Tem certeza de sua salvação?





Lucas 13:23 - E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Lucas 13:24 - Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.


Amigos do blog, amados de Deus,

Temos um mestre eterno: Jesus Cristo,

MATEUS 23:10 -  Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.


E nosso meste está sempre ao nosso lado, pronto a nos ensinar e nos exortar.

Hoje o Senhor vem nos falar sobre postura de vida, em escolhas e consequências.

Imagine um homem se aprontando para fazer uma longa viagem rumo ao desconhecido, como fez Abrão, que deixou sua terra e seus parentes, partindo mediante a ordem de Deus em direção ao deserto, aos lugares distantes e ermos, lugares desconhecidos. Levou consigo todos os seus pertences, seus rebanhos, sua mulher Saraí, seus servos, seu sobrinho Ló, etc.


Então o homem começa a aprontar sua bagagem, faz as malas, apanha tudo o que tem de valor, separa tudo o que lhe é querido, ordena que seus filhos e esposa o acompanhem, bem como os amigos mais chegados. E parte, levando tudo o que ama e que lhe é caro na vida, tudo o que é importante e o faz feliz.


Agora, vamos ver esta situação quando Deus reclama o sopro de vida que está em cada criatura.


O homem rico, endinheirado, importante, da elite, com seus carros modernos, seus aviões a jato, suas empresas, suas posses em casas, apartamentos, fazendas, plantações, criação de gado, suas fábricas, seus empregados. Porém ateu. 

Quando chega a hora de partir para o além ele tenta fazer a mala para levar seus pertences mais importantes, mas não tem como. Com desespero ele é obrigado a ver tudo ficando para trás e ele partindo com as mãos vazias e o coração pesado pela perda. Tudo o que ajuntou durante sua vida de trabalho vai ficar aqui, sem ele para cuidar. Não pode levar seu jatinho tão querido, nem seu Rolls  Royce caríssimo e tão confortável. Não pode levar o filho nem a esposa, muito menos as amantes. Seu cargo de grande autoridade no governo também não vai poder levar, nem o dinheiro que tem nas contas dos bancos das ilhas fiscais... Que desespero, que inferno!
É, esse vai ser seu destino, as trevas, o sofrimento eterno, a segunda morte, a morte espiritual.

O homem religioso, mas que não conhece Deus, que teve uma vida pacata, de trabalho onde conseguiu criar sua família, formar um bom patrimônio, tem uma boa casa, filhos, uma esposa companheira, tem um tanto de imagens de santos em casa, a quem acende velas e mais velas, a quem reza e faz promessas.  Todo ano no dia da padroeira vai na missa em Aparecida e leva a família. Faz questão de ir na missa de domingo a noite, exige que sua família vá também. Faz caridade, vive em paz, em função de seu trabalho e de sua família. É um bom homem e um bom pai de família, caridoso.

Quando chega a hora de partir para o além, ao ver a vida se esvair, começa a clamar a ajuda de cada uma das imagens de santo que tem em casa, e por fim, em pânico por não ter resposta, reza com fervor para a aparecida... Triste, muito triste. Não tem resposta. A imagem na sua frente com a vela acesa não fala, não se mexe, não o ouve nem lhe responde. Ele se vê no meio das trevas, rezando o terço e chamando por santos e santos.E vai sendo envolvido pelas trevas, sem resposta.  Não conheceu Jesus Cristo, por isso não obteve ajuda.

O cristão meia boca, o que vive na igreja mas carrega o mundo dentro de seu coração e de sua alma, ao chegar sua hora de partir se lembra que tem Jesus como seu advogado fiel. Sabe que está em pecado, sabe que não teve qualquer compromisso com a obra de Deus, sabe que não evangelizou, sabe que não costuma frequentar os cultos regularmente, mas tem Jesus, se rendeu a Jesus, foi batizado nas águas. Não se dedicou, então não foi batizado pelo Espírito Santo. Alvoroçado ao ver a vida esvair de seu corpo físico, clama ao Senhor, clama a Jesus dizendo "Senhor, não estou preparado, me dê mais uma chance, me dê mais algum tempo de vida para eu mudar meu proceder, para eu me dedicar à tua obra, para eu mudar meu comportamento. O silêncio que se segue lhe indica que teve o tempo  necessário para se concertar com Deus, para ter compromisso com a obra de Deus, que aceitou Jesus, mas não se comportou como Filho de Deus, como Servo de Cristo. Tem o batismo nas águas, contudo não tem em si o Espírito santo, então não pode entrar no reino dos céus. Perdeu a oportunidade de garantir sua salvação. Vai para o lugar de sofrimento e dor, até que venha o juízo final, quando será julgado juntamente com os demais pecadores.


O cristão dedicado a Jesus, batizado nas águas, batizado no Espírito Santo, fiel a Jesus, adorador, pessoa de oração, pessoa que intercede pelos pecadores, pessoa ligada na trindade de Deus, sempre buscando andar na presença de Jesus, obediente ao Espírito Santo, observador e divulgador do evangelho. Não tem riquezas materiais, mas tem a alegria do cristão e a paz de Cristo. Para ele viver é fazer a obra, mas morrer é oportunidade de ir para junto de Cristo. Por isso não tem temor em seu coração, anseia estar na presença de seu Salvador. Parte em paz. Sabe que no mundo ficarão seus familiares queridos, seus amigos queridos, mas tem a convicção de que, se Jesus cuidou dele, com certeza vai cuidar com zelo dobrado dos seus entes amados que aqui estão ficando.  Parte na paz de Cristo, para os braços do Eterno Mestre.


 Mateus 6:19  - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Mateus 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
  
A consequência vem da escolha e da postura de vida.

Quem escolhe e persiste no materialismo,  que coloca como sua prioridade ajuntar ouro, ajuntar bens materiais, ajuntar dinheiro, ajuntar poder  secular nesse mundo e se esquece de Deus vai ter uma desagradável surpresa no fim de sua vida. A pessoa acreditando ou não acreditando Deus existe e sua justiça é soberana. Não há quem possa contender com Deus, não há quem possa enfrentá-lo e mudar seus desígnios pela própria força. 

Eclesiastes 6:10 - Seja qualquer o que for, já o seu nome foi nomeado, e sabe-se que é homem, e que não pode contender com o que é mais forte do que ele. 


Deus é onipotente, ou seja, está sobre toda potência, é mais forte que qualquer força.
A pessoa pode rejeitar Deus por toda vida, pode seguir religiões que ignoram Deus por toda sua vida, pode escarnecer de Deus por toda vida. Mas, e quando chega a hora da morte?
E quando a alma deixa o corpo e vem o conhecimento da verdade de Deus e de sua justiça sobre toda criatura?

É quando o mais valente dos homens chora como criança, é quando o mais corajoso sente o temor das trevas invadindo-o e dominando-o. É quando não há a quem recorrer, senão a quem dedicou sua vida.
A alma desencarnada, sem a vestimenta do corpo, sem as sensações da carne, sem os sentimentos do coração humano, sem a lógica da mente racional, sente nua e o vento das coisas de Deus  traz toda a realidade espiritual instantaneamente.
Quem tem intimidade com as coisas de Deus, quem é templo do Espírito Santo, este não será surpreendido, já está acostumado às coisas espirituais.

Entretanto, o materialista convicto, o ateu convicto, como fica?
Qual não é o choque que sente ao ver que viveu uma vida de engano, que viveu toda uma existência negando seu criador e o poder da dimensão espiritual que aguarda a todo vivente quando fenece.
O choque é  tremendo, mas já não tem como voltar atrás em suas convicções, não tem como voltar no tempo e fazer diferente. Teve uma vida dada de graça por Deus, e a desperdiçou, perdeu a eternidade da alma.

Jesus nos alerta para não ajuntarmos tesouros aqui na Terra, mas para ajuntar tesouros no céu, pois aqui no mundo tudo tem curta duração e ainda pode ser roubado por terceiros. só o tesouro que se ajunta no céu, no âmbito espiritual de ação, permanece por toda eternidade, e não tem como ser roubado de quem o ajuntou.

"Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam."


O tesouro do homem determina onde está seu coração, ou onde está aquilo que lhe é caro, aquilo que louva e adora.
Quem tem seu coração cheio de ouro e materialismo, este não tem Deus consigo. 
Outrossim, quem tem o coração cheio da presença de Deus, este tem seu tesouro no reino dos céus, sendo Deus seu maior valor de referência.

Mateus 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 

Onde tem estado seu tesouro?  Aqui no mundo, ou no reino de Deus? Examine-se a si mesmo e se concerte com Deus, no nome de Jesus, enquanto é tempo.


Para quem não sabe, ou ainda não entendeu, Jesus tem o poder de perdoar os pecados que cometemos.
Tudo aquilo que nos traz doenças ou enfermidades no corpo e na alma, é resultado de algum sentimento de culpa, de algum pecado. 
Se quer parar de sofrer, perdoe a si mesmo e se converta a Jesus, pedindo que Ele perdoe seus pecados, que arranque seus temores de seu coração e de sua mente. Jesus perdoa pecados, mas a cura acontece quando o pecador arrependido consegue perdoar-se a si mesmo. Um coração com sentimento de culpa impede o agir de Deus.

Lucas 13:11 - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
Lucas 13:12 - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.

Lucas 13:13 - E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 

Por isso dizemos que quem aceita Cristo como Salvador deve andar sempre em frente, sem olhar para trás. O que vem pela frente deve ser regado pelo Espírito santo, o que passou deve ser deixado aos pés da cruz de Jesus.

Jesus Cristo Cura, liberta, transforma, capacita, traz renovo de vida, dá paz e abundância. E ainda leva para o reino de Deus.

Quem pode ter certeza de sua salvação?

Quem aceitou Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e se tornou servo fiel de Deus, quem cumpriu as ordenanças de Cristo com sinceridade e humildade, quem se batizou nas águas e foi batizado no Espírito Santo, quem rejeitou se tornar servo do pecado e se manteve como servo de Cristo.

Salvo é quem anda na presença da trindade de Deus e tem a companhia de Jesus Cristo como amigo constante.

A certeza da salvação da própria alma se inicia num coração cheio de paz, de amor e de perdão.



CONCLUINDO



Marcos 16:16  -  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 
A primeira condição: crer e ser batizado.

Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. 

A última condição, a mais difícil: perseverar, persistir em fidelidade a Jesus.

"Tudo o que se origina em Deus é eterno e imutável. Tudo o que se origina do ser humano é de curta duração e costuma ser fatal, principalmente a lei e a doutrina."

A salvação da alma do ser humano tem um trajeto especificado por Jesus em seu evangelho. Cada cristão tem que buscar o conhecimento da Palavra e fazer a vontade de Deus conforme ordenar o Espírito Santo.

Que o Espírito Santo possa falar mais e melhor em cada coração.


PAZ DE CRISTO.

Missionário Virtual Geraldo de Deus          2017novembro, 07






Comments

Popular posts from this blog

Paulo e os milagres

Fanatismo

SERÁ MESMO?