "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca;
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado".

Jesus Cristo é o amor de Deus encarnado, mas nem por isso é conivente com o erro ou com o pecado. Por amar toda criatura é que nos exorta a nos concertarmos diante da face do Senhor nosso Deus, a abandonar o erro e rejeitar o pecado.
Quem leva as boas novas do reino de Deus ao pecador deve ser sincero e verdadeiro, doa a quem doer.
Quem prega o amor de Cristo como se não houvesse necessidade de renúncia ao pecado, renúncia ao ego, renúncias à concupiscência da carne e do mundo, está trabalhando a favor do diabo, e não de nosso Salvador.
Quem se diz pregador da Palavra e profeta de Deus deve ter a responsabilidade de se consagrar ao nosso Salvador, de ler a bíblia e meditar na Palavra, de orar e se manter fiel ao que lhe ordena o Espírito Santo.
Onde chega o homem de Deus que leva em si o Espírito Santo acontecem sinais e milagres, não por sua capacitação, mas pela ação do Senhor Jesus Cristo, pela virtude que Ele nos dá, pelo poder que há em seu nome. 

O homem de Deus, ou a mulher de Deus, deve refletir para o mundo o caráter e o amor de Cristo, não um amor vazio, mas um amor que tange as almas para o reino dos céus, para a salvação eterna.

O amor do pai que zela e educa o filho, orientando-o em todas as suas ações e em todos os seus caminhos vida a fora.


   
"Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca".

Quem seria, para Jesus, esta raça de víboras?

Quem carrega um coração cheio de tudo o que desagrada a Deus e teima em não se converter ao nosso eterno mestre JESUS CRISTO:

Todos os que conhecem a Palavra, o evangelho, e teimam em praticar a iniquidade, fazendo a própria vontade e ignorando a vontade de Deus.

Raça de víboras são todos os que atrapalham, ou tentam atrapalhar, os planos de Deus.

Raça de víboras são todos os que fundam igrejas heréticas e abomináveis usando o nome de nosso Deus como escudo.

Raça de víboras são todos os que causam escândalos nas igrejas, afastando os cristãos fiéis da presença de Deus por seu mau comportamento.

Raça de víboras são todos os que praticam atos abomináveis usando o nome de nosso Deus.

Raça de víboras são aqueles que vivem no pecado e proferem mentiras, justificando a si mesmos e arrastando outros para o inferno.

Raça de víboras são aqueles de coração duro, de dura cerviz, rebeldes e de coração double.

Raça de víboras são aqueles que vivem como cristãos dentro da igreja mas como amantes das coisas do mundo quando estão fora dela.

Raça de víboras são aqueles que se aliam ao diabo e trabalham em prol da destruição da igreja de Cristo e da família cristã.

Raça de víboras são aqueles que publicam bíblias sagradas em linguagem chula e superficial, mudando o teor e a profundidade do que saiu da boca de Deus.

Raça de víboras são aqueles que estão como os olhos encobertos pelo véu da lei de Moisés, vivendo em liturgias carnais, presos na carnalidade da vã religiosidade.

Raça de víboras são para Jesus todos os que adulteram o evangelho, todos os que usam o nome de Deus com blasfêmias e heresias, todos os que se dizem convertidos a Deus, mas que vivem praticando idolatria, todos os que ficam adorando deuses estranhos ou imagens de esculturas ou ainda os que se comunicam com os mortos, bem como os feiticeiros e, logicamente, os agnósticos e os ateus.

Raça de víboras são aqueles que sobem num púlpito numa igreja e pregam heresias e inverdades, deturpando a Palavra de Deus, ou que usam o nome de Deus de forma a enganar os incautos e conseguir enriquecimento ilícito. 

Todos os que exploram a fé do povo em proveito próprio.

Todos os lobos em pele de cordeiro.

Raça de víboras são todos aqueles que não reconhecem Jesus Cristo como o filho unigênito de Deus, único e suficiente mediador entre o ser humano e o Todo Poderoso.


E diz nosso Redentor: Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus?

Tem gente que é tão fingida que mesmo sendo falsa e hipócrita coloca uma máscara de pessoa temente a Deus, e decora versículos da bíblia, os quais repete como se fossem inspiração de Deus para com ela. E com um discurso decorado sai enganando a muitos, 
entretanto, nalgum momento acaba se traindo e a verdadeira personalidade  que tenta encobrir vem à tona, revelando que é egoísta, mentiroso, aproveitador, enganador, hipócrita, iníquo, falso profeta, endemoninhado...


"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más"

Isto porque do coração mau só sai coisa ruim. 


Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos 7:21-23

(veja na íntegra publicação anterior sobre o assunto: 
https://jesuscristoeternomestre.blogspot.com.br/2016/12/do-interior-do-coracao-dos-homens-saem.html ).


A pessoa pode até fingir, representar ser o que não é, mas em determinado momento sua boca acaba extraindo aquilo que carrega no coração e lança para o mundo toda imundície que carrega consigo em oculto. 

Também porque quem tem coração mau, mesmo tendo um discurso falso de bondade e cristandade, praticará atos abomináveis e contrários à vontade de Deus. Mesmo pregando cristo agirá em conformidade com o mundo e com o dominador deste, o diabo:

Falará em humildade, mas demonstrará soberba.
Falará em simplicidade, mas será duro, exigente, intransigente e petulante.
Falará em perdão, mas será apontador de erros do próximo, será impiedoso ao extremo. 
Falará em igualdade, mas estará sempre se colocando acima dos demais.
Falará em pobreza mas viverá no luxo.
Falará em paz, mas viverá conturbado, ansioso, estressado, apressado, cheio de contendas e disputas.
Falará em altruismo, mas demonstrará desinteresse e descompromisso com as dificuldades do próximo.
Falará em retidão de caráter, mas praticará a inveja, o falso testemunho, e a fofoca.
Falará em adorar a Deus, mas seu coração estará adorando o dinheiro, a riqueza e os bens materiais.
Falará em fazer a obra de Deus, mas estará sempre muito ocupado para levar adiante qualquer atividade em prol da igreja de Cristo.
Falará em adoração, mas estará adorando a Deus da boca para fora.

Então, o próprio coração mau trairá o falso homem de Deus, o falso seguidor de Cristo, revelando ao mundo sua verdadeira índole.

Contudo, quem tem um bom coração, ou um coração cheio de bondade, este falará das coisas que Jesus sempre pregou: 
amor, caridade, solidariedade, perdão, evangelização, conversão, igualdade, respeito, temor de Deus, mansidão, fé...  
Coisas que agradam ao nosso Deus e que fazem a conversão do pecador.

O homem ou a mulher que tem um bom coração estará com este cheio da presença do Espírito Santo, refletindo o caráter de Jesus Cristo para o mundo e para os infiéis.

Quem tem um coração cheio da presença de Deus irá sempre na contramão do mundo, seguindo a estrada estreita que leva à porta estreita da salvação eterna.

Glórais a Deus!

.
"Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado".

Quando abrimos nossa boca de cristão e proferimos as boas novas do reino dos céus, estamos agradando ao nosso Deus.

Porém, quando se abre a boca para falar mentiras, falsidades, blasfêmias, iniquidades, palavras de baixo calão, heresias... toda palavra contrárias a Deus ou aos seus mandamentos, estamos agindo de forma abominável para nosso SENHOR. 

Tais expressões causam ira e furor em nosso Criador.

 Então Jesus nos alerta que toda palavra pronunciada por nossa boca poderá vir a ser, no juízo, motivo de bênção ou de maldição contra nossa alma.

Vigiai o que sai de sua boca para que não seja motivo de perdição.

Mateus 15:10 - E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
Mateus 15:11 - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.


Observemos que em Mateus 15:11 Jesus nos alerta que o que contamina o homem é aquilo que sai da própria boca - aquilo que ele fala, pois o que fala vem de seu coração -, mas que antes de fazer tal pronunciamento Ele chama a atenção da multidão que o rodeava.
 Por que tal ensinamento era importante e merecia a atenção de todos, para que não continuassem incorrendo no erro de falar aquilo que não devia, de falar coisas que os levariam para as trevas. 

Devemos ainda estar conscientes que Deus condena que seu nome seja tomado em vão.


Êxodo 20:7 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.


Atentemos então para o que nos diz Jesus: Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.





CONCLUSÃO

Mateus 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.


Quando Jesus nos fala, é Deus falando conosco. 

Então, se Ele nos alerta que toda palavra que proferirmos poderá ser motivo de justificação ou de Condenação da nossa alma no dia do juízo, estejamos atentos e vigilantes.

Pense antes de falar, modere sua linguagem, não seja envolvido pela blasfêmia nem pela heresia.

Provérbios 18:7- A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.

Muitas vezes o silêncio é muito mais eficaz do que o palavrório sem sentido ou blasfemo.

Melhor ficar calado do que falar asneira, podemos simplificar.

Eu peço que façam uma análise rápida de como tem sido sua maneira de proferir palavras. 

Você tem falado palavras de Justificação?
Ou você tem falado palavras de Condenação?

Enquanto há vida há esperança e tempo para se concertar com nosso eterno mestre Jesus Cristo. 
Desde que haja verdadeiro arrependimento, arrependimento de coração e não da boca para fora. Desde que haja renúncia ao pecado.

Basta confessar a Ele seus pecados e suas iniquidades, bem como suas falhas de caráter. 

Ele tem o poder e a virtude suficientes para fazer as mudanças necessárias que o levem novamente à estrada estreita, onde estarás trilhando, junto com o Espírito Santo, em direção ao reino de Deus e à salvação de sua alma.

Jesus quer te dar o perdão, basta uma atitude de arrependimento de sua parte. Jesus quer te salvar e te levar para morar no céus, eternamente.

Amém.


Paz e virtude a todos.


Missionário Virtual Geraldo de Deus                  2018abril,09
















Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?